Troca de óleo do câmbio Tiptronic.

Carlinho

Consultor Técnico
Digo e repito, óleo de câmbio não se troca, se completa. E câmbio Tiptronic, só em oficina especializada, pq tem que saber como trocar! Expliquei +/- a alguns posts atrás sobre como é o procedimento de completar o óleo do tiptronic...
 

RafaPR

Consultor Técnico
Cara, você se refere aos câmbios automáticos como se o funcionamento fosse semelhante aos manuais.

Em tempo, vale salientar que câmbio automático possui inclusive filtro de óleo.

Tem alguns links interessantes que achei sobre o assunto:

http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... &topicid=2

http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 2920.shtml

Quando consultada pela QUATRO RODAS, a Honda baseou sua resposta nos manuais do proprietário e de manutenção, alegando que o problema está na troca tardia do fluido do câmbio. Aí começa a incoerência: qual desses dois manuais é o correto? O que diz que a troca tem de ser feita apenas aos 80000 quilômetros (ou quatro anos)? Ou o que antecipa esses prazos para 40000 quilômetros (ou dois anos) em uso severo?

http://www.garagemecia.com/2007/08/tran ... arris.html

Vale lembrar também que o câmbio Tip a grosso modo é um automático convencional c/ uma central eletrônica mais moderna, então tb não foge a regra.

O que acho curioso da história é as próprias concessionárias dizerem que não precisa trocar!

edit: coloquei mais um link, nesse é citada a existência de fluídos "long life" que de fato não precisariam de troca. Talvez seja esse o caso dos câmbios Tip dos VAG's então!
 

PauloBoni

Novato
Citado por Carlinhos
Digo e repito, óleo de câmbio não se troca, se completa. E câmbio Tiptronic, só em oficina especializada, pq tem que saber como trocar! Expliquei +/- a alguns posts atrás sobre como é o procedimento de completar o óleo do tiptronic...


Ok Carlinhos, obrigado pela informação! Mas onde eu vejo o nível do óleo de um câmbio Triptronic, para ver se preciso completar ou não?
 

Carlinho

Consultor Técnico
PauloBoni disse:
Citado por Carlinhos
Digo e repito, óleo de câmbio não se troca, se completa. E câmbio Tiptronic, só em oficina especializada, pq tem que saber como trocar! Expliquei +/- a alguns posts atrás sobre como é o procedimento de completar o óleo do tiptronic...


Ok Carlinhos, obrigado pela informação! Mas onde eu vejo o nível do óleo de um câmbio Triptronic, para ver se preciso trocar ou não?

Aí eu já não sei Paulo, só em oficina mesmo pra eles saberem. Era bom quando antigamente até o câmbio tinha vareta para medir nível de óleo... :geek:
 

chedid

Administrador
olha, eu tive um omega 4.1 eles dizem a mesma coisa, não precisa trocar o óleo, só completar... até que um dia o cambio começou a arranhar, abri o cambio e tava lá o estragdo falta de lubrificação e óleo tava totalmente ruim, embora no nível... troquei os anéis sincronizados e óleo novo, falei com cara especializado em cambio manual, ele me falou que era um absurdo não trocar o óleo e que talvez fosse assim para dar zebra depois da garantia....
 

Carlinho

Consultor Técnico
Bem, o problema que deu no teu câmbio foi de contaminação. Óleo de câmbio não fica contaminado fácil não, isso acontece quando tem algum vazamento, e que entra sujeira pra dentro do câmbio...

Quando se completa o óleo, o mecânico sempre deve verificar o estado do óleo, se não está contaminado...
 

rodrigob

Novato
concordo com o carlinho, as caixa de cambio da audi nao tendo vazamento, nao tem como contaminar o oleo, sendo assim o oleo nunca estraga, nao sendo preciso a troca.
 

chedid

Administrador
Carlinho disse:
Bem, o problema que deu no teu câmbio foi de contaminação. Óleo de câmbio não fica contaminado fácil não, isso acontece quando tem algum vazamento, e que entra sujeira pra dentro do câmbio...

Quando se completa o óleo, o mecânico sempre deve verificar o estado do óleo, se não está contaminado...
ai num posso responder.... ele (mecanico) me falou que era óleo velho e que não poderia passar dos 80 mil sem trocá-lo. segundo ele a zebra foi a não troca de óleo. mas tipo, não posso ter certeza disso só sei o que me falaram.
 

edblfi

Membro
Passei na concessionaria da Audi onde moro aqui no Paraná e o cara me disse que a troca de óleo do A3 automático tem que ser com 65.000 , disse que vai uns 7 litros de óleo, passei em uma oficina "top" aqui que só mexe com carros deste tipo e me disse que pode ser trocado com 80.000 usando 9 litros,outros dizem que chega aos 100.000....tudo muito confuso , to numa duvida cruel entre trocar ou não. De qualquer forma achei esse óleo no ML e o camarada disse que serve para o A3 e é utilizado em fábrica também, ta com preço bom. Se puderem de uma olhada se pode ser usado este mesmo.
(ESSO - LT 71141) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ntosin-_JM
 

Carlinho

Consultor Técnico
edblfi, verifica como está o óleo do teu câmbio, se estiver contaminado, aí sim eu concordo em trocar...
 

RafaPR

Consultor Técnico
Carlinho disse:
edblfi, verifica como está o óleo do teu câmbio, se estiver contaminado, aí sim eu concordo em trocar...

Carlinho, câmbio automático tem discos de fricção que sofrem desgaste como já falei anteriormente. Para onde vai o resíduo disso?

É natural que o óleo fique contaminado após certa quilometragem, independente de ter retentor estragado ou entrar sujeira pela vareta de óleo (se existir).

Vale lembrar que o funcionamento é completamente diferente do câmbio manual...
 

PauloBoni

Novato
Pessoal, a discussão está sendo muito produtiva, obrigado pela opnião de cada um de vocês, é sempre bom contar com pessoas onde já tiveram experiências no assunto para que possam dividir com pessoas leigas como eu! rsrsrs..... Estou a 2 meses com meu Audi e como muitos, tenho certas dúvidas.

Com todas essas informações vou, independente se precisa ou não, trocar o óleo do câmbio (tiptronic) para que eu fique mais tranquilo. Mas antes vou levar meu carro para uma checagem completa, pois meu carro quando está frio, dá alguns trancos na mudança de marcha na opção automático e isso me preocupa. Levarei numa oficina indicada por vocês (Audri Imports - São Paulo) e qualquer novidades postarei aqui. Enquanto isso se houver mais informações importantes sobre assunto, por favor postem, para que a discussão fique mais enriquecida.

Abraço
 

Carlinho

Consultor Técnico
Tô pensando em tirar a prova dos 9, drenando um pouco do óleo do meu câmbio pra ver o estado dele. Meu carro já rodou mais de 150.000, se tiver bom tiro uma foto comparando com um óleo novo, se tiver ruim, também! hehehe
 

Carlinho

Consultor Técnico

RafaPR

Consultor Técnico
Carlinho, mas todos tópicos estão falando sobre câmbio manual.

Insisto nesse ponto: manual e automático são completamente diferentes quanto ao funcionamento e troca de óleo. Inclusive a especificação do óleo muda, bem como a quantidade...

Aliás, seria até interessante separar a discussão sobre troca de óleo em dois tópicos diferentes: um para câmbio manual, outro para os automáticos.
 

RafaPR

Consultor Técnico
Conversei com meu primo hoje (ex-Audi, trabalhou 5 anos na concessionária aqui de Curitiba).

A informação que ele me passou é que de fato o câmbio tip usa óleo "long life" e não precisa trocar!
 

edblfi

Membro
Pessoal e quanto ao filtro de óleo do cambio automático,em uma possível troca de óleo seria necessário também que fosse substituido? Alguem sabe o preço ou o P/N ? Percebi que as oficinas tendem a dizer que e necessário que se troque em função de que isto gera um bom lucro para eles e não pela real necessidade da troca, de qualquer forma o funcionamento do meu ta perfeito aos 67.000 Km ,por enquanto não vou mexer só quero mesmo pesquisar e chegar a conclusão de que se devo mexer ou não.
 

Compucel

Novato
So para constar, nem sempre qdo o cambio tiptronic não troca de marcha ou demora para trocar é problema no cambio, pode ser injeção, pois uma leitura errada na injeção interfere no cambio, tenho um a4 2001 tip com 74000 kilometros e começou as vezes demorar ou não trocava a marcha, penseu " pronto agora ferro :) " mas era so o medidor de fluxo de ar e uma valvula de vacuo e pronto faz 6 meses que meu carro ta zero de novo.
 

Vitório

Novato
Estou com problemas no meu cambio, pois quando o carro esta frio o mesmo trava em 1ª marcha e so troca de marcha quando atinge 7.000 rpm. Após estar quente 90ºC o mesmo começa a trocar de marcha normalmente. Troquei o sensor de temperatura do motor e sonda lambda, como foi solicitado pelo leitor de erros, porém o carro continua com o mesmo problema. Alguem poderia me dar uma força???

Grato.
 
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