[Porta copos] Como remover, lubrificar, etc... (tópicos unidos)

Northon

Membro
pegue uma chave de fenda pequena com um pano para nao arranhar e coloque no buraco envolta da moldura e vai fazendo alavanca aos poucos. É normal quebrar uma travinha, aí só colar com bonder que resolve.
Tiranod a moldura, pegue uma lanterna e veja que tem umas travas na parte de cima (ou de baixo, nao lembro) do porta copos, aí enfie a chave de fenda ali, destrava e puxa, é simples.

Northon disse:
pegue uma chave de fenda pequena com um pano para nao arranhar e coloque no buraco envolta da moldura e vai fazendo alavanca aos poucos. É normal quebrar uma travinha, aí só colar com bonder que resolve.
Tiranod a moldura, pegue uma lanterna e veja que tem umas travas na parte de cima (ou de baixo, nao lembro) do porta copos, aí enfie a chave de fenda ali, destrava e puxa, é simples.
Não, não é normal quebrar um travinha, nem pensar, já li aqui neste fórum o procedimento de como retirar, procurem por aqui que tem, e não quebrava travinha nenhuma.
Dica: Sempre que possível, não utilizem uma chave de fenda, ela vai estragar o plástico, utilizem ferramentas tb de plástico, eu uso um cartão de crédito, sempre que possível pra não marcar as peças.

defacer

Membro
Eu acabei de retirar a moldura do meu, é muito simples, estava parado no semáforo e com uma pequena chave de fenda retirei. Não quebrou nenhuma trava e não estragou nada, é muito mais simples do que eu imaginava. Depois de retirada a moldura é só puxar o porta copos que sai com muita facilidade.
O meu porta copos está travado, não abre. Como faço para destravá-lo para fazer a lubrificação?

Northon

Membro
defacer disse:
Eu acabei de retirar a moldura do meu, é muito simples, estava parado no semáforo e com uma pequena chave de fenda retirei. Não quebrou nenhuma trava e não estragou nada, é muito mais simples do que eu imaginava. Depois de retirada a moldura é só puxar o porta copos que sai com muita facilidade.
O meu porta copos está travado, não abre. Como faço para destravá-lo para fazer a lubrificação?

com muita sorte e paciencia vc consegue destrancar :\
vai colocando graxa branca e mechendo de tudo que é jeito que talvez solte.
o meu tava emperrando mas nao trancou total...

paulobeto

Membro
gostei da palavra "sorte"

eu não tive sorte com isso.

Eu não consegui destravar nem a pau ... mas ok .. já vendi o carro a uns 3 anos .... mas ... olha .. eu tava rezando, fazendo oração, tava até ligando para o Padre Quevedo .. Mãe Dinah.... mas a p... do porta copo não abria nem com reza bravas...hehehe

defacer

Membro
Ai galera!! Destravei o meu!!! Usei um desengreipante estilo WD na parte posterior, onde tem a engrenagem e aquelas molas, dai com muita paciência empurrei a parte que fica para dentro várias vezes até que destravou, daí lubrifiquei com graxa todas as partes móveis e ficou zerado. Fica ai a dica, o processo é extremamente simples e pode evitar um gasto desnecessário.

Desmontei o meu essa semana pra arrumar.
Basta tirar a moldura com uma chave de fenda fina e na parte superior do porta copos tem duas travinhas que podem ser acionadas com a mesma chave fina pra ser retirada.
O meu estava travando devido a refrigerante que caiu. Lavei bem com água e sabão, desmontei todinho e deixei secar. Montei e lubrifiquei com graxa todas as articulações.
Detalhe: Existe uma engrenagenzinha de plastico na parte superior do porta copos que faz com que ele abra devagar e muitas vezes ela é a causadora do travamento. No primeiro Audi que tive isso ocorreu e então tirei ela. Nesse novo Audi, ao desmontar pra lubrificar já aproveitei pra retirar a engrenagem e deixei ela guardada aqui. Recomendo a quem for desmontar pra lubrificar, já fazer o mesmo. Teste e veja como fica melhor e evita futuros problemas.

Espero ter ajudado.
Abraços!

Ahh! Soh pra lembrar...
No caso dos A3 que os botões do lado esquerdo do porta copos não tem nenhuma função e são apenas de enfeite (Local onde fica os botões de ASR, ESP, sei lá eu oq..rs) fica muito interessante e útil colocar um segundo porta copos! O encaixe é igualzinho dos dois lados.
No meu caso, apenas inverti o lado do porta copos pra minha garrafinha de água ficar mais perto de mim..rs

Micuim

Membro
Kaco, valeu pelas dicas! Tenho que enfrentar meu porta-copor um dia desses, pois desde que peguei o carro, ele tá lá, fechadinho (travadinho)...
Queria conseguir outro porta-copos prá preencher esse espaço do lado esquerdo...

Samu

Novato
Acabei de tirar a moldura, bem sussa, só não consegui tirar o porta-copo todo!

Em casa eu quebro... ops, em casa eu tento!! :grin:

gabrielm

Novato
nunca usei o porta copo...quando preciso coloco naquele do porta-luvas...até porque nao pego copo, só latinha...e latinha no porta copos nao da, muito peso...

yurimedau

Novato
gabrielm disse:
nunca usei o porta copo...quando preciso coloco naquele do porta-luvas...até porque nao pego copo, só latinha...e latinha no porta copos nao da, muito peso...

Muito peso?
Eu coloco aqueles copões GG de coca-cola do Mcdonalds lá e mais um pacotão de batata atras! E nunca quebrou, ta firme e forte!
kkkkkkkkkkk
Abraços

alexandresk

Novato
[ PETROL HEAD MODE ON ] vcs comem e bebem no carro?? PORCOS!! [ PETROL HEAD MODE OFF ]

uhauahuahuhauh

mas isso ai é problema de mola cansada.

quando comprei o meu ele andava meio travadinho. uma vez travou mas bati bastante nele e soltou.

uma dica é deixar ele bastante tempo aberto, dai a mola estica e tem mais força não deixando ele travar. sempre quando meu carro ta parado deixo ele aberto. nunca mais quis travar.

se vc desmontar ele uma boa ideia é retirar a mola ( se possível ) e prender ela em algo pra alonga-la. dai fica mais forte e não trava.

yurimedau

Novato
AloexandreSK seu porra loka!!!!!!
Vai dizer que vc não come nada no carro, seu certinho!!!!
KKKKKKKKKKKKKk
Eu ja dirigi comendo lanche, doritos, coca, batata frita, amendoim japonês, strogonoof do frango assado e pizza!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Só não dirijo e bebo alcool!

não sei se tem outro modelo mais o meu quando desmontei, o que faz ele sair, é uma especie de fita, que fica enrolanda, em uma peça rendonda, bem no inicio do porta copo, quando ele ta fechado ela esta desenrolada da peça. destravando o porta copo ela enrola denovo como ela ta na ponta da frente, tras o porta copo pra fora, portanto, não teria como "alongar" esta fita. mais no meu caso eu limpei ela, deixei bastante no sol, e destravou ("voltou" a pressão), com ela molhado ou com oleo, é pior ( esperiencia propria )

RaFa360x

Membro
eh que desmontei o meu, pulo tudo a mola, agora nao sei montar, deixei ele fechado no painel mesmo.. sem utilidade... vou ver se consigo montar.. se tiver fotos de como eh ajudara muito

abrass

lucacdr

Novato
O meu nao estava abrindo, removi a moldura que envolve o botão do pisca e o porta-copos 3 travinhas em cima e 3 embaixo interna, com uma chave de fenda bem fininha com a ponta levemente dobrada pra poder puxar pra fora a moldura. depois disso e so sacar o porta copos, uma caixinha. no meu caso eu limpei bem e lubrifiquei com desingripante e voltou a funcionar, mas ela ainda da umas travadinha de vez enqundo. pensei em fixar uma mola de compressao fazendo com que quando chegar no final do curso esta mola fique presionando a caixa pra fora, coisa bem simples que nao vai interferir em nada e ira funcionar perfeitamente.
Lucas

gian180T

Membro
AS555N disse:
Lipe, o que deve ter acontecido foi que bem na traseira na parte de cima tem uma trava parecida com aquelas canetas de ponta retrátil que deve ter quebrado, sem essa trava ele não fica recolhido, aconteceu comigo uma vez mas consegui achar a bendita e colei, acabou o problema.
[]`s
Renato

Entao AS555N tu lembro o que fez ? ou colou o porta copos pra nunca mais abrir .. rsrs

acabei de desmontar o meu, e essa "travinha" do capeta estava quebrada, entao acabei colocando uma de metal( peguei um pequeno ferro, esquentei e coloquei no lugar da de plastico). porem ele feixa, mais nao abre(so se mecher com a mao no mecanismo), como tava meio de saco cheio, botei assim mesmo e com mais calma resolvo ...

se vc tiver uma luz pra mim ....