Manutençao nos cambios automaticos

lexupdate

Membro
kellerson disse:
pessoal pesso ajuda de quem ja deu uma fuçada no cambio automatico :D
tenho uma pergunta que sempre me intrigou!
sempre achei a 4º marcha do cambio automatico meio amarrada! tipo ela parece que trabalha sempre pronta pra acelerar, sendo que se vc realmente precisar de tork ele pode diminuir pra terceira, que chega nos 160 facil se precisar!
acho meio que absurdo andar a 120 por hora com o giro em 4 mil rpm
teria a possibilidade de sei la mecher nas engrenagens aumentado ela pra deixar o giro da quarta marcha estavel tipo 120 por hora com o giro em 2 mil rpm mais o mesnos !
nao sei se consegui me expressar direito,
mas avendo duvidas tento usar mais a criatividade :D
e que essas horas ja to a 10 horas trampando!
dae as ideias nao fluem como deveriam!
no mais obrigado a todos

Oi kellerson, não entendi exatamente a tua pergunta, mas particularmente não acho uma boa idéia alterar uma engrenagem do câmbio para ficar no rpm desejado. Realmente 4000 rpm a 120km/h parece ser alto, mas pode ser normal. O motivo é que o câmbio automático do A3 (não sei se todos são assim, o meu é um tip) tem dois modos, um de passeio e outro esportivo. Este modo é chaveado internamente, então se vc der umas pisadas fortes, ele logo muda pro modo esportivo, e se vc pegar leve, depois de um tempo ele volta pro modo de passeio.
No modo esportivo é perfeitamente admissível 4000 rpm a 120 km/h, pois ele sobe a marcha lá por 4000 ou 5000 rpm. E se vc acionar o quikdown ele vai passar somente acima dos 6000.
Então, veja se por acaso vc não está pilotando de uma forma "esportiva" que faz com que o carro se comporte assim. Obviamente pode haver algum problema, mas por enquanto apenas esse sintoma não permite afirmar isso.
abrass galera!
 
Pois é pessoal estou querendo trocar o óleo do meu, que fez 70mkm ontem.
Mas fico na dúvida, entrei em contato com uma loja que usa uma máquina para fazer a troca daí gasta cerca de 2l a mais.
Procede isso Rafa?

Quanto ao óleo vou questionar qual a marca, pois o preço que me passaram é de R$ 55,00/l e o filtro entre 70 e 100 reais dependendo do modelo.

Abs
 

Raggi

Novato
Bom dia, Rafael.
Sou novo por aqui. Você tem uma oficina em Curitiba ? Acho que preciso de seus serviços.
Meu carro (A3 1.8T tiptronic com 63.000Km) apresenta, esporadicamente, uma dificuldade na troca de 2ª para 3ª. A 2ª marcha "sai" e parece que a 3ª demora a entrar. Daí, o giro sobe (como se stivesse em neutro) e, quando a 3ª entra, chega a cantar pneu e acionar o controle de tração...!!!
Isso só acontece de 2ª para 3ª. As outras trocas são perfeitas e mesmo na redução de 3ª para 2ª, tudo é ótimo. O problema acontece tanto no "D" quanto no "tip".
Já troquei os solenóides (todos os nove) e o problema persiste. Meu óleo não tá ruim, mas não é novo. Fico pensando; se fosse o óleo teria que ter problemas em todas as trocas...!!! Não é...???
Tentei fazer uma relação com a temperatura, mas não consegui chegar a uma conclusão convincente, mas parece que o problema se agrava depois que o carro tá mais quente.
No aguardo.
 
Kellerson: Qual o modelo do teu carro?
Se entendi direito ele fica em 4 mil rpm a 120 km/h em 4ª marcha?
Fiz o teste hj e o meu em 4ª fico com o giro um pouquinho depois do 3, mas é bem pouco mesmo não chega nem no primeiro risquinho depois do 3.
 

jaltinier

Plantonista
erick...isso eu já averiguei tb e me flaaram o mesmo...averiguei na automatik.com....cara..achei um absurdo, mas o Rafa falou que gasta um pouco, mas considero 2l mta coisa...
 

danvitor

Novato
Meu audi quando liga pela manha, ao tirar da garagem engata a alavanca automatico na marcha ré! ela começa a sair sozinha como padrao normal, mas quando voce acelera ela patina, nao anda, e tem uma rampinha na rua, ela para ali e fica, ae se fica acelerando acelerado, do nada da um tranco e vai de uma vez.. o que pode ser isso?? pode ser embreagem? troquei o oleo de cambio a 1 mes e meio, gastei mais de 1000,00 com oleo original.. agora esse problema!!

grato
 

jaltinier

Plantonista
cara...pode ser as selenoides...não te falo pra passar o Vag pois dizem que nele não dá pra ver erros do cambio...o jeito vai ser levar num mecanico de confiança...
 
meu carro, quando liga de manhã não engata a ré, dai se andar pra frente um pouco e engatar a ré denovo, ela entra normal e fica funcionando normal o resto do dia todo, pelo que pesquisei aqui é provavel que seja o solenoide, por ser o solenoide da ré, sera que da algum problema se trocar só ele e outra coisa meu carro ta com 56mkm será que compensa trocar o oleo e filtro do cambio, pelo que pesquisei compensa comprar importado por sair mais barato do que aqui, de resto o cambio funciona normal e realmente no vag não marca nenhum erro no cambio a unica vez que vi marcar erro no cambio foi quando zuo o modulo que marcava o pedal do acelerador eletronico.
 

jaltinier

Plantonista
rafa....desistiu da devolução do audera?

cara..seguinte..no seu carro pode ser selenoide, tem como trocar de forma individua...o oleo não sei se compensa, pois dizem que é long life...eu aconselho apenas a completar..se tiver faltando...

abraço
 
e ae jonathan, meu vou te ligar na segunda pra agente trocar ideia certinho, é que essa semana foi foda, intão agora apareceu novos sintomas, as vezes quando ta em subida acelerando o carro patina e solta de uma vez, dai até acende o controle de tração e canta pneu e a ré agora só ta engatando em subida ou descida, no reto não engata mais nem com reza, o coxim do cambio, aquele que parece uma biela ta estourado e acho que varios outros tbm, pq esta dando varios estalos na suspenção quando esterça, tenho certeza que os dos amortecedores tbm estão será que pode ser por isso???
 
e ae pessoal, intão achei na net um teste da vw para testar as solenoides com um multimetro pela resistencia, testei e todas deram ok, acredito que não seja problema mecanico interno na caixa pois ela nunca fez nenhum tipo de barulho nem nada, o unico sensor que eu não consegui testar direito foi o da temperatura do oleo, pois ele da os parametros de acordo com a temperatura, mais como eu vou saber a temperatura, testei ele com o carro frio deu 1.2kohms, no manual diz que em aprox 30º é pra dar 2.2kohms, em 70º 0.5koms e em 110º 0.2kohms, ou seja com o carro frio deveria dar aproximadamente esses 2.2kohms, mais não tenho certeza, to desconfiado do modulo do tip pois ele tava com zinabre nos contatos mais eu não tinha um limpa contato pra passar vou tentar isso depois, se não der certo vou ter que levar em alguma mecanica especializada o dificil é achar uma boa que cobre um preço justo né.....
troquei tbm o sensor de rotação, coloquei um paralelo, a lenta as vezes oscila um pouquinho mais acho que é pq ele ta com alguma entrada de vacuo, ta reclamando no vag e o freio as vezes fica estranho, vou procurar consertar esse problema no vacuo e ve se o sensor fica zerado, acredito que fique, o sensor original tava com a cabeça derretida.
 

a3AT2002

Novato
no início dó tópico falam sobre as utilizações das posições 3, 2, 1, em descidas de serras e em subidas quando fica banbeando entre 3 e quarta marcha. Concordo, mas gostaria de informar outra utilização, recomendada pelo manual. Em trânsito pesado (engarrafamento) quando se anda um pouco e para, anda e para, utilze a posição 1, pois assim evita que o cambio fique passando da primeira para segunda toda vez que se anda um pouco, preservando deste modo, o cambio.

===>Consultores, quando estou na posição 1, fica um barulho estranho como se estivesse arranhando (rûuuu), é normal?
03/04 125cv, 100 mil Km, percebi esses dias que as vezes da um tranco fraquinho entre algumas marchas.

Será que trocando óleo + filtro fica sussa? ou estes sintomas indicam algo mais grave?
 

wilgost

Novato
Amigos do forum tenho um A3 2001 com cambio automático e gostaria de saber como faço pra regular a alavanca dele pois ele vai até a letra P porém no painel fica marcando R e se tirar o pé do freio e vai pra tras mesmo, as vezes ele cai na letra P e com isso tenho sempre que liga-lo na letra N. Gostaria de saber se tem alguma regulagem para ele voltar a funciona a letra P. Obrigado a todos.
 

jaltinier

Plantonista
amigo, seja bem vindo, vc deve estar com problemas na seletora do cambio...

precisamos saber de onde vc é, se for de sampa, indico o domingos que fez meu cambio At e ficou zerado.

abraço
 
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