[Porta copos] Como remover, lubrificar, etc... (tópicos unidos)

simpa

Novato
Meu porta copos não abre ao pressionar, tenho q tipo puxar ele com algum objeto pontiagudo e deixar ele alguns milimetros aberto. Assim eu só puxo quando uso (apesar q é raro) e ao guardar, não aperto ele totalmente, deixo com uma folga.
Não consegui identificar o q falta pra ele abrir corretamente, acho q pode ser alguma molinha que faça ele ir pra traz e depois saltar pra fora, mas não consegui identificar corretamente.
Se alguem tiver dica de como arruar isso, será bem vinda.

Valew!

gian180T

Membro
arranca ele fora, bem provavel que seja a "mola" ela fica enrolada na parte trazeira do porta copos e presa na parte superior da "caixa" do porta copos...

depois que conseguir abrir, lubrifica as pistas com vaselina sólida. outro lugar que vale lubrificar com vaselina pra ficar uma beleza de macio são as pistas do teto solar!

abs!

velton21

Membro
O meu parece que a caixa é menor que o aparelho de dentro. vou vr se consigo lima a parte que ta emperrada pra fluir melhor ...

velton21

Membro
Resolvido meu problema.! Era uma travinha que tava quebrada e não deixava o conjunto fechar todo, o que fazia entrar apertado o porta copos. fora isso descobri que outra travinha que faz ele ficar preso dentro tarava quebrada. colei e ficou dez. Pra quem pensou que não tinha o porta copos to no lucro..fiquei muito feliz com a descoberta.. POr isso que gosto do meu carro, cada dia é uma surpresa nova..e viva o A3 CLUBE!!!!!

Tem uma dica de como retirar? O meu também está travado...[/quote]

Amigão, não precisa tirar o porta-copos do painel... faça como fiz no meu que estava saindo devagarzinho e as vezes emperrava e não saia nem a pau: pega um desengripante WD40 ou de outra marca equivalente e com o canudinho que vem junto (aquele que serve para direcionar melhor o jato), aplique diretamente na engrenagem de libera a bandejinha do porta-copo. Olhando de frente para o porta-copo, a engrenagem está no lado direito a uns dois centímentros pra dentro. Lubrifique, feche, abra, lubrifique de novo, feche, abra e já era!!! Resolve de forma fácil, barata e rápida.

padovani

Novato
O meu uns dias atrás travou tb... Ele funcionava normal, mas sempre meio emperrado, até que travou de vez. Na hora fiquei bastante preocupado, tipo, "o que faço agora"?! Apertava, apertava e o bixinho não saía. Até que tive uma idéia boba que deu certo... saí andar com o carro e onde o asfalto ficava irregular com ondulações eu tentava abrir, e em determinado ponto ele abriu! Mas no fim da história eu percebi que não foi devido ao lugar que ele abriu, mas sim no JEITO DE APERTAR a caixinha: olhando ela de frente, ela não abre se apenas apertar ela no centro ou no lado direito (passageiro). No meu carro ela apenas abre se apertar o porta-copos mais ao lado direito do botão (motorista), fazendo-se uma leve pressão também para o lado esquerdo (como se estivesse "puxando" o dedo para o lado do motorista. Pode parecer estranho, mas é assim que meu porta-copos abre. Sei lá, pode ser uma tentativa para outros daqui do fórum...

Ah, vi também bastante gente comentando em posts que lubrificam com graxa branca ou WD... Pergunto se não seria melhor tentar usar grafite nesses dispositivos plásticos???

daponte

Novato
Galera, vamos-lá, procurei um tópico adequado ao assunto e acho que esse é melhor.

Estilo FBI.

PROBLEMA: Porta-copos não trava quando é fechado.

COMO FOI? À pouco tempo ele estava travando e não queria abrir, foi lá lubrifiquei ele inteiro e pronto, tudo ok.
Um certo dia com ele aberto eu fechei e o maldito não ficou fechado, e desde então o problema persiste!

SOLUÇÃO: Desmontei a bagaça, e vou lubrificá-lo adequadamente,etc... agora com a bagaça desmontada AONDE fica a trava e/ou como ela funciona, será que quebrou?

Alguém que já passou por isso por favor me ajude, na boa, a3 sem porta-copos não é a3.

Só aproveitando as informações acima meu teto ta fazendo barulho também, eu tenho tanto vaselina e grafite, qual o mais apropriado para passar?

Vlw!

della

Membro
No teto eu usei vaselina e ficou muito bom.
No porta copo e usei WD40 e travou de vez, oleo ali não é bom, pois "cola" as partes deslizantes e não deixa abrir normalmente... Pro porta copos acho melhor grafite, se bem que eu apenas lavei bem ele, tirei toda a gordura e a parada destravou normalmente.

daponte

Novato
della disse:
No teto eu usei vaselina e ficou muito bom.
No porta copo e usei WD40 e travou de vez, oleo ali não é bom, pois "cola" as partes deslizantes e não deixa abrir normalmente... Pro porta copos acho melhor grafite, se bem que eu apenas lavei bem ele, tirei toda a gordura e a parada destravou normalmente.

VLw Della, mas o problema agra é que ele NÃO trava quando fecha!! hehehe fica abrindo e abrindo...

padovani disse:
Ah, vi também bastante gente comentando em posts que lubrificam com graxa branca ou WD... Pergunto se não seria melhor tentar usar grafite nesses dispositivos plásticos???

Padovani, não precisa de "arte manha" para abrir se vc fizer como eu fiz. O que acontece com o porta-copos é que o "dispositivo" (aquela engrenagem) que controla a abertura suave do porta copos vai emperrando com o tempo (não sei porque, talvez por falta de lubrificação) e aplicando um pouco de WD40, ele "desengripa" e volta a funcionar perfeitamente. Experimenta aí!

padovani

Novato
rogeriocabral disse:
Padovani, não precisa de "arte manha" para abrir se vc fizer como eu fiz. O que acontece com o porta-copos é que o "dispositivo" (aquela engrenagem) que controla a abertura suave do porta copos vai emperrando com o tempo (não sei porque, talvez por falta de lubrificação) e aplicando um pouco de WD40, ele "desengripa" e volta a funcionar perfeitamente. Experimenta aí!
Então Rogerio, vi seu post só agora...
Eu acabei comprando grafite pra passar nas portas ontem à noite, e passei hoje na hora do almoço. Aproveitei pra experimentar tb no porta-copos... fiz um pouco de sujeira, sabe. Mas "assoprei" ele no canto direito, onde o pessoal comentou que fica esta engrenagem...
Rapaz... que diferença!!! Ficou novo! Tb acabei passando em outras partes do porta-copos que deslizam, e mudou completamente.

padovani disse:
Eu acabei comprando grafite pra passar nas portas ontem à noite, e passei hoje na hora do almoço. Aproveitei pra experimentar tb no porta-copos... fiz um pouco de sujeira, sabe. Mas "assoprei" ele no canto direito, onde o pessoal comentou que fica esta engrenagem...
Rapaz... que diferença!!! Ficou novo! Tb acabei passando em outras partes do porta-copos que deslizam, e mudou completamente.

Beleza então... eu ficava louco de raiva quando o porta-copo não abria... cheguei a dar uma porradas no painel (de leve, para não estragar rsrs) para ver se o negócios saia.

daponte

Novato
Pessoal será que alguém pode me ajudar, meu porta copos não está mais travando!!! eu fecho ele abre, eu fecho ele abre por ai vai o resto do dia...

Já desmontei ele mas não faço idéia do que é responsável pelo travamento quando é fechado para consertar!

Se alguém souber me ajudaria muito!

Vlw

padovani

Novato
gabrielm disse:
é chato trabalhar com grafite em pó mesmo....espalha por tudo aquela fumacinha....rsss
Afff... nem me fale Gabriel! E além disso, tem vezes que você vai apertando e não sai, aperta um pouquinho mais e ainda não sai... daí quando vc perde a paciência e aperta de uma vez, sai um monte... putz.
Mas pelo menos resolveu bem a parada!

rogeriocabral disse:
Beleza então... eu ficava louco de raiva quando o porta-copo não abria... cheguei a dar uma porradas no painel (de leve, para não estragar rsrs) para ver se o negócios saia.
Vc sabe Rogerio que eu quase cheguei nesse extremo tb! Foi por sorte mesmo que eu encontrei esse tópico antes de partir pra porrada!

padovani

Novato
daponte disse:
Pessoal será que alguém pode me ajudar, meu porta copos não está mais travando!!! eu fecho ele abre, eu fecho ele abre por ai vai o resto do dia...

Já desmontei ele mas não faço idéia do que é responsável pelo travamento quando é fechado para consertar!

Vlw
Daponte... não vou poder ajudar muito pois não sei como é detalhadamente o mecanismo do porta-copos, mas uma coisa eu tenho certeza: existe algum tipo de trava que na hora que vc empurra, ele mantém o porta-copos recuado dentro do painel. Se o seu não está parando lá dentro, com certeza a trava não está atuando. E pra resolver isso não vejo outra solução a não ser remover o porta copos para achar a peça que não está travando...
Tem aqui neste tópico como fazer pra tirar ele! Com ele na mão você vai ver o mecanismo que trava o porta-copos. Acredito que esta trava ou quebrou, ou pode ter se soltado ou escapado da posição ideal. Ou ainda pode ser apenas uma mola que escapou...

Mas guenta aí que logo vem gente mais especializada no assunto pra te ajudar!

daponte

Novato
padovani disse:
daponte disse:

Vlw
Daponte... não vou poder ajudar muito pois não sei como é detalhadamente o mecanismo do porta-copos, mas uma coisa eu tenho certeza: existe algum tipo de trava que na hora que vc empurra, ele mantém o porta-copos recuado dentro do painel. Se o seu não está parando lá dentro, com certeza a trava não está atuando. E pra resolver isso não vejo outra solução a não ser remover o porta copos para achar a peça que não está travando...
Tem aqui neste tópico como fazer pra tirar ele! Com ele na mão você vai ver o mecanismo que trava o porta-copos. Acredito que esta trava ou quebrou, ou pode ter se soltado ou escapado da posição ideal. Ou ainda pode ser apenas uma mola que escapou...

Mas guenta aí que logo vem gente mais especializada no assunto pra te ajudar!

Vlw pela respota padovani,então, eu já removi ele mas realmente ainda não tive muito tempo pra examinar com precisão, dei uma olhada rápida mas não achei nada que se parecesse como um mecanismo de trava, depois vou postar fotos do mesmo!

Enquanto isso fico no aguardo de mais infos!

Obrigado