Que óleo usar no A3?

roxo

Moderador
só digo uma coisa pra voces.

fui trocar a junta da tampa de valvulas. eu mesmo...dae fui na mecanica de um parente pegar as chaves e tal...tinha tirado a tampa de cima e dae chegou 2 caras e perguntaram se eu tinha feito o cabecote do motor!! tao limpo que tava....eu disse que nao. é que eu cuido mesmo! kkk

deveria ter tirado foto.

só pra ficar outra dica...vazava pela junta bem no canto direito atras (olhando de frente). demorei pra descobrir.

eu rodo com o hx7 da schell que alguns aqui falaram que nao é o especifico.. mas é sim.

att

Meus Caros,

Nobre vc ta com um bom oleo, eu usava larguei pelo preço, e vc ta vendo que um carro bem cuidado o que reflete quando vc tirou o cabeçote. A duvida do amigo acima sobre a limpeza do carter e pescador ...

Eu continuo com minha formula é aconselho a todos ... não vão em conversa de oleo fino e grosso ... claro ou escuro .... isso é so balela !!! respeite a troca por km ou tempo ( o que ocorrer primeiro ) e sejam felizes ...
 

gabrielm

Novato
no inicio de 2012. abri o carter pra refazer a rosca e limpar o pescador...quem olhou por baixo tambem achou muito limpo e em otimo estado..entao ja sei que por baixo e por cima meu motor ta zerado.

esse oleo custa entre 29, a 33 reais..depende do posto...é caro. mas é facil de achar...posto schel tem varios...

tu trocaria por qual oleo?

att
 

Cfacioli

Membros VIP
Eu ja usei muito o shell mineral da embalagem amarela 15w50 num outro carro e achava muito bom.


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Cfacioli

Membros VIP
Galera, nunca entendi de fato o que significa a especificação SAE, tipo, o que diferencia realmente um óleo 15W40 e um 5w40. Eu já sabia que um era menos viscoso (vou falar mais ou menos viscoso ao invés de grosso/fino) em temperaturas mais frias do que o outro. Mas QUÃO menos viscoso?

Recentemente fui trocar o óleo do meu carro e vi uma tabela de características do óleo que geralmente eu uso, o Elaion 5w40 da Repsol (100% sintético). Segue abaixo:





Eu tb sempre gostei muito do óleo mineral da petrobrás destinado à frota diesel (mas que pode ser usado em frota mista) Top Turbo 15w40. Veja abaixo características dele e algumas considerações:

27. Posso usar óleo para motores diesel, como Lubrax Turbo, Extra Turbo e Top Turbo, em motores a gasolina ou álcool?
Para veículos que requeiram óleo de nível API SL, SJ ou inferior, Lubrax Extra Turbo e o Top Turbo podem ser usados, pois atendem simultaneamente aos níveis API CG-4 / SJ e API CI-4/SL, sendo óleos ideais para uso em frotas mistas (diesel e gasolina). Os outros produtos da linha diesel não têm qualificação para uso em motores a gasolina.
(http://www.br.com.br...e lubrificacao#)


Tabela do Top turbo:
http://www.br.com.br...pdf?MOD=AJPERES







Ambos são especificação aditivos "SL".

O que acham?

Meu questionamento é em aprofundar mais o assunto, pq muita gente compra grife ao invés de dados, e eu queria pelo menos entender mais do assunto para decidir minhas compras com base fundamentada... (daqui a pouco chega gente falando que motul é o melhor sem saber o motivo).

Abs
 

MatheusSiq

Novato
Pessoal, comprei meu Audi A3 faz 20 dias e vou trocar o óleo. Ele é 1.8 Aspro ano 2006 esta com 89 mil km rodados. Até os 50 mil foram feitas as revisões na Audi e depois disso estava com um amigo meu muito cuidadoso. Sempre as trocas foram com óleo 100% sintético dentro das especificações. Mas é o seguinte, a última troca foi com óleo 5w30 e pelo que tenho visto o pessoal chegou a conclusão que pelo nosso clima e outros fatores é melhor o 5w40. Se atender a especificação correta do manual posso trocar para 5w40 sem problemas? Ou me recomendam continuar com o 5w30? Desde ja obrigado...
 

MarceloA3T

Membro
@Cfacioli

Já pesquiso ha alguns anos sobre os oleos para motores...

A classificação para motores de carros leva a letra S seguida de outra letra, que determina o “estágio de evolução” do óleo (de A a M, ou seja: SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM). Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Portanto, para a API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance, com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ por exemplo poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.

Quanto mais alta no alfabeto mais moderno é o oleo... portanto atualmente são os oleos SM... e Mobil 1 e Motul são SM.
 
Eu só uso 5W40 castrol-magnatecl 100% sintetico.

costumo fazer as trocas a cada 7 mil e o motor está zerado sem borra alguma

pago 32 a 37 reais cada litro
 

Cfacioli

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@Cfacioli

Já pesquiso ha alguns anos sobre os oleos para motores...

A classificação para motores de carros leva a letra S seguida de outra letra, que determina o “estágio de evolução” do óleo (de A a M, ou seja: SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM). Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Portanto, para a API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance, com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ por exemplo poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.

Quanto mais alta no alfabeto mais moderno é o oleo... portanto atualmente são os oleos SM... e Mobil 1 e Motul são SM.

Sim, isso eu to ligado. Meu questionamento e ponto de atencao eh quanto aos indices de viscosidades apresentados, que mostra pouca diferenca entre os dois apresentados, inclusive a espec api eh sl.



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Cfacioli

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@Cfacioli

Já pesquiso ha alguns anos sobre os oleos para motores...

A classificação para motores de carros leva a letra S seguida de outra letra, que determina o “estágio de evolução” do óleo (de A a M, ou seja: SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM). Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Portanto, para a API, a especificação mais moderna é a SM, que normalmente é usada em veículos de alta performance, com características de resistência à oxidação e proteção contra depósitos. Portanto, quando é recomendado no manual do proprietário um óleo com classificação SJ por exemplo poderá ser usado um óleo SL, porém o contrário não é adequado.

Quanto mais alta no alfabeto mais moderno é o oleo... portanto atualmente são os oleos SM... e Mobil 1 e Motul são SM.

Ah outra coisa, o elaion 5w40 da embalagem preta eh sm agora tb.



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werner

Membro
Estava com o Elaion e resolvi mudar para o Castrol Magnatec Professional 5w40, já que tive boas recomendações dele e é original VW atualmente. Dei uma lavada no cárter para ficar mais seguro trocar um óleo pelo outro.
 
Roxo...o que fico encucado é que meu pai sempre usou na caranga dele e nunca deu pau...mas mesmo assim...vou trocar de marca...arriscar o motor do audera não dá...

abraço

Quero saber se o com o Uni Sinty 5w40 que vc colocou deu algum problema no seu argola.
Teve ou não

Achei ele por R$ 28,00 o litro em Ilhéus-BA em um mecânico conhecido meu.

Teve ou não teve?

Achei uma tabela de equivalência do Uni Sinthy com outros óleos

http://www.ingrax.com.br/index.php/produtos/tabela-de-equivalencia
 
Meu aspirado ano 2000 eu uso semissintético ele tem 205 mil km e literalmente é mtu mais barulhento que o Turbo que só usa 5w40..

Cara eu já notei isso. Tenho um aspirado e acho o motor dele muito barulhento, pelo menos em relação ao stilo aqui de casa, além de gerar mais vibrações também. Ouço o barulho dos estouros mais separados e alto se estou com todos os vidros abertos e apertando bem o acelerador, mesmo em baixa rotação como 2k.

No stilo não se ouve praticamente nada do motor em baixa rotação.

Já andei em outro aspirado e era a mesma coisa, mas no turbo nunca escutei isso, será que é por causa do reaproveitamento dos gases pra girar a turbina, que são praticamente o que escutamos na rua, os gases do escapamento?

Desculpem desvirtuar um pouco o tópico.
 

Reinaldo.a3

Membro
Eu usava Pentosim 5w40 mas to pensando em mudar pro 10W40....afinal meu carro ja tem 12 anoss e mais de 100mil KM.
Depois posto aqui minhas experiencias....

abcs.
 
o elaion é repsol.
Tem uma marca muito boa q tb tem o preço muito em conta, não é muito conhecida aqui no brasil, é a GULF, ela atuou no Brasil até a decada de 1970 junto com a Ipiranga, posteriormente elas se separaram, a Gulf foi embora, mas tá voltando pro nosso mercado e está fazendo bons investimentos. Se quiserem alguma referencia de alguns distribuidores, posso indicar é só informar a região de vcs.

Obs: Entre Elaion e Ipiranga, eu prefiro o Ipiranga, não é que eu considero o elaion ruin, pelo contrário acho bom, só q acredito numa qualidade superior Ipiranga. Além de ter um ótimo custo benefício.

Eu acho em Itabuna-BA os óleos da GULF

Na Reviscap. Na Av. Juracy Magalhães, 784 Itabuna - BA, 45604-001
(73) 3211-5066

Perto do Posto Universal(Bandeira Shell) e em frente a Igreja do Bairro de Fátima, Itabuna

Vi lá 5w30, 10w40, 15w40 e 20w50
 
Galera, fiz a troca de óleo e filtro (inclusive mandei abrir o carter e fiz uma limpeza geral ali, tava bem feio!) e coloquei um óleo sintético da Shell que atende a especificação, porem é 5w30. Agora quando ligo pela manha, parece que bate seco no primeiro segundo. Me disseram que botei um óleo muito fino para um carro com 125mil KM e aconselharam retirar um pouco e completar com um óleo um pouco mais grosso (10w40 ou 15w40) de preferencia da mesma marca. Pretendo fazer uma viajem de 2milKM, o que vcs aconselham? Não tem problema deixar esse óleo? ou é pior se eu misturar com outro óleo?
 

Reinaldo.a3

Membro
Zezito Era Era disse:
Galera, fiz a troca de óleo e filtro (inclusive mandei abrir o carter e fiz uma limpeza geral ali, tava bem feio!) e coloquei um óleo sintético da Shell que atende a especificação, porem é 5w30. Agora quando ligo pela manha, parece que bate seco no primeiro segundo. Me disseram que botei um óleo muito fino para um carro com 125mil KM e aconselharam retirar um pouco e completar com um óleo um pouco mais grosso (10w40 ou 15w40) de preferencia da mesma marca. Pretendo fazer uma viajem de 2milKM, o que vcs aconselham? Não tem problema deixar esse óleo? ou é pior se eu misturar com outro óleo?


No meu to usando agora o 10W40 100% sintético da Pentosim (Pentosim é o oleo usado na fabrica e o 10W40 tb está dentro da norma VW 501 00)
http://lubnet.com.br/produto/oleo-pentosin-pentolub-10w-40-1-l.html
Fica ai minha dica
abcs e boa sorte
 

Cfacioli

Membros VIP
Galera, fiz a troca de óleo e filtro (inclusive mandei abrir o carter e fiz uma limpeza geral ali, tava bem feio!) e coloquei um óleo sintético da Shell que atende a especificação, porem é 5w30. Agora quando ligo pela manha, parece que bate seco no primeiro segundo. Me disseram que botei um óleo muito fino para um carro com 125mil KM e aconselharam retirar um pouco e completar com um óleo um pouco mais grosso (10w40 ou 15w40) de preferencia da mesma marca. Pretendo fazer uma viajem de 2milKM, o que vcs aconselham? Não tem problema deixar esse óleo? ou é pior se eu misturar com outro óleo?



Eu não faria nada disso. Deixa como está, só acompanha pra ver se não vai abaixar nível.



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werner

Membro
Usei Elaion F50, Castrol Magnatec professional, e agora estou com o OEM no cárter: Pentosin 5w40. O carro quando esquenta fica bem macio e silencioso, o som está mais agradável! Agora vou acompanhar o quanto ele vai baixar na vareta.
 
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