Manutençao nos cambios automaticos

raphaelmgm

Novato
bom jaltinier, eu aconselho a trocar o oleo com 40 mil, 50 no maximo, cada um falo oq quer ne? vc ai tira a melhor conclusao, pois dependo do carro uns tem 125, outros tao chipado tao com uns 200 cv, outros moram em cidades que tem mais morros, outros em uma cidade mais calma, uns andam com o pe em baixo, outros com o pe em cima, tudo isso varia, entao dependendo do caso, e bom trocar antes, ou trocar depois, como eu brinco com meus clientes, vale a pena gastar 1000 reais para trocar o oleo, do que depois gastar 5 mil pra fazer a caixa, o que eu ja disse e nao recomendo e que carro muito alem da quilometragem rodada trocar o oleo eu digo como 100 mil km pra cima e nunca trocou, mas para ter certeza deve se esgotar o bujao de baixo da caixa, acho que todos sabem que nossos audis automatic transmission nao tem vareta de oleo, por isso deve se esgotar um pouco uma gota que seja, se for um profissional que intende atraves do cheiro ja diz se vale a pena apenas trocar o oleo ou revisar o cambio internamente ja, qualquer coisa peguem uma amostra do oleo e me mandem por sedex aha ha ha ah ! to brincando
 
Cada vez mais tenho vontade de trocar esse óleo mas o cambio esta perfeito e o carro com 60 mil Km, esse tranco ele da também se coloco no D e acelero muito rápido, mas se esperar menos de 2 segundos o cambio engata e não da tranco algum (com o carro frio, se está quente é mais rápido) eu entendo que é como se fosse acelerar e engatar a marcha quando ela está entrando, é melhor aguardar, o que não pode é demorar bastante pra engatar as marchas eu acredito.
 

raphaelmgm

Novato
olha plinio aconselho sim a trocar o oleo, se for a quilometragem original do seu carro e o cambio estiver perfeito, com relaçao a esse vazio, pode ser que seja normal, mais em alguns casos ja pode ser um sintoma de algum problema futuro creio que nao seja teu caso, mas nunca se sabe quando uma das benditas 9 solenoides que tem seu cambio irao queimar, pois e como uma lampada hoje funciona amanha ja queimou, na duvida passe o scanner
 

glauber

Novato
Qual a especificação do óleo que vai no cambio automatico do A3 1.8 Turbo e qual a quantidade... Moro em Medianeira - PR a 600 km de Ctba, mas pra ir ae em Curitiba de carro é complicado... Se puder me responder essas duvidas eu agradeço!!
 

chedid

Administrador
vc terai algum esquema ou tutorial para gente entender como funciona um cambio automático? ou vc fazer um toorial de como vcs reparam ai?
 

raphaelmgm

Novato
bom glauber da para usar tanto o pentosin recomendado pela fabrica quando o isamatic 5, sendo este mais em conta em media 30 reais a menos o preço do litro, eu tenho em estoque e vendo ambos, se quiser mais detalhes me mande por imal [email protected] www.mecanicamagnum.com.br, chedid vou procurar nos meus livros, so nao saberei postar qualquer coisa eu mando pro teu imail e vc poem aqui valeu
 

jaltinier

Plantonista
rapha...outra pergunta

- quando paro meu carro no semáforo, posso tirar o pé do freio e puchar o freio de mão com a alavanca do carro na posição D?

valeu
 

Northon

Membro
pode, sem problemas

mas se for deixar tempo suficiente para puxar freio de mao, coloque no N também, economizara um pouco de gasolina
 

jaltinier

Plantonista
cereal...não fazia isso poir tinha a impressão de que forçava demais...já que o freio de mão vai freiar somente as rodas de trás...
 

raphaelmgm

Novato
pode deixar sim jaltinier, pelo contrario deixar assim e mais economico que no N, pois vc nao esta acelerando e o motor so necessitado do minimo pra deixar o motor em funcionamento ao contrario do que deixar no N, pois vc vai notar que ate a rotacao sobe, nao sei se fui muito claro mas pode confiar em mim eh eh, e o mesmo igual as perguntas que tem na revista 4 rodas que ja cansei de ler, carros injetados economiza combustivel se embalar e largar no N? jamais pelo contrario gasta mais do que se vc largar numa quinta e deixar assim, pq o proprio motor e empumorrado pelo giro queja existe sem ah necessidade de combustivel, isso foi comprovado se nao me engano pela fullpower com um notebook ligado direto, notou se quando faz isso deixa uma marcha engrenada e larga a pulsacao do bico cai pra zero ou seja praticamente na gasta nada, ja se largar no N, ta gastando se nao tivesse o motor nao estaria funcionando, apenas carros carburados economiza se deixar no N, mas essa explicacao deixarei para os mais velhos, pois eu tenho apenas 23 anos pessoal valeu
 

Northon

Membro
Não procede sua tese Raphael, isso só ocorre na banguela em que, acima de 1500rpm o carro entra em "cutoff", sem injetar combustivel já que a inercia do veiculo é suficiente para manter o motor funcionando.

Com o carro parado, colocando em N o carro economiza mais pois, em D, a rotação cai pois há carga no motor, mesmo que mínima, já faz aumentar bastante o tempo de injeção para manter girando toda a caixa. É simples verificar isso, basta soltar o freio que o carro já entra em movimento...

Para confirmar, basta plugar o VAGCOM no seu carro e verás que, em D, o tempo de injeção é maior que em N. No vag diz que gasta 1.1l/h em N e 2l/h em D :)
 

raphaelmgm

Novato
olha posso ate concordar com vc depedendo do caso, e se realmente o cambio estiver perfeito meu caro cerealk, pq tudo pode interferir no resultado, seja o bom funcionamento do cambio, a altitude, depende da viscosividade do oleo, ai sim se o oleo estiver muito grosso ou pouco eficiente se pode economizar no N, mas eu nao aconselho entre outros varios fatores que nao convem eu falar aqui senao ia ter umas 3 paginas e ninguem iria mais ler, quem quer seguir meu conselho ponha no D e esquece, se der alguma diferenca pode ter certeza de que vc nao vai econmizar nem 1 real por mes, valeu!
 

raphaelmgm

Novato
com relacao ao que eu disse os carburados economizam se deixar em neutro na bangela, so completando a frase nao parado na bangela sim
 

kellerson

Novato
pessoal pesso ajuda de quem ja deu uma fuçada no cambio automatico :D
tenho uma pergunta que sempre me intrigou!
sempre achei a 4º marcha do cambio automatico meio amarrada! tipo ela parece que trabalha sempre pronta pra acelerar, sendo que se vc realmente precisar de tork ele pode diminuir pra terceira, que chega nos 160 facil se precisar!
acho meio que absurdo andar a 120 por hora com o giro em 4 mil rpm
teria a possibilidade de sei la mecher nas engrenagens aumentado ela pra deixar o giro da quarta marcha estavel tipo 120 por hora com o giro em 2 mil rpm mais o mesnos !
nao sei se consegui me expressar direito,
mas avendo duvidas tento usar mais a criatividade :D
e que essas horas ja to a 10 horas trampando!
dae as ideias nao fluem como deveriam!
no mais obrigado a todos
 
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