Noticia de interesse sobre os A3 180 e sua potência.

merotti

Membro
Então, seu eu levar meu a3 150cv com câmbio AT no dino ele provavelmente renderá entre 160 e 165cv ? :eek:

gabrielm

Novato
pra cima nao muda. so pra baixo. pelo que entendi é a potencia do 180 que real é +- 170. os 150 tem 150 e a variaçao de 5%

overspeed

Comerciante
Então, seu eu levar meu a3 150cv com câmbio AT no dino ele provavelmente renderá entre 160 e 165cv ? :eek:

Devido ao método de medição num dina de chassis pode ter alguma variação, tbm devido as perdas no cambio pode variar um pouco... mas é pra dar algo nessa ordem de grandeza...

Agora se tirar o motor e medir em dinamômetro de bancada (como é o correto pela norma) vai chegar nuns 160~165cv sim...

alexsp91

Membro
Entao a3 150, 180 e golf 150 manual tem a msm injecao e praticamente a msm potencia tirando o fato dos bicos e cabecote small port

Jah os a3 180 tip e golfs 180 manual ou tip jah utilizam a 7.5 e a turbina k03-05X fznd com q realmente tenham os 180 cavalos correto?

kikohonda

Membro
pra cima nao muda. so pra baixo. pelo que entendi é a potencia do 180 que real é +- 170. os 150 tem 150 e a variaçao de 5%

Não Gabriel, segundo essa teoria a potência é o seguinte:

180 manuais = +- 170 cvs,

180 tip = 180 cvs

150 manual ou auto = +- 160~165

kikohonda

Membro
Entao a3 150, 180 e golf 150 manual tem a msm injecao e praticamente a msm potencia tirando o fato dos bicos e cabecote small port

Jah os a3 180 tip e golfs 180 manual ou tip jah utilizam a 7.5 e a turbina k03-05X fznd com q realmente tenham os 180 cavalos correto?

Acho que é isso mesmo Alex. Também entendi assim.

overspeed

Comerciante
Apenas no Brasil:

A3 150 M3.8.3 large port K03-011 160~165cv (comum/podium)
Golf 150 M3.8.3 large port K03-011 160~165cv (comum/podium)

A3 MT 180 ME7.5.1 smallport K03-026 168 a 170cv (na comum/podium)
A3Tip 180 ME7.5.5 smallport K03-05X ?????? (não medi nenhuma 100% original)

Golf 180 ME7.5.5 small port K03-05X 185~187cv (na podium vem um pouco mais)

alias, Golf "193cv" tbm é balela, lá fora nunca existiu e usa o mesmo arquivo e configuração mecânica dos Golf 180... é porque acaba dando mais potência pela existencia do alcool.

obs: a gente chama de ME7.5.1 qdo usa duas sondas narrow e ME7.5.5 qdo usa Wideband e uma narrow... mas técnicamente ambas são ME7.5.5

prisco

Novato
Eu tinha um A3 2005 TIP e comprei um mesmo ano, só que manual. Ambos eram "virgem", originais.
Era nítido que o tip empurrava mais.. estranhei, mas comprei pois os 2 ficaram em casa por um tempo.
Para embalar, saida, até 2500 rpm, o manual vai melhor, acho que pelo cambio mesmo, dps o tip rendia nitidamente um pouco mais..

kikohonda

Membro
Acho que a relação de marchas do tip é mais curta tb, por isso essa sensação de empurrar mais. Mas pelos testes da época o manual andava mais, tanto de arrancada como de final...

Sábado agora vou lá na Dynosrace medir a potência do meu que está absolutamente todo ORIGINAL... e com recentes 25 mil km
Em tese, tem que dar 168 a 170cv aproximadamente, pelo que entendi.
Sábado mesmo posto o resultado.

alexandresk

Novato
isso até q responde umas experiencias que tive com 150 e 180, tinha visto 150 que andavam mais que 180, eu achava que eram chipados, mas não tinham nada que denunciasse, eram bem oem, duvido muito que eram chipados. e tb pensava que os 180 estavam em safe-mode, mas vai saber

OUTRAS COISA que eu sempre estranhei é ver que o torque é dito pelo fabricante que vem em 1950rpm, mas nos dinos que vi sempre ele só sobre ao máximo la pelas 2500rpm-3000rpm. Claro que em condições especiais até viria antes mas sempre acho estranho.

Lembrei de um artigo sobre uma MB AMG não lembro que modelo acho que era uma C 63, que tinha sido cedida pra um site testar e os cara levaram pro dino, ela tinha 80 cv a mais que o declarado, e testaram outros carros pra verificar se o dino estava certo e estava. Como ela era turbo ou com compressor, n lembro, eles concluiram que era uma versão pra "testes" bombado pro pessoal das revistas. No numero de 0-160 ele ficava igual ao da fabrica. Semanas depois ele pegaram emprestado um carro recem comprado e ele tinha +-80cv a menos que o outro no mesmo dino, e a aceleração era um segundo mais lenta. Isso nos EUA imagina aqui a festa que as fabricas fazem

pessoal ta empolgado com a polemica que o over levantou ..
não irei opinar,mais vou acompanhar.
kkkkkkk sera que tem mudanças na transmissão manual do 150 para o 180 ?

marioaoliva

Moderador
@overspeed eu não confiei no resultado do dinamômetro do Dinoday, lembro do carro do @della uma 150 chip nascar deu menos que as 180 oem... Eu passei meu carro em outro dinamômetro esses dias e a diferença foi absurda... Se isso acontece com os 180 mesmo é um caso de processo na marca... E eles nem podem alegar o uso de combustível, pois na própria tampa de combustível pede 91 ron...

alexandresk

Novato
dinos dynos e dinamometros

até a força que se amarra o carro no rolo interfere na potencia final, raramente eles corrigem tudo certo.

della

Membro
@overspeed eu não confiei no resultado do dinamômetro do Dinoday, lembro do carro do @della uma 150 chip nascar deu menos que as 180 oem... Eu passei meu carro em outro dinamômetro esses dias e a diferença foi absurda... Se isso acontece com os 180 mesmo é um caso de processo na marca... E eles nem podem alegar o uso de combustível, pois na própria tampa de combustível pede 91 ron...
Verdade e na prática sabemos que meu carro anda na frente de 180 OEM...