[AJUDA] Mistério... Motor Aquecendo

Matheus Lima disse:
Valeu @[member="Robson Corrêa"]!

Vou falar com o mecânico e ja compro.
Deus abençoe que resolva ne!

Será que troco a bomba dagua também por via das dúvidas? O mecânico garantiu que está boa.
Eu primeiro trocaria esses dois itens, como o Victor falo a valvula pode está abrindo, só que pode ta demorando muito pra abrir assim deixando ferver, ja o sensor ele pode causar isso mesmo, leitura errada do sistema. Eu trocaria os 2, que uma hora ou outra vai da pau, o sensor é barato a valvula é um pouco mais caro, porém pelo menos vais ter mais 2 coisas novas quie não vai precisar se preocupar. E vai ta eliminando 2 problemas, caso persistir partiria para a bomba.
 
@[member="Matheus Lima"] , eu apostaria na valvula termostatica, pois são esses mesmo sintomas, e a parte de baixo fica mais frio que a de cima, isso significa que ela ja ta travando as vezes, ou nem abrindo toda, ou demorando muito pra abrir, logo ela para de vez. Troque a mesma e pronto.
 

diegotwim

Novato
Isso aqui é uma valvula termostatica:

I1248-87.png


Ela libera a agua do bloco para circular no sistema a uma determinada temperatura, pois a determinada temperatura há uma pressão la dentro e essa pressão (força) obriga essa mola a abrir. Tendo isso na cabeça, eu não entendo como que só colocando a valvula em agua quente pode ser deteminada que ela está abrindo.
Enfim, esses sintomas de hora esquenta e hora fica normal parece termostatica que esta começando a travar, eu apostaria nela hehe
 
Valeu @[member="Robson"] e Corrêa@[member="diegotwim"]

Vou por eliminação, pois apesar do mecânico ter testado as peças, não quero acreditar que seja cabeçote! rs.

Vou trocar a termostática, ai posto aqui se resolveu.

Se não, parto pro sensor dps a bomba.


Obirgado.
 
olá amigo, estou com o mesmo problema e o mecânico também falou que era o cabecote !!!
não acreditei nele pois também nao esta misturando agua com oleo.
o meu aquece até 110 graus a ventoinha aciona e reduz para os 90 graus. fica assim o tempo todo.

vou por o aditivo g13 como dito acima e ver se resolve !

minha valvula termostatica o mecanico deixou ela aberta direto.

o cebolão foi trocado.

aguardo...
 
@[member="victorarrabal"]
@[member="Cfacioli"]
@[member="merotti"]
@[member="Robson Corrêa"]
@[member="diegotwim"]
@[member="bielnogueira"]
@[member="Klaiton Frank"]

É galera... o mistério continua! kkkkk

Liguei para o meu mêcanico e ele garatiu q a bomba dagua está em perfeitas condições (rotor, palheta, estado de conservação, etc).
O veículo foi rastreado e acusou o "sensor de temperatura", eu nem sabia mas ele já trocou e NADA ADIANTOU
O cebolão também foi trocado mas NÃO resolveu. (voltamos o original)
E pra piorar.. Diz ele q andou no carro SEM a válvula termostática e ele continuou aquecendo.

E AGORAAAAA?

=/
 
Acredito que não é nada elétrico ne!?

pq apesar de estar demorando, as ventoinhas armam normalmente, e quando elas armam a temperatura desce.
Segundo o mecânico isso acontece por causa do problema de expansão na camara do cabeçote, ai a parte de cima fica mais quente e quando a ventoinha arma já é "tarde demais" pq o sensor (cebolao) fica na parte de baixo.

e então? o que me dizem...

Sabem se tem algum estágio das ventoinhas? uma tem q armar primeiro que a outra, ou coisa assim?

POR FAVOR ALGUMA IDÉIA? Rs.
 

diegotwim

Novato
A agua que circula no bloco é a mesma que circula no cabeçote, elas terão diferenças de temperatura sim, proximo a camara de combustão sempre será mais quente. Mas eu não to entendendo direito o que ta acontecendo, o carro ferve, mas isso não quer dizer que seja culpa do cabeçote, a não ser que esteja entupido ou algo assim para a agua não descer. Talvez seja algum problema eletrico também.
As vezes mesmo com tudo certo, algo sempre da errado e acontecem coisas que não podemos prever. Meu vectra furou uma galeria de agua e começou vazar agua para fora, todo mundo crente que era selo, mesmo eu colocando aditivo bom agua desmineralizada etc, tirou o cabeçote e tinha um furinho logo abaixo do coletor. Provavelmente um problema de fundição que só apareceu uns 6 anos depois. Infelizmente acontece.
 
diegotwim disse:
A agua que circula no bloco é a mesma que circula no cabeçote, elas terão diferenças de temperatura sim, proximo a camara de combustão sempre será mais quente. Mas eu não to entendendo direito o que ta acontecendo, o carro ferve, mas isso não quer dizer que seja culpa do cabeçote, a não ser que esteja entupido ou algo assim para a agua não descer. Talvez seja algum problema eletrico também.
As vezes mesmo com tudo certo, algo sempre da errado e acontecem coisas que não podemos prever. Meu vectra furou uma galeria de agua e começou vazar agua para fora, todo mundo crente que era selo, mesmo eu colocando aditivo bom agua desmineralizada etc, tirou o cabeçote e tinha um furinho logo abaixo do coletor. Provavelmente um problema de fundição que só apareceu uns 6 anos depois. Infelizmente acontece.
Pois é @[member="diegotwim"].

Na primeira postagem do tópico expliquei pq o mecânico acha que é cabeçote.
parace que é devido a uma expansão na camara semelhante a um caso que aconteceu com o tempra, mas ele também falou de entupimento.

Será que é cabeçote mesmo?
Tem mais algum teste pra fazer? parece que já descartamos tudo..
 
Eu ainda não estou entendendo direito... A diferença entre a temperatura de cima e de baixo "é normal" por conta da termostática e depois que ela abre deve estabilizar isso... Estranho é o comportamento continuar msm sem a termostática! Sem a VT o carro chegou a ferver ou só mostrou temperatura alta no painel? Se foi só a temperatura no painel a VT foi retirada antes ou depois da troca do sensor?
 

diegotwim

Novato
victorarrabal disse:
Eu ainda não estou entendendo direito... A diferença entre a temperatura de cima e de baixo "é normal" por conta da termostática e depois que ela abre deve estabilizar isso... Estranho é o comportamento continuar msm sem a termostática! Sem a VT o carro chegou a ferver ou só mostrou temperatura alta no painel? Se foi só a temperatura no painel a VT foi retirada antes ou depois da troca do sensor?
Na verdade a termostatica segura a agua dentro do bloco/cabeçote, quando ela abre libera para o radiador e fará o resfriamento dela. Em cima sendo mais quente, não quer dizer que com a termostatica fechada ela ficara mais fria embaixo, lembrem que a agua circula la dentro pelas galerias.

Ta meio confuso, é dificil dar um diagnostico sem ter o carro perto né. Tem N defeitos que tem sintomas parecidos, tem que ir eliminando.
 

Iuri

Membro
Entao em algum lugar a água no cabeçote não está circulando..

Ele fica recirculando a água no bloco e não no cabeçote.. Ou parte dele.. Ou alguma mangueira.
 

diegotwim

Novato
Iuri disse:
Entao em algum lugar a água no cabeçote não está circulando..

Ele fica recirculando a água no bloco e não no cabeçote.. Ou parte dele.. Ou alguma mangueira.
Se não for nada eletrico, foi o que pensei que pode acontecer. É comum, e prejudicial, haver corrosões e o desprendimento de particulas, talvez esteja entupido mesmo. Se estiver entupido é só fazer uma boa limpeza , mas tenha noção que se houver corrosões, haverão vazamentos, provavelmente nos selos.
 
victorarrabal disse:
Eu ainda não estou entendendo direito... A diferença entre a temperatura de cima e de baixo "é normal" por conta da termostática e depois que ela abre deve estabilizar isso... Estranho é o comportamento continuar msm sem a termostática! Sem a VT o carro chegou a ferver ou só mostrou temperatura alta no painel? Se foi só a temperatura no painel a VT foi retirada antes ou depois da troca do sensor?
Vou ver isso com o mecânico.
to confuso e preocupado já!

=/
 
diegotwim disse:
Se não for nada eletrico, foi o que pensei que pode acontecer. É comum, e prejudicial, haver corrosões e o desprendimento de particulas, talvez esteja entupido mesmo. Se estiver entupido é só fazer uma boa limpeza , mas tenha noção que se houver corrosões, haverão vazamentos, provavelmente nos selos.
@[member="Iuri"]
@[member="diegotwim"]

Pode ser oq elétrico? Se fosse algo assim não deveria acusar no rastreador?

Não há nenhum tipo de vazamento. E as mangueiras não estao entupidas.. só se o entupimento for no cabeçote msm.

Essa parada de "expansão da camara" ninguem nunca ouviu falar?
 

Iuri

Membro
Só uma dúvida a mais

Posta uma foto do reservatório de expansão.. Dele cerca de 1m

E Uma dele aberto e do líquido dentro.

Pode ser a noite mesmo com flash.

@[member="Matheus Lima"]
 
pessoal o meu problema é o mesmo dele, e é motor ap. botei aditivo ontem mas mesmo assim a temperatura subiu até 110* arma a ventoinha e volta para os 90* fica assim o tempo todo.
 
Topo