erasmo.monteiro
Membro
Pessoal depois de cerca de 6 meses tentando achar a causa do famoso erro P0441 consegui resolvê-lo e acreditem não tem nada a ver com a válvula de Purga que tanto achamos. Claro muitos sites no induzem a trocar a válvula dizendo que ela é a maior causadora, mas isso só se aplica aos FSI (EA113) e nem sempre, onde para os TSI é difícil essa peça dar defeito, uma vez que a mesma foi toda reformulada para os EA888 Gen 1.
Há cerca de 6 meses atrás tive o primeiro erro: 001089 - EVAP Emission Control Sys - P0441 - 000 - Incorrect Flow, logo eu queria e muito trocar a válvula de purga, mas fiz inúmeros testes, inclusive com multímetro e VCDS e ela estava ok, verifiquei se havia obstrução da valvula para o canister e nada de obstrução, vi também se tinha algum vazamento nas mangueiras e nada.
Pesquisei em dezenas e dezenas de sites gringos e a maioria que trocava a válvula, o problema voltava em poucos dias ou semanas.
Porém nós esquecemos que uma das causas de erro é o Vacumm Leaks, ou seja, vazamento de vácuo, onde neste caso vc não vê o ar saindo do sistema e sim entrando para o sistema de admisão, então após 5 meses surgiu os erros:
000369 - Fuel Trim; Bank 1
P0171 - 000 - System Too Lean - MIL ON
001287 - Idle Control System RPM
P0507 - 000 - Higher than Expected. - Intermittent - MIL ON
Aí sim eu percebi que havia algo de muito errado, pois a rotação oscilava em marcha lenta e diminuiu cerca de 2,0km por litro, antes fazia 13,5km/l e começou a fazer 11,5km/l.
Começou a fazer um barulho de ar ou rolamento já gasto próximo ao tensor da Correia Poly V, o que na verdade era ar passando pelo retentor do vibraquim, ar esse que estava sendo sugado pela válvula PCV, isso mesmo, a bendita PCV, onde o diafragma se rompe e começa a puxa ar pelo buraco pequeno localizado na parte superior e na extremidade da válvula na parte circular.
Logo conclui que desde o inicio o diafragma já estava danificado mas era muito pouco, o suficiente para gerar o erro P0441, onde após aumentar os danos, gerou os demais erros, segue abaixo como estava a mesma:
O ar entra pelo buraco localizado na direita onde segue essa espécie de duto na parte superior da peça circular.
Trinca na membrana.
Ao retirar simplesmente se esfarelou.
Muita resíduo de óleo.
Colocando diafragma novo, comprado por incríveis R$17,00 no ML
O tamanho do diafragma no meu caso é de 8,9cm, essa peça saiu com outros tamanhos dependendo do ano e modelo, logo para saberem o tamanho sem precisar abrir, basta medir de uma extremidade a outra por fora mesmo, que a diferença para o diafragma é cerca de 1mm.
Colocando de volta.
Pronto diafragma trocado, fica dica que a PCV não precisa trocar toda, ela apresenta apenas dois problemas sempre,
ou é diafragma furado ou vazamento na junta dela com a tampa de válvulas.
Há cerca de 6 meses atrás tive o primeiro erro: 001089 - EVAP Emission Control Sys - P0441 - 000 - Incorrect Flow, logo eu queria e muito trocar a válvula de purga, mas fiz inúmeros testes, inclusive com multímetro e VCDS e ela estava ok, verifiquei se havia obstrução da valvula para o canister e nada de obstrução, vi também se tinha algum vazamento nas mangueiras e nada.
Pesquisei em dezenas e dezenas de sites gringos e a maioria que trocava a válvula, o problema voltava em poucos dias ou semanas.
Porém nós esquecemos que uma das causas de erro é o Vacumm Leaks, ou seja, vazamento de vácuo, onde neste caso vc não vê o ar saindo do sistema e sim entrando para o sistema de admisão, então após 5 meses surgiu os erros:
000369 - Fuel Trim; Bank 1
P0171 - 000 - System Too Lean - MIL ON
001287 - Idle Control System RPM
P0507 - 000 - Higher than Expected. - Intermittent - MIL ON
Aí sim eu percebi que havia algo de muito errado, pois a rotação oscilava em marcha lenta e diminuiu cerca de 2,0km por litro, antes fazia 13,5km/l e começou a fazer 11,5km/l.
Começou a fazer um barulho de ar ou rolamento já gasto próximo ao tensor da Correia Poly V, o que na verdade era ar passando pelo retentor do vibraquim, ar esse que estava sendo sugado pela válvula PCV, isso mesmo, a bendita PCV, onde o diafragma se rompe e começa a puxa ar pelo buraco pequeno localizado na parte superior e na extremidade da válvula na parte circular.
Logo conclui que desde o inicio o diafragma já estava danificado mas era muito pouco, o suficiente para gerar o erro P0441, onde após aumentar os danos, gerou os demais erros, segue abaixo como estava a mesma:

O ar entra pelo buraco localizado na direita onde segue essa espécie de duto na parte superior da peça circular.

Trinca na membrana.

Ao retirar simplesmente se esfarelou.

Muita resíduo de óleo.

Colocando diafragma novo, comprado por incríveis R$17,00 no ML
O tamanho do diafragma no meu caso é de 8,9cm, essa peça saiu com outros tamanhos dependendo do ano e modelo, logo para saberem o tamanho sem precisar abrir, basta medir de uma extremidade a outra por fora mesmo, que a diferença para o diafragma é cerca de 1mm.

Colocando de volta.

Pronto diafragma trocado, fica dica que a PCV não precisa trocar toda, ela apresenta apenas dois problemas sempre,
ou é diafragma furado ou vazamento na junta dela com a tampa de válvulas.