Substituindo a trizeta do semi-eixo por Homocinética!!!

Sei lá hein! Ele sempre substituiu pelas mesmas peças (digo, mesmo fabricante) pq as vzs o cara trocou de fornecedor, vamos dizer assim, além do procedimento de engraxamento e está acendendo vela pro santo errado...
 

diego4100

Membro
Posso estar viajando na maionese, mas fiquei filosofando muito sobre isso hoje e tenho algumas considerações a fazer:

1) Porque a Audi usou trizeta nos turbo e homocinética nos aspirados?

Acredito que é um sistema melhor, já que a maioria dos carros top o utilizam. Além de filtrar mais as vibrações, ele permite um maior ângulo de esterçamento.

"A vantagem deste sistema de transmissão (trizeta) para as rodas é reduzir a transferência de vibrações e ruídos do conjunto motopropulsor para a carroceria, graças a sua versatilidade em se adaptar aos elevados ângulos de trabalho da suspensão, não permitindo a ocorrência de tensão nas extremidades das articulações."

Recomendo ler essa matéria sobre a utilização da trizeta na suspensão:

http://www.noticiasdaoficinavw.com.br/v2/2012/03/suspensao-dianteira-do-golf-beetle-e-bora/

2) Porque esse sistema é tão problemático no Brasil?

Bom, aqui vai começar minha teoria que, como o nome já diz, não tem base científica, apenas divaguei e cheguei a esta conclusão.
Analisando meus semi-eixos danificados, percebi que o problema reside na "tulipa", que fica com pequenos calos, como se as roldanas da trizeta tivessem amassado-a. Visualmente não vi qualquer dano nas trizetas.

A graxa de lítio utilizada na trizeta tem um limite chamado "Ponto de Gota", que consiste na a mudança do estado pastoso para o estado líquido, quando a graxa atinge, em média, 180 Cº (depende da marca). Ao chegar nesse limite, a graxa se transforma em líquido, perdendo muito a lubrificação, o que, em tese, ocasionaria o desgaste na tulipa, através da fricção das roldanas da trizeta, trabalhando praticamente sem lubrificação.

Uma situação empírica que corrobora a isso é o fato de eu ter rodado por tempo considerável com o primeiro eixo (10 mil km/7 meses), nos meses mais frios. Os eixos começaram a apresentar defeito no final de outubro, quando as temperaturas já estavam na casa dos 30Cº. Em Dezembro, beirando os 40Cº, trocou-se o eixo na garantia e, dessa vez, durou menos de 300km.

Aliada à essa situação, temos as péssimas estadas brasileiras, o que também acelera o desgaste.


3) Possíveis soluções.

A solução que, por enquanto, se mostrou a mais eficaz é a troca do sistema de trizeta pelo sistema de homocinéticas. Porém, existem alguns problemas:

a) Trocar os eixos pelo eixo do aspirado: Isso só funciona no A3 com câmbio manual, já que o número de dentes da ponta do eixo do Tiptronic é diferente, além do comprimento. Além disso, o eixo é mais fino do que o turbo, o que pode ocasionar a sua quebra.

B) Fabricação dos eixos com homocinéticas e reforçados: É a solução mais segura e também a mais cara. R$ 2.200 no sapinho. Aguenta 800cv.

c) Melhorar a lubrificação do conjunto: Aqui se tem apenas o relato de um usuário, que diz ter resolvido o problema lubrificando o conjunto apenas com graxa Molykote. Porém, eu pensei muito a respeito e achei que da para melhorar isso ai; sendo:

Comprar o kit Tulipa/Trizeta da marca que tem relatos de maior durabilidade: GAMMA. Banhar as peças com MILITEC e levar ao forno por meia hora. Parece uma receita de bolo haha, mas é o procedimento correto para aplicação do Militec (está no site deles). Feito isso, lubrificar muito bem com a graxa Molykote BR-2 Plus.

Posso estar viajando completamente, mas, para mim, fez algum sentido. A própria Militec indica que ele pode ser utilizado junto com a graxa. Observem que a Volks/Audi fornece a graxa para rolamentos. Temos marcas conceituadas que também a fabricam, como a Mobil. Já viram essas que vem nos kits paralelos? São daquelas que não custam nem R$ 5,00 nas autopeças: deve ter pouca qualidade. Uma graxa boa custa muito mais!

Irei nessa solução por enquanto, pois não queria trocar o sistema de trizetas e perder esterçamento e conforto no carro. Se realmente der certo, será uma solução muito barata e de fácil aplicação para esse problema que tanto inferniza os donos de A3 turbo. Teve um user no Clube do Corolla que fez esse procedimento com o Militec e não teve mais problemas: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Q_NDLc6yYocJ:www.corollaclube.com.br/forum/viewtopic.php%3Ft%3D5597%26p%3D45927+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
 

leo__melo

Novato
Pessoal,
Boa Noite,
Meu Audi é 2003, 180cv, Tiptronic, estou de saco cheio dessas trizetas já, vi vários posts aqui, mas ainda sim tenho muitas dúvidas, quero substituir as Tulipas+Trizetas por algum semi eixo, porém pra mim ainda não ficou claro se o semi-eixo do Golf 2.0/A3 Apirado é Plug&Play no A3 Tiptronic, preciso de ajuda, alguém ai pode tentar esclarecer essa duvida?
Abraços, aguardo respostas com anciedade... rsrsrs
 

diego4100

Membro
Bom, a novela continua...

Comprei a trizeta/tulipa Garma, lubrifiquei todas junções com Militec e coloquei no forno a 80 Cº por 30min. Deu pra notar a melhora no atrito dos rolamentos internos da trizeta. Estou esperando chegar o Spray D321R Molykote para que eu pinte a tulipa por dentro e a parte de fora das trizetas e também a Graxa Molykote BR2-Plus. Assim que chegarem eu aplico e monto o carro.

Já estava com a petição inicial pronta, porém o pessoal da Allparts me ligou e ofereceram a troca por 2 semi-eixos de outra marca, pois "pro-quality" não quero nem de graça, baita porcaria. Falaram que vão conseguir uma tal de Cardone. Dei uma breve pesquisa e observei que há duas marcas: A1 Cardone e Cardone Seletc. A primeira não passa de peças remanufaturadas, já a segunda, são peças novas feitas por engenharia reversa, inclusive com algumas melhoras e correções de erros que as originais podem possuir.

Alguém conhece essa marca? Sinceramente não estou inclinado em trocar por essa marca, falei que só trocaria se fosse por coisa BOA, como um Bildon por ex. Cada brincadeira de tirar e botar semi-eixo me come mais de R$ 200,00 de mão de obra do mecânico, sem falar o alto preço do frete desses trambolhos pesados.

Com o que já gastei nessa brincadeira dava pra colocar 2 eixos do sapinho (inquebráveis em um carro original) e ainda sobrava dinheiro.
 

Tang

Membro
Seguinte. Talvez os Cardone remanufaturados sejam melhores que os Cardone novos.

Os novos são feitos na China assim como os da EMPI, FEQ, SurTrack, etc.

Podem durar 1 dia ou alguns anos, depende se o carro está baixo, o quanto rodam e tipos de estrada, bem como a cavalaria.

Estou querendo partir pro mesmo que vc está fazendo com trizeta/tulipa Garma e aplicar Molykote antes de montar, só não vou usar o Militec.

O problema pra mim vai se encontrar os produtos e preciso trocar tudo neste final de semana. Vou correr contra o tempo.

Eu mesmo troco os meus, ao menos neste ponto eu economizo.

Abç!
 

Tang

Membro
Na Polônia a peça nova (trizeta, tulipa, coifa e graxa), sai por míseros 96 reais ....... o Brasil é realmente país de gente rica ...ou otários.

http://allegro.pl/przegub-wewnetrzny-vw-skoda-seat-audi-a3-skrz-dsg-i4980194724.html?bi_s=archiwum_allegro&bi_m=Offers&bi_c=Product&bi_term=Motoryzacja-3_Cz%C4%99%C5%9Bci+samochodowe-620_Uk%C5%82ad+nap%C4%99dowy-50863_Przeguby-50870

Estou vendo com um amigo se ele consegue a peça e qto ficaria o frete pra me enviar 2 kits deste de trizeta e tulipa.

O Codigo é o mesmo que peguei na original do meu carro da marca GKN.
 

diego4100

Membro
20150202_175542.jpg


20150202_175611.jpg


Serviço concluído.

Pintei o interior da tulipa com spray Molykote D321R, depois revesti com a graxa BR-2Plus, cuidando pra colocar graxa em volta de toda trizeta também, pra não deixar nada sem lubrificação. Verificando na mão aparentemente tem folga 0, agora vamos ver como se comporta no carro e se vai durar. Pretendo instalar o eixo na semana que vem.
 
Eu estou acompanhando tb, pq acredito que em breve precisarei fazer isso tb... A idéia de colocar os eixos da aspirada eu não animo tanto pq não curto usar peça usada e pouco adianta (financeiramente falando) comprar peça em desmanche e ter que trocar tudo hahahahahahaha
 

Lucas Zanin

Novato
diego4100 disse:
20150202_175542.jpg


20150202_175611.jpg


Serviço concluído.

Pintei o interior da tulipa com spray Molykote D321R, depois revesti com a graxa BR-2Plus, cuidando pra colocar graxa em volta de toda trizeta também, pra não deixar nada sem lubrificação. Verificando na mão aparentemente tem folga 0, agora vamos ver como se comporta no carro e se vai durar. Pretendo instalar o eixo na semana que vem.
Fez esse procedimento na tulipa/trizeta com folga? Ou fez nas peças novas?
 
Como saber se a trizeta tá ruim? Meu carro não estala nem em linha reta nem virando, as vzs ouço estalos manobrandos (Ré->1ª) e vibra em alta, mas num sei distinguir se é trizeta ou balanceamento já q a vibração parece não ter padrão de velocidade ou se é qnd acelera ou não... Com o carro no alto, balançando os eixos não tem folga nenhuma, nem radia nem axial
 

diego4100

Membro
Zanin disse:
Legal...fui mais uma vítimas da trizeta ontem!

Vc comprou da marca Garma e fez esse procedimento....mas e aí...ficou bom!?
Voltou a trepidar, mas ainda não coloquei no elevador pra ver se foi esse lado ou o outro (original). A conclusão é a seguinte: só a peça original aguenta. Porém, com o valor absurdo dela, o melhora fazer é mandar os eixos para o Sapinho adaptar homocinéticas (aguenta 800cv).

victorarrabal disse:
Como saber se a trizeta tá ruim? Meu carro não estala nem em linha reta nem virando, as vzs ouço estalos manobrandos (Ré->1ª) e vibra em alta, mas num sei distinguir se é trizeta ou balanceamento já q a vibração parece não ter padrão de velocidade ou se é qnd acelera ou não... Com o carro no alto, balançando os eixos não tem folga nenhuma, nem radia nem axial
Tem que colocar o carro no elevador, ai gira o eixo, se sentir folga entre ele e a tulipa acoplada na caixa, estará comprometido. Trizeta não estrala, isso quem faz é homocinética, provavelmente o seu está com a ponta do eixo (lado roda) danificada, já que ali vai homocinética.
 
diego4100 disse:
Tem que colocar o carro no elevador, ai gira o eixo, se sentir folga entre ele e a tulipa acoplada na caixa, estará comprometido. Trizeta não estrala, isso quem faz é homocinética, provavelmente o seu está com a ponta do eixo (lado roda) danificada, já que ali vai homocinética.
Já levantei o carro e fiz isso que você mencionou, não senti folga nenhuma nem no sentido radial nem no axial... Os estalos no meu carro creio que venham mais de alguma peça de suspensão (tem bastante coisa ruim que pretendo corrigir em breve) ou coxim (o dogbone é "novo", mas pode ser algum outro)... Acredito que se fosse homocinética da roda (vulgo ponteira) ruim estalaria sempre com a roda esterçada e isso não acontece
 

Lucas Zanin

Novato
Trizeta estrala sim!

Troquei a minha ontem, aqui em casa msm. Comprei só a trizeta (ima), paguei 100 reais, visto que tulipa não tinha marcas nem calos e a trizeta nova encaixou com perfeição!

Começou assim, escutei um estalo logo na esquina de casa ao fazer a curva. Depois saí novamente e escutei outro estalo. Dei uma puxada mais forte e ja senti o carro vibrando acima de 60km,,,,daí fui a 20km/h pra casa, com o maior cuidado, e mesmo assim os estalos ficaram constantes (msm no reto) e mais altos.

Por enquanto 100%!
 

andfpr

Novato
Eh pelo jeito não existe uma solução definitiva para esse caso especificamente para o 180cv tiptronic....se o original pode dar pau um dia novamente e o sapinho ninguem sabe a durabilidade.
 
Topo