Troca de óleo do câmbio Tiptronic.

prisco disse:
Fala galera! Comprei um A3 180 TIP e gostaria da opnião de vocês.
O carro é 2005 e está com 104.000KM e não sei se o antigo dono fez a substituição do óleo de cambio.

Será que é uma boa ideia troca esse óleo?? Tenho medo de trocar e aí aparecer outros probelmas.

Valeu!


Cara eu aconselharia vc trocar óleo e filtro de óleo! Além de mandar fazer uma limpeza nas solenóides(pode ser feita com máquina ultrasônica de limpeza de bico).
O meu está com a mesma km que o seu, e estou trocando agora as solenóides do câmbio, que devido ao engrossamento do óleo foram queimadas!

Pode ser um tiro no pé pq pode sim aparecer outros problemas, mas no seu lugar eu correria o risco.
abraço
 

RafaPR

Consultor Técnico
Eu acho arriscado trocar o óleo em casa por causa da questão da temperatura e tal. A menos que tenha um VAG pra ir aferindo!
 

Jhonsson

Novato
Galera, tive uma boa lição com cambio automatico....
se for comprar um carro com cambio automatico e o mesmo tenha mais de 50mil km, leve pra alguem especializado para ver como está o estado da caixa, pois peguei um a3 180cv tiptronic 2002 com 78mil km, "aparantemente" o carro estava filé, tudo muito bom, depois de um 1 mes o carro começou a dar uns socos quando colocava no D para arrancar, daí ja fiquei de cara, levei num especializado em transmissão automatica aqui em ctba, e o cara já olhou o oleo disse que estava muito envelhecido, muito escuro, daí falou vou ter que abrir para ver como está dentro da caixa, resultado: oleo totalmente velho, grosso, e cheio de residuos de metais que se soltam das peças, parecia areia, ele explicou que o oleo tem que estar extremamente limpo, caso nao esteja, a sujeira tampa passagem de oleo que em muitas partes da caixa são minusculas..outras peças que ele me mostrou que estavam todas desgastadas o que fazia com que a pressão do oleo escapasse com o carro quente, os discos de composite bem gastos, então tive que fazer a caixa inteira praticamente, pois as solenoides haviam sido trocadas faziam 2 meses...então fomos ao orçamento
Master kit(todo o conjunto)..................R$ 2.200,00
Cinta................................................R$ 330,00
Tambor da K1......................................R$ 650,00
8 litros de oleo...................................R$ 800,00
Filtro................................................R$ 180,00
Arrumar o conversor de torque..............R$ 600,00
Roda Livre.........................................R$ 340,00
Mão de obra.......................................R$ 1.200,00

a vista consegui fazer R$ 5.600,00
e fora que o antigo dono tinha trocado as solenoides e ja havia gasto 2.300,00
ou seja quase 8k pra fazer a caixa inteira

então.....preste muita atenção antes de pegar carro automatico, tente levar em alguem que mexa só com isso, que ele no minimo deverá olhar o estado do oleo, e colocar no aparelho pra ver se consegue detectar alguma avaria.
fica a dica:)
 

Jhonsson

Novato
roxo disse:
Northon disse:
isso mesmo, se trocares o oleo da caixa no periodo correto digo que a caixa não irá estragar NUNCA :)


Meu caro,

UP...... falou o mestre !!!!


certinho.....isso que o mecanico me falou;....esse cambio automatico do a3 é mesmo da land rover, ele diz que essa cambio é MUITO FORTE, e aguenta puxar um caminhão, diz que esse cambio tem que durar mais de 200mil km, e se vc fiz a troca do oleo no periodo recomendado pelo fabricante(40mil km) vai durar muito.....
 

RafaPR

Consultor Técnico
O problema é que o fabricante não recomenda e não faz a troca nas revisões. Segundo a Audi o óleo é "long-life".

Enfim, cagadinhas que as montadoras volte e meia fazem, tipo a Fiat que mandava trocar o óleo da Marea com 20 mil km e por aí vai!

Em tempo, em qual oficina vc fez aqui em Curitiba, Jhonsson?
 

Tang

Membro
RafaPR disse:
Eu acho arriscado trocar o óleo em casa por causa da questão da temperatura e tal. A menos que tenha um VAG pra ir aferindo!

Fala Rafa, blz?

Pq vc acha arriscado. Eu mesmo tendo o VAG eu não fiz o procedimento de elevar a temperatura a 40 graus e adicionar mais fluído e verificar na valvula de checagem.

Basicamente eu esgotei o óleo, medi a quantidade que saiu e adicionei 500 ml a mais (saiu 3,4 litros, voltei 3.9), pra compensar alguma falta e até agora ficou 10, trocas mais suaves e o óleo que saiu estava bem preto (meu carro ta com 76 mil km).
Pretendo realizar mais uma troca daqui 20 mil km.

Pelo que li no VWVortex o pessoal tem por costume e experiência, adicionar 500 ml além da quantidade que conseguiram esgotar do câmbio, levando em consideração um periodo de troca de 40 mil milhas ou 60 mil km.
Isso tendo como base um câmbio sem vazamentos, seria +- a reposição de uma possível evaporação/baixa do nível do fluído.

Valeu!

abs
 

Jhonsson

Novato
RafaPR disse:
O problema é que o fabricante não recomenda e não faz a troca nas revisões. Segundo a Audi o óleo é "long-life".

Enfim, cagadinhas que as montadoras volte e meia fazem, tipo a Fiat que mandava trocar o óleo da Marea com 20 mil km e por aí vai!

Em tempo, em qual oficina vc fez aqui em Curitiba, Jhonsson?


Multi-Transmissão
R. Iapó, 1725 - Prado Velho.

pertinho da PUC.
 
Tang disse:
RafaPR disse:
Eu acho arriscado trocar o óleo em casa por causa da questão da temperatura e tal. A menos que tenha um VAG pra ir aferindo!

Fala Rafa, blz?

Pq vc acha arriscado. Eu mesmo tendo o VAG eu não fiz o procedimento de elevar a temperatura a 40 graus e adicionar mais fluído e verificar na valvula de checagem.

Basicamente eu esgotei o óleo, medi a quantidade que saiu e adicionei 500 ml a mais (saiu 3,4 litros, voltei 3.9), pra compensar alguma falta e até agora ficou 10, trocas mais suaves e o óleo que saiu estava bem preto (meu carro ta com 76 mil km).
Pretendo realizar mais uma troca daqui 20 mil km.

Pelo que li no VWVortex o pessoal tem por costume e experiência, adicionar 500 ml além da quantidade que conseguiram esgotar do câmbio, levando em consideração um periodo de troca de 40 mil milhas ou 60 mil km.
Isso tendo como base um câmbio sem vazamentos, seria +- a reposição de uma possível evaporação/baixa do nível do fluído.

Valeu!

abs

qual foi o procedimento pra vc trocaro o oléo vc mesmo (o seu tb nao tem vareta certo?)
 

gabrielm

Novato
nao tem como alguem editar melhor o topico. mostrando como se faz a troca. os produtos..procedimentos...mais cedo ou mais tarde todos iremos precisar de uma ajuda dessas;;;
 

djleob

Membro
Hoje na mecânica, acompanhado do manual de serviço do câmbio 01M, fiz a troca do óleo e do filtro de óleo do câmbio. Porém, nas especificações da tabela que acompanha o manual, consta que são 5,3 litros de óleo no câmbio. Ao abrir a tampa do cárter do cambio e retirar o filtro, escoaram-se aprox 2,5 litros. Ao fazermos o procedimento de reabastecimento e verificação do nível, foi apenas 2,7 litros. Estranhamos ter drenado apenas metade do óleo da caixa. Mesmo assim, concluímos o serviço e o carro está aparentemente normal.

Alguém já passou por essa situação de não conseguir drenar mais que 50% do óleo do câmbio?
Valeu aí!
 

RaFa360x

Membro
djleob disse:
Hoje na mecânica, acompanhado do manual de serviço do câmbio 01M, fiz a troca do óleo e do filtro de óleo do câmbio. Porém, nas especificações da tabela que acompanha o manual, consta que são 5,3 litros de óleo no câmbio. Ao abrir a tampa do cárter do cambio e retirar o filtro, escoaram-se aprox 2,5 litros. Ao fazermos o procedimento de reabastecimento e verificação do nível, foi apenas 2,7 litros. Estranhamos ter drenado apenas metade do óleo da caixa. Mesmo assim, concluímos o serviço e o carro está aparentemente normal.

Alguém já passou por essa situação de não conseguir drenar mais que 50% do óleo do câmbio?
Valeu aí!

escoando nao vai conseguir mesmo tirar tudo o oleo velho...
pois o restante fica no conversor de torque e no filtro...

tu vai ter que dar umas voltas e escoar novamente o oleo... dai fica qse tudo novo...
 

Lele74

Novato
gabrielm disse:
nao tem como alguem editar melhor o topico. mostrando como se faz a troca. os produtos..procedimentos...mais cedo ou mais tarde todos iremos precisar de uma ajuda dessas;;;

Gabriel, p/ manter a organização dos posts, vou continuar aquele assunto que comecei no tópico da minha "GARAGEM" aqui, p/ facilitar a busca futuramente.

Já troquei várias vezes, o óleo da caixa aut. de outros carros. Levo sempre em uma oficina especializada que utiliza uma máquina que faz um tipo de uma "hemodialise" isto é, injeta óleo novo por uma conexão e suga o velho pela outra, até que saia todo o óleo velho de cor escura. Durante a transfusão, as trocas de marcha são feitas, para que todo o óleo das inúmeras galerias sejam substituidos, evitando a contaminação. Creio que esse procedimento é o mais indicado, pq de outra maneira a mistura de óleo velho/novo, é muito grande!


dsc02110a.jpg
 

Lele74

Novato
Pra quem não conhece o procedimento, veja esse vídeo.

Espero que eu tenha ajudado a esclarecer as dúvidas de quem precisa trocar o óleo do câmbio automático, com essa opção. Detalhe p/ a economia de tempo e M.O.


[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xkMQHkqj5RM&feature=player_embedded#![/youtube]
 

Skyhawk

Novato
halison disse:
Tem algum tópico que mostra como se faz a troca? os produtos..procedimentos... ? CAMBIO 09A

Halison,

Fazer a troca parcial é muito fácil, mas deverá seguir alguns procedimentos como levantar o carro para deixá-lo nivelado, ter um cabo VAG para ver a temperatura do fluido ATF chegar a 40 graus celsius para assim checar o nível do fluido e mais as ferramentas.

Aqui tem um link que ilustra como fazer: http://forums.vwvortex.com/showthread.php?3748902-DIY-Drain-Refill-on-09A-Tiptronic-Transmission

Recomendo utilizar o fluido original Audi.

Boa sorte.

Abs.
 
halison disse:
Tem algum tópico que mostra como se faz a troca? os produtos..procedimentos... ? CAMBIO 09A
Como nosso amigo acima disse, não e complicado exige somente bastante atenção ..
e rigidez ref a fluido peças .. precisando temos esse fluido ..

@[member="Agente Linhares"] e @[member="Bruno Terror"] ja chegou a comprar comigo abraço ..
 
Sou novo no forum

Recebi na venda de um carro um golf gti 180 tiptronic veiculo bom, mas a poucos dias começou um barulho na caixa.

Com o carro em parking eu acelero ele começa o barulho vindo da caixa, tipo correia frouxa parece tambem um barulho de alguma lata vibrando, engato drive para sair e o barulho continua conforme o carro andando depois de uma certa velocidade nao percebo mais o barulho.
Verifiquei o nível do oleo pelo parafuso alenn 5mm e nao saiu nada de oleo, escorreu alguns pingos tipo uma espuma, entao o oleo deve estar no minimo. A troca de marcha está normal nao da socos nem nada so esse barulho.

Eu estava achando que era por falta de óleo mas o mecanico diz que nao pode ser e tem que abrir a caixa para ver. Sendo que ele verifico que já foi aberta a mesma.

Entao será que arrisco trocar o oleo ?
 
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