Troca de óleo do câmbio Tiptronic.

Tang

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PART NUMBER

G 052 162 A2

Pentosin ATF1 ou mesmo o Esso LT, Não é pro Tiptronic, é pra caixas Auto, sem ser Tip.


Pro Tip o Part Number é:

G 052 990 A2

Dizem que rola usar óleo Mercon V, e teve gente que usou sem problemas. Eu importei o original mesmo, estou esperando chegar.
 

Tang

Membro
A indicação/identificação é o Part Number

Voce pode achar tanto na ECS como na RMEuropean, mas na RMEuropean voce vai pagar bem mais em conta, coisa de 10 dolares por litro de diferença. Frete saiu 62.

abs
 

mohaully

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olhei nessa RMEuropean... 12 doilares o litro... mas é uma marca chamada Titan.... e agora? outra coisa... quantos litros serão necessários?
 

Tang

Membro
Para troca simples, sem tirar, desmontar, enfim, abrir a caixa, vai no maximo 5 litros.

O Fuchs Titan é fabricado pela Shell

Outra opção no site é o Febi (Bilstein) que tá 14 e pouco, eu fui de Febi, que é quem fabrica pra Audi na Alemanha e somente troca o rótulo.
 

AdrianoY

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RafaPR disse:
Conversei com meu primo hoje (ex-Audi, trabalhou 5 anos na concessionária aqui de Curitiba).

A informação que ele me passou é que de fato o câmbio tip usa óleo "long life" e não precisa trocar!


Vou acrescentar mais uma informação a respeito desse tema tão conturbado. O pai de um grande amigo meu que trabalhou anos na Volks diz a mesma coisa, óleo de cambio automatico não precisa trocar, ele mesmo tem varios carros importados e nunca fez a troca.

Esses dias conversando com um mecanico que faz preparações já falou o contrario, que é bom trocar.

Mas teve depoimentos de um camarada que verificou o oleo do cambio automatico e disse que estava escuro e assim, não cheguei a conclusão nenhuma... Com certeza se eu levar numa oficina especializada em cambio, com certeza vão falar pra trocar...
O meu carro ta trocando normalmente as marchas se pisar normal, mas se eu piso até o final, na primeira marcha ele chega nos 7000 giros e não troca a marcha, o mecanico disse que o carro ta chipado e tiraram a trava pra cortar o giro, está correto esta informação?
Alguém tem alguma novidade para adicionar ao post?

[ ] 's
 

della

Membro
Adriano,

É normal o carro esticar a marcha quando se tuxa o pé, é chamado de efeito kickdown. Este efeito tb acontece em marchas mais altas, qdo se afunda o pé no acelerador, o carro reduz para a marcha imediatamente anterior e estica até vc tirar o pé, é uma resposta do cambio para que vc possa atingir a velocidade desejada com mais rapidez.
No modo kickdown, quem troca a marcha é você, no momento que alivia o pé do acelerador.

Este efeito não tem nada a ver com chipar a ECU do carro, o cambio possui um módulo a parte.

Qnto ao assunto da troca de óleo, tenho um amigo que trabalha na audi e a conversa é a mesma, óleo de cambio auto não se troca. Um primo que tem troca de óleo disse a mesma coisa, audi não troca o óleo do cambio AT, não tem nem vareta para inspeção, como é o caso de outros carros com cambio auto.

Outra fonte é o manual do carro que não indica para trocar o óleo do cambio, mas como já vimos por aqui, há controvérsias...
 

AdrianoY

Membro
Legal a informação, Della... Esse negocio de kickdown eu já li em algum outro post, mas tinha ficado meio em aberto e ninguem tinha muita certeza.. Bom saber, pq eu já tava ficando preocupado.
Entendi, pela questão de não ter vareta de inspeção, realmente não há necessidade de troca... Bom, então nem vou correr atras da troca, vou confiar na informação do seu amigo e do pai do meu amigo e já eras...
Vlw, brigaduuu, abrçs...
 

della

Membro
Ah! só um detalhe, o kickdown funciona quando o acelerador é pisado até o talo e de uma vez.

Quanto ao óleo, estou contigo. Tb não pretendo mexer no meu.
Acho que nossas fontes aliadas a informação do manual são suficientes para decidirmos.

Com certeza se vc parar numa oficina de cambios auto, vão te mandar trocar... Uma vez que outros carros precisam, eles aproveitam a deixa pra te empurrar o serviço.
 

mohaully

Membro
cara... não procede essa informação heinn...

eu tenho o golf tip... se estiver em modo D (drive) e afundar o pé, ele vai até 7mil e depois troca... sem aliviar o pé... se estiver em tip, ele troca antes com 5, 6 mil...

o próprio sistema de uma segurança... ele não deixa de trocar a marcha, nem mesmo no "manual" (TIP)... se chegar no giro máximo estabelecido por ele, e vc não trocar, ele troca automaticamente pra não prejudicar o motor...

Ao camarada que chegou nos 7mil e não passou a mrcha... vá verificar,,, isso não é normal ... veja no modo TIP tb em qtos rpm ele troca sozinho (se trocar)... :legal:



della disse:
Adriano,

É normal o carro esticar a marcha quando se tuxa o pé, é chamado de efeito kickdown. Este efeito tb acontece em marchas mais altas, qdo se afunda o pé no acelerador, o carro reduz para a marcha imediatamente anterior e estica até vc tirar o pé, é uma resposta do cambio para que vc possa atingir a velocidade desejada com mais rapidez.
No modo kickdown, quem troca a marcha é você, no momento que alivia o pé do acelerador.

Este efeito não tem nada a ver com chipar a ECU do carro, o cambio possui um módulo a parte.

Qnto ao assunto da troca de óleo, tenho um amigo que trabalha na audi e a conversa é a mesma, óleo de cambio auto não se troca. Um primo que tem troca de óleo disse a mesma coisa, audi não troca o óleo do cambio AT, não tem nem vareta para inspeção, como é o caso de outros carros com cambio auto.

Outra fonte é o manual do carro que não indica para trocar o óleo do cambio, mas como já vimos por aqui, há controvérsias...
 

AdrianoY

Membro
Vou verificar, tb já tinham comentado sobre essa proteção. Mas Mohaully, vc já fez esse teste num A3 pra ter um comparativo melhor? A mecanica é a mesma do Golf, mas quem sabe, né?
Por isso preciso ir nos encontros, pra tirar essas dúvidas e comparar com a galera...

[ ] ´s
 

mohaully

Membro
eu nunca fiz, mas acredito q não seja diferente... ah, e no manual fala algumas coisas sobre TIp e "kick down" tb... se não me engano, lá diz desse negócio de ele trocar sozinho, por exemplo, quando no modo "manual".. se vc afundar o pé e deixar... isso é uma proteção pra vc não detonar o motor


AdrianoY disse:
Vou verificar, tb já tinham comentado sobre essa proteção. Mas Mohaully, vc já fez esse teste num A3 pra ter um comparativo melhor? A mecanica é a mesma do Golf, mas quem sabe, né?
Por isso preciso ir nos encontros, pra tirar essas dúvidas e comparar com a galera...

[ ] ´s
 

della

Membro
Pessoal,

A informação procede e está no manual do proprietário.
Sim, o carro não permite que você estique o motor infinitamente, ao chegar no limite de corte da RPM, o cambio muda para a próxima marcha.

Kickdown é um modo que todo cambio automático possui, não só os da audi.
 
o meu tbm funciona assim no D ele estica até 7000 e troca a marcha no tip ele estica até uns 6 e poquinho e troca sozinho se vc não apertar o botão, a questão da troca de oleo, ontem tive que tirar o radiador de oleo do cambio, pra afastar uma mangueira de agua e trocar um oring, o oleo que saiu do radiador tava ainda com uma coloração bem clara, proxima a do oleo novo e acredito que numca tenha sido trocado meu carro tem 57mkm e o pior de tudo é q ta dando zica no cambio mesmo o oleo parecendo zerado to rezando pra ser só solenoides mesmo rsrsrsrs
 

prisco

Novato
Fala galera! Comprei um A3 180 TIP e gostaria da opnião de vocês.
O carro é 2005 e está com 104.000KM e não sei se o antigo dono fez a substituição do óleo de cambio.

Será que é uma boa ideia troca esse óleo?? Tenho medo de trocar e aí aparecer outros probelmas.

Valeu!
 

lugui279

Novato
preciso de algum diagnostico de perda de potencia no audi a3 1.8T TipTronic, ele começa a desenvolver i de repente perde toda a potencia até praticamente parar, i so volta ao normal se retirar o pé do acelerador i pissar de novo
 

Tang

Membro
Troquei o oleo do meu, soh nao consegui rodar com o carro ainda pq to com uns probleminhas na parte de arrefecimento.

Eu mesmo troquei o oleo na garagem de casa, muito tranquilo. Foram 3,9 litros.

Abs
 
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