Noticia de interesse sobre os A3 180 e sua potência.

overspeed

Comerciante
@overspeed eu não confiei no resultado do dinamômetro do Dinoday, lembro do carro do @della uma 150 chip nascar deu menos que as 180 oem... Eu passei meu carro em outro dinamômetro esses dias e a diferença foi absurda... Se isso acontece com os 180 mesmo é um caso de processo na marca... E eles nem podem alegar o uso de combustível, pois na própria tampa de combustível pede 91 ron...

O dele não é automático ? como disse... medir potencia em dina de chassis (rolo) num automático é complicado porque se vc pisar de giro baixo no fundo ele faz kick-down. se pisar "quase" tudo as vezes não é o suficiente pra requisitar a ultima coluna de carga desejada (ai a pressão vem menor do que poderia dependendo de como o chip foi alterado).

A questão é como provar... quem seria um especialista pra poder comprovar isso ? a Bosch ? duvido que ela se envolva no processo...fora ela ninguem mais tem por assim dizer capacitação técnica inquestionável pra poder falar sobre o assunto...
 

della

Membro
O dele não é automático ? como disse... medir potencia em dina de chassis (rolo) num automático é complicado porque se vc pisar de giro baixo no fundo ele faz kick-down. se pisar "quase" tudo as vezes não é o suficiente pra requisitar a ultima coluna de carga desejada (ai a pressão vem menor do que poderia dependendo de como o chip foi alterado).

A questão é como provar... quem seria um especialista pra poder comprovar isso ? a Bosch ? duvido que ela se envolva no processo...fora ela ninguem mais tem por assim dizer capacitação técnica inquestionável pra poder falar sobre o assunto...
Isso mesmo @overspeed é automático e o Ademir no dia me explicou exatamente isto que vc está falando...
 

alexsp91

Membro
acho que pra medir isso, só tirando um motor oem fora e levando na maua pra fazerem teste nos dinamometros de bancada...querendo ou nao lah tem 10 ou 12 dinos de bancada se nao me engano...
 
Tira teima: Segue gráficas de três passadas no Dino da Dynos Race - SBC, hoje de manhã;

1A. PASSADA
dynosrace1apassada.jpg


2a. PASSADA
dynosrace2apassada.jpg


3a. PASSADA
dynosrace3apassada.jpg


TABELA DE VELOCIDADE
dynosracetabeladeveloci.jpg


Minhas considerações: o carro atingiu mais do que o especulado pelo @overspeed, então, não entendi o que rola com essa questão da centrais iguais em modelos diferentes (150cv/180cv)... seguindo os critérios expostos pelo Junior, era esperado, no caso do meu 8L que é originalíssimo, agora com pouco mais de 25mil km, entre 165 e 175cv....
 

MarceloA3T

Membro
Verdade... o seu deu exatamente o que tem um 180 cv declarado pela Audi, 180 cv a 5500 RPM e 23,9 kgf de torque.

Porem o torque deu sempre acima do declarado !! hehe Será o seu carro um "godbless edition" @rogeriocabral ?

Ou vc tem um up escondido aí debaixo do capô ?? Zueira man !! Seu carro realmente está show de bola... zerado e com a potencia declarada.
 

marioaoliva

Moderador
Legal Rogeriao, mas tinha que ter medido um dos nossos junto tb... Ele deve ter mudado a carga do dinamo do ano passado pra ka... O meu ano passado deu 173 cv e 25 de torque...
 
Verdade... o seu deu exatamente o que tem um 180 cv declarado pela Audi, 180 cv a 5500 RPM e 23,9 kgf de torque.

Porem o torque deu sempre acima do declarado !! hehe Será o seu carro um "godbless edition" @rogeriocabral ?

"godbless edition" foi ótima KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK racheui de rir... ainda não tinha ouvido falar nessa hahaha aiai
Legal Rogeriao, mas tinha que ter medido um dos nossos junto tb... Ele deve ter mudado a carga do dinamo do ano passado pra ka... O meu ano passado deu 173 cv e 25 de torque...

Pode ser Mario, francamente nem perguntei isso pro Ademir, mas é possível... Não seria o caso de marcarmos novamente um Dynos Day? Eu vou chipar e colocar o filtro K&N in box e voltar lá pra medir de novo pra comparar...
 

marioaoliva

Moderador
Pode ser Mario, francamente nem perguntei isso pro Ademir, mas é possível... Não seria o caso de marcarmos novamente um Dynos Day? Eu vou chipar e colocar o filtro K&N in box e voltar lá pra medir de novo pra comparar...

Mas ta top a potência... Se vc puder chip na Dinosrace, digo mede antes, over joga o programa e mede denovu...


Sent from my iPad using Tapatalk HD
 
Mas ta top a potência... Se vc puder chip na Dinosrace, digo mede antes, over joga o programa e mede denovu...


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A idéia é essa mesma... só não fiz isso ontem porque estou $ganhando$ $tempo$ hehehe pra chipar, afinal, "quinhentu é quinhentu". Mas estava curioso pra saber se essa questão de potência entre os 150 e 180cv.

Uma dúvida:
Quem deu as puxadas foi o próprio Ademir, será que ele pode influenciar de alguma forma a medição pelo fato de ter o hábito de puxar no rolo, ou seja, será que pelo fato dele ter a manha do Dino, poderia haver algum "inclemento" (não intencional) de potência?
 

MarceloA3T

Membro
Só se ele estiver fazendo algo diferente, mais acho que não. O ideal é na marcha com relação mais próxima a 1.1. No caso do nosso A3 seria a 4ª marcha... ai vai estabiliza até os 2000 RPM e cola o pé até o corte de RPM em 6600.

Vc podia ter feito alguns testes...o máximo antes de remapear ex. Leva um K&N inbox ...passa uma vez com o Oem, poe o inbox e veja se realmente rende uns 5 a 8 cv como fala na propria caixa do K&N.

Mede tb a pressão colocando um manometro ... vê quanto vem de pico e pra quanto cai perto do corte de RPM... e depois compara com o após remapeamento.
 

overspeed

Comerciante
Tira teima: Segue gráficas de três passadas no Dino da Dynos Race - SBC, hoje de manhã;

1A. PASSADA
dynosrace1apassada.jpg


2a. PASSADA
dynosrace2apassada.jpg


3a. PASSADA
dynosrace3apassada.jpg


TABELA DE VELOCIDADE
dynosracetabeladeveloci.jpg


Minhas considerações: o carro atingiu mais do que o especulado pelo @overspeed, então, não entendi o que rola com essa questão da centrais iguais em modelos diferentes (150cv/180cv)... seguindo os critérios expostos pelo Junior, era esperado, no caso do meu 8L que é originalíssimo, agora com pouco mais de 25mil km, entre 165 e 175cv....

De todos os A3 180 que eu vi medidos foi o que deu mais potência original... Qto a carga do dina, ela é dinâmica... esta sempre mudando, mas ele mesmo muda a calibração (qdo mede traça uma curva caracteristica que deve ser uma reta...se a reta ficar distorcida ou não for exatamente uma reta ele muda a calibração colocando mais/menos carga).

Falei com o Ademir na sexta-feira... fechamos um acordo de desconto, pra quem for fazer acerto lá comigo ele irá cobrar um valor diferenciado de R$ 90,00/hora
 
@overspeed
É R$90,00/hora com sua acessoria para acerto inclusa? Paguei R$80,00 só no Dina.
Vamos combinar lá no Ademir neste sábado, aí podemos fazer o que o @[member='marcelohp'] sugeriu, ou seja, medimos de novo original medindo quanto vem de pressão, depois colocamos o filtro k&N e medimos de novo, depois enfia o programinha diabólico e medimos de novo sempre monitorando a pressão da turba e.... pronto... domingos é nóis no S.A.
 

overspeed

Comerciante
@overspeed
É R$90,00/hora com sua acessoria para acerto inclusa? Paguei R$80,00 só no Dina.
Vamos combinar lá no Ademir neste sábado, aí podemos fazer o que o @[member='marcelohp'] sugeriu, ou seja, medimos de novo original medindo quanto vem de pressão, depois colocamos o filtro k&N e medimos de novo, depois enfia o programinha diabólico e medimos de novo sempre monitorando a pressão da turba e.... pronto... domingos é nóis no S.A.

É R$ 90/hora pra quem for fazer o acerto comigo (ai cobro o acerto a parte)... esse fds eu não posso (que tal marcar um dia a noite ?)

Abs
 

overspeed

Comerciante
Mais noticias... fomos lá o Rogerio e eu fazer o carro dele com ótimas esperanças de resultados...

Vou de traz pra frente pra ficar melhor explicado... medimos o carro dele original novamente e eu puxei o arquivo constatando que era 100% original, fiz uma primeira modificação e ... o carro não ganhou NADA de potência de pico, mas uma mudança e chegou a 184cv subindo um mapa um pouco mais apimentado e após abrir a caixa do filtro de ar chegamos a mais de 10cv de ganho de pico porém em algumas situações houve ganho superior a uns 60cv (no grafico estão os valores aproximados, acabei não pegando a folha de valores pra saber qto exatamente tem a mais)... o torque foi pra incriveis 36mkgf !!!





Achei estranho não ganhar tanto de alta qto normalmente se consegue ganhar e fui comparar a curva ORIGINAL do Rogério com os carros do Fred e do Mario no dia do dinaday... observamos que do Fred e Mario risca EXATAMENTE em cima as curvas de potencia e torque a ponto de em praticamente todo o grafico não conseguir diferenciar (risca em cima uma da outra), e do Rogério risca em cima, exceto unica e exclusivamente na região dos 5.800RPM aonde tem uns 10cv a mais indicando que o normal é realmente ter os 170cv de motor olhamos mais uns 4 carros que tinhamos certeza que éram originais e todos na casa dos 170cv, mas resolvi usar do pessoal do clube pra que os mesmos possam atestar que no dia do dinaday os carros eram originais e não apresentavam defeito



Notem que apenas 5.600 a curva de torque que deveria cair linear no carro do Rogério da uma subidinha (que faz ganhar os tais 10cv) e volta a cair igual aos demais nos 6.400 indicando que o carro dele é que esta fora do esperado e não os demais... o que tbm corrobora com o que disse antes, que os A3 150 do Brasil usam o mesmo arquivo 032S dos A3 150 lá de fora... com o alcool na mistura e os bicos 10% maiores acaba rendendo mais perto dos 180cv +/- 5% que a fabrica diz que é a tolerância pros seus motores.

Fiz o grafico do DC na N75... original eles ficam em volta dos 75%... neste mapa ai com 191cv ficavam em 100% praticamente o tempo todo, ou seja alguem ai não esta permitindo que o fluxo seja maior (filtro, ganhou 10cv abrindo a tampa... talvez escape, talvez catalisador, talvez variação de motor pra motor mesmo, não consegui identificar até o momento)
 

marioaoliva

Moderador
Mais noticias... fomos lá o Rogerio e eu fazer o carro dele com ótimas esperanças de resultados...

Vou de traz pra frente pra ficar melhor explicado... medimos o carro dele original novamente e eu puxei o arquivo constatando que era 100% original, fiz uma primeira modificação e ... o carro não ganhou NADA de potência de pico, mas uma mudança e chegou a 184cv subindo um mapa um pouco mais apimentado e após abrir a caixa do filtro de ar chegamos a mais de 10cv de ganho de pico porém em algumas situações houve ganho superior a uns 60cv (no grafico estão os valores aproximados, acabei não pegando a folha de valores pra saber qto exatamente tem a mais)... o torque foi pra incriveis 36mkgf !!!





Achei estranho não ganhar tanto de alta qto normalmente se consegue ganhar e fui comparar a curva ORIGINAL do Rogério com os carros do Fred e do Mario no dia do dinaday... observamos que do Fred e Mario risca EXATAMENTE em cima as curvas de potencia e torque a ponto de em praticamente todo o grafico não conseguir diferenciar (risca em cima uma da outra), e do Rogério risca em cima, exceto unica e exclusivamente na região dos 5.800RPM aonde tem uns 10cv a mais indicando que o normal é realmente ter os 170cv de motor olhamos mais uns 4 carros que tinhamos certeza que éram originais e todos na casa dos 170cv, mas resolvi usar do pessoal do clube pra que os mesmos possam atestar que no dia do dinaday os carros eram originais e não apresentavam defeito



Notem que apenas 5.600 a curva de torque que deveria cair linear no carro do Rogério da uma subidinha (que faz ganhar os tais 10cv) e volta a cair igual aos demais nos 6.400 indicando que o carro dele é que esta fora do esperado e não os demais... o que tbm corrobora com o que disse antes, que os A3 150 do Brasil usam o mesmo arquivo 032S dos A3 150 lá de fora... com o alcool na mistura e os bicos 10% maiores acaba rendendo mais perto dos 180cv +/- 5% que a fabrica diz que é a tolerância pros seus motores.

Fiz o grafico do DC na N75... original eles ficam em volta dos 75%... neste mapa ai com 191cv ficavam em 100% praticamente o tempo todo, ou seja alguem ai não esta permitindo que o fluxo seja maior (filtro, ganhou 10cv abrindo a tampa... talvez escape, talvez catalisador, talvez variação de motor pra motor mesmo, não consegui identificar até o momento)

Over, era k&n inbox novo? Acho q ele novo vem com muito oleo... Vou postar meu grafico em outro dinamo, vc acho que nem viu... Mais é mesmo dinamo da esther turbo e o mesmo dinamo das k04 do Rio que dão 300 cvs... Lembrando que no dia que passei, passou uma spb apr e deu 249cvs....

Sem confusões...

Primeira puxada...
sytyga8y.jpg


Segunda puxada...
taduqe5y.jpg
 

BlooD

Membro
Pra mim isso foi supreendente, serio mesmo. Jah dirigi varios 150cv antes de comprar meu carro e sempre achei muito manco! Nem parecia que era turbo. Nao tinha pegada.. E com todos que brinquei sempre fiquei uma distancia bem boa na frente... Novidade mesmo isso aí. Essa igualdade 'teorica' acontece na pratica tbm? E depois que chipei a diferenca eh muito grande!

Outra coisa, dps que chipei o 180cv foi nitida a diferenca, fiz com vc ano passado. Achei que estava com +- 210cv todo OEM, quer dizer entao que eh dificil se quer ter mais de 200cv?

Aproveito pra fazer uma pergunta, estou querendo colocar filtro conico K&N, precisa fazer remap denovo? Perde o acerto ou nao tem problema e tenho o ganho de cv ainda. Aproveitando, se um dia eu colocar downpipe 3"+escape 2,5", precisa remap? Mesma pergunta pra inlet forge.

Valeu.

Edit: aproveitarei para tirar todas minhas duvidas em um soh post, rsrs. E aquela historia que todo 180cv chipado iria pra 210cv+- e todo 150cv ia para 190cv+-??
 

overspeed

Comerciante
Pode usar filtro e tudo mais de "leticia" sim... o MAX tirou snme 205cv com todas as modificações...

Mas o que eu sempre bato na tecla é que potencia de pico realmente ganha pouco (vai de 170 pra 190cv como pode ser visto acima) mas de potencia média chega a ganha 50cv ali aonde vc começa a acelerar que é o que REALMENTE faz a diferença na hora que vc faz um comparativo com um outro carro.

150 e um caso a parte, vai a 190+/- 5cv (pessoal sempre pensa nos 195cv...mas a média oscila nos 190 mesmo..e não raro vi carro com tudo 100% em ordem que veio 185cv)...com escape filtro, inlet, etc ja vi na casa dos 210cv que é o limite de bicos por exemplo...
 
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