Manutenção A3 2008 - 28 mil socorro!!

Taty

Novato
E detalhe della, se isso demorar mais de horas pra fazer, pq foi o q ele cobrou, ele ia demorar um ano e meio no
Meu carro todo. Na suspentecnica fizeram isso em 2 minutos e meio. Sim dois minutos e meio!!

della

Membro
Taty,

Relaxa fia... os caras tentaram aplicar, mas vc foi esperta e se informou bem antes de dormir no barulho deles... Já ouviu a frase o mundo é dos espertos, não? Desta vez vc foi a esperta pq procurou informações...
As concessionárias européias estão se fu com a invasão dos asiáticos... Tanto que a tia dilma, ou se preferir o lulamolusco, decidiram intervir a aumentar o IPI pra barrar a invasão dos "olhos puxados"...
Então vejo este episódio como apelação da caraigá... coisa de quem está com a corda no pescoço e se não bater a meta vai pra rua...
Se vc processar, eles vão dizer o seguinte: O orçamento é preliminar, somente na hora do serviço é que saberemos exatamente o que trocar... Já ví a história antes...
Faça um auê por aí e divulgue para evitar que algum coitado caia nas garras deles, mas acho difícil vc conseguir algo mais que uma retratação da concessionária, ou no máximo alguma cortesia da Audi, uma vez que o orçamento não foi consumado...

Esqueçe isso e paga logo a breja que deve pro clube!

Jordaum

Aro 99
Este orçamento está realmente fora da realidade em todos os sentidos. Conversando com o pessoal do Audi Club Brasil, a média da revisão de 30k do A3 8P 2.0T é R$2.800,00 - Lá na Caraigá mesmo.

A propósito, o Rodrigo te deu algum retorno?

Como disse, apesar de não ser minha área, acho que cabe uma briga sim, mas vai ser bem complicado, pois isso é somente um "orçamento", efetivamente não teve nenhuma relação de consumo. Contudo, se o comprador do carro tivesse desistido por este motivo, ai sim ficava mais fácil comprovar o dano, tanto material como moral.

Taty, sobre a MB, é carrão em todos os sentido, não tem nem o que falar. Parabéns!
Mas, eu sou suspeito pra falar, pois não consigo criticar nenhum carro alemão, hehehe. Tenho tb uma MB 250s 1970, impecável! Tem mais conforto que 99% dos carros nacionais atuais. (Sem falar que lá no oriente médio elas tbm são usadas como táxi até hoje, e é "normal" todas rodando mais de 2 milhões de km com motor oem.. heheh - Quem não acredita, da uma olhada na parte de records aqui: http://bestcars.uol.com.br/cpassado2/me ... w123-2.htm)

[]s,

2 milhoes de km????

meu pai tem um Kadett GSI de relíquia aqui que tá beirando isso. OEM tb, um avião, e ainda fazia 10km/l na cidade qdo ele usava.

JulioLock

Novato
Taty, concessionaria é assim mesmo. Vc entra la e eles querem arrancar ate sua alma, querem lucrar e tudo. Para vc ver a malandragem deles eles ate sabiam o problema do seu carra mais ja foram querer ganhar em tudo. Se vc for olhar no reclameaqui.com vai ver inumeras reclamações igual a sua de TODAS concessionarias. Mas para nao deixar em branco deixa a sua la tbm e conte oq aconteceu com vc em todas baladas q vc for tocar hahahahahahah.
E parabens pela sua Mercedes, Mercedes é Mercedes nao tem oq descutir. tbm sou fã das MECAS, para mim carro é Audi, Mercedes e BMW (german car).
Enquanto ao seguro o da Audi sempre vai ser mais caro por Ser TURBO e ser um dos carros mais roubados.(é aquela historia: Audi é o carro que as cachorras e os bandidos gostam)
SE vc se acha pirralha e com o perfil de seguro caro, Quando eu comprei o meu Primeiro Audi Turbo eu tinha 18anos com CNH provisoria hahahahha, A seguradora simplismente disse que nao faria seguro para o meu perfil com esse tipo de carro hasuhsaushuhsauhasuh. Ai depois tentei com o perfil do meu pai que é aposentado e o Audi seria o Terceiro carro dele e o seguro Ficou em 6mil, preciso nem responder se fiz ou nao né!??

Hevanclei

Novato
bom.. que cabe ação judicial cabe.. se você quiser processar, advogado pra te atender não vai faltar no mercado, agora..
você vai processar a css por que mesmo ?, deixe os seu argumentos e toda essa raiva de lado, coloque isso no papel e tente uma argumentação oral contra alguém no mínimo imparcial.

pontos a seu favor: orçamento abusivo, ma fé, no máximo ainda imperícia de profissional habilitado. (isso foi o que me veio a mente)

visão de agente neutro: o orçamento foi abusivo, a ma fé e imperícia são relativas.

porém já adianto que a base da defesa será:

A imperícia não existe, posto que o orçamento somente foi feito desta forma para você ter uma noção MÁXIMA do prejuízo total, porém, no momento de efetivação do serviço, esta claro que nossos profissionais iriam observar que o problema não era relativo a todos os itens do orçamento, e, através do plano natural da nossa empresa, iria-mos começar pelo básico (poderia-se citar aqui alguns itens naturais, e claro, a troca/reaperto dos coxins) e, posteriormente, se o problema não fosse solucionado, seria analisado e talvez substituído os itens mais caros do orçamento (aqui a caixa de direção), porém, ressalta-se que este, só se encontravam no orçamento posto declaração do próprio cliente que, onde este mencionou possível problema na caixa, que seria imprudência nossa não analisar, como por normas da empresa, não é possibilitado a nós reparação em componentes, a solução, ressalto, SE constatado defeito na caixa, seria a substituição desta. dado o valor do item, obviamente seria comunicado o cliente para nova autorização sobre a troca deste componente.

toda a atitude de nossa empresa foi, ressalto novamente, para beneficiar o cliente, uma vez que é norma da empresa que o cliente tenha seu problema solucionado em um único atendimento, evitando ao máximo quaisquer transtorno decorrente de problemas não solucionados em nosso atendimento. para beneficiar a marca da empresa e de nossa concesionária.

resumindo: não existe relação de consumo, uma vez que não é efetivado o consumo em si, o orçamento é meramente o que PODE vir a ser feito, não necessariamente o que SERÁ feito. logo, não existe dano, perde-se o porque de ressarcimento.não temos então, uma figura necessária para a ação judicial, que é o "objeto da ação".

não pesquisei jurisprudência sobre o assunto, e me remeti a apenas uma doutrina, porém, acredito que ser este o entendimento majoritário.

segue em anexo, um ofício da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) - http://www.amb.com.br/portal/docs/artigos/artigo151.pdf

"O orçamento no prévio no CDC

O orçamento prévio de serviços é contemplado na lei consumerista, apesar da pouca importância que se tem dispensado ao assunto.
Todo prestador de serviço é obrigado a fornecer ao consumidor orçamento prévio detalhado do serviço a ser executado, mas bom
que se diga que o orçamento não cria nenhuma obrigação para o consumidor, fato que somente acontece com sua aceitação e
autorização para início do serviço."

sinto, porém não acredito que ganhe alguma coisa com ação judicial, espero ter ajudado.

Taty

Novato
Hevanclei:

Não vou entrar com ação judicial simplesmente porque já perdi um tempo imensurável na constatação de que meu carro NÃO tinha defeito nenhum. Noites de sono e horas de trabalho ... Mas claro ... obvio, que bobinha eu sou .... isso é problema meu, a concessionária NÃO TEVE NADA HAVER COM ISSO ....

Bom, você acha imprudência não analisar um possível problema apresentado pelo cliente? Ora, Imprudência é IMBUIR em um orçamento esse POSSÍVEL problema apresentado pelo cliente, agravando - se o fato de ser um "PROBLEMA" de 14 mil reais.

O consultor não disse que minha caixa de direção seria (re)analisada ... ele afirmou que estava QUEBRADA, e que demoraria dias para peça chegar. Disse ainda que teria que trocar o câmbio brevemente, pois o meu estava apresentado problemas .... Tenho certeza que esse item só não foi incluído IMEDIATAMENTE, dado o valor exorbitante que já estava o orçamento. (E já com a pá na mão, falou que essa peça também custava uns 13/14 mil .... digo pá, pq ele queria me enfartar e enterrar, só pode ser!!).

Bom, tirando isso - o pânico de todos os "PROBLEMAS" apresentados no carro, o pânico dos dias que demorariam para as peças chegar e após ouvir que não era bom ficar rodando com o carro daquele jeito, pois ele poderia entrar em modo emergial (??) a qualquer momento - fui pra casa tranquila, afinal TINHA ACABADO DE VENDER O CARRO QUE UM DIA ANTES EU DEI MINHA PALAVRA PARA O NOVO DONO DE QUE O VEICULO ESTAVA EM PERFEITO ESTADO ... O PROBLEMA NEM ERA MAIS MEU NÉ ? ... Eu e essa minha mania de me preocupar com os outros, Oh God!!!
---------------------------

Inocência foi falar que o barulho vinha (achávamos nós) da caixa de direção, BURRICE, seria acreditar que no momento da execução do serviço o mecânico ou consultor ia me ligar e falar "Sra. Tatiana, não foi preciso mexer na sua cx de direção....o problema era só um ajuste no Coxim do Motor". Ele já sabia disso, tanto que colocou nos "serviços a executar" ... não avisou antes pq? Para me poupar de um outro atendimento, quando minha caixa de direção quebrasse, SE quebrasse, lá pro ano de 2075? Ok, deixemos a cx de direção pra lá, o valor estava super de acordo com um carro premium que vale no mercado hoje 75 mil ......

----------------------------------------

QUANTOS BENEFÍCIOS PARA O CLIENTE, QUE EXCELÊNCIA DE ATENDIMENTO (FALANDO EM EXCELÊNCIA, ACRESCENTE ADOÇANTE NA LISTA DE COMPRAS DA UNIDADE .... PARA OS CAFEZINHOS SERVIDOS)!!!

---------------------------------------

Não misture a MARCA DA EMPRESA COM A IMPOSTURA DA CONCESSIONÁRIA ... É sempre bom frisar, que esse comportamento da CONCESSIONARIA, só denigre a AUDI, que tem um longo caminho de construção de MARCA, além claro de anos desenvolvendo tecnologias para os veículos. Isso custa CARO para uma empresa pequena, que dirá para uma multinacional. Com essa postura adotada pelas "css", sem precisar de muito, uma crise se inicia e põe abaixo todos esses valores ... em dias, horas ou por quê não minutos? ... Afinal vivemos a Era da Exposição, O mundo Panóptico, a Era Digital ... a "opinião pública" não está mais sob o controle de veículos de massa onerosos que refletem a opinião de uma minoria - de acordo com interesses políticos .... Já viu o case "United Breaks Guitars"??? Pois bem, uma crise empresarial de uma das maiores cias aéreas americanas que começou com um vídeo no Youtube. Essa é a maior indenização que um cliente lesado pode ter.

E que outros não caiam na mesma "pegadinha"....pois é assim que vou considerar esse fato .... só esqueceram das câmeras e do cachê, porque até os idiotas que caem nessas brincadeiras, ganham cachê de participação.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para Audi, desejo tudo de melhor, dia 08 tem a entrega dos "Melhores de 2012" pela publicação Auto Esporte (auditada pela PricewaterhouseCoopers) e espero aplaudir as conquistas e vitórias. Para os executivos da Marca, espero que tomem conhecimento desses fatos e profissionais que prejudicam diretamente e de forma global, o bom andamento dos negócios ( e claro, tomem suas atitudes). Pois eu não gasto 1 real com advogado nem com "css" mais!

Finalizando, obrigada pelas pesquisas, dicas, conselhos e esclarecimento de carácter "entendimento majoritário".

OBRIGADA EM TRIPLO a todos do clube que me ajudaram e me salvaram deste "assalto" a mão não armada, opa perdão, orçamento PRÉVIO.

Obrigada Deus por esse feriado, onde puder repor um pouco das horas perdidas de sono.

Beijos,

Taty

Novato
JulioLock: com 18 anos eu andava de Ford Ka 1998 .... você começou bem, afinal a MARCA (e TECNOLOGIA) Audi, provaram pelo menos pra mim, ser uma das melhores do mundo, que NAO QUEBRAM ASSIM, FACIL, COM 30 MIL KM. Pois se fosse assim, 'carrinho descartável' , era melhor continuar no Ford Ka, afinal a gente compra a MARCA e sobretudo a Tecnologia!.

Agora, só não leve seu carro na concessionária, porque na hora de vender eles falam que: realmente ... é um dos melhores carros do mundo!!!!
Mas na hora de revender ou fazer manutenção, o papo se inverte totalmente: andar com esses carros em SP é complicado, muita rua esburacada, não foi planejado pra rodar aqui, as ruas na Europa são um tapete, aqui quebra mesmo, isso é normal .........

Bjo pra vc!!!

Taty

Novato
Só para constar o link do vídeo "United Breaks Guitars" (A United quebra violões), legendado ... uma banda teve seus instrumentos destruídos, qd despachados em um vôo, a cia não quis se retratar e indenizar, e eles fizeram o vídeo. Virou hit na Internet, e eles obviamente indenizados. O prejuízo de imagem para a empresa foi incalculável.
Nem todos podem pagar um advogado ... Vale a criatividade ...

http://www.youtube.com/watch?v=t53LYUamBZI

((( Será que se eu postar um - A Caraigá "quebra" suas peças - seria falta de criatividade? rs ... Na letra o cantor fala : "A banda e eu trocamos um olhar melhor descrito como terror" .... eu poderia parodiar : "O novo proprietário e eu trocamos um olhar, melhor descrito como PAVOR" )))

Lembrando que lesar o cliente, acontece diariamente por várias empresas, não deixem de reclamar MESMO!! Seja no twitter, fórum, youtube, via advogado.... Isso aqui está virando terra de ninguém. Não quero desvirtuar o forúm, é só uma ilustração, com um dos maiores cases de Gestão de Crise em Comunicação Empresarial. Esse caso tomou proporções fora de controle para empresa, até a CNN se envolveu e o site http://www.unitedbreaksguitars.com/ ilustra "Como as Mídias Sociais podem mudar as Relações cliente - empresa, para sempre".

Perfeita a iniciativa dessa banda, temos que reclamar sim, tive um problema com meu Beetle, estava dirigindo quando saiu uma fumaça e um forte cheiro de queimado, (como tive um carro que pegou fogo anteriormente, fiquei apavorado na hora), notei que o AC parou, a VW recolheu, devolveu assim, e a peça demorou uns 40 dias pra chegar, quando voltei lá o vendedor me disse que se fosse na Alemanha isso não aconteceria, eu paguei muito mais carro pelo meu Beetle do que qualquer alemão e ainda tenho que passar por isso? Achei um absurdo.

Imagino o que daria se levar o meu Audizinho "véio" nessa css, só o orçamento vai dar pra comprar uns 2 A3 iguais ao meu...

Pior que hoje o meu vai pro "desmanche", vão verificar toda a suspensão (fora da concessionária, claro) mas provavelmente o problema está na caixa de direção, segundo a prévia dos mecânicos, já vi que lá vem bomba $$$.
No mais, tirando o seguro, o A3 foi o melhor carro e o que menos gastei com manutenção até hoje, até meu New Beetle, que comprei 0Km me deu mais dor de cabeça, apesar da garantia.

Agora se a MB tiver um seguro bem mais em conta, será uma boa ideia comprar uma pra usar em viajem, no lugar do A4 Avant que tinha em mente, o problema vai ser na hora de acelerar...

Taty

Novato
Plinio,

Sobre o seu audizinho "veio", nem leve mesmo, porque um membro aqui do clube disse que foi na css com um Audi igual o seu ,"veio" (sem sentido depreciativo, please), e o consultor mal olhou na cara.

Taty disse:
Plinio,

Sobre o seu audizinho "veio", nem leve mesmo, porque um membro aqui do clube disse que foi na css com um Audi igual o seu ,"veio" (sem sentido depreciativo, please), e o consultor mal olhou na cara.

Fique tranquilo que nem penso em levar não, só fiquei imaginando o tamanho do orçamento kkkk, a única concessionária que levei ele foi da VW, lá a coisa muda, fazem vc se sentor "O cara", mas te exploram da mesma forma, não peça valores de peças...hehehe, a Audi mais próxima daqui fica ha uns 180 Km.

iuribritto

Novato
Plinio, não sei qual o defeito do seu carro. Mas, cheirando a queimado e o ar parando digo para olhar o comutador de ignição. Peça de 60 reais para os nossos audis que utilizam a mesma do fox para o beatle acho que pode ser o mesmo. Confira isso.

iuribritto disse:
Plinio, não sei qual o defeito do seu carro. Mas, cheirando a queimado e o ar parando digo para olhar o comutador de ignição. Peça de 60 reais para os nossos audis que utilizam a mesma do fox para o beatle acho que pode ser o mesmo. Confira isso.
Foi essa peça mesmo Iuribritto, mas a garantia demorou só uns 40 dias pra conseguir a bendita, e eu com o AC sem ventilador, ou toda velocidade sem AC, era triste demais num caro 0 Km importado, mas troquei o Beetle pelo A3 + umas Dilmas (Lulas na época) e não me arrependo nem um pouco, só me faz falta o aquecimento dos bancos e o desembaçador dos retrovisores pq aqui é frrrrrrrio.

Hevanclei

Novato
também fiquei com raiva do seu orçamento claramente inflacionado, tirando que, as vezes, eles poderiam REALMENTE acharem que caixa de direção estava com problemas, simplesmente porque os funcionários não são treinados, e não faziam a menor ideia do que poderia ser, e acabariam trocando tudo, afinal, quem pagaria seria você.

sei que tem css boa, mais na maioria que e tive contato, os mecânicos sabem menos que o "meu mecânico de confiança" e cobram valores absurdos sem o menor critério.

não tiro a tua razão em momento algum, só me manifestei porque vi que uma grande parte dos posts estavam mencionando "entrar na justiça".
dei uma olhada por cima e vi que dificilmente iria valer a pena, apesar do livre convencimento do juízo, eles costumam levar essas orientações a risca.
só expus a "defesa da css" como norte, pra ti ver exemplificadamente o que eles poderiam alegar em defesa, e pra ver que não é tão fácil provar os fatos.

queria ter pesquisado melhor, a fim de catar alguma jurisprudência favorável, que, acredito existir, afinal, foi abusivo.

Só a título de curiosidade, PARA TODOS DO FÓRUM: Vender coisa com problema não rola, caracteriza vício oculto, o vendedor é obrigado a reparar o dano e, inclusive, indenizar o comprador se este se sentir lesado.

Isso sim tem entendimento majoritário, até porque é previsto pelo CDC, no máximo os magistrados que julgam contra desconsideram o vício oculto, mas se possuir vício, vai ter que reparar e indenizar.

Taty

Novato
Hevanclei, como você disse com toda a propriedade "A atitude da nossa empresa" , pude concluir que falava em nome da Caraigá.

Muito me admira saber que "simplesmente os funcionários não são treinados, e não faziam a menor ideia do que poderia ser, e acabariam trocando tudo, afinal, quem pagaria seria você", como VOCE mesmo disse.

Se o funcionário não é treinado, não trabalhe lá então, pois quando um cliente leva seu carro na concessionária, ele (pré) supõe que qualquer um ali, será apto e dominará todos os assuntos relacionados ao veículo, principalmente porque só trabalha com aquela marca e logo deveria entender mais do que qualquer outro mecânico de bairro.

Conclusão: Se eu, que não entendo nada de carro, levo ele na css e digo que ACHO que existe um problema na SUSPENSÃO do carro, porque o RÁDIO não está funcionando muito bem (uma coisa que não tem nada haver com a outra ... achismo de leigo no assunto, manja?! ), o procedimento da css será: Trocar toda a suspensão e o rádio inteiro, porque não são treinado para identificar o verdadeiro problema e se baseiam tão somente no achismo do cliente .... Ah, claro que isso é uma atitude para BENEFICIAR O CLIENTE, como você disse anteriormente, afinal, vamos resolver tudo num atendimento só né......

Bom, pelo que vemos, os argumentos em uma possível "defesa" da concessionária, só piora a situação para sua empresa (digo sua, pois você usou pronomes possessivos na primeira pessoa do plural!!!)

Só a título de curiosidade:
1- O carro ficou mais de 24 horas para realização de um diagnóstico do que estava quebrado e precisaria ser feito, em momento algum esse orçamento foi uma prévia do MAXIMO que eu poderia gastar .... foi o preço final e a posição final da css sobre o estado do veículo.

2- Vender coisa com problema não rola mesmo ... se caso o comprador do meu carro se sentisse lesado e me pedisse indenização, dado o alto grau de danos e problemas apresentados pela CONCESSIONÁRIA em relação ao meu veículo, eu ia me prejudicar em uma dimensão muito maior! Nisso a CONCESSIONÁRIA não pensou, obviamente .... A sorte é que o rapaz foi gente boa e ficou do meu lado, pois já sabia que no mínimo aquilo era uma PALHAÇADA. Em quantos níveis eu ia - com o perdão da palavra - me FERRAR, caso não fosse mais esperta e buscasse outras formas de ajuda, fora da css????

Sem comentários, quanto mais eu ouço, mais revoltada eu fico. Obrigada por me informar que além de TUDO, eu ainda poderia ter sido "processada" pela novo dono do veículo ....

Thomas

Administrator
Taty.

Só agora me pronuncio, pois já muito bem assessorada foi pelos nossos colegas...

Lamento profundamente o que aconteceu contigo, só mostra realmente todo descaso, despreparo e tudo mais que disse e foi concluido neste tópico.
A mania nossa de brasileiro de " deixar pra lá' acaba fazendo muitos descasos com nós consumidores passarem despercebidos e os abusos continuarem.
Enquanto abaixarmos a cabeça para qualquer tipo de problema, as coisas continuarão como estão...

Não sei se é o caso de ação judicial ou não, apesar de ser advogado, não vou entrar no mérito da questão, mas não acho justo também quererem tomar a decisão por ti.
Se achar que deve, terá algum profissional com ética e bom senso para auxilia-la na demanda.
Até porque, todo tratamento que teve dentro da concessionária, todo orçamento abusivo que foi feito, todo tempo gasto seu em resolver a questão.... tudo isso gera despesas e aborrecimentos ( danos morais e etc)...
Não quero incentiva-la a nada, só acredito que o " deixa pra lá" só torna os irresponsáveis cada dia mais " sem vergonha", sem impunidade...
Até repito, paritularmente acredito que uma ação desse tipo só vai te trazer mais aborrecimentos.. se tivesse um prejuizo real concreto, ai sim... mas nesse caso peculiar, o que tu pode fazer é alertar todos sobre o ocorrido e pronto...

Só para esclarecer meu pensamento, se me permite no seu topico Taty, vou dar um exemplo que aconteceu comigo por esses dias.

Por azar do cara, estava eu na porta de casa, mas pelo lado de dentro, brincando com meu cachorro, e vi pela greta que estava entreaberta da porta um cara que passou na calçada parece que " andando e urinando".
Não acreditei naquilo, e esperei alguns segundos e fui pelo lado de fora.
O cara, acredito que fora de si de tanto bebado, rs... estava andando e urinando na calçada inteira de casa, com um total desrespeito.. é mole?
O que fiz, liguei para a Policia, que por sorte estava perto de casa e pegou o bendito urinando na calçada do vizinho.. kk ( aja liquido..rs..)
Pura de falta de respeito, de bom senso.... na verdade onde há impunidade esse tipo de atitude é visto pela maioria como relevante....

Enfim, se cada um fazer sua parte, em manter o respeito mútuo, o bom senso e sempre questionar, querer punir as atitudes contrárias a isso, poderemos tentar moralizar um pouco o povo brasileiro e suas atitudes ( incluindo nós mesmos).

Abração

Thomás Lélis

douglas83

Membro
Taty, achei uma coisa sensacional nos post do Hevanclei. Toda vez que alguém se sentir lezado por algum motivo, e quiser entrar com uma ação judicial é só falar com HEVANCLEI, na hora ele já te manda a sentença. Será que ele é vidente ou algum tipo de profeta?
Mais no seu lugar, mesmo sabendo que vc irá perder essa demanda, eu proporia esta ação e ainda juntaria os post do colega do clube, para não fazer o juiz perder tempo atoa raciocinando, e fundamentar logo a sua sentança dando o exito da ação pra Cariaga.
Taty, depois de tudo que li, não sei se rio ou choro por ti!!!!!!!!!!!!!!!

Hevanclei disse:
bom.. que cabe ação judicial cabe.. se você quiser processar, advogado pra te atender não vai faltar no mercado, agora..
você vai processar a css por que mesmo ?, deixe os seu argumentos e toda essa raiva de lado, coloque isso no papel e tente uma argumentação oral contra alguém no mínimo imparcial.

pontos a seu favor: orçamento abusivo, ma fé, no máximo ainda imperícia de profissional habilitado. (isso foi o que me veio a mente)

visão de agente neutro: o orçamento foi abusivo, a ma fé e imperícia são relativas.

porém já adianto que a base da defesa será:

A imperícia não existe, posto que o orçamento somente foi feito desta forma para você ter uma noção MÁXIMA do prejuízo total, porém, no momento de efetivação do serviço, esta claro que nossos profissionais iriam observar que o problema não era relativo a todos os itens do orçamento, e, através do plano natural da nossa empresa, iria-mos começar pelo básico (poderia-se citar aqui alguns itens naturais, e claro, a troca/reaperto dos coxins) e, posteriormente, se o problema não fosse solucionado, seria analisado e talvez substituído os itens mais caros do orçamento (aqui a caixa de direção), porém, ressalta-se que este, só se encontravam no orçamento posto declaração do próprio cliente que, onde este mencionou possível problema na caixa, que seria imprudência nossa não analisar, como por normas da empresa, não é possibilitado a nós reparação em componentes, a solução, ressalto, SE constatado defeito na caixa, seria a substituição desta. dado o valor do item, obviamente seria comunicado o cliente para nova autorização sobre a troca deste componente.

toda a atitude de nossa empresa foi, ressalto novamente, para beneficiar o cliente, uma vez que é norma da empresa que o cliente tenha seu problema solucionado em um único atendimento, evitando ao máximo quaisquer transtorno decorrente de problemas não solucionados em nosso atendimento. para beneficiar a marca da empresa e de nossa concesionária.

resumindo: não existe relação de consumo, uma vez que não é efetivado o consumo em si, o orçamento é meramente o que PODE vir a ser feito, não necessariamente o que SERÁ feito. logo, não existe dano, perde-se o porque de ressarcimento.não temos então, uma figura necessária para a ação judicial, que é o "objeto da ação".

não pesquisei jurisprudência sobre o assunto, e me remeti a apenas uma doutrina, porém, acredito que ser este o entendimento majoritário.

segue em anexo, um ofício da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) - http://www.amb.com.br/portal/docs/artigos/artigo151.pdf

"O orçamento no prévio no CDC

O orçamento prévio de serviços é contemplado na lei consumerista, apesar da pouca importância que se tem dispensado ao assunto.
Todo prestador de serviço é obrigado a fornecer ao consumidor orçamento prévio detalhado do serviço a ser executado, mas bom
que se diga que o orçamento não cria nenhuma obrigação para o consumidor, fato que somente acontece com sua aceitação e
autorização para início do serviço."

sinto, porém não acredito que ganhe alguma coisa com ação judicial, espero ter ajudado.

Hevanclei,

Depois do que me contaram e vi no orçamento, fiquei com a clara sensação de que iriam "deitar e rolar" em cima da Taty.
Conheço muito bem todas as autorizadas Audi aqui em Sampa e como ainda tenho um Audi em garantia de fábrica, sou obrigado a utilizá-las, embora eventualmente use-as para uma outra Audi "mais velhinha" que possuo, mas como bom conhecedor, eles não conseguem me "passar a perna".
No caso da Taty, ficou bem claro: menininha bonita, toda "patricinha" que chega na concessionária para fazer a revisão da sua SPB, que reclama de um barulho que ela, com toda a falta de conhecimento no assunto, diz que é na direção_O "malandrão" lá faz o orçamento e "enfia" no orçamento uma caixa de direção de R$ 14.000,00, pois ele também tem metas a bater, porém nenhuma ética para se conduzir como ser humano ).Ele manda o orçamento para ela, se aproveitando do fato dela ser "visivelmente leiga no assunto" e se ela aprovar ( é assim que funciona !! ) ele manda bala.Uma perguntinha aqui: vc acha mesmo que ele iria excluir a caixa de direção do orçamento depois dele ter sido aprovado??Eu não acredito nisso nem em Papai Noel.
Sei muito bem como funcionam os planos de revisão da Audi e aos 30.000km tem diversos itens listados que são revisados e/ou substituidos.Não é esse o ponto aqui.Antes de finalizar o orçamento, o carro deveria ter sido examinado para se confirmar a necessidade da troca da caixa de direção.Ficaria claro que o problema não era esse e aí sim, o consultor poderia surpreender POSITIVAMENTE ao cliente ao passar um orçamento onde ele não incluiria essa peça e ainda falaria para a cliente que o carro foi avaliado e o defeito nada tinha a ver com a caixa de direção.Isso sim, seria o correto a ser feito.
Mas, como estamos no Brasil, muitas pessoas ainda querem se valer da "Lei do Gerson" para resolver seu problemas.É por causa de pessoas assim que essa bosta de país ainda é atrasado e subdesenvolvido em muitos aspectos culturais "básicos".Vc não acha mesmo que eles ( os lobos ) deixariam passar a oportunidade de abocanhar um "pobre cordeirinho" na frente deles, acha??
Eu "escalei" esse rolo todo lá dentro da Audi Brasil e, até onde sei, está dando uma merda danada.Eles estão em plena campanha do "Cliente totalmente satisfeito" e isso cai de paraquedas bem no meio da diretoria comercial e de marketing.Muito provavelmente isso não é um problema da marca, que é respeitável e da qual eu sou fã incondicional, mas sim de algumas pessoas que a representam.
Ainda aguardo posicionamento por parte deles.Vamos ver o que vão me dizer.

Abs,

Patrick Mello

della

Membro
Sábias palavras Patrick!

Não quero defender ninguém, mas no relato do Hevanclei entendi que ele estava usanso seus conhecimentos jurídicos e dando uma de "advogado do diabo" mostrando os contra-argumentos que a css poderia usar em defesa...