Solucionando erro canister - P0441

alphonsus disse:
Bacana!! Tentei abrir essa tampa mas quase me matei rsrsrs. Qual o segredo pra abrir essa desgraça? rsrsrs

O erro de EVAP aparecia sozinho pra você ou juntamente com os outros erros relatados?
Segue imagens abaixo:

mdMb9cQ.jpg

Das ferramentas utilizadas, como havia dito, foi uma chave de fenda e o gancho do cortador de unhas :).

OjBV1zh.jpg

O gancho foi utilizado apenas na parte de trás onde está apontando a seta amarela, pois com ele vc tem acesso fácil para tirar a tampa do dente da base indo por baixo da tampa. E os demais dentes foram utilizados a chave de fenda como mostra a seta vermelha, colocando a chave pelas entradas laterais dos dentes, exatamente onde está apontando a seta vermelha e deslizando a chave por baixo do dente até ouvir o barulho o ver que a tampa pulou o dente.

mfractal disse:
Bom dia. Posso fornecer o canister sim mas existe uma outra solução que andei testando esses últimos meses. Consegui remover completamente o canister do carro sem nenhum erro na central. Posso oferecer esse pacote de delete do canister. Ele requer instalação de dois filtros especiais da KN é VCDS.

Sent from my iPhone using Tapatalk
Quais as vantagens e desvantagens de eliminar esse sistema?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
D3Sc4L1br4d0 disse:
Quais as vantagens e desvantagens de eliminar esse sistema?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Nenhuma desvantagem. A vantagem é que não precisa gastar com outro canister + libera espaço no cofre.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Pessoal, é com muito orgulho que venho comunicar ao AA (Audizeiros Anônimos), que estou "limpo", já fazem 6.000km sem o bendito erro P0441. :)
É um sentimento de vitória, de superação e que se eu consegui, todos podem conseguir tb, força a todos! :)

Pessoal estou com este mesmo erro P0441;

LOG:
001089 - EVAP Emission Control Sys
P0441 - 002 - Incorrect Flow - Intermittent - MIL ON
Freeze Frame:
Fault Status: 10100010
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 9
Mileage: 55299 km
Time Indication: 0
Date: 2017.03.06
Time: 15:55:39

Freeze Frame:
RPM: 766 /min
Load: 20.0 %
Speed: 0.0 km/h
Temperature: 83.0°C
Temperature: 31.0°C
Absolute Pres.: 930.0 mbar
Voltage: 13.970 V

Já troquei a válvula N80 e a Válvula PCV - meu carro é um A3 2.0 TFSI.
Comprei um canister novo no ebay e vou aguardar a chegada do mesmo e também substituir.

Meu carro está com problemas na partida quando quente, as vezes demora a pegar, alguém sabe dizer se o que causa o erro P0441 também causa problemas na partida quando quente?

Só pra constar, a solução do DrekTo é de fato muito eficaz com relação a limpeza e desobstrução para a passagem dos gases do tanque para a válvula de purga e consequentemente resolvendo o problema do P0441 nos casos de obstrução.
Em posts anteriores questionei o @[member="mfractal"] e vi que o problema poderia estar antes da válvula de purga em muitos casos.
Logo fiz um teste em um Jetta TSI que estava com o problema, a luz acendia uma vez a cada duas semanas na média, então fiz o seguinte, assim que deu o erro, retirei a mangueira que ia do Canister para a válvula com a idéia de liberar o fluxo de ar para a válvula de purga.
Foi batata, uma luz que demorava pelo menos uns 200km pra apagar como o de costume pra depois de um tempo acender de novo, agora depois deste teste de retirada da mangueira, a luz se apagou em menos de 5 minutos automaticamente, logo é possível concluir que a obstrução principalmente no filtro que o @[member="DrekTo"] citou que fica dentro do Canister é a principal causa.

alphonsus

Membro
erasmo.monteiro disse:
Só pra constar, a solução do DrekTo é de fato muito eficaz com relação a limpeza e desobstrução para a passagem dos gases do tanque para a válvula de purga e consequentemente resolvendo o problema do P0441 nos casos de obstrução.
Em posts anteriores questionei o @[member="mfractal"] e vi que o problema poderia estar antes da válvula de purga em muitos casos.
Logo fiz um teste em um Jetta TSI que estava com o problema, a luz acendia uma vez a cada duas semanas na média, então fiz o seguinte, assim que deu o erro, retirei a mangueira que ia do Canister para a válvula com a idéia de liberar o fluxo de ar para a válvula de purga.
Foi batata, uma luz que demorava pelo menos uns 200km pra apagar como o de costume pra depois de um tempo acender de novo, agora depois deste teste de retirada da mangueira, a luz se apagou em menos de 5 minutos automaticamente, logo é possível concluir que a obstrução principalmente no filtro que o @[member="DrekTo"] citou que fica dentro do Canister é a principal causa.
Pra efeitos de teste, é possivel andar com a mangueira desplugada ao canister?

Tem uma foto para referencia?

Sim para efeito de teste é possível andar sem a mangueira conectada. Ressalto que a válvula de purga é acionada apenas em marcha lenta onde tenta obter os gases do tanque. Por isso o erro só acontece em marcha lenta.
Segue a primeira imagem sem a mangueira.
Para retirar o canister, após retirar as duas mangueiras é preciso apenas levantar a trava na parte de trás conforme segunda imagem.
Na terceira imagem é referente o filtro do canister que fica na parte de dentro que é difícil limpar sem abrir, mas tentei fazer tudo de forma menos invasiva tirando todo o carvão e jogando água e sabão e chacoalhando.
O carvão ativado foi separado.
As esponjas simplesmente se deterioraram, sobrando só as 4 telas que ficavam nas extremidades das esponjas.
Após isso só colocar o carvão de volta e as telas das esponjas, lembrando que sem abrir só há como colocar no máximo as duas telas que ficam de um lado do canister pois não há acesso pra colocar as outras duas do outro lado do canister.
cb4f77b147fa5608e2f63651f487fc7c.jpg
40e91fba66d8a9c6f900f3bde1e043da.jpg
d3335f895bb083218e512324dd87035e.jpg
80f53cf00d50957f65d009133eafe22d.jpg
4c8e4593201e575248a132b4ac0b092a.jpg

alphonsus

Membro
erasmo.monteiro disse:
Sim para efeito de teste é possível andar sem a mangueira conectada. Ressalto que a válvula de purga é acionada apenas em marcha lenta onde tenta obter os gases do tanque. Por isso o erro só acontece em marcha lenta.
Segue a primeira imagem sem a mangueira.
Para retirar o canister, após retirar as duas mangueiras é preciso apenas levantar a trava na parte de trás conforme segunda imagem.
Na terceira imagem é referente o filtro do canister que fica na parte de dentro que é difícil limpar sem abrir, mas tentei fazer tudo de forma menos invasiva tirando todo o carvão e jogando água e sabão e chacoalhando.
O carvão ativado foi separado.
As esponjas simplesmente se deterioraram, sobrando só as 4 telas que ficavam nas extremidades das esponjas.
Após isso só colocar o carvão de volta e as telas das esponjas, lembrando que sem abrir só há como colocar no máximo as duas telas que ficam de um lado do canister pois não há acesso pra colocar as outras duas do outro lado do canister.
Muito bom! Excelente contribuição!
Quando vc diz em marcha lenta se refere a alguma faixa de rotação específica?

Já tive esse problema mas foi ao contrario! Acusou esse erro depois de uma acelerada forte! E já faz meses que o erro sumiu.

De toda forma, esse procedimento de limpeza é muito bom e ainda deixa o canister "intacto".

Joca

Novato
Galera,

Comprei meu primeiro A3 esta semana, um SPB 2011 preto (que era do @[member="Johnzaccardi"] e está num estado impecável, obrigado João) e no relatório do VCDS apresentou o erro P0441. Li e reli este tópico e acho que o resumo é o seguinte:

- mangueiras vazando - checagem e troca
- canister entupido/saturado - necessário a troca total ou limpeza e troca do carvão ativado e espuma
- valvula do canister travada - necessária a troca
- membrana da PCV - necessária a troca

Devo trocar tudo ?? Ou ir passo a passo ?? Em que ordem devo seguir ??

Valeu !! Obrigado pela ajuda !!

Joca

ALBERTOLIMA

Membro
Joca disse:
Galera,

Comprei meu primeiro A3 esta semana, um SPB 2011 preto (que era do @[member="Johnzaccardi"] e está num estado impecável, obrigado João) e no relatório do VCDS apresentou o erro P0441. Li e reli este tópico e acho que o resumo é o seguinte:

- canister entupido/saturado - necessário a troca total ou limpeza e troca do carvão ativado e espuma

Joca

O erro 0441 do meu foi resolvido trocando os 2 itens abaixo:

Troca do canister (com o tempo ele entope e cria crosta de carvao interna..nao adianta fazer limpeza. Parece que os canister novos tem outro material de filtragem interna onde não acontece mais isso)
Troca da valvula do canister (porque trocar a valvula, com o tempo ela agindo com o canister entupido a mesma zoa, infelizmente tem que trocar)

Segue 2 links do aliexpress, comprei exatamente os 2, a valvula é original BOSCH realmente, só o canister que é chines, mas mesmo assim rodei 500km sem erros nenhum, nem no Vag e nem no painel. Solução mais barata e viável. Se for comprar na concessionária prepara o Bolso.

https://pt.aliexpress.com/item/Engine-Parts-Expansion-Tank-OE-4F0-121-403-N-for-Audi-A6/32625799846.html
https://pt.aliexpress.com/item/OEM-Evaporation-Carbon-Charcoal-Canister-1K0-201-797-AE-Fit-VW-Jetta-Golf-Rabbit-EOS-AUDI/32771146713.html

Joca disse:
Galera,

Joca
Joca, primeiramente parabéns pela aquisição, suas observações estão corretas, mas claro não é necessário trocar tudo, eu sugiro apenas retirar o canister e remover o carvão a fim de desobstruir o mesmo como citei em posts anteriores de forma que não irá precisar abri-lo, uma vez que ao comprar um canister do Aliexpress por exemplo, ele irá vir sem o carvão ativado possivelmente. Logo não precisará gastar nada e já irá eliminar essa causa por definitivo.
A válvula do canister dos TSI dificilmente ocorre problemas, ela é diferente dos EA113 (vulgo FSI) que tem problema crônico.
A membrana PCV vc consegue verificar apenas verificando se há sucção de ar pelo orifício do duto da carcaça da membrana, aonde ao tampa-lo com o dedo por exemplo, irá fazer um barulho ensurdecedor.
Restando apenas verificar os vazamentos de ar pelas mangueiras, que é pouco provável.
Tenho quase certeza que removendo o carvão e efetuando a limpeza do canister irá resolver por definitivo o erro, é simples e rapido, coisa de 30 minutos. Eu deixei sem o carvão mesmo, ao colocá-lo de volta, nem precisei apagar o erro, em 10 minutos com o carro em funcionamento o erro se foi e nunca mais voltou. Depois só pra desencargo zerei os erros no VCDS pra ver se voltava, mas realmente resolveu o problema por definitivo.

ALBERTOLIMA

Membro
erasmo.monteiro disse:
Joca, primeiramente parabéns pela aquisição, suas observações estão corretas, mas claro não é necessário trocar tudo, eu sugiro apenas retirar o canister e remover o carvão a fim de desobstruir o mesmo como citei em posts anteriores de forma que não irá precisar abri-lo, uma vez que ao comprar um canister do Aliexpress por exemplo, ele irá vir sem o carvão ativado possivelmente. Logo não precisará gastar nada e já irá eliminar essa causa por definitivo.
A válvula do canister dos TSI dificilmente ocorre problemas, ela é diferente dos EA113 (vulgo FSI) que tem problema crônico.
A membrana PCV vc consegue verificar apenas verificando se há sucção de ar pelo orifício do duto da carcaça da membrana, aonde ao tampa-lo com o dedo por exemplo, irá fazer um barulho ensurdecedor.
Restando apenas verificar os vazamentos de ar pelas mangueiras, que é pouco provável.
Tenho quase certeza que removendo o carvão e efetuando a limpeza do canister irá resolver por definitivo o erro, é simples e rapido, coisa de 30 minutos. Eu deixei sem o carvão mesmo, ao colocá-lo de volta, nem precisei apagar o erro, em 10 minutos com o carro em funcionamento o erro se foi e nunca mais voltou. Depois só pra desencargo zerei os erros no VCDS pra ver se voltava, mas realmente resolveu o problema por definitivo.
Otimas observações, realmente eu não me atentei ao dele ser TSI.
Pelo que eu vi nesse canister chines, ele tem uns filtros meio escuros, nao sei se é carvao ativado ou nao, foi o que deu pra perceber olhando pela entrada do tubo.

Joca

Novato
Erasmo, Alberto

Vou começar pelo reservatório do canister então. Depois posto o resultado.

Sobre o carro, estou MUITO feliz com ele. No fundo acho que ele é deliciosamente bipolar. Vc desfila normalmente como se estivesse num Corolla, mas se precisar cravar o pé esquerdo ele decola com uma facilidade indescritível (principalmente porque o meu está com stage2 :heiehei: ).

Obrigado a todos !!!

Joca

Joca disse:
Erasmo, Alberto

Vou começar pelo reservatório do canister então. Depois posto o resultado.

Sobre o carro, estou MUITO feliz com ele. No fundo acho que ele é deliciosamente bipolar. Vc desfila normalmente como se estivesse num Corolla, mas se precisar cravar o pé esquerdo ele decola com uma facilidade indescritível (principalmente porque o meu está com stage2 :heiehei: ).

Obrigado a todos !!!

Joca
Bacana demais, mas só uma dica, crava o pé direito, senão vai dar com a cara no volante.

Joca

Novato
Oi Galera,

Aproveitei este final de semana para dar um jeito no canister. Fiz exatamente como descreveu o DrekTo neste post e foi tudo perfeito. A única parte hard é abrir o canister. Tem que ter paciência, um bom estilete e algumas chaves de fenda pequenas. Esqueci de pesar a quantidade de carvão ativado que usei (comprei no Mercado Livre), mas devo ter usado umas 400g. Depois de limpo e trocado, colei com adesivo para plástico e vedei com silicone. Ficou perfeito. Sem erros.

Obrigado pela ajuda de todos !!!!

Joca