Funcionalidades do AR CONDICIONADO - Aguardando Colaborações

gabrielm disse:
adrianob1985 disse:
O meu ar condicionado (A3 1.8T 2001) funciona normalmente durante os primeiros 20 minutos que estou dirigindo, depois ele vai diminuindo até que posso aumentar a "velocidade" do vento no último que não sai praticamento nada de vento! Será que é alguma configuração dessas? Se eu paro o carro por um tempinho desligo tudo e saio novamente o ar volta a gelar normalmente! Isso em viagem é um saco, pois funciona bem e depois não gela. Até eu parar em algum lugar.


mas se tu diminuir a temperatura nao muda a velocidade?! o sensor da temperatura interior é aquelas "furinhos" em cima do ar.

Depois dos 20 minutos posso diminuir a temperatura no mínimo e aumentar a força no máximo que só faz barulho e não sai vento nenhum!
Aí se eu apertar o economico e deixar o ar condicionado "descansar" uns minutinhos ele volta ao normal. Portanto não consigo deixar o ar condicionado gelando ligado direto, tenho que ficar desligando esperando um pouco e ligando de novo.
 
della disse:
Cara, seu carro já sofreu algum tipo de manutenção no A/C?

Não sei, acabei de comprar ele de outra pessoa.
Mas o que acho estranho é que funciona normal no começo, gela bem, não tem cheiro ruim, só que com o tempo vai diminuindo a força até que não adianta diminuir a temperatura nem aumentar a força do vento. Li no manual algo falando que quando o carro esquenta o ar condicionado para de funcionar para poder esfriar o motor e depois volta ao normal, não sei se pode ter alguma relação. Porém o ponteiro da temperatura do meu não passa dos 90.
 

della

Membro
Já viu se o filtro de pólen está obstruído?
O caso é o seguinte, se fizeram uma manutenção inadequada ou o filtro está obstruído, a vazão de ar pelo evaporador pode ser baixa e causar congelamento do evaporador, daí o ar pára de circular e vc fica com a impressão de que o motor parou... Nunca vi isto acontecer num carro, mas é uma possibilidade.
Ele funciona normalmente antes de perder eficiência?
Aconselho você procurar uma loja especializada em A/C.
Uma dica: quando o A/C perder eficiência, dê uma olhada na ventuínha dele, se estiver fincionando, é sinal de que o sistema está acionado e não foi cortado por emergência...
 
della disse:
Já viu se o filtro de pólen está obstruído?
O caso é o seguinte, se fizeram uma manutenção inadequada ou o filtro está obstruído, a vazão de ar pelo evaporador pode ser baixa e causar congelamento do evaporador, daí o ar pára de circular e vc fica com a impressão de que o motor parou... Nunca vi isto acontecer num carro, mas é uma possibilidade.
Ele funciona normalmente antes de perder eficiência?
Aconselho você procurar uma loja especializada em A/C.
Uma dica: quando o A/C perder eficiência, dê uma olhada na ventuínha dele, se estiver fincionando, é sinal de que o sistema está acionado e não foi cortado por emergência...


A ventuinha continua funcionando. Faz sentido isso que falou, pois a medida que vou diminuindo a temperatura e aumentando a força do ar as vezes percebo uma fumacinha tipo fumaça de gelo, como se tivesse congelado lá dentro. Acredito que é mais aconselhado eu procurar um local especializado né, pois nem sei aonde fica o evaporador. Obrigado pela atenção. :heiehei: :legal:
 

della

Membro
Cara, com esta informação que vc falou tem toda cara de congelamento!

Faz o seguinte, antes de gastar com um especialista, troca o filtro de cabine, fica sob o pára-brisa, do lado do passageiro. Solte a borracha de acabamento da parede corta-fogo e levante um pouco a grelha do pára-brisa, que vc vê o filtro fácil. Se ele estiver preto está saturado e é provável que esteja obstruído, neste caso o ar não circula e causa o congelamento... Dá pra trocar em casa numa boa!
 
della disse:
Cara, com esta informação que vc falou tem toda cara de congelamento!

Faz o seguinte, antes de gastar com um especialista, troca o filtro de cabine, fica sob o pára-brisa, do lado do passageiro. Solte a borracha de acabamento da parede corta-fogo e levante um pouco a grelha do pára-brisa, que vc vê o filtro fácil. Se ele estiver preto está saturado e é provável que esteja obstruído, neste caso o ar não circula e causa o congelamento... Dá pra trocar em casa numa boa!


valeu, vou dar uma olhada nisso e depois posto aqui se realmente era isso. Obrigadão :rofl: :legal:
 
Troquei esse filtro e não adiantou. O rapaz da loja disse que o problema é de entupimento numa peça que esqueci o nome. Falou que para arrumar ficaria uns 300 reais e que não compensaria arrumar pois ele ta funcionando normal apenas quando para eu deixo ventilando os 2 minutinhos ligo o ar de novo e volta ao normal. Portanto continuo nessa de ligar e desligar o ar-condicionado.
 

della

Membro
adrianob1985 disse:
Troquei esse filtro e não adiantou. O rapaz da loja disse que o problema é de entupimento numa peça que esqueci o nome. Falou que para arrumar ficaria uns 300 reais e que não compensaria arrumar pois ele ta funcionando normal apenas quando para eu deixo ventilando os 2 minutinhos ligo o ar de novo e volta ao normal. Portanto continuo nessa de ligar e desligar o ar-condicionado.

Só se for entupimento do evaporador... 300,00 para limpeza não está ruim, se for isso mesmo, tem que desmontar o painel INTEIRO para ter acesso ao evaporador e limpá-lo, um trampo FDP!
 
Exatamente isso. Ele falou que teria que desmontar tudo e que não valia a pena. Para eu continuar usando e quando parar de vez fazer o serviço.
 

IgorUchoa

Membro
pessoal meu ar gelado é otimo, normal, mas o QUente nem fu.... :( odeio pq ele fica soó ventado, quando ligo até jogar um arzinho quente por 5 segundos e depois perde o calor e fica ventado ai volto para o LO e ele gela q é uma beleza, volto para o HI e ele venta só, não esquenta nda. Alguma ideia ?? Outra coisa o meu ar vira e mexe cospe uns negocio igual uma escama de peixe pelas saidas. como arrumo isso ??
 
Deve ter alguma mangueira do ar quente com problema ou o radiador do mesmo, sobre as escamas é normal, é um revestimento que vai se soltando, coisas de carro velho...hauahua (q raiva).
 

roxo

Moderador
Meu Caro Igor,

Vc ja olhou pra ver se ás flages que leva o liquido de arrefcimento para a parte do ar uente tá por lá. Isso mesmo, o ar se auqce com a passagem do liquido de arrefecimento para a parte interna do veiculo do ar condicionado, geralmente essa flange, parece uma torneirinha e fica perto do hidrovacuo, quebra e os armengueiros isolam essa flange e ai o ar quente nao funciona ... dá uma verificada por ali pra ver ...
 

Andrefis

Membro
Pessoal uma dúvida.
O diagnóstico do erro na primeira função do climatronic acusa qualquer erro que tiver assim como no Scanner?
 

natus63

Novato
Pergunto a voces que dicas voces tem , sobre outros funcionamentos do ar condicionado além do propria ventilação.

Uso dele como computador de borbo e diagnostico.

tenho 2:

Dica 1-Tecla circulador de ar + tecla para cima , apos isto selecionar o 49 com + e -, depois disso apertar o circulador , e ele te dará temperatura digital do sensor de temperatura do motor.

Dica 2- Arcondicionado dual zone.
segura o Auto por 4, 5seg, e a configuracao selecionada irá valer somente ao condutor.


Alguem tem mais dicas? Postem ae! aguardamos!
Dual Zone eu nunca imaginei. Vou testar...
 
Pra quer quiser baixar e guardar junto com o manual, eu fiz um.

Excel: http://www.4shared.com/file/5Pu42iiB/Funcionalidades_Climatronic.html

PDF: http://www.4shared.com/office/hyhBI1aM/Funcionalidades_Climatronic.html
 
há como desconfigurar alguma função ou desregular algo do motor pelo climatronic ? dei uma olhada nessas funçoes , depois andei com o carro fui no centro da cidade quando voltei deixei na garagem uns 3 dias ontem fui ligar e ele nao funciona de jeito nenhum da partida mas parece que ta sem gasolina , sei la ... pode ser algo com o climatronic ? abraço
 

Bruno20v

Novato
Poh legal essas funções, tentei ontem e funcionou legau.

interessante a ideia do post acima é possível desconfigurar alguma coisa pela climatronic?
ai já começa a me dar um medo de continuar fuçando nesta coisa.
 

Bruno20v

Novato
Ah mais uma coisa a gente consegue checar o valor de lambda com algumas das funções? seria legal para quem tem ups no carro...
 
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