PREPARAÇÃO SUGERIDA 8P

Pessoal, pesquisei bastante os topicos e tal, mas ainda não cheguei numa conclusão

peguei um A3 2008 FSI e estou fazendo toda a revisão preventiva, e agora, começa a brincadeira. Será um carro de uso diário, não penso num estagio 3 no momento, então farei o seguinte:

1) filtro conico K&N ou algum intake com tubulação completa. o conico ja está instalado
2) Downpipe de 3pol (vou por semana q vem)
3) reparo da HPFP, que o @[member="overspeed"] sugeriu

dai vem a grande duvida: o que faço de programação?

1) unichip - caro, desisti
2) APR R$ 3300, achei caro, mas tem a vantagem de ter 4 preparações. quantos cv vai dar será?
3) unitronic - pesquisei ontem, R$ 2990 o chip e R$ 5300 com o DSG junto
4) remapeamento com o @[member="overspeed"] - é a que eu tenho mais tendencia a fazer, pelo menor custo, pela alta experiencia do @[member="overspeed"] que eu li nos topicos, e por um ganho estimado de R$ 275cv com tudo que esta no carro.


o que vcs fariam?

gostaria de relatos de quem ja fez o que e o que achou.

Vou usar comum no momento mas penso em usar podium depois de chipado
 

della

Membro
fcapitanucci disse:
Pessoal, pesquisei bastante os topicos e tal, mas ainda não cheguei numa conclusão

peguei um A3 2008 FSI e estou fazendo toda a revisão preventiva, e agora, começa a brincadeira. Será um carro de uso diário, não penso num estagio 3 no momento, então farei o seguinte:

1) filtro conico K&N ou algum intake com tubulação completa. o conico ja está instalado
2) Downpipe de 3pol (vou por semana q vem)
3) reparo da HPFP, que o @[member="overspeed"] sugeriu

dai vem a grande duvida: o que faço de programação?

1) unichip - caro, desisti
2) APR R$ 3300, achei caro, mas tem a vantagem de ter 4 preparações. quantos cv vai dar será?
3) unitronic - pesquisei ontem, R$ 2990 o chip e R$ 5300 com o DSG junto
4) remapeamento com o @[member="overspeed"] - é a que eu tenho mais tendencia a fazer, pelo menor custo, pela alta experiencia do @[member="overspeed"] que eu li nos topicos, e por um ganho estimado de R$ 275cv com tudo que esta no carro.


o que vcs fariam?

gostaria de relatos de quem ja fez o que e o que achou.

Vou usar comum no momento mas penso em usar podium depois de chipado
Tenho alguma experiência com isso, vamos lá:

Estágio 1, basta remapear a ECU, com filtro esportivo vem algo em torno de 210a220whp, excelente pro uso urbano, arrisco a dizer que não precisa mais do que isso para ser feliz se vc andar a maior parte do tempo na cidade.

Mas como o ser humano é um eterno insatisfeito...

Estagio 2, precisa do downpipe e melhora desempenho em alta, ganho perceptível principalmente na estrada e de pá cravado, com o filtro esportivo dá algo entre 230 e 240whp, dependendo do sw que vc escolher

Estágio 2+ (apenas para EA113, que é o motor dos 2007 a 2009), mesma config do estágio 2 com acréscimo de upgrade da HPFP (bomba de alta), entrega entre 250 e 260whp.

Estagio 3, troca da turbina por K04, daí já é praticamente obrigatório trocar IC e outras firulas, entrega ao redor de 310whp

E por último Big Turbo, daí o céu (e seu bolso) são os fatores limitadores.

Obs1: A partir do Estágio 2+ é recomendável investir em freios melhores e um IC maior também é bem vindo.
Obs2: Recomendo incluir uma DV versão nova no seu caso, EA113 usa DV de membrana que rompe com o uso e maior pressão quando é feito reflash, pode utilizar a DV dos EA888 que é de pistão, a mesma do A3 2010-> ou Jetta MK6, ou ainda versões aftermarket como GFB, forge, etc...
 

prisco

Novato
O Della resumiu legal e dou meu pitaco abaixo:

Estágio 2 vai te atender muito bem no que propôs e HPFP acho primordial nesse caso. Recomendo parar por ai pq qnt mais mexe mais fede depois disso kkkkk
Remap fiz o o Over e recomendo.



@[member="della"] 20Whp só com a HPFP? 250 é o máximo que vimos no Dynojet com o remap bruto e inclusive IC. 260 acho díficil conseguir.
 

overspeed

Comerciante
Della

Acima de 250cv de motor já é bom trocar a HPFP pois o torque intermediário requer mais combustivel do que a bomba provê (é linear por ser mecânica)...é vastamente documentado por todos os tunners do mercado.

O que EU defino como stg nesse motor/carro: (ligeiramente diferente de APR, Unitronic, Revo e outros)
Stg 1 = 245 a 250cv (Chip, sem filtro nem nada)
Stg 1+ = 252 a 258cv (Chip e inbox)
Stg 2 = 268 a 270cv (chip, DP3", inbox, HPFP)
Stg 2+ = 270 a 278cv (Chip DP 3", HPFP, CAI)

Se quiser uma reprogramação AGRESSIVA as vezes pode vir um pouco a mais usando exclusivamente podium
 

della

Membro
prisco disse:
O Della resumiu legal e dou meu pitaco abaixo:

Estágio 2 vai te atender muito bem no que propôs e HPFP acho primordial nesse caso. Recomendo parar por ai pq qnt mais mexe mais fede depois disso kkkkk
Remap fiz o o Over e recomendo.



@[member="della"] 20Whp só com a HPFP? 250 é o máximo que vimos no Dynojet com o remap bruto e inclusive IC. 260 acho díficil conseguir.
Ainda não vimos nenhum EA113 no djet com mapa agressivo e up na HPFP, de qualquer forma é dificil msm, vamos esperar pra ver, sem sonhar alto...

overspeed disse:
Della

Acima de 250cv de motor já é bom trocar a HPFP pois o torque intermediário requer mais combustivel do que a bomba provê (é linear por ser mecânica)...é vastamente documentado por todos os tunners do mercado.

O que EU defino como stg nesse motor/carro: (ligeiramente diferente de APR, Unitronic, Revo e outros)
Stg 1 = 245 a 250cv (Chip, sem filtro nem nada)
Stg 1+ = 252 a 258cv (Chip e inbox)
Stg 2 = 268 a 270cv (chip, DP3", inbox, HPFP)
Stg 2+ = 270 a 278cv (Chip DP 3", HPFP, CAI)

Se quiser uma reprogramação AGRESSIVA as vezes pode vir um pouco a mais usando exclusivamente podium
Tem razão Over, me lembrei agora que no preto quando estava STG2 sem HPFP rolava uns buracos vez por outra quando tava metendo carga perto de 5KRPM e quando soquei HPFP sarou!
 
Vcs são os caras, falaram tudo e explicaram tudinho o que eu precisava e queria ler e ouvir kkkk

Realmente se não tem EA113 no stage 2+, agora vai ter um.


Hoje estou providenciando o reparo da HPFP, para dar ganho.
A CAI eu ainda vou providenciar, ou vou construir ou vou comprar uma tubulação, mas no momento ja tem o conico K&N.
Downpipe vou semana q vem providenciar, to loco pra por.

Uma pequena duvida: vi o espaçador http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-575284154-blow-off-vw-tfsi-valvula-espirro-passat-audi-a3-apr-r-line-_JM
que é a valvula blowoff. queria um somzinho mas nada estrondoso que chama atenção onde passa, e sim eu escutar e me empolgar

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-577137635-blow-off-regulavel-espirro-tfsi-apr-forge-passat-a4-a3-_JM
REGULAVEL

presta essas 2? a regulavel vale a pena? estou até pensando que como o carro tem 113mil km, comprar uma nova DIVERTER VALVE la nos eua, pq é barata e evita vazamento.


Freio coloquei discos novos, foram fremax mesmo, mas coloquei pastilhas EBC GREEN, p/ dar mais agarre.



@[member="overspeed"]....novembro ou final de outubro é nois no DINO. vou comprar hj as peças e mandar pra um cara despachar....chega nuns 30-40 dias...ai vamos q vamos
 

DrekTo

Novato
della disse:
Isso se for APR.

Demais dealers costumam chamar de stg3 a troca de turbina.
Entao... justamente o que eu disse... stage 3 da apr é com garret...
Unitronic stg 2+ como disseram ja é k04 tambem...
 

overspeed

Comerciante
Minha concepção pra qualquer carro:

STG 1 (nenhuma alteração ou alterações que vc possa fazer em casa estilo "bricolagem")
- filtro de ar inbox ou cônico na tubulação original
- modificações na caixa de ar

STG 2 (alterações pequenas, mas que exigem ferramental ou habilidade especialziada)
- Downpipe
- Escape
- CAI
- HPFP (especificamente neste caso)

STG 3 (substituição de peças limites à potencia = turbina, bicos, etc e que acabam requerendo outras modificações)
- turbina
- bicos
- coletor
- adaptar pressurização

STG 4 (modificação do motor, stroker, troca de peças por forjadas, mudança de comandos, taxa, etc.)
 

Icejar

Membro
Já que vão fixar ,falem mais sobre Big Turbo .Aonde posso ler sobre esse tipo de Up ,para os motores citados no tópico .

Abs,

Junior
 
to gostando, to gostando....

@[member="DrekTo"] ja está me ajudando com o reparo da HPFP, logo mais estou contatando o @[member="overspeed"] para chipar a maquina

Downpipe vem essa semana....agora vai....
 

DrekTo

Novato
fcapitanucci disse:
to gostando, to gostando....

@[member="DrekTo"] ja está me ajudando com o reparo da HPFP, logo mais estou contatando o @[member="overspeed"] para chipar a maquina

Downpipe vem essa semana....agora vai....
Pretende depois migrar para k04 ou big ou manter a melhor preparacao possivel na k03?
 
Pretendo manter a melhor preparação p/ K03

K04 vai turbina, intercooler, bicos...dai fica tão forte pro dia a dia q vai suspensão e tal...

melhor p/ K03 e pronto...
 

DrekTo

Novato
fcapitanucci disse:
Pretendo manter a melhor preparação p/ K03

K04 vai turbina, intercooler, bicos...dai fica tão forte pro dia a dia q vai suspensão e tal...

melhor p/ K03 e pronto...
vou te falar... o preco vai mesmo... mais pro dia a dia fica bom demais... moro no butanta e trabalho na paulista... usava todos os dias... nunca tive nenhum b.o...
 
Topo