vingouz
Novato
Vou mostrar aqui como eu retirei e coloquei o teto, não fui eu quem fez a colagem do forro do teto, nem tive pretensão de tentar colocar, por que eu não sou bom com essas coisas,, só retirei o teto e o teto solar e recoloquei os dois depois do serviço do forro, fiz todo o trabalho com um amigo meu que é mecânico do meu carro e que já teve 7 Audis, e já ajudou varias pessoas a retirar o teto, por isso já digo que os macetes mesmo, quem sabia foi ele, e quem me ajudou também foi o Mário Augusto Oliva, que me deu dicas importantíssimas, inclusive um arquivo de Word com um tutorial também, as dicas q ele me deu, eu vou colocar aqui também (ele “deixou” eu dar as dicas )
Eu confesso que achei que seria mais fácil, mas não foi, a retirada foi bem fácil, colocar de volta q não.
Bom, então vamos começar...
A primeira coisa a se fazer, é cobrir os bancos, caso seu teto esteja muito descolado, a cola q possa cair no seu banco, ou carpete, é muito difícil de retirar, então é melhor cobrir, no meu caso, foi mais fácil, por que o tecido ainda estava colado, então não tive esse problema, mas é bom evitar quem tiver o teto já bem solto.
Primeiro passo da retirada, os parafusos do quebra sol e puxadores.
Na foto acima, eu mostrei apenas um parafuso, mas do outro lado também tem um
O quebra sol são 3, os 3 escondidos
Primeiro:
É só retirar essa moldura que o parafuso aparece
Segundo e terceiro:
Essa moldurinha é chatinha de tirar, vc tem que enfiar uma chave de fenda daquelas pequenas naquele “botão” de metal e colocar por dentro da moldura e puxar, sai facilmente, embaixo da moldura, são os outros dois, logo q retira-los, é só ir puxando o quebra sol para trás, devagar, por que eles tem um formato diferente como vcs podem ver na imagem abaixo:
Essa “luminária” é só enfiar essa mesma chave de fenda pequena no lado esquerdo, e puxar para baixo, fiquem atento q o ferrinho de fixação dele, deve estar em forma de V, então se ele estiver deformado por causa da retirada, volte ele para esse formato, aí é só retirar as conexões, elas tem uma travinha, mas use a chave de fenda pequena por dentro, q solta facilmente, deveria ter tirado foto dessa conexão, mas nem lembrei, mas n´~ao tem dificuldade, ao ver a conexão, vcs verão a travinha.
Aquele pequeno quebra sol em cima do retrovisor, só tem um parafuso, eu esqueci de tirar foto dele,,,mas nele não tem segredo, só tem um parafuso, não fica escondido, é so retirar q sai junto com o parafuso, sem encaixe.
O Panflonier central tem apenas dois parafusos, e é encaixado
As setas mostram os lugares dos parafusos
O panflonier traseiro, é só encaixe, então é só forçar para baixo em alguma extremidade q sairá, sem segredo nenhum.
Agora as partes de encaixe, todas as peças de parafusos já fora retiradas, agora as peças q podem ser quebradas, vou mostrar exatamente onde estão os “grampos, presilhas”
Já comece puxando as borrachas, não tem nada de segredo aqui, é so puxar para baixo as borrachas, sem medo.
Não precisa retirar a borracha inteira, por que só vamos mexer no teto.
Para retirar essas molduras da frente, tem q tomar muito cuidado, pois essas presilhas são bem fortes, o difícil é retirar a 1º, depois as outras ficam mais fáceis, por que da para vê-las, são um total de 3 de cada lado, elas são pressionadas por essas presilhas, puxe um pouco e olhe onde esta a primeira e vai tentando retirar com uma chave de fenda grande!
Aí estão as 3 presilhas, para colocar essa moldura novamente no final, retire essas presilhas e coloque na moldura, por que assim, é só pressionar q todas entram, sem problema como foi para retirar.
A moldura do cinto é encaixada na parte de baixo, aquela parte preta, e usada aquela mesma presilha da moldura da frente, ou seja,, muito difícil de retirar, mas segue abaixo a foto de onde estão para ajudar a retirar
As 3 molduras da parte de trás, continuam com a mesma presilha, seguem as fotos
As presilhas
Como falei acima, é só puxar um pouco para ver as presilhas e ir tirando aos poucos, não quebrei nada na retirada, é só ir aos poucos.
No caso dos tetos com teto solar, tem mais um procedimento.
Tem uma parte de alumínio em cima do teto, é só enfiar a chave de fenda e ir “soltando” é um presilha diferente, é so ir devagar para não amassar essa parte de alumínio, por que se amassar, já era!
Depois de retirar, da para ver as presilhas:
Depois q retirar todas essas peças, o teto já estará solto, é só ir soltando ele das beradas e puxar pelo porta malas, lembrem de retirar também, os dois encostos de cabeça traseiros, para facilitar a retirada do teto
Só tomar cuidado para não quebrar...
Já o teto solar, eu retirei todo, para não ter problemas com pecinhas, é só retirar todos os parafusos em volta dele, e retirei por trás também, não tirei foto desse processo, por que tem q ser feito com 2 pessoas, mas também não tem segredo, os parafusos são visíveis, sãos 4 parafusos e 8 porcas, se eu não me engano..mas todos do mesmo diâmetro.
Eu filmei um pouco mas não da para ver muita coisa
Eu não lembro ao certo, mas acho q os lugares dos parafusos são esses:
Para retirar o forro, é só retirar os 3 parafusos de cada lado, nessa parte branca de plástico, e retirar essa moldura, ela é colada, com uma cola q veda, já q é nessa parte q a agua da chuva escoa para a parte de trás do carro, depois é só puxar o forro e levantar esse pino do carrinho com marcação amarela, é só levantar o pino q solta, fazer nos dois lados, o forro irá passar por baixo, sem segredo também,
PRONTO, teto retirado, agora a limpeza...
Fiz um vídeo logo q começamos...
Para limpar, FOI MUITO CHATO!! A cola é insuportável, gruda na mão e não sai, gruda no teto e em tudo, retiramos com uma espátula e depois thiner para limpar.
Teto já limpo
Pronto, só levar para o tapeceiro,
A montagem é a inversa da desmontagem, a montagem o que foi difícil para demonstrar, fica muito fácil, e o que era fácil, ficou extremamente difícil!! É exatamente essa a logica, tudo q tem parafuso, ficou DIFICILIMO!! Parece que o tecido não assentou direito no teto, então ficou muito difícil de achar os lugares para parafusar, muito difícil mesmo, então, quando forem colocar o teto, lembrem de olhar direitinho por trás do teto, onde ficam os lugares dos parafusos, não façam como eu
Pois bem, acho q terminei de falar tudo!
Esse tutorial meu eu fiz tentando falar todos os pontos, mas caso eu esqueça algum, ou falei meio difícil, me falem q vou editando até ficar perfeito o tutorial, de fácil entendimento,
Eu confesso que achei que seria mais fácil, mas não foi, a retirada foi bem fácil, colocar de volta q não.
Bom, então vamos começar...
A primeira coisa a se fazer, é cobrir os bancos, caso seu teto esteja muito descolado, a cola q possa cair no seu banco, ou carpete, é muito difícil de retirar, então é melhor cobrir, no meu caso, foi mais fácil, por que o tecido ainda estava colado, então não tive esse problema, mas é bom evitar quem tiver o teto já bem solto.
Primeiro passo da retirada, os parafusos do quebra sol e puxadores.
Na foto acima, eu mostrei apenas um parafuso, mas do outro lado também tem um
O quebra sol são 3, os 3 escondidos
Primeiro:
É só retirar essa moldura que o parafuso aparece
Segundo e terceiro:
Essa moldurinha é chatinha de tirar, vc tem que enfiar uma chave de fenda daquelas pequenas naquele “botão” de metal e colocar por dentro da moldura e puxar, sai facilmente, embaixo da moldura, são os outros dois, logo q retira-los, é só ir puxando o quebra sol para trás, devagar, por que eles tem um formato diferente como vcs podem ver na imagem abaixo:
Essa “luminária” é só enfiar essa mesma chave de fenda pequena no lado esquerdo, e puxar para baixo, fiquem atento q o ferrinho de fixação dele, deve estar em forma de V, então se ele estiver deformado por causa da retirada, volte ele para esse formato, aí é só retirar as conexões, elas tem uma travinha, mas use a chave de fenda pequena por dentro, q solta facilmente, deveria ter tirado foto dessa conexão, mas nem lembrei, mas n´~ao tem dificuldade, ao ver a conexão, vcs verão a travinha.
Aquele pequeno quebra sol em cima do retrovisor, só tem um parafuso, eu esqueci de tirar foto dele,,,mas nele não tem segredo, só tem um parafuso, não fica escondido, é so retirar q sai junto com o parafuso, sem encaixe.
O Panflonier central tem apenas dois parafusos, e é encaixado
As setas mostram os lugares dos parafusos
O panflonier traseiro, é só encaixe, então é só forçar para baixo em alguma extremidade q sairá, sem segredo nenhum.
Agora as partes de encaixe, todas as peças de parafusos já fora retiradas, agora as peças q podem ser quebradas, vou mostrar exatamente onde estão os “grampos, presilhas”
Já comece puxando as borrachas, não tem nada de segredo aqui, é so puxar para baixo as borrachas, sem medo.
Não precisa retirar a borracha inteira, por que só vamos mexer no teto.
Para retirar essas molduras da frente, tem q tomar muito cuidado, pois essas presilhas são bem fortes, o difícil é retirar a 1º, depois as outras ficam mais fáceis, por que da para vê-las, são um total de 3 de cada lado, elas são pressionadas por essas presilhas, puxe um pouco e olhe onde esta a primeira e vai tentando retirar com uma chave de fenda grande!
Aí estão as 3 presilhas, para colocar essa moldura novamente no final, retire essas presilhas e coloque na moldura, por que assim, é só pressionar q todas entram, sem problema como foi para retirar.
A moldura do cinto é encaixada na parte de baixo, aquela parte preta, e usada aquela mesma presilha da moldura da frente, ou seja,, muito difícil de retirar, mas segue abaixo a foto de onde estão para ajudar a retirar
As 3 molduras da parte de trás, continuam com a mesma presilha, seguem as fotos
As presilhas
Como falei acima, é só puxar um pouco para ver as presilhas e ir tirando aos poucos, não quebrei nada na retirada, é só ir aos poucos.
No caso dos tetos com teto solar, tem mais um procedimento.
Tem uma parte de alumínio em cima do teto, é só enfiar a chave de fenda e ir “soltando” é um presilha diferente, é so ir devagar para não amassar essa parte de alumínio, por que se amassar, já era!
Depois de retirar, da para ver as presilhas:
Depois q retirar todas essas peças, o teto já estará solto, é só ir soltando ele das beradas e puxar pelo porta malas, lembrem de retirar também, os dois encostos de cabeça traseiros, para facilitar a retirada do teto
Só tomar cuidado para não quebrar...
Já o teto solar, eu retirei todo, para não ter problemas com pecinhas, é só retirar todos os parafusos em volta dele, e retirei por trás também, não tirei foto desse processo, por que tem q ser feito com 2 pessoas, mas também não tem segredo, os parafusos são visíveis, sãos 4 parafusos e 8 porcas, se eu não me engano..mas todos do mesmo diâmetro.
Eu filmei um pouco mas não da para ver muita coisa
Eu não lembro ao certo, mas acho q os lugares dos parafusos são esses:
Para retirar o forro, é só retirar os 3 parafusos de cada lado, nessa parte branca de plástico, e retirar essa moldura, ela é colada, com uma cola q veda, já q é nessa parte q a agua da chuva escoa para a parte de trás do carro, depois é só puxar o forro e levantar esse pino do carrinho com marcação amarela, é só levantar o pino q solta, fazer nos dois lados, o forro irá passar por baixo, sem segredo também,
PRONTO, teto retirado, agora a limpeza...
Fiz um vídeo logo q começamos...
Para limpar, FOI MUITO CHATO!! A cola é insuportável, gruda na mão e não sai, gruda no teto e em tudo, retiramos com uma espátula e depois thiner para limpar.
Teto já limpo
Pronto, só levar para o tapeceiro,
A montagem é a inversa da desmontagem, a montagem o que foi difícil para demonstrar, fica muito fácil, e o que era fácil, ficou extremamente difícil!! É exatamente essa a logica, tudo q tem parafuso, ficou DIFICILIMO!! Parece que o tecido não assentou direito no teto, então ficou muito difícil de achar os lugares para parafusar, muito difícil mesmo, então, quando forem colocar o teto, lembrem de olhar direitinho por trás do teto, onde ficam os lugares dos parafusos, não façam como eu
Pois bem, acho q terminei de falar tudo!
Esse tutorial meu eu fiz tentando falar todos os pontos, mas caso eu esqueça algum, ou falei meio difícil, me falem q vou editando até ficar perfeito o tutorial, de fácil entendimento,