Manutençao nos cambios automaticos

raphaelmgm

Novato
dae pessoal, eu gostaria de comparilhar com vcs algumas informaçoes basicas sobre manutençao de cambios automaticos, algo que eu nao lembro se fala no manual, mas se fala tenho certeza de que a informaçao esta distorcida, entao os cuidados com o cambio automatico e o seguinte trocar o oleo e o filtro a cada 40 mil, no maximo 10 km de tolerança, ou seja trocar com ate 50 mil km, geralmente em manual pede se para trocar com 80 mil, 90 mil, ou as veses diz que nunca se troca, e mesma coisa se vc nunca trocar o oleo do seu motor ja sabem oq aconteçe ne, so que tem um porem se o carro ta muito rodado com o cambio ainda original eu digo uns 100 mil km pra cima, nao aconselho apenas a trocar o oleo, mas sim ja abrir a trasmissao para revisar, pois se vc coloca um oleo novo em cima das peças que digamos que ja estao com um desgaste alem do normal, pelo fato de nunca ter se trocado o oleo ate entao oq aconteçe, ao mesmo tempo que o oleo lubrifica ele acaba limpando, ou seja acaba de vez com o material de composite dos discos que ainda restavam, assim depois que vc coloca o oleo novo, as veses o carro nem anda mais, se andar anda tudo patinando as trocas, por isso acoselho se vc nao e o unico dono,a descobrir, se o antigo dono trocou ou nao, ah o oleo que se usa nos cambios de nossos a3 automaticos e o pentosin, ou isamatic 5, maiores informacoes postem suas duvidas aqui ou mandem por imail [email protected]
 

raphaelmgm

Novato
o cuidado principal, e com o oleo, mas tem outros tambem como, nunca descer a serra com o carro no "N", jamais levantar giro no "N" e jogar pro D com tudo, sempre que for passar do P pro R, do R pro D sempre com o carro totalmente parado pisando no freio, ah e no mais coloca no D e esqueçe, as posiçoes 3, 2,1 provavelmente vc nunca usara, so se usa quando vc ta descendo uma serra muito ingreme, e rebocando algo, tipo ai usa o 3 que vai ate a terceira, no maximo poem no 2, que faz primeira e segunda, e quando vc tiver subindo uma serra e o cambio fica oscilando, terceira, quarta, terceira, quarta, ai vc deixa na posicaçao 3 para ele so ficar na terceira marcha, e assim poupa o cambio de super aquecer, e de desgaste alem do natural,
 

jaltinier

Plantonista
cara...valeu pelas dicas...eu tenho um 150 aut....sempre é bom pressionar o botão que fica na manopla do cambio, mesmo quando não é necessário...tipo do N para o D?

abraço
 

kellerson

Novato
o foda e pagar o preço do maldito oleo pra fazer uma revisao dessas em tao pouco tempo :S
100 conto o litro e muito salgado ! pelo menos pra mim
 

raphaelmgm

Novato
isso o pentosim eu vendo a 100, na concessionaria aqui em curitiba custa 140,00 ou 160,00 se nao me engano, o isamatic 5 vendo a 70,00, mas tem que usar esse oleo, vale a pena gastar digamos 1000,00 reais para trocar oleo e filtro, do que gastar 5 mil pra fazer a caixa
 

junior30

Novato
raphaelmgm disse:
isso o pentosim eu vendo a 100, na concessionaria aqui em curitiba custa 140,00 ou 160,00 se nao me engano, o isamatic 5 vendo a 70,00, mas tem que usar esse oleo, vale a pena gastar digamos 1000,00 reais para trocar oleo e filtro, do que gastar 5 mil pra fazer a caixa

vc tem loja?? to querendo trocar o oleo do meu cambio.

conhece alguma oficina de confiança em curitiba?

obrigado
 

jaltinier

Plantonista
junior, o raphael é de curitiba, o overspeed esteve no sul e disse que a loja dele é super bem aparelhada...

Magnum imports - Av. Alagoas 2930 - Guaira

Abraço
 

Morato

Novato
Meu A3 tem 130K
Adquiri recentemente. O carro é muito inteiro, lindo, estou adorando!
Não sei se o dono fez trocas, essa sexta feira, levarei o carro em uma oficina especializada em cambios.
Pensei em trocar o óleo. Por telefone, me falaram que existe um exame para ver ser precisa trocar o óleo. Se não, só completa e filtro. Se precisar trocar, deve custar em torno de 800 reais. Sobre ter que abrir, será que é preciso?
Meu carro não patina, mas dá um pequenos trancos, algo bem suave quando passa de R para D. É normal? E outra, quando começa a acelerar no N da uma pequena tremida (eu nem sei se é no cambio, ou escapamanto)
Na dúvida vou levar aos especialistas. Tem algo que pode me ajudar para não ser enganado?
 

jaltinier

Plantonista
Morato, se vc passar do R para o D e acelerar imediatamente, vai dar tranco mesmo, evito de fazer isso, só quando é preciso, geralmente, quando troco do R para o D espero o cambo engatar e depois acelero o carro, para evitar qqer tranco e danificar o cambio.....
 

raphaelmgm

Novato
junior 30, o meu endereço e rua alagoas 2930 guaira, 4 quadras pra baixo da kennedy, joga no google maps que vc localiza certinho, meu tel e 3329-5005, ou meu cel e 8405-8051, obrigado mais uma vez por me elogiar meu amigo over, com relaçao ao amigo que diz seu audi ta com 130 mil, da uma lida no que eu escrevi mais acima, pois as veses vc troca o oleo, e acaba ferrando com o cambio, ja a dar tranco realmente se vc passar do R direto pro D, sem estar com o carro totalmente parado e com o pe no freio da tranco sim, sem contar que pode dar um problema futuro, mas se vc faz o procedimento correto e so da um tranquinho de leve e normal, pricipalmente nos cambios 01M, que equipam os audi automaticos aspirados e 150cv, ou pode ser que se fizer uma programaçao com o aparelho possa dar uma aliviada no tranco
 

junior30

Novato
raphaelmgm disse:
junior 30, o meu endereço e rua alagoas 2930 guaira, 4 quadras pra baixo da kennedy, joga no google maps que vc localiza certinho, meu tel e 3329-5005, ou meu cel e 8405-8051, obrigado mais uma vez por me elogiar meu amigo over, com relaçao ao amigo que diz seu audi ta com 130 mil, da uma lida no que eu escrevi mais acima, pois as veses vc troca o oleo, e acaba ferrando com o cambio, ja a dar tranco realmente se vc passar do R direto pro D, sem estar com o carro totalmente parado e com o pe no freio da tranco sim, sem contar que pode dar um problema futuro, mas se vc faz o procedimento correto e so da um tranquinho de leve e normal, pricipalmente nos cambios 01M, que equipam os audi automaticos aspirados e 150cv, ou pode ser que se fizer uma programaçao com o aparelho possa dar uma aliviada no tranco

opa obrigado ...

te adicionei no msn ... se puder aceitar eu agradeço

abraço
 

jaltinier

Plantonista
é isso í galera, vamos nos ajudar...raphael legal vc tá ajudando agente...eu nunca tive carro automático e vc ta passando umas dicas boas...

abraço
 

raphaelmgm

Novato
jaltinier eu respondo as duvidas de vcs com maior prazer, quanto mais vcs perguntarem, mais ficarei feliz, pois e o meu trabalho e eu gosto do que faço, valeu pessoal, lembrando quem quiser me add no msn [email protected], ai ja ve as fotos do meu audi a3 tip com aro 18, com molas feeder, perguntem pro over ele viu, ta muito lindo o carro modestia parte, sem contar que confortavel , fui pra praia no fim de semana e tudo susse, o problema e as lombadas, rapáiz do ceu quase chorei, de tanto que ralei o carro, sem contar que quando deixei a minha mulher dar uma volta quase tive um treco, pois eu falei passa devagar a lombada, ah passo, mas ainda bem que ela nao tem coragem de pisarm, quando a turbina chega em 1kg, tira o pe h aha ha a, mas que fico forte meu audi ficou, over parabens vc e o cara meu, ano que vem se realmente eu montar com o k16, vc vai ter que voltar aqui eh eh,
 

alexrpm

Membro
Tem um macete de câmbio automático que quase ninguém sabe:

Na hora de estacionar o veículo coloque em ponto morto (N), puxe o freio de mão e desligue o carro. Só depois coloque em parking (P).

Se você coloca o carro no P antes de desligar força o câmbio pois ele fica engrenado segurando o peso do carro. Se for no plano até que não tem muito problema, mas numa subida ou descida é fatal. Se você coloca em N e desliga o carro somente o freio de mão vai segurar o peso do carro, deixando o câmbio livre.

Mais de uma vez, deixando o carro com manobrista que parou em uma subida, a câmbio ficou travado no P. Tive que fazer tanta força que parecia que ia quebrar a alavanca!
 

jaltinier

Plantonista
alex...se vc desliga o carro no N e depois passa para o P isso não força o cambio, pois está mechendo nnas engrenagens sem o oleo? realmente parece mais fácil esse método, mas evito de fazer justamente por achar que vai forçar as engrenagens do cambio sem a devida lubrificação...
 

jaltinier

Plantonista
ah..aproveitando a deixa...outro dia estava no drive thru do mc donald's e precisei ficar parado um bom tempo na fila, arrancando e parando diversas vezes...na saída o cambio não saiu da 1 marcha...qual será o problema....isso só me aconteceu 2 vezes e intervalos grandes...

informo que não costumo pegar transito..será que o carro tpa com problema de superaquecimento do cambio e não apresentar esse problemas por não pegar transito?

já acordou rapha????????...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

abraço
 
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