Vag-Com-TUTORIAIS

marioaoliva

Moderador
Tava me segurando pra falar isso porque parece que eu sou sempre do contra !!! , mas vai um alerta...toda vez que vc mexe na configuração do carro vc corre um risco similar ao de fazer o mapeamento, vc pode causar algum conflito e travar imobilziador, modulo ou mesmo a ECU... cuidado com essa operações, pra minimizar o risco sempre façam com bateria BEM carregada (e em boas condições), todos os consumidores elétricos desligados (luz interna, ventilador, etc) e se tiverem som que não seja o original vc sempre corre um risco porque o sistema elétrico funciona em sistema de CAN GATEWAY, alguns comandos tem que ser replicados a outros modulos, se um deles não estiver presente acontece erro no gateway e perde comunicação entre os modulos...ai baubau e em alguns casos dependendo dos modulos afetados não permite que o imobilzador deixe o motor ser ligado.

@overspeed o alerta é sempre bem vindo, ainda mais de alguém como vc que tem muito experiencia nisso...

overspeed

Comerciante
os foruns que eu participo de chiptuning, acho que 1/3 dos topicos é alguem que foi mexer em algo que deveria ter funcionado e num funcionou... sempre existe um risco, lembre-se de que são carros com alguns anos de história... o conector OBD fica anos sem ser usado (pode oxidar por exemplo) ou no outro caso extremo num carro muito antigo o "fêmea" do conector fica com folga e da mau contato (esse "eu me fu" ano passado por duas vezes)

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
os foruns que eu participo de chiptuning, acho que 1/3 dos topicos é alguem que foi mexer em algo que deveria ter funcionado e num funcionou... sempre existe um risco, lembre-se de que são carros com alguns anos de história... o conector OBD fica anos sem ser usado (pode oxidar por exemplo) ou no outro caso extremo num carro muito antigo o "fêmea" do conector fica com folga e da mau contato (esse "eu me fu" ano passado por duas vezes)

Então mesmo lendo o autoscan ainda tem esse perigo. Bom saber.

Sent from my GT-N7100 using Tapatalk 2

gabrielm

Novato
instrumentos (17);
adaptação (10)

canal 2 fazer o reset...colocar 0 e salvar

vai dando uma navegada nos canais do 42 ao 48...nao lembro qual deles é o certo...mas tu vai ver o valor 15, dae altera pro que tu quiser.....

a difereça (nao sei porque) dos nosso 8l é que temos apenas 1 aviso...nos outros e no polo classic que eu tinha sao 3 avisos..oleo, insp1 e insp2....

nos materias que eu consultei sempre falam que o a3 tem esses 3 avisos. mas os nossos nao tem isso.

gabrielm

Novato
agora lembrei de outro detalhe...

naquele canal que o cara ajusta o computador de bordo (idoma), pelo que eu vi é ali que tu ajusta os avisos...no caso, ser 1, ou 3...

da uma lida mario:

PAINEL DE INSTRUMENTOS

Entrar em Instrumentos(17) e Recode(07)
De seguida intruduzir um codigo de acordo com:

00xxx: No available equipment
01xxx: Brakepad wear sensor warning activate
02xxx: Seatbelt warning activate
04xxx: Washer fluid level warning active
16xxx: Navigation

xx1xx: Europe (EU) - Relogio de 24h, contagem em km
xx2xx: USA (US) - Relogio de 12h am/pm, contagem em milhas
xx3xx: Canada (CDN) - Relogio de 12h am/pm, contagem em km
xx4xx: Great Britain (GB) - Relogio de 24h, contagem em milhas
xx5xx: Japan (JP)
xx6xx: Saudi Arabia (SA)
xx7xx: Australia (AUS)

xxx0x: Vehicles w. fixed service intervals wo. oil/temp. sender
xxx1x: Vehicles w. flexible service intervals w. oil/temp. sender
xxx2x: Vehicles w. fixed service intervals w. oil/temp. sender
xxx3x: No service interval
xxx4x: 4-cylinder
xxx5x: 5-cylinder
xxx6x: 6-cylinder

xxxx1: 4345 (Distance impulse multiplier)
xxxx2: 3528 (Distance impulse multiplier)
xxxx3: 4134 (Distance impulse multiplier)
xxxx4: 3648 (Distance impulse multiplier)

---

nao tinha me dado conta disso...vou ver qual o numero que esta no meu pra saber se ta com 1 aviso fixo....olha esse numero antes no teu pra ver...

vou tentar por - no service interval - no meu.....pra ver se ele "desliga"

dependendo do numero que estiver no teu, tu nao iria conseguir alterar o valor pra 7, se ele for fixo..se for flexivel, como diz ali, em tese, tu consegue mudar...

att

Northon

Membro
Comprei um ELM 327 Bluetooth e não consegui funcionar. Conecta com o aparelho porém não consegue acessar a ECU do Audi.
Estou usando o app Torque do Android. Alguém teria alguma dica?

Acho que o dongle nao é compativel com os nossos carros, por ser antigo ou alguma coisa que impede a comunicação... Eles não conversam na mesma "língua", infelizmente :(

Qual dongle vc comprou?

Andrefis

Membro
Acho que o dongle nao é compativel com os nossos carros, por ser antigo ou alguma coisa que impede a comunicação... Eles não conversam na mesma "língua", infelizmente :(

Qual dongle vc comprou?

Comprei esse aqui:
http://dx.com/p/obdii-bluetooth-car-diagnostic-cable-black-blue-orange-dc-12v-42825

overspeed

Comerciante
Então mesmo lendo o autoscan ainda tem esse perigo. Bom saber.

Sim, o exemplo é clássico... se vc tentar passar o scanner versão 311 em certos modelos de airbag vc queima ele (precisa de uma ferramenta especial pra carregar a memoria dele sem o erro 65qualquercoisa que impede o funcionamento...

Northon

Membro

Aí que está, há dois modelos parecidíssimos, um mais barato (o seu),e um mais caro (http://dx.com/p/obdii-bluetooth-car-diagnostic-cable-black-blue-orange-dc-12v-41925)

Eu tenho UM deles, não sei qual é pois fisicamente são muito parecidos, e comprei usado.

A diferença é o numero de "linguas" que ele conversa com o carro, se o meu for o mais caro, não há como funcionar :(, se o meu for o igual o seu, mais barato, aí teriamos que testar o mais caro para ver se funciona em nossos carros.

Andrefis

Membro
deve funcionar sim.. Veio quebrado.. :-(

Pois é estou cogitando esta hipótese... :euhein:

Aí que está, há dois modelos parecidíssimos, um mais barato (o seu),e um mais caro (http://dx.com/p/obdi...ge-dc-12v-41925)

Eu tenho UM deles, não sei qual é pois fisicamente são muito parecidos, e comprei usado.

A diferença é o numero de "linguas" que ele conversa com o carro, se o meu for o mais caro, não há como funcionar :(, se o meu for o igual o seu, mais barato, aí teriamos que testar o mais caro para ver se funciona em nossos carros.

O seu funcionou? Qual o protocolo OBDII que vc usa no perfil?
Eu deixei automático, porém tem várias opções.

Comprei um sem cabo...
http://produto.merca...obd2-elm327-_JM
via Bluetooth para um Fiat que não funfou devido ao adaptador. Mas no Audi funfou... usai um programa simples para Symbiam e deu conectividade mas nenhum erro, por esse motivo não sei se o reset da certo.

Para android tem um programa chamar Torque que é bem legal pra quem não quer ter manômetros instalados na lateral, assim usa-se um celular ou mesmo um tablet para essa informação da ECU.
Caso queiram ver em funcionamento segue o link:

Brother com esse esquema, é possivel scanear defeitos de injeção, abs, airbag.....tbm???

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Gente, pelo que eu sei obd2 e obd2,protocolo bem antigo e bem definido. Não tem mistério não, qq aparelho obd2 deve ler as informações tranquilo.

overspeed

Comerciante
Gente, pelo que eu sei obd2 e obd2,protocolo bem antigo e bem definido. Não tem mistério não, qq aparelho obd2 deve ler as informações tranquilo.

Não é bem assim, vc tem diversos protocolos (KWP71, KWP2000, etc) que podem ser ou não compativeis com o formato OBD-II (americano), alias o Audi é EOBD (padrão europeu, mas praticamente uma cópia do OBD-II), os carros brasileiros apesar de usar tomada modelo OBD-II não éram obrigados a seguir o formato OBD até 2011 qdo foi obrigatorio o padrão OBD_II-BR que é tbm uma cópia do OBD-II,

Que me lembre, meu ELM tbm não funciona em Audi 8L, só nas 8P (ai via rede CAN que é outro protocolo)

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Não é bem assim, vc tem diversos protocolos (KWP71, KWP2000, etc) que podem ser ou não compativeis com o formato OBD-II (americano), alias o Audi é EOBD (padrão europeu, mas praticamente uma cópia do OBD-II), os carros brasileiros apesar de usar tomada modelo OBD-II não éram obrigados a seguir o formato OBD até 2011 qdo foi obrigatorio o padrão OBD_II-BR que é tbm uma cópia do OBD-II,

Que me lembre, meu ELM tbm não funciona em Audi 8L, só nas 8P (ai via rede CAN que é outro protocolo)

Obrigado pelo esclarecimento over!
já tirei mas uma duvida, nunca entendi a diferença entre o CAN e o OBDII. Agora ficou claro.

Andrefis

Membro

@overspeed vc sabe qual o protocolo que o Audi S3 8L usa?