Junta cabeçote motor stroker

Bruno Andrade disse:
O fato de estar forjado não significa que seja indestrutível. Mesmo forjado, motor batendo pino por avanço alto também quebra.
Nessa situação, a primeira coisa a quebrar são as canaletas dos anéis. Se o nível de detonação (batida de pino) for ainda mais alto, a alta temperatura e pressão de combustão dentro da camara enfraquece a cabeça do pistão, daí...... melhor nem continuar....
Há algumas lendas que dizem que rodando com alcool não há risco de bater pino, mas não é verdade. O grande problema é que com gasolina, o ruido de detonação começa muito antes da pressão e temp dentro da camara subirem violentamente, dizendo de uma forma simples, ela "avisa" antes que o motor esta entrando em detonação.
Com alcool, esse limite é mais alto, mas existe. E como sempre temos a impressão de quanto mais avanço = mais potência (nem sempre é verdade), via de regra roda-se com avanço bem alto com alcool, porque o motor nunca bate pino. É por isso que a injeção eletronica tem lá o sensor de detonação, para o sistema escutar muito antes do teu ouvido e poupar uns trocos no teu bolso.
Certamente o Overspeed sabe tomar o devido cuidado nesta parte.
E tem gente que remove todo o sistema original e instala uma Fueltech.... paro por aqui...
Rapaz....! to bem achando que motor forjado aguenta mais porrada, mas pelo que estou vendo nao e bem assim..ja ta me dando medo de acelerar....logo vou fazer novos ups de turba e intercooler mas ta me dando frio na barriga ja... to gastando uma nota... se quebrar fudeu
 
Igorgtistroker disse:
Acabei de pesar as bielas.. 655 gramas exato cada uma ...pesei em uma balança de ourives... Isso ajuda a diminuir o R/l ? o balanceamento vai ficar bom com essas pesos?
r/l é uma medida física... o peso da biela não influencia o r/l, somente o comprimento dela e o curso do virabrequim

balancear é deixar tudo com o peso igual, ou seja, você combina bielas, pistões, pinos/travas e anéis para que todos os conjuntos fiquem com o mesmo peso ou bem próximo... o balanceamento dinâmico só quem faz é retífica (e das boas, pq tem que ser MTO bem feito... Eu tive um motor AP2.0 com balanceamento mal feito e era assustador quando passava de 5500rpm) e vai fazer no virabrequim com a embreagem e as polia montadas...

A relação entre o balanceamento e a r/l é que com tudo balanceado, ou seja, equalizado e equilibrado, você ameniza os efeitos negativos da r/l alta...
 

JulioRJ

Membro
Bruno Andrade disse:
Não é normal o que acontece com teu carro. Tem coisa errada aí. Ta rolando algum reset. Não é pra fazer isso.
E sim, nos turbos existem recursos de retirada de avanço.
Cortar a ignição não é recurso de controle de combustão.
pois é.. no caso nao é mais a injecao original é chipado, alem do mapa foi colocado o corte em 7500rpm

e só grila mesmo qndo ta com muita gasolina, qndo tem bastante alcool nao da isso e anda q da ate medo rsrs ta puxando mais que muito 2.0 moderno por aí
 
alguem poderia me falar se e obrigatorio substituir os parafusos dos mancais do virabrequin? e tambem aqueles aneis de folga do eixo que vai no terceiro mancal?
vou dar o torque de 65Nm mais 90 graus ...e isso mesmo?
 
Consulte o torque no manual de serviço do motor. Se puder, use os parafusos de mancal ARP. Afinal você não esta montando pra ficar fraco.
Troque também os aneis de encosto do terceiro mancal (originais, não use paralelos).
 
Bruno Andrade disse:
Consulte o torque no manual de serviço do motor. Se puder, use os parafusos de mancal ARP. Afinal você não esta montando pra ficar fraco.
Troque também os aneis de encosto do terceiro mancal (originais, não use paralelos).
no manual fala 65Nm e mais 90 graus.... Pergunto pelo seguinte: mantenho o torque original ou coloco mais forte devido a cavalaria que vai vir e o motor ser stroker?
As bielas forjadas pedem torque de 5Kgfm e 6,5Kgfm final (parafusos 7/16)
Os prisioneiros do cabeçote pede ate 10.2Kgfm de torque e original pede 6Nm mais 2x de 90 graus
 
boa noite galera... comecei a montar o motor e para minha surpresa o virabrequin do 2.0 nao deu certo
os pistoes passaram 2mm para fora do bloco....
pelo que andei pesquisando quando se monta stroker altera o vira nao e?
minhas bielas sao forjadas de 144mm e os pistoes iapel....
alguma dica?
 
Você está com pistões de 1.8/1.9. As bielas sendo 144mm estão corretas.
Um virabrequim 1.8 tem 86.4mm de curso e um de 2.0 tem 92.8mm. Se você estiver com pistões de 1.8 (cujo pino é mais baixo em relação à cabeça, comparado ao de 2.0) o desnivel deverá ser de (92.8-86.4)/2= 3.2mm
Se passou 2mm é porque os pistões forjados são um pouco mais baixos (taxa menor).
Ligue onde comprou os pistões e tente uma troca.
Leve os seus e compare com os de 2.0.
Entre no site da IAPEL. Tem as medidas de altura do pino lá. Deve te ajudar.
 
Bruno Andrade disse:
Você está com pistões de 1.8/1.9. As bielas sendo 144mm estão corretas.
Um virabrequim 1.8 tem 86.4mm de curso e um de 2.0 tem 92.8mm. Se você estiver com pistões de 1.8 (cujo pino é mais baixo em relação à cabeça, comparado ao de 2.0) o desnivel deverá ser de (92.8-86.4)/2= 3.2mm
Se passou 2mm é porque os pistões forjados são um pouco mais baixos (taxa menor).
Ligue onde comprou os pistões e tente uma troca.
Leve os seus e compare com os de 2.0.
Entre no site da IAPEL. Tem as medidas de altura do pino lá. Deve te ajudar.
na caixa dos meus pistoes esta assim:
cilindro:83.50mm
pistao:83.44mm
aneis:1.5/1.5/2.0mm
alt.compressao:33.00mm
pino:20mm

no site da iapel nao tem essas medidas assim,,,,apesar que comparando com os meus originais eles sao mais altos justamente na parte que passa do bloco.
obs: o diamemetro da cava da 5° valvula sao iguais

http://hxpperformance.com.br/volkswagen.htmlhttp:
http://hxpperformance.com.br/audi.htm
as diferenças estao nos links acima
nossa....vou pirar. :euhein: :euhein: :euhein:
 
Igorgtistroker disse:
na caixa dos meus pistoes esta assim:
cilindro:83.50mm
pistao:83.44mm
aneis:1.5/1.5/2.0mm
alt.compressao:33.00mm
pino:20mm

no site da iapel nao tem essas medidas assim,,,,apesar que comparando com os meus originais eles sao mais altos justamente na parte que passa do bloco.
obs: o diamemetro da cava da 5° valvula sao iguais

http://hxpperformance.com.br/volkswagen.htmlhttp:
http://hxpperformance.com.br/audi.htm
as diferenças estao nos links acima
nossa....vou pirar. :euhein: :euhein: :euhein:
O próprio link que você passou são pistões p/ viraqbrequim 1.8 (A3 1.8 turbo 20V).
A medida que você tem que olhar é a "altura de compressão". Para 2.0 este numero é ao redor de 30mm.
Na parte VW do catalogo Iapel veja a diferença dessa medida entre os 1.8 e 2.0.
De novo, você esta com pistões de 1.8, ou melhor dizendo, pistões p/ virabrequim 1.8.
 
Bruno Andrade disse:
O próprio link que você passou são pistões p/ viraqbrequim 1.8 (A3 1.8 turbo 20V).
A medida que você tem que olhar é a "altura de compressão". Para 2.0 este numero é ao redor de 30mm.
Na parte VW do catalogo Iapel veja a diferença dessa medida entre os 1.8 e 2.0.
De novo, você esta com pistões de 1.8, ou melhor dizendo, pistões p/ virabrequim 1.8.
entao se eu montar o VIRA de 1.8 nessas medidas continua sendo 1.8? e isso?
me desculpa pela burrice,
se eu montar o motor assim,,fica bom? fica muito diferente que se montar com o VIRA do 2.0?
 
Já que está tudo na mão, ainda desmontado, eu tentaria os pistões p/ 2.0.
Caso não consiga e não quiser gastar mais, respondendo sua pergunta, sim seria só colocar o virabrequim 1.8.
Com essa medida de diametro 83.50mm você teria exatos 1892cm3, arredondando 1.9.
No caso do virabrequim 2.0 você teria com estes pistões 2032cm3 (contra 1984cm3 do 2.0 original com pistões 82.50mm medida standard).
Você estaria abrindo mão de 140cm3.
 
Bruno Andrade disse:
Já que está tudo na mão, ainda desmontado, eu tentaria os pistões p/ 2.0.
Caso não consiga e não quiser gastar mais, respondendo sua pergunta, sim seria só colocar o virabrequim 1.8.
Com essa medida de diametro 83.50mm você teria exatos 1892cm3, arredondando 1.9.
No caso do virabrequim 2.0 você teria com estes pistões 2032cm3 (contra 1984cm3 do 2.0 original com pistões 82.50mm medida standard).
Você estaria abrindo mão de 140cm3.
e não é nem só cilindrada, isso é "o de menos" até... A grande diferença se dá pelo curso mesmo, um motor mais cursado, via de regra, entrega maior torque já que aumenta o efeito de alavanca sobre o virabrequim na hora da combustão... Na prática isso se reflete num carro que entrega mais força, geralmente em rotações mais baixas por uma série de fatores...Eu acredito piamente que vale a pena o Igor correr atrás de pistões para o vira 2.0 ao invés de montar 1.9, já li diversos relatos de proprietários de VAG 1.8T que fizeram o stocker que o ganho é grande em dirigibilidade... Como pretendo ficar com meu carro "pra sempre", quando chegar a hora de fazer motor espero ter condições de montar strocker
 
victorarrabal disse:
e não é nem só cilindrada, isso é "o de menos" até... A grande diferença se dá pelo curso mesmo, um motor mais cursado, via de regra, entrega maior torque já que aumenta o efeito de alavanca sobre o virabrequim na hora da combustão... Na prática isso se reflete num carro que entrega mais força, geralmente em rotações mais baixas por uma série de fatores...Eu acredito piamente que vale a pena o Igor correr atrás de pistões para o vira 2.0 ao invés de montar 1.9, já li diversos relatos de proprietários de VAG 1.8T que fizeram o stocker que o ganho é grande em dirigibilidade... Como pretendo ficar com meu carro "pra sempre", quando chegar a hora de fazer motor espero ter condições de montar strocker
ola ...
hj eu liguei na HXP e realmente eu comprei os pistoes errados.. teria que ter comprado pistoes 2.0 20v .
mas na verdade eu ia montar 1.9 mesmo.....mas como apareceu esse virabrequin 2.0 ai eu nao sabia dos pistoes ne....
enfin: conversei com esse camarada da HXP por mais de 40 minutos e ele me disse o seguinte:
essa minha configuraçao 1.9 daria 1932 cc.. e taxa de 10,8:1 ...pra rodar no alcool e um tesao e que cabeçotes multi valvulas tem que ter taxa de compressao pra ficar legal .
e que o motor 1.9 e menos perigoso de quebrar pois a curva do torque viria de modo progressivo ate o final de rpm e demora a cair,
e ao contrario do stroker que e mais arisco o torque vem de uma vez e morre,,, e e mais perigoso acima dos 6500 rpm ...fragil a quebras devido as vibraçoes
...se nao for bem montado..pinado etc.. palavras dele e nao minhas.
e como ja estou sem grana,vou de 1.9 mesmo.... quem sabe se o Brasil melhorar eu monto um stroker
mas obrigado a todos pela ajuda.....
 

Tiagobel

Membro
O vendedor não te ofereceu a possibilidade de trocar os pistões?
Numa boa, esses "contras" aí não são verdade...
 
Topo