Manutençao nos cambios automaticos

RafaPR

Consultor Técnico
Nada ver isso, o parking (P) é justamente pra essa função, não força nada.

Fisicamente, dentro do câmbio, é apenas uma trava (literalmente uma trava) que engata nos dentes da engrenagem e segura o carro. Nada de mais!
 

jaltinier

Plantonista
mas ainda acho que fazer esse procedimento com o carro desligado força as engrenagens...pois vai estar sem lubrificação..
 

raphaelmgm

Novato
concordo com vc prenamente jaltanier,e claro que eu nao sei tudo apesar de estar a mais de 25 anos no mercado especializado em cambios automaticos, mas se fizer isso com o carro desligado falta lubrificaçao, eu nao faço, ai fica a criterio de quem faz, jaltanier com relaçao ao seu audi como eu ja disse e repito tem que passar o aparelho pq se aconteçeu isso alguma coisa registrou sim, pq usar do chutometro e apenas 30% de acerto valeu, fico a disposiçao, ah e lembrem sempre, passar o aparelho no trio indepedende oq se veja, MOTOR, TRANSMISSAO ,ABS, pelo fato de ser rede can, ou seja tudo interligado
 

kellerson

Novato
raphaelmgm, cara tem que marcar horario com vc ?
esse mes vou aproveitar pra fazer uma revisao e queria orçar quanto sai pra dar uma boa garibada no meu cambio :D
obrigado
 

jaltinier

Plantonista
vai no raphael não...ele só tem 25 anos de experiencia...acho que ele não sabe nada...rsrsrs....

brincadeiras a parte...ele tira várias dúvidas sobre cambio AT pra mim...sempre encho o saco dele...o dia que for para curitiba...vou dar um pulo na oficina dele...

Rapha..nova dúvida sobre cambio....

se eu tiro a alavanca da posição P e coloco na D não posso pisar no acelerador pois dá um tranco forte...isso é normal? para evitar esse tranco eu espero o carro engatar a marcha para depois pisar no acelerador...aí num faz o tranco...

nos cambios AT eu tenho que esperar engatar a marcha mesmo? pois se eu espero o carro engatar não faz o tranco...sei lá...como sou novato com cambio AT fico perdidaço...

abraço
 

RafaPR

Consultor Técnico
É normal, pois o câmbio AT já começa a tracionar mesmo com o motor na lenta.

Até por isso que o carro só deixa tirar do P com o pé no freio, por segurança pro carro não sair andando sozinho. É por isso que vc sente o tranco se tiver com o motor acelerado! ;)
 

jaltinier

Plantonista
RafaPR...não é com o motor acelerado...vou explicar melhor...minha explicação anterior está uma M....rsrsrs..

Maneira 1 - Alavanca na posição P, piso no freio (sem estar com o pé no acelerador), coloco a alavanda na posição D e logo em seguida acelero (sem exagero..apenas para o carro sair do lugar) ele dá uma tranco forte, o carro chega a 'pular' pra frente....

Maneira 2 - Alavanca na posição P, piso no freio (sem estar com o pé no acelerador), coloco a alavanda na posição D e espero o carro engrenar (dar um tranquinho bem de leve, quase impersptível) e em seguida acelero, ele não dá nenhum tranco....

Cara, isso me intriga e me faz pensar que meu cambio está zuado...embora entendo que a maneira 2 esteja certa, pois os cambio AT vc tem que manusear com mais calma do que os cambios MT.

RafaPR, o cambio está normal mesmo? tenho que fazer sempre a maneira 2?

DEsculpa ficar enchendo o saco de todo mundo...mas é que eu sou novato nos cambio AT e já me assusto com a possibilidade de ter que enfiar a mão no bolso e gastar uma grana alta...

abraço
 

raphaelmgm

Novato
jaltinier, primeiro passo leve no seu mecanico de confiança de uma boa verificada nos coxins, se tudo tiver ok pode ser alguma solenoide queimada, ou ja ser problema hidraulico ou seja dentro do cambio, vc deve passar o scanner urgente lembrando sempre quando for passar, passe no trio MOTOR, TRANSMISSAO E ABS, zera tudo e ve se continua o tranco, e se voltar algum codigo anote e me passe valeu kellersom me ligue que marcamos um horario sim,essa semana to lotado mas sempre damos um geito RAFAEL www.mecanicamagnum.com.br 8405-8051 ou 33295005 ligue no cel que e melhor valeu rua alagoas 2930 guaira 4 quadras pra baixo da kennedy valeu
 

raphaelmgm

Novato
esqueçi de te falar para dar mais enfase, isso nao e normal nao jaltanier alguma coisa tem seu cambio sim se os coxins estiverem todos ok
 

Northon

Membro
da maneira 2, vc esperando engatar, não é pra dar tranco algum

da maneira 1, é igual vc acelerar, soltar a embreagem de soco, irá cantar pneus ou apagar o motor, pra por no D tem que estar em marcha lenta, n podes acelerar antes
 

jaltinier

Plantonista
eu sempre deixo em lenta e espero o carro engatar..depois que acelero...único jeito de não dar soco...

de fato tenho que dirigir com mais calma...antes nos cambios MT nem esperava o carro parar..rsrsr..já engatava e saia pisando no acelerador...deseperado...rsrsrsrs..
 

jaltinier

Plantonista
87 mil km....nunca troquei não...esse negócio de trocar o oleo já até gerou polemica aqui...rsrsrs...dizem que num é pra trocar...dizem que é pra trocar..dizem que o oleo é long life...rsrsr..sei lá rapha...mtas teorias...to quase trocando meu audera por um ma MT..
 

RafaPR

Consultor Técnico
jaltinier disse:
valeu rapha...vou verificar os coxins esse fds...

abraço

Agora q vc explicou melhor os pobRema, verifique principalmente o "dogbone" (aquele coxin que vai direto na caixa) e olhe tb as trizetas, pode ser que esteja com folga nelas!

chedid disse:
por uma Marea turbo? eita... pode andar bem mas quebraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Acho que MT = manual...ou seja, um A3 manual, hehe!
 

lexupdate

Membro
jaltinier disse:
87 mil km....nunca troquei não...esse negócio de trocar o oleo já até gerou polemica aqui...rsrsrs...dizem que num é pra trocar...dizem que é pra trocar..dizem que o oleo é long life...rsrsr..sei lá rapha...mtas teorias...to quase trocando meu audera por um ma MT..
cara, apenas para informação, troquei o óleo do cambio do meu faz uns dois meses, é um 180 tip., e tava com 90 mill. O mecânico da concessionária falou que esse óleo tem q ser trocado a cada 60mill. No entanto, não percebi diferença alguma de antes pra depois, e olha que eu fico procurando....
A questão chave aqui é qto tempo vc tem que esperar para acelerar...se for só o tempo de engrenar acho que está normal, inclusive é recomendado pelo manual aguardar esse tempinho.
abrass!!
 

jaltinier

Plantonista
então tá normal..não preciso esperar mto, só até o cambio engatar...mas mesmo assim vou dar uma revisada nas trizetas e coxisns e nível oleo...valeu galera..
 
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