Que óleo usar no A3?

Ou seja se a Audi diz que o óleo tem que ser sintético é por que eles fizeram uma montanha de testes e o semi ou mineral não suportam o calor por tempos mais prolongados que o motor turbo acaba gerando.
A Renault por exemplo recomenda óleo 10W40 semi-sintético pros motores K4M, eles testaram e esse é o óleo recomendado,o sintético não via fazer mal neste caso, mas também não tem necessidade, já o mineral não dá, simples.
Mas é por essas e outras que encontramos muitos Audi a preços abaixo de tabela e com muitos problemas, o cidadão compra o carro e não quer gastar muito mais que o Gol mil que tinha antes, dai coloca óleo mais barato, gasolina idem e por aí vai.
 

kellerson

Novato
esse é a ideia, do forum , discutir pra chegar a uma conclusao, e um bom custo beneficio para ambas as partes :D
acredito que todos que compram um a3 sabem o preço da manutenção, mas tem muita gente que acaba indo no erro por falta de informaçao ;)
uma perguntinha pra quem conhece
esse oleo sintentico 5w40 da marca TOTAL!
é bom ?
posso por no meu 1.8 asp ?
abrax
 

Northon

Membro
Tang disse:
RafaPR,

Eu não listei todo a escala de temperatura entre sintético e mineral, hoje a tecnologia permite o óleo mineral com uma escala maior. O principal e que eu citei, é o filme de óleo suportar por um tempo maior, porém quando surgiu o óleo sintético, a principal diferença era ele conseguir uma escala muito maior que o mineral e manter essa escala por um tempo maior, e é isso que ele ainda faz. Após um certo tempo de uso, o Sintetico W40 continua a se comportar como um W40, enquanto um mineral W40 se comportaria como um W30, entende?

Agora, sobre a gasolina do Brasil. O Brasil tem gasolina de qualidade? Tem sim ... V Power, Podium ... mas o Brasileiro ainda não evoluiu no seu pensamento e na maioria dos casos você não vai encontrar esse combustível na sua forma pura, como teria que ser para "prestar", ou seja, a maioria é "batizado", e você paga uma gasolina premium batizada, além de pagar um dos valores mais altos no mundo na gasolina, sendo um país auto suficiente e mesmo após a enorme baixa no preço do barril de petroleo no mercado internacional, aqui os preços sobem, mas pra baixar todos sabemos como é.
Aí está o problema na nossa gasolina, vem batizada de berço, esta enraizado na cultura do brasileiro levar vantagem sobre o próximo, por isso que o país não vai pra frente de vento em popa como deveria.

pliniodemarco e cerealk, realmente a Audi usa o que é determinado pela fábrica, veja que nem sempre fazem as adaptações necessárias ao clima predominante do país. Um óleo W30 vai sofrer demais no nosso verão escaldante.

abs!

a bmw também poe o mesmo oleo, pentosin 5w30
 

Tang

Membro
douglas83 disse:
Poxa tang eu sei disso, só estou esplicando a partir de onde a viscosidade 30 entra.

É isso aí Douglas, ta certo :legal:

pliniodemarco disse:
Ou seja se a Audi diz que o óleo tem que ser sintético é por que eles fizeram uma montanha de testes e o semi ou mineral não suportam o calor por tempos mais prolongados que o motor turbo acaba gerando.
A Renault por exemplo recomenda óleo 10W40 semi-sintético pros motores K4M, eles testaram e esse é o óleo recomendado,o sintético não via fazer mal neste caso, mas também não tem necessidade, já o mineral não dá, simples.
Mas é por essas e outras que encontramos muitos Audi a preços abaixo de tabela e com muitos problemas, o cidadão compra o carro e não quer gastar muito mais que o Gol mil que tinha antes, dai coloca óleo mais barato, gasolina idem e por aí vai.

A questão principal de usar o sintético é evitar o serviço em um curto espaço de tempo. As montadoras hoje querem extender o período de troca de óleo ao seu limite, sem prejudicar o motor. Já ouvi relatos de pessoas que rodaram 20 mil km com o Mobil 1. Se voce optar por usar um semi ou mineral, é só encurtar esse tempo que não há problema.
Agora, se voce faz todas suas manutenções e troca de óleo na prórpia Audi, ai voce vai seguir a tabelinha deles.
Com certeza o óleo sintético é melhor, mas se voce optar por uma marca de óleo desconhecida no mercado e colocar um sintetico, eu prefiro o meu Mobil semi ou até mineral.
Só pra informação, no motor VW EA111 1000 16V Turbo, o carter utiliza apenas 3 litros de oleo, mais 300 ml no filtro. O oleo "frita" muito mais do que o de uma Audi que tem um carter de 4 litros. As especificacoes pra esse motor é o 502.2 da VW que tambem serve pra Audi.
Eu já passei diversas horas de estudo de dinamica de fluidos, óleos lubrificantes, suas aplicações e principais funções. Passei diversas horas lendo e participando de foruns gringos. Não há necessidade de estressar mais o assunto.

Na minha busca pela Audi, eu já vi gente que usa Mobil 1 e muitos outros óleos sintéticos, alguns trocam na própria Audi, só que o cidadão troca o óleo com 15 mil km, por ser a Km indicativa pra esse óleo. A tampa do bocal de abastecimento tem visivel inicio de formação de borra. Isso pra mim é relaxo, eu preferia que o cara usasse mineral 10W40 e trocasse com 3/4 mil km. Não adianta vir me dizer que voce só usa óleo sintetico, se voce troca com o Km errada. No motor turbo, o óleo sintético não deve passar de 8 mil km rodando ou 6 meses, o que vier primeiro.

CerealK a tendencia dos fabricante em geral é passar a usar oleo sintetico W30, por conta do menor consumo devido a um menor "atrito" e maior fluidez deste tipo de óleo.

Se alguem quiser Mobil 1 0W40, eu consigo a cx de 6 lts direto do distribuidor, o que sai bem mais em conta que qualquer "posto" de troca de óleo. :cool:


abs
 

jaltinier

Plantonista
eu tava pensando em trocar o meu óleo pelo oleo que vende na concessionária...vou ver qual o preço..alguém sabe me informar quanto é o preço do litro na ceoncessionária? já que eu pago 40 conto no selenia...se a diferença for pequena eu compro na concessionária...nada melhor que usar o original neh...sei lá...to achando caro o litro do selenia performer...não que eu queira pagar 5 conto no litro..mas pelo que vejo a galera comentando aqui...eu sou o unico que paga caro no litro do oleo..e vendo as explicações de vcs aqui...to epnsando em trocar de marca mas mantendo as mesmas espécificações...meu carro já rodou uns 7 mil e vou trocar esse mes...
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Olha só como é proveitoso um forum MORALIZADO ... ai só tem feras ..

No mais caro Tang, desconheço essa linha da Total ou ELF explique mais um pouco dessa empresa e qual seu relacionamento com a,linha de lubrificantes e o que vc pode fazer pela comunidade.

Seria muito proveitoso a indicação de alguns oleos (marca e referencias) não só de marcas conhecidas e levando em conta a utilização pelos membros em seus veiculos.

Eu to na busca da melhor relação custo beneficio e tecnologia (sintetica ou mineral). em resumo eu entendi que a principal diferença é justamente o intervalo de trocas que o tipo de lubrificante requer, tipo: Ambos atende o quanto solicitado pelos motores porém o sintetico é o que vai te dar um maior tempo entre as trocas.

Já em relação a viscosidade acho que é em resumo a melhor escolha o 10w40 (para carros com mais de 10 anos) e o 5w40 (para carros com menos de 10 anos)

Isso foi minha impressào sobre os lubrificantes espero correções ....
 

RafaPR

Consultor Técnico
Amigo roxo, a marca é ELF é bem renomada e 100% de confiança.

Mas não sei se tem muita vantagem, pois no geral, sempre que vi pra comprar, o preço é equivalente à de outras top de linha ou até mais caro (em relação a Mobil, Castrol, BR etc)
 

glauber

Novato
Olá amigos...

Estou querendo trocar o óleo e todos os filtros do meu A3, ele é 1.8 Turbo ano 2001. Está com 60.000 km. Estou 2 meses com ele, o antigo dono disse que tinha feito todas as revisões, mas, depois que vi o filtro do ar condicionado mto sujo, decidi realizar a troca.
Minhas duvidas:

- Óleo que estava usando era um semi-sintético. (Quero por um 100% sintético, posso por?)
- Na minha cidade achei somente o óleo IPIRANGA 5W30 100% sintético. (Atende a norma VW 502.00/05, será que é bom?)
- Também vou por 300 ml de MILITEC-1 no motor. (Oque vcs acham?)
- No manual do A3 consta que troca de óleo + filtro vai 3,5 L de óleo, já o rapaz que troca falou que é 4,5 L. (Também já vi alguns posts aqui dizendo que é 4,5 L, qual a quantidade correta?)
- Na caixa de cambio automático queria por uns 100 ml do MILITEC-1. (Carro está com 62.000 km, é necessário trocar o óleo da caixa? Qual óleo usar e qual a quantidade?)
- Desculpe esta pergunta, mas estou bem curioso sobre isso...mas o A3 tem diferencial?? Onde fica, qual o óleo que usa?
- Também vou trocar o Filtro de óleo, combustivel e o do ar condicionado. O filtro de ar está ok! Existe mais algum filtro?

Bom essas são minhas dúvidas... Aguardo a colaboração de vcs!!! Abraços!
 

jaltinier

Plantonista
sempre usei castrol nos meus carros anteriores, só no audera que estou usando selenia...acho que vou migrar pro castrol...inclusive por conta do preço...e por considerar um oleo bom tb...
 

jaltinier

Plantonista
Fala Glauber, tudo blz?

Cara, sobre o oleo, tem um tópico sobre isso viewtopic.php?f=5&t=39 garanto que vai te ajudar mto e esclarecer todas as suas dúvidas, pode fazer lá essas perguntas que vão te responder com mais rapidez

Quanto ao cambio AT tem esse tópico viewtopic.php?f=7&t=1130 tb garanto que vai esclarecer e te ajudar mto, novamente repito para vc fazer as perguntas lá...

Mas, vamos lá, não vejo problema de começar a usar o sintético para o motor, como atende as normas, ams questiona lá no tópico.

Usar militec no cambio, nunca ouvi falar nisso, não aconselho, mas o raphaelmgm responderá melhor, ele mexe com cambio há mto tempo

Não é 3,5L, é 4,5 mesmo, e alguns mexanicos ainda falam que é 5L, devem engolir os 500ml..rsrsrs

Tem que trocar todos os filtros, ar, a/c, combustível e oleo...não me lembro de outro, só se for do cambio AT, mas isso deve ser feito com um profissional..

Abraço
 

douglas83

Membro
Amigo Roxo, Elf e Total pertencem ao mesmo grupo.
Total - Homologada pelas montadoras, Peugeot e Citroen
Elf - Renault e Nissan
Além da marca Total estar na formula 1 patrocinando e equipando, as equipes Red Bul e Renault.
E pasmem, o óleo utilizados nos formula 1 é 5W30.
No entanto eles nunca são ligados frio, o motor é sempre aquecido desligado, para quando ligar já estar na viscosidade 30.
Agora não me perguntem como é esse pré aquecimento, pq essa pergunta eu esqueci de fazer. rsrsrsrsrsrsr
 

RafaPR

Consultor Técnico
glauber disse:
Olá amigos...

Estou querendo trocar o óleo e todos os filtros do meu A3, ele é 1.8 Turbo ano 2001. Está com 60.000 km. Estou 2 meses com ele, o antigo dono disse que tinha feito todas as revisões, mas, depois que vi o filtro do ar condicionado mto sujo, decidi realizar a troca.
Minhas duvidas:

- Óleo que estava usando era um semi-sintético. (Quero por um 100% sintético, posso por?)
- Na minha cidade achei somente o óleo IPIRANGA 5W30 100% sintético. (Atende a norma VW 502.00/05, será que é bom?)
- Também vou por 300 ml de MILITEC-1 no motor. (Oque vcs acham?)
- No manual do A3 consta que troca de óleo + filtro vai 3,5 L de óleo, já o rapaz que troca falou que é 4,5 L. (Também já vi alguns posts aqui dizendo que é 4,5 L, qual a quantidade correta?)
- Na caixa de cambio automático queria por uns 100 ml do MILITEC-1. (Carro está com 62.000 km, é necessário trocar o óleo da caixa? Qual óleo usar e qual a quantidade?)
- Desculpe esta pergunta, mas estou bem curioso sobre isso...mas o A3 tem diferencial?? Onde fica, qual o óleo que usa?
- Também vou trocar o Filtro de óleo, combustivel e o do ar condicionado. O filtro de ar está ok! Existe mais algum filtro?

Bom essas são minhas dúvidas... Aguardo a colaboração de vcs!!! Abraços!

Amigo jaltinier, obrigado pela sugestão dos tópicos, inclusive mesclei as mensagens para melhor organização.

Sobre as dúvidas do amigo:
- Pode trocar para sintético SIM, porém esgote bem o óleo anterior e obviamente troque o filtro junto!
- É bom, se atende a norma VW 502 tá tranquilo!
- Não existem comprovações que o MILITEC realmente ajuda, é mais um produto de efeito "placebo". Mas por outro lado, existem testes que comprovam que ele não faz nada (não prejudica também), então vai da cabeça de cada um!
- Realmente o manual do carro é meio maluco e vão 4,5l de óleo no motor (na troca com filtro)!
- O próprio MILITEC não recomenda o uso em fluídos hidráulicos! Estes fluídos tem características BEM especiais, pois além de lubrificar, eles devem também permitir o atrito entre os discos de composite pra que o carro consiga tracionar. Adicionar MILITEC pode fazer com que os discos patinem e o câmbio não vai tracionar mais! Quanto ao óleo pra usar no câmbio, o amigo raphaelmgm pode te responder melhor!
- Todo carro tem diferencial amigo, e normalmente nos carros de tração dianteira (que é o caso do A3) ele fica junto da caixa de câmbio!
- Acho que os filtros são só esses mesmo.
 

jaltinier

Plantonista
galera, agora estou decidido a trocar de oleo..estou usando o selenia perform 10w40, mas o litro está custando 45conto...não gosto de ser muquirana com o audera, mas to achando um absurdo o valor d litro...e como troco sempre o filtro..tenho que comprar 5L e sempre troco com no máximo 7mil km...

to pensando no castrol slx 5w40..achei no ML por 28 conto..

alguem tem sugestão?

valeu
 
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