Solucionando erro canister - P0441

Pessoal depois de cerca de 6 meses tentando achar a causa do famoso erro P0441 consegui resolvê-lo e acreditem não tem nada a ver com a válvula de Purga que tanto achamos. Claro muitos sites no induzem a trocar a válvula dizendo que ela é a maior causadora, mas isso só se aplica aos FSI (EA113) e nem sempre, onde para os TSI é difícil essa peça dar defeito, uma vez que a mesma foi toda reformulada para os EA888 Gen 1.

Há cerca de 6 meses atrás tive o primeiro erro: 001089 - EVAP Emission Control Sys - P0441 - 000 - Incorrect Flow, logo eu queria e muito trocar a válvula de purga, mas fiz inúmeros testes, inclusive com multímetro e VCDS e ela estava ok, verifiquei se havia obstrução da valvula para o canister e nada de obstrução, vi também se tinha algum vazamento nas mangueiras e nada.

Pesquisei em dezenas e dezenas de sites gringos e a maioria que trocava a válvula, o problema voltava em poucos dias ou semanas.

Porém nós esquecemos que uma das causas de erro é o Vacumm Leaks, ou seja, vazamento de vácuo, onde neste caso vc não vê o ar saindo do sistema e sim entrando para o sistema de admisão, então após 5 meses surgiu os erros:

000369 - Fuel Trim; Bank 1
P0171 - 000 - System Too Lean - MIL ON
001287 - Idle Control System RPM
P0507 - 000 - Higher than Expected. - Intermittent - MIL ON

Aí sim eu percebi que havia algo de muito errado, pois a rotação oscilava em marcha lenta e diminuiu cerca de 2,0km por litro, antes fazia 13,5km/l e começou a fazer 11,5km/l.

Começou a fazer um barulho de ar ou rolamento já gasto próximo ao tensor da Correia Poly V, o que na verdade era ar passando pelo retentor do vibraquim, ar esse que estava sendo sugado pela válvula PCV, isso mesmo, a bendita PCV, onde o diafragma se rompe e começa a puxa ar pelo buraco pequeno localizado na parte superior e na extremidade da válvula na parte circular.
Logo conclui que desde o inicio o diafragma já estava danificado mas era muito pouco, o suficiente para gerar o erro P0441, onde após aumentar os danos, gerou os demais erros, segue abaixo como estava a mesma:

lklGhdc.jpg

O ar entra pelo buraco localizado na direita onde segue essa espécie de duto na parte superior da peça circular.

cNwyrDP.jpg

Trinca na membrana.

F2fuUEu.jpg

Ao retirar simplesmente se esfarelou.

sgGakIp.jpg

Muita resíduo de óleo.

tlz0azd.jpg

Colocando diafragma novo, comprado por incríveis R$17,00 no ML :)
O tamanho do diafragma no meu caso é de 8,9cm, essa peça saiu com outros tamanhos dependendo do ano e modelo, logo para saberem o tamanho sem precisar abrir, basta medir de uma extremidade a outra por fora mesmo, que a diferença para o diafragma é cerca de 1mm.

a4bX64Z.jpg

Colocando de volta.

utj2P5M.jpg

Pronto diafragma trocado, fica dica que a PCV não precisa trocar toda, ela apresenta apenas dois problemas sempre,
ou é diafragma furado ou vazamento na junta dela com a tampa de válvulas.

alphonsus

Membro
erasmo.monteiro disse:
Pessoal depois de cerca de 6 meses tentando achar a causa do famoso erro P0441 consegui resolvê-lo e acreditem não tem nada a ver com a válvula de Purga que tanto achamos. Claro muitos sites no induzem a trocar a válvula dizendo que ela é a maior causadora, mas isso só se aplica aos FSI e nem sempre, onde para os TSI é difícil essa peça dar defeito, uma vez que a mesma foi toda reformulada para os EA888 Gen 2.

Há cerca de 6 meses atrás tive o primeiro erro: 001089 - EVAP Emission Control Sys - P0441 - 000 - Incorrect Flow, logo eu queria e muito trocar a válvula de purga, mas fiz inúmeros testes, inclusive com multímetro e VCDS e ela estava ok, verifiquei se havia obstrução da valvula para o canister e nada de obstrução, vi também se tinha algum vazamento nas mangueiras e nada.

Pesquisei em dezenas e dezenas de sites gringos e a maioria que trocava a válvula, o problema voltava em poucos dias ou semanas.

Porém nós esquecemos que uma das causas de erro é o Vacumm Leaks, ou seja, vazamento de vácuo, onde neste caso vc não vê o ar saindo do sistema e sim entrando para o sistema de admisão, então após 5 meses surgiu os erros:
....
Bacana!! Tentei abrir essa tampa mas quase me matei rsrsrs. Qual o segredo pra abrir essa desgraça? rsrsrs

O erro de EVAP aparecia sozinho pra você ou juntamente com os outros erros relatados?

ALBERTOLIMA

Membro
alphonsus disse:
Bacana!! Tentei abrir essa tampa mas quase me matei rsrsrs. Qual o segredo pra abrir essa desgraça? rsrsrs

O erro de EVAP aparecia sozinho pra você ou juntamente com os outros erros relatados?
Nao adianta abrir e limpar, o jeito é comprar um canister novo.
Primeiro o ideal é comprar um valvula nova, pois a valvula pode funcionar perfeitamente e do nada ficar travada aberta por isso o erro.

alphonsus

Membro
Alberto Lima disse:
Nao adianta abrir e limpar, o jeito é comprar um canister novo.
Primeiro o ideal é comprar um valvula nova, pois a valvula pode funcionar perfeitamente e do nada ficar travada aberta por isso o erro.
Depende:

Eu iria eliminando por partes pois o custo das peças é significativo. No meu caso tenho apenas o erro P0441 e mais nada. Alias, nem mesmo a luz da injeção acesa ou lenta oscilando.

Prefiro analisar e trocar a membrana (que alias, isso como manutenção preventiva é uma ótima opção, MO simples) para depois partir para trocar do canister, solenoide e se necessário a PCV.

alphonsus disse:

Hehe, eu usei uma chave de fenda pra folgar as presilhas da frente e a dos lados e a última de trás que é de difícil acesso, acredite foi um contador de unhas, mas calma, foi usada aquela parte do gancho tipo do abridor de garrafa, pois foi perfeito pra tirar.
Depois eu posto as fotos indicando a posição. Realmente tem que ter calma se não quebra a tampa pois ela tem um limite pra forçar a folga.

Enviado de meu C6503 usando Tapatalk

alphonsus disse:
Depende:

Eu iria eliminando por partes pois o custo das peças é significativo. No meu caso tenho apenas o erro P0441 e mais nada. Alias, nem mesmo a luz da injeção acesa ou lenta oscilando.

Prefiro analisar e trocar a membrana (que alias, isso como manutenção preventiva é uma ótima opção, MO simples) para depois partir para trocar do canister, solenoide e se necessário a PCV.
A membrana da PCV pode trocar preventivamente com 90.000km ou 100.000km, pois ela vai romper com certeza e ela agrava outros problemas, principalmente podendo causar vazamentos de óleo pelo retentor do virabrequim aí a mão de obra é salgada.

Fabio_89

Novato
Galera,

Tenho um fusca TSI 200cv CCZA e esta acusando constantemente o erro P0441, mesmo após apaga-lo via VCDS.
Andei dando uma pesquisada e vi que pode ser a valvula N80 travada aberta, pois percebi que está fazendo aquele barulho de "click" caracteristico. (Li isso no site Deutsche Autoparts).
minha pergunta é se nesse motor consigo fazer a troca apenas da valvula (06H906517H) sem ser necessária a troca do conjunto de mangueiras, evitando desmontar o intake manifold? Pq seria muito inviavel desmontar tudo isso apenas para trocar as manguerias.
Vou começar trocando essa válvula e dps partir pro canister. PCV causa missfire e nunca tive problema com isso, então desconfio que não seja.

ALBERTOLIMA

Membro
alphonsus disse:
Depende:

Ah sim claro
E seu motor é diferente, é TSI, da pra trocar só a membrana da PCV se for o problema, ja os do FSI só trocando a PCV completa.
Eu mesmo importei uma PCV completa, muito barato lá fora. Depois vou ver a valvula do canister pois não é tao cara, eu vou trocar primeiramente ela e apos se não resolver, o jeito vai ser a troca do canister mesmo!

alphonsus

Membro
Dando mais umas pesquisadas, tem um vídeo explicando basicamente quando o problema é da N80 - primeiro vídeo. O segundo vídeo mostra os ruídos de quando a válvula não está boa!
https://www.youtube.com/watch?v=4IWzZzZb6B8
https://www.youtube.com/watch?v=ignLPJcl1aw

Tem 3 testes que podem ser feito:
- Ligar a válvula por fora em um 12v (tomar cuidado com os polos para não fritar a N80 rs) sendo que através de seus ruídos é possível diagnosticar se está abrindo/fechando corretamente ou se está travada;
- Verificar se há resido de carvão-ativado vindo do canister (entope a passagem, logo, trava a válvula). Basta retirar a N80 e "bate-la" levemente sobre uma superfície e ver se há resido sólidos;
- Testar via VCDS (ajudem ae galera rsrsrs):
  • Com o veículo ligado, ir no modulo de 01-Engine;
  • Basic Settings, escolher o grupo 070;
  • Ao clicar sobre o botão ON/OFF/Text, o VCDS testa a N80;
No meu caso deu EVAP Test OK. E o de vocês?

alphonsus

Membro
erasmo.monteiro disse:
Sim da pra trocar apenas a válvula, mas no Brasil creio que vai ser difícil achar só a válvula.

Fabio_89 disse:
Vou importar a valvular.
Obrigado
Senhores, caso tenham VCDS, poderiam testar a N80 e ver qual o resultado de vocês?

Bacana, é normal dar Ok no teste no VCDS, é que a falha é intermitente. Por isso até demora uns kilometros as vezes para acusar o erro novamente.

Fabio_89

Novato
alphonsus disse:
Senhores, caso tenham VCDS, poderiam testar a N80 e ver qual o resultado de vocês?
Vou testar esse metodo!

erasmo.monteiro disse:
Bacana, é normal dar Ok no teste no VCDS, é que a falha é intermitente. Por isso até demora uns kilometros as vezes para acusar o erro novamente.

No meu caso, a falha esta sendo constante, ou seja, eu apago o erro e se passo o scan logo em seguida já acusa o erro novamente.

Alguém conseguiu fazer a troca apenas da valvula? No clube do jetta me falaram que terei problemas com o encaixe da mangueira por ela ser muito rigida.
Estou pensando em trocar o canister primeiro pra ver se o problema não seria nele, que acredito que não e caso não resolva, ai começar a pensar na valvula.
Pq eu não teria condiçoes de desmontar o intake manifold só pra trocar essa valvula ( questões de valores de M.O e mesmo algum lugar capacitado pra fazer isso)

alphonsus

Membro
erasmo.monteiro disse:

Calma la que nao entendi: é normal ou não dar OK no teste? Rrsrsrsrs

Fabio_89 disse:
Vou testar esse metodo!

No meu caso, a falha esta sendo constante, ou seja, eu apago o erro e se passo o scan logo em seguida já acusa o erro novamente.

Alguém conseguiu fazer a troca apenas da valvula? No clube do jetta me falaram que terei problemas com o encaixe da mangueira por ela ser muito rigida.
Estou pensando em trocar o canister primeiro pra ver se o problema não seria nele, que acredito que não e caso não resolva, ai começar a pensar na valvula.
Pq eu não teria condiçoes de desmontar o intake manifold só pra trocar essa valvula ( questões de valores de M.O e mesmo algum lugar capacitado pra fazer isso)
Acredito que o fato da mangueira justa é por conta da presilha que aperta bem a mesma. Mas, se encaixa uma vez, por que não duas? rs
Eu estou esperando mais um pouco para ver como fica o comportamento do erro. Mas tbm acho que partirei primeiro para o canister, depois valvula.

Por hora a membrana da PCV nem vou trocar uma vez que os sintomas não coincidem!

Acontece de dar Ok no Teste pelo VCDS, mas mesmo assim a válvula pode estar com defeito, uma vez que é aleatório o momento em que trava a válvula. Mas pra fazer o teste se trava ou não, tem que remover a válvula e testada manualmente inúmeras vezes.
Encontrei em um vídeo onde o cara faz o teste com uma válvula de Tsi e depois de um tempo testando incessantemente a válvula travava.
Mas há casos e casos, não tem jeito. O mais fácil é o que muitos fazem, ou seja, trocar a válvula e indo por eliminação o que pra mim é inaceitável.

alphonsus

Membro
erasmo.monteiro disse:
Acontece de dar Ok no Teste pelo VCDS, mas mesmo assim a válvula pode estar com defeito, uma vez que é aleatório o momento em que trava a válvula. Mas pra fazer o teste se trava ou não, tem que remover a válvula e testada manualmente inúmeras vezes.
Encontrei em um vídeo onde o cara faz o teste com uma válvula de Tsi e depois de um tempo testando incessantemente a válvula travava.
Mas há casos e casos, não tem jeito. O mais fácil é o que muitos fazem, ou seja, trocar a válvula e indo por eliminação o que pra mim é inaceitável.

Uhmmm....entendi.... bom, o jeito é ir testando em diferentes condições ao longo da semana.

"O mais fácil é o que muitos fazem, ou seja, trocar a válvula e indo por eliminação o que pra mim é inaceitável." Não poderia concordar mais!

Fabio_89

Novato
alphonsus disse:
Calma la que nao entendi: é normal ou não dar OK no teste? Rrsrsrsrs

Acredito que o fato da mangueira justa é por conta da presilha que aperta bem a mesma. Mas, se encaixa uma vez, por que não duas? rs
Eu estou esperando mais um pouco para ver como fica o comportamento do erro. Mas tbm acho que partirei primeiro para o canister, depois valvula.

Por hora a membrana da PCV nem vou trocar uma vez que os sintomas não coincidem!
Então, o problema é justamente esse, conforme na figura, não há presilha ou abraçadeira nessa versão da válvula dos motores tsi.
2bbb0842821d30b2bcd13c4d278c6079.png

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk