Projeto Audi S3 1.8T 2000 - 380cv

Guegué

Novato
Isso é verdade. Foco, foco, foco. 400cv já me sinto muito satisfeito mesmo. Mas é aquilo, a gente sempre quer mais. Mas isso para mim é o de menos no momento. Meu problema maior é a embreagem


Se sempre quer mais sempre mudara o projeto e nunca terminará.

Pra aguentar track day vai ter q ver o qnt vc vai querer usar de pressao e tb tera q ver o qnt seu intercooler é bom.

O volante vc pode usar o original, alias esse spec ai é leve demais. Mas vc pode usar o original, e pode tb dar uma ligada na ancona e explicar o seu problema pra quem te atender la, eles possuem torno e fazem esse tipo de trabalho.

Abs
 

halanedson

Aro 12
Guegué disse:
Se sempre quer mais sempre mudara o projeto e nunca terminará.

Pra aguentar track day vai ter q ver o qnt vc vai querer usar de pressao e tb tera q ver o qnt seu intercooler é bom.

O volante vc pode usar o original, alias esse spec ai é leve demais. Mas vc pode usar o original, e pode tb dar uma ligada na ancona e explicar o seu problema pra quem te atender la, eles possuem torno e fazem esse tipo de trabalho.

Abs
O intercooler que comprei foi da Wagner (do link abaixo)

http://www.version-racing.com/intercooler-wagner/intercooler-1m-11.html


Pressão eu não sei, mas pelo que ACHO que deve ficar 1~1,3 BAR. Não deve passar disso não.


Quanto ao volante, vi no site da ECS depois que postei aqui dizendo isso no kit de embreagem da Cluth Master FX300: "Requires use of a ClutchMasters or Fidanza flywheel". Mas, salvo engano, tanto o OEM quanto o Fidanza são iguais, digo o formato e encaixes. Se puder usar o original resolve meu problema.

Uma outra pergunta. Qual a diferença prática, entre o volante OEM e esse de alumínio da Fidanza, eu terei?
 
Man,
Muito provavelmente você não vai conseguir usar este plato e disco no seu volante original.. eu estava comparando aqui, e o miolo dos discos são diferentes!

O volante bimassa não guenta muita pancada... Mas da pra se usar por um bom tempo.
Pelo seu projeto, eu esperaria mais alguns dias e trocaria o volante se realmente for o volante empenado.. se for só a cremalheira é mais simples.. talvez, até do seu volante OEM você tira e coloca no novo!


Ele é bem.. Beeeem aliviado ele tem quase 6kg,.. enquanto o Original tem uns 15 kg pra mais!

Isso perde torque em baixa até onde eu sei.
 

halanedson

Aro 12
Rafaelmedeiros disse:
Man,
Muito provavelmente você não vai conseguir usar este plato e disco no seu volante original.. eu estava comparando aqui, e o miolo dos discos são diferentes!

O volante bimassa não guenta muita pancada... Mas da pra se usar por um bom tempo.
Pelo seu projeto, eu esperaria mais alguns dias e trocaria o volante se realmente for o volante empenado.. se for só a cremalheira é mais simples.. talvez, até do seu volante OEM você tira e coloca no novo!


Ele é bem.. Beeeem aliviado ele tem quase 6kg,.. enquanto o Original tem uns 15 kg pra mais!

Isso perde torque em baixa até onde eu sei.

Então o que fazer? Colocar um Single Mass? Eu vi uns volantes na ancona que são de aço. Ou será que essa embreagem FX300 só funcionará com os volantes Cluth Master ou Fidanza?

Sobre a perda de torque em baixa é muito? Minha preocupação é porque o carro já é meio morto em baixa e não quero piorar ainda mais a situação.

Poxa... Estou super perdido. Não sei mesmo o que fazer. Quero algo que realmente fique bom no meu carro e projeto. O que eu posso fazer? Será que retrabalhar a embreagem original dá certo. Tem a ancona (acho que fazem isso) e a FF Embreagens (na FF eu falei a um tempo atrás e me cobraram 700 reais, porém o volante continua sendo Dual Mass, que é o OEM do meu carro).

O que fazer? Me ajudem... kkkkkkk

Guegué e Blattner usaram qual tipo de volante???????
 

halanedson

Aro 12
Outra coisa, será que dá certo isso de tirar a cremalheira do volante OEM para colocar no volante novo de alumínio? Ele é encaixado ou é fixado (com solda ou outra coisa?)? Será que o material de ferro se fixa bem ao aluminio? Na Ancona faz esse serviço? De repente pode ser uma saída.
 

Guegué

Novato
Obrigado pelo elogio na mp Halan.

O que posso te dizer é q eu to montando com meu volante original mas pra ter idéia, eu sei muito menos q vcs sobre isso, o papo aqui ta mais técnico do q posso entender.

Eu sei q o @Stack usa um kit como o seu, de volante aliviado, e ele estranhou muito no começo.

Eu uso bi-massa, pois montei o carro na experiencia do meu preparador, como ele ja montou até S3 com VR6, e mexeu bastante no cambio 02M, preferi só observar e nao dar pitaco. Lembro-me que cogitei trazer um kit da Spec3 mas ele vetou, achou melhor montar o bi-massa nos esquemas da ancona. Eu sei q meu volante é o original, e foi junto com o bloco e cambio pra ancona, pra fazer ajustes nele junto com a nova embreagem mas nunca foi um assunto q eu me aprofundei muito.
 

halanedson

Aro 12
Guegué disse:
Obrigado pelo elogio na mp Halan.

O que posso te dizer é q eu to montando com meu volante original mas pra ter idéia, eu sei muito menos q vcs sobre isso, o papo aqui ta mais técnico do q posso entender.

Eu sei q o @Stack usa um kit como o seu, de volante aliviado, e ele estranhou muito no começo.

Eu uso bi-massa, pois montei o carro na experiencia do meu preparador, como ele ja montou até S3 com VR6, e mexeu bastante no cambio 02M, preferi só observar e nao dar pitaco. Lembro-me que cogitei trazer um kit da Spec3 mas ele vetou, achou melhor montar o bi-massa nos esquemas da ancona. Eu sei q meu volante é o original, e foi junto com o bloco e cambio pra ancona, pra fazer ajustes nele junto com a nova embreagem mas nunca foi um assunto q eu me aprofundei muito.
Sabe dizer se o @Stack gostou do resultado com esse volante? FIca bom? O carro fica legal ou fica meio morto por perder torque em baixa (se é que perde mesmo)?

Quanto ao problema da embreagem foi resolvido hoje, graças a Deus. Não era o volante. Era o plator que estava pegando 1 mm na caixa, mas só pegou porque tem um chapa de metal OEM que não foi colocada. Quando colocou acabou o problema na hora. Agora estou remontando tudo. Comprando as últimas miudesas e pronto.
 

overspeed

Comerciante
Lembrando que volante muito aliviado causa oscilação na marcha lenta, o principal motivo do peso do volante é justamente armazenar energia em giros mais baixos para deixar o comportamento mais macio e suave (imagine que em marcha lenta recebe pulsos de energia em intervalo de tempo muito mais do que andando tipo 3.000) nessa condição a carga oscila e estas oscilações tem um tempo de resposta que não é instantâneo pois a ECU enriquece/empobrece e ainda modifica o ponto e abre o atuador e iso leva um tempo.

Qto a perda de torque, isso é mais uma balela que algum jornalista dito especializado proferiu e virou lenda....a lógica é simples, se ele ARMAZENA energia vc esta deixando de ter a disposição qdo esta gerando, ou seja v tem menos energia disponível e isso se traduz em menor torque, esta energia só poderia ser útil se o motor estiver no limiar de geração, momento no qual a energia armazenada é maior do que a gerada e no caso acontece em marcha lenta devido ao tempo de resposta dos atuadores, em carga e andando isso não acontece.

O que se percebe é que qdo vc troca de marcha em giros alto qdo o volante é pesado vc pisa na embreagem e a rotação se mantem (ou até sobe em alguns carros) e isso facilita a troca de marcha pro motorista mediano (facilita a atuação do sincronizado), num volante leve vc perde este efeito e tbm no freio motor pois vc não tem a energia cinética do carro em movimento sendo armazenada...

numa subida com volante mais leve vc sobe melhor (menos acelerador), em giros baixos vc tem mais resposta ao acelerador (pisa e ele responde mais rapido)...em marchas mais longas o efeito é cada vez menor
 

Stack

Membro
@halanedson

Vamos lá... Sobre o volante aliviado, o meu é super aliviado, pesa uns 6kg ou 8kg só... Não lembro.. É realmente muito baixo. Não acredito que perde torque, pelo contrario, o mecanismo fica 'mais solto' pra trabalhar...
O problema é que ele não é bimassa... Esse é o problema! Se fosse um 'aliviado' bi-massa, se é que existe, acho que seria melhor.

O principal problema é que essa porra faz barulho praaa caralho, tanto na lenta, como na alta, sinceramente, o carro fica parecendo uma lata velha.
Essa embreagem é muito parruda pra potência que eu tenho (spec3+) É embreagem pra 78kgf de torque e sei la quantos cv... Meu problema são as arrancadas, eu tenho que sair queimando a embreagem pro carro sair forte... Se eu tirar o pé de uma vez o giro cai de uma vez e o carro sai mucho (com a haldex ativada), se eu desativar a haldex e sair com pé embaixo e soltar a embreagem de uma vez ele sai fritando bonito, mas quando ela ta ativada o carro não tem forca nem torque pra empurrar as 4 rodas o kit de volante + embreagem 'acopla' de uma vez e o carro sai mucho...

Pelo que me falaram, se fosse um volante bimassa ele daria uma 'patinada' e o carro sairia forte, diferente do volante normal... ai eu já não sei se é verdade..
Segue alguns videos


Soltando a embreagem de uma vez:
http://www.youtube.com/watch?v=3LWsmT2kU9o

Queimando embreagem:
http://www.youtube.com/watch?v=y6DXtev6kZI


Abraços
 

Stack

Membro
@overspeed falou uma verdade.. A rotação cai muito rapido, isso dificulta as trocas de marchas, por que antes de soltar a embreagem (acelerando) você tem que pisar no acelerador pra dar giro e a mesma coisa na reduzida... famoso punta taco que treino quase todo dia... ou eu freio de mais ou freio de menos... eu tava precisando daqueles pedais de opala, que tem uns 40 centimetros de altura hahaha

Eu não tive muito problema na oscilação da lenta com o carro QUENTE... ele fica entre 730-760 snme... Agora quando o carro ta esquentando, ela oscila DE MAIS.

Sobre energia, força centrípeta, delta x-y/2 que o over falou, ja nao manjo nada uahueha
 

DoDo!

Novato
Havia falado um monte de coisas que não interessam mais hahaha o tópico já tomou outro rumo haha.

Show de bola, parabens pelo projeto ! Boa sorte !
 

halanedson

Aro 12
É... Eu não esperava isso a está altura do campeonato. Estou preocupado com o desempenho do carro com esta embreagem. Pensei estar comprando uma das melhores coisas disponíveis no mercado. O carro já é morto em baixa, fico preocupado demais com a arrancada dele. Sinceramente. @overspeed os bicos comprados (Deka Siemens) já não favorece um acerto na gasolina em baixa (correto?). O volante aliviado tbm não. O que podemos fazer? Será que não seria melhor a gente mudar e acertar no etanol e trocar os bicos e bomba de combustível? O que posso fazer para o carro ter uma boa arrancada?
 

Guegué

Novato
halanedson disse:
Pow Guegué.... Aí vc que quebra. kkkkkkkkk Menos, menos.


Quero saber o que posso fazer para melhorar o S3 com seu singelo motor OEM + Volante aliviado de alumínio.
desconheço uma solução pra isso. Isso é um problema no 20v.

O over pode te ajudar melhorando o avanço e tentando deixar mais espertinho. Mas solução mesmo pra isso, só o famoso kit stroker = 2.0 + 10,11:1 de taxa.
 

Stack

Membro
A ideia do meu é deixar no stroker também e ver como esse volante se comporta, mas isso vai levar meseses...
Mas é assim, eu sinceramente não achei que perdi força em baixa rotação com esse volante, pelo contrário, mas infelizmente o carro não chegou a rodar no dinamometro com o volante OEM e com o volante aliviado. Eu sinceramente abriria mão do volante aliviado hoje em dia, não por que perde força/potência, isso eu não percebi, assim como a minha marcha lenta não fica oscilando também (o overspeed nem lembra de mim, nem vai lembrar de quando ele acertou meu carro uHAUEHuha, mas ah lenta não oscilava).... Eu abriria mão do volante aliviado, por que o 'launch control' é meu pé esquerdo e isso judia muito da embreagem, toda vez que eu saio moendo, eu sinto ela 'arranhando' e entrando em atrito a porra toda... :(.. E como dizia o fredymamede eu tive que dar o cú pra pagar essa embreagem.
 

halanedson

Aro 12
overspeed disse:
Cara...relaxa um pouco e espera o resultado... volante aliviado num deixa ruim em baixa naum
Blz... Vamos esperar para ver como fica. @overspeed , vc remapeia central original do Peugeot 308 THP? Estou com um projeto de troca de turbina para ele. Coisa não tão robusta como o Audi. Só troca de turbina, intercooler, escape, bicos (?????) e talvez bomba de combustível. Ele hoje já é remapeado. Estou com aproximadamente 200cv e 30 kgf.m de torque. O objetivo é atingir 270~280cv e 35~36 kgf.m de torque. Vc faz esse acerto?
 

overspeed

Comerciante
Nunca fiz nenhum... a central é MED17 e eu tenho um aparelho que faz em boot (posso testar via OBD se quem fez não travou a leitura e gravação)
 
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