Verdade sobre cambio AT

derlei

Novato
jaltinier....
como eram esses trancos pq tipo o meu quando troca de macha ta um tranco bem levinho q até entao acho que é normal de carro automatico não? .. meu carro nao é tip.. e a propria audi nao recomenda manutençao a menos que aprestente problema
 

jaltinier

Plantonista
cara...omeu não dava tranco entre as marchas, no cambiuo AT percebe apenas a troca de marcha,mas nada de tranco
 

della

Membro
Jonathan,

Acredito que o derlei quis dizer que é possível sentir a mudança de marchas, já que ele disse que é bem levinho...
Tranco realmente não dá.
 

xgimp

Novato
Boa tarde pessoal!

Bom tenho um A3 2003 150 AUT, comprei ele em dezembro do ano passado! e logo que comprei a caixa estava dando os soquinhos qnd trocava a marcha.. mas como o negocio era MUITO bom e no resto o carro estava MUITO filé mesmo assim comprei! bom.. descobri que estava com problema nos solenoides.. e cada um gira em torno de 600,00 reais.. e são 7 $$ ¬¬ dai ja viu ne haha.. bom.. troquei o oleo e uma limpada básica no corpo de valvulas do comando da caixa.. ficou bom.. mas dps de 4 meses começou a dar umas patinadas na terceira e na quarta marcha! :/// piorou ainda qnd o chipei ele com 200cv.. isso faz umas duas semanas.. o carro ficou fortezinho.. dai fui ver o qnt sairia para arrumar o AUT.. perto dos 4.800.. fazendo a caixa completa! moro aqui em Florianopolis e aqui as tres unicas oficinas especializadas nao fazem a caixa sem recondicionar o conversor de torque e que iria demorar mais ou menos uns 10 dias para entregarem o carro! como eu ja nao gosto mto de cambio AUT decidi nao mexer na caixa.. revolvi procurar uma caixa MANUAL de 180 para substituir pela AUT.. primeiro fui em um desmanXe e o cara me cobrou 3mil para fazer a troca.. mas chegou no dia "D" o mesmo falou que nao tinha a caixa ¬¬ dai eu fiquei P da vida ne.. mas entao fui atras eu mesmo das peças.. como eu entendo bem de A3 e mecanica.. peguei os numeros das peças e fui atras.. resumindo.. encontrei a caixa do 180 (PN = 02J 300 050 N ) e dei sorte pois era de um A3 2005/2006 vi a carroceria do carro!! mas nao o kit embreagem (volante/plato/disco) que estava SUPER dificil.. enfim encontrei na BR 470 em Blumenau que tem mais de 15 lojas do ramo =)) comprei TUDO (CAIXA, VOLANTE, KIT EMBREAGEM, DOIS SUPORTES DA CAIXA, ALAVANCA DE CAMBIO COM OS CABOS, MOTOR DE ARRANQUE e as PEDALEIRAS) sem dar as minhas peças por 1,800 reais! e de mão de obra vai ser cobrado 400,00 pila.. tal função saiu por 2.200 e sem maiores dores de cabeça! vale a pena!

O problema não são as caixas AUT pq elas são desenvolvidas para durarem a vida toda! mas como alguns amigos já citaram aqui no forum a manutenção TEM que ser feita trocando o oleo e o filtro religiosamente a cada 60mil pq assim normalmente a pessoa tira o carro 0km e qnd chega perto dos 60mil ja está pensando em trocar de carro! e vai fazer a revisão dos 60mil.. onde o mecanico informa.. tem que trocar o oleo da caixa! e lhe é perguntando qnt custa ?? $$ ahh entao deixa assim! já vou trocar o carro mesmo! :S dai essa pessoa vai negociar o carro por um outro mais novo.. qnd chega na loja diz o carro estar TODO revisado e com o oleo da caixa em dia! o vendedor pra nao perder a venda $$ "acredita" entao vem um comprador para olhar esse carro relativamente novo com 60 mil km!! e gosta! pergunta entao sobre a caixa (qnd pergunta") o vendedor diz.. está tudo revisadinho e com o oleo trocado! e assim vai o nossos famosos cambio AUT se deteriorando! por causa de usuarios amebas como esse exemplo que mostrei pra vcs!

Esse é o motivo do pq q as nossas caixas AUT daum problema!

Abraço a todos :legal:
 

xgimp

Novato
DERLEI esses trancos é problema de SOLENOIDE exatamente como o meu fazia.. trocar oleo ou qq outra medida é paleativa! a unica forma é trocar os solenoides da marcha que está dando esses trancos.. e se deixar assim dando esses trancos.. a trezeta vai pra cucuia (experiencia propria) :legal:
 

xgimp

Novato
hehehe i'm sorry my friend! mas nao deixei mto bem claro q dai coloquei um cambio MANUAL =)) mas para um bom entendedor qnd citei as peças (volante/plato/disco) ja dava para ser presumido! =))
 

RaFa360x

Membro
xgimp disse:
hehehe i'm sorry my friend! mas nao deixei mto bem claro q dai coloquei um cambio MANUAL =)) mas para um bom entendedor qnd citei as peças (volante/plato/disco) ja dava para ser presumido! =))
tem mais um kit completinho assim por la por esse preço?
abraços
 

AureoJr

Novato
Galera aproveitando esse tópico, eu venho notando nesses ultimos dias algo parecido com o que o pessoal vem falando, queria saber o que acham,

Logo cedo quando saiu do estacionamento do prédio engato a Ré.. quando o carro parou coloco D e ele demora a mecher sozinho e nao acelero.. assim que ele se move eu acelero.. blz.. depois de uma viagem que eu coloquei gasosa comum nele na estrada, notei que qdo estava a 120km/h e tirava o pé atras de uma carreta e ele reduzia uma marcha, dava um "soquinho" e com a podium (quem eu sempre uso) nunca aconteceu isso.. tem relação??, terceiro.. qdo por exemplo estou manobrando o carro pra arruma numa vaga.. eu dou ré devagar e logo coloco o D e ele demora a responder e qdo responde da um tranco no carro.. isso é normal do AT ou já é sinal de um desgaste essa demora em engatar?? agradeço a cooperação dos senhores.
 

AureoJr

Novato
jaltinier disse:
não é normal isso...vc tem que levar em alguém para dar uma revisa no oleo, solenoides, filtro...

abraço

valeu ai Jaltinier estava suspeitando que nao hehehe... ja vinha encucado.. depois de ler o tópico entao flei fud*%.. vou ter que levar pro mecênico ne e ver o que rola, qualquer coisa eu posto aqui pra vc's.. abraço
 

xgimp

Novato
Por experiencia propria eu afirmo!! o cambio AUT em seu perfeito funcionamento nao dá socos.. trancos.. para engatar uma marcha!! são bem suaves as trocas qnd o cambio está bom! o seu cambio se dá trancos.. isso se dá ao fato das valvulas soleniode q está com problema! e são 7, cada uma delas é responsavel pelo engate das marchas.. arrancar.. e por ai vai!

*QND AO TROCAR UMA MARCHA COM O CARRO JA EM MOVIMENTO DER SOCOS É VALVULA SOLENOIDE QUE ESTÁ COM PROBLEMA!
** QND AS MARCHAS "PATINAM" É PROBLEMA NORMALMENTE DOS DISCOS DESGASTADOS!! OU SEJA OS DISCOS DOS PACOTES ESTAUM
GASTOS! E CADA PACOTE ("PACOTE" = JOGO DE DISCO QUE FAZEM AS MARCHAS)

OBS. Como já falei no topico.. TODOS esses problemas se dão por causa das merdas de maus usuários que nao trocam o oleo a cada 60mil
 

AureoJr

Novato
xgimp disse:
Por experiencia propria eu afirmo!! o cambio AUT em seu perfeito funcionamento nao dá socos.. trancos.. para engatar uma marcha!! são bem suaves as trocas qnd o cambio está bom! o seu cambio se dá trancos.. isso se dá ao fato das valvulas soleniode q está com problema! e são 7, cada uma delas é responsavel pelo engate das marchas.. arrancar.. e por ai vai!

*QND AO TROCAR UMA MARCHA COM O CARRO JA EM MOVIMENTO DER SOCOS É VALVULA SOLENOIDE QUE ESTÁ COM PROBLEMA!
** QND AS MARCHAS "PATINAM" É PROBLEMA NORMALMENTE DOS DISCOS DESGASTADOS!! OU SEJA OS DISCOS DOS PACOTES ESTAUM
GASTOS! E CADA PACOTE ("PACOTE" = JOGO DE DISCO QUE FAZEM AS MARCHAS)

OBS. Como já falei no topico.. TODOS esses problemas se dão por causa das merdas de maus usuários que nao trocam o oleo a cada 60mil


Bom dia amigo,

Então, meu carro tem 42 mil km originais e sempre revisão feita na audi, eu so estou achando estranho o engato a frio dele e parado por exemplo, entro no meu carro cedo dou partida e engato ré, dando ré qdo paro o carro engato D e ele fica um tempo sem se mecher.. uns 2 segundos, ele nao engata imediatamente a hora que eu coloco no D, nao sei se isso é normal, pq no corolla do meu pai o engate é imediato e o segundo, qdo eu estou manobrando engato a ré e logo em seguida engato o D e acelero antes dele engatar.. quando engata da um tranco, nao sei se é normal tbm.. eu não sei se meu cambio está bem, até pq nunca dirigi outro audi.. pela experiencia que eu tenho de outros cambio AT da toyota, Hillux e Corolla, a frio acho ele um pouco lerdo pra engatar.. mais nada mto lerdo.. apenas nao engata imediatamente, acho que to paranoico o.0
 

jaltinier

Plantonista
aureo, vc tem que dar um tempo pro cambio engatar, o audi demora pra engatar mesmo, cerca de uns 1 ou 2 segundos mesmo, meu pai tem uma mercedes AT e o cambio tb é de engate rápido, quando ele dirigi o meu audera sofre com essa demora, mas vale lembrar que essa demora é mto pequena mesmo...
 

della

Membro
Aureo,

Não tem nada de errado com seu cambio, acontece tudo do jeito que vc falou.
Um detalhe, quando mudar de R para D, espere o cambio engrenar antes de acelerar, evite estes trancos, isto causa danos ao cambio a longo prazo...
 
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