[DIY] Como Retirar e Colocar Teto (Troca do Forro)

vingouz

Novato
Vou mostrar aqui como eu retirei e coloquei o teto, não fui eu quem fez a colagem do forro do teto, nem tive pretensão de tentar colocar, por que eu não sou bom com essas coisas,, só retirei o teto e o teto solar e recoloquei os dois depois do serviço do forro, fiz todo o trabalho com um amigo meu que é mecânico do meu carro e que já teve 7 Audis, e já ajudou varias pessoas a retirar o teto, por isso já digo que os macetes mesmo, quem sabia foi ele, e quem me ajudou também foi o Mário Augusto Oliva, que me deu dicas importantíssimas, inclusive um arquivo de Word com um tutorial também, as dicas q ele me deu, eu vou colocar aqui também (ele “deixou” eu dar as dicas :D)
Eu confesso que achei que seria mais fácil, mas não foi, a retirada foi bem fácil, colocar de volta q não.
Bom, então vamos começar...
A primeira coisa a se fazer, é cobrir os bancos, caso seu teto esteja muito descolado, a cola q possa cair no seu banco, ou carpete, é muito difícil de retirar, então é melhor cobrir, no meu caso, foi mais fácil, por que o tecido ainda estava colado, então não tive esse problema, mas é bom evitar quem tiver o teto já bem solto.

Primeiro passo da retirada, os parafusos do quebra sol e puxadores.

Na foto acima, eu mostrei apenas um parafuso, mas do outro lado também tem um
O quebra sol são 3, os 3 escondidos
Primeiro:

É só retirar essa moldura que o parafuso aparece
Segundo e terceiro:

Essa moldurinha é chatinha de tirar, vc tem que enfiar uma chave de fenda daquelas pequenas naquele “botão” de metal e colocar por dentro da moldura e puxar, sai facilmente, embaixo da moldura, são os outros dois, logo q retira-los, é só ir puxando o quebra sol para trás, devagar, por que eles tem um formato diferente como vcs podem ver na imagem abaixo:

Essa “luminária” é só enfiar essa mesma chave de fenda pequena no lado esquerdo, e puxar para baixo, fiquem atento q o ferrinho de fixação dele, deve estar em forma de V, então se ele estiver deformado por causa da retirada, volte ele para esse formato, aí é só retirar as conexões, elas tem uma travinha, mas use a chave de fenda pequena por dentro, q solta facilmente, deveria ter tirado foto dessa conexão, mas nem lembrei, mas n´~ao tem dificuldade, ao ver a conexão, vcs verão a travinha.
Aquele pequeno quebra sol em cima do retrovisor, só tem um parafuso, eu esqueci de tirar foto dele,,,mas nele não tem segredo, só tem um parafuso, não fica escondido, é so retirar q sai junto com o parafuso, sem encaixe.
O Panflonier central tem apenas dois parafusos, e é encaixado
As setas mostram os lugares dos parafusos


O panflonier traseiro, é só encaixe, então é só forçar para baixo em alguma extremidade q sairá, sem segredo nenhum.
Agora as partes de encaixe, todas as peças de parafusos já fora retiradas, agora as peças q podem ser quebradas, vou mostrar exatamente onde estão os “grampos, presilhas”
Já comece puxando as borrachas, não tem nada de segredo aqui, é so puxar para baixo as borrachas, sem medo.
Não precisa retirar a borracha inteira, por que só vamos mexer no teto.

Para retirar essas molduras da frente, tem q tomar muito cuidado, pois essas presilhas são bem fortes, o difícil é retirar a 1º, depois as outras ficam mais fáceis, por que da para vê-las, são um total de 3 de cada lado, elas são pressionadas por essas presilhas, puxe um pouco e olhe onde esta a primeira e vai tentando retirar com uma chave de fenda grande!

Aí estão as 3 presilhas, para colocar essa moldura novamente no final, retire essas presilhas e coloque na moldura, por que assim, é só pressionar q todas entram, sem problema como foi para retirar.
A moldura do cinto é encaixada na parte de baixo, aquela parte preta, e usada aquela mesma presilha da moldura da frente, ou seja,, muito difícil de retirar, mas segue abaixo a foto de onde estão para ajudar a retirar

As 3 molduras da parte de trás, continuam com a mesma presilha, seguem as fotos

As presilhas


Como falei acima, é só puxar um pouco para ver as presilhas e ir tirando aos poucos, não quebrei nada na retirada, é só ir aos poucos.
No caso dos tetos com teto solar, tem mais um procedimento.
Tem uma parte de alumínio em cima do teto, é só enfiar a chave de fenda e ir “soltando” é um presilha diferente, é so ir devagar para não amassar essa parte de alumínio, por que se amassar, já era!

Depois de retirar, da para ver as presilhas:


Depois q retirar todas essas peças, o teto já estará solto, é só ir soltando ele das beradas e puxar pelo porta malas, lembrem de retirar também, os dois encostos de cabeça traseiros, para facilitar a retirada do teto

Só tomar cuidado para não quebrar...
Já o teto solar, eu retirei todo, para não ter problemas com pecinhas, é só retirar todos os parafusos em volta dele, e retirei por trás também, não tirei foto desse processo, por que tem q ser feito com 2 pessoas, mas também não tem segredo, os parafusos são visíveis, sãos 4 parafusos e 8 porcas, se eu não me engano..mas todos do mesmo diâmetro.
Eu filmei um pouco mas não da para ver muita coisa

Eu não lembro ao certo, mas acho q os lugares dos parafusos são esses:

Para retirar o forro, é só retirar os 3 parafusos de cada lado, nessa parte branca de plástico, e retirar essa moldura, ela é colada, com uma cola q veda, já q é nessa parte q a agua da chuva escoa para a parte de trás do carro, depois é só puxar o forro e levantar esse pino do carrinho com marcação amarela, é só levantar o pino q solta, fazer nos dois lados, o forro irá passar por baixo, sem segredo também,

PRONTO, teto retirado, agora a limpeza...

Fiz um vídeo logo q começamos...


Para limpar, FOI MUITO CHATO!! A cola é insuportável, gruda na mão e não sai, gruda no teto e em tudo, retiramos com uma espátula e depois thiner para limpar.


Teto já limpo

Pronto, só levar para o tapeceiro,

A montagem é a inversa da desmontagem, a montagem o que foi difícil para demonstrar, fica muito fácil, e o que era fácil, ficou extremamente difícil!! É exatamente essa a logica, tudo q tem parafuso, ficou DIFICILIMO!! Parece que o tecido não assentou direito no teto, então ficou muito difícil de achar os lugares para parafusar, muito difícil mesmo, então, quando forem colocar o teto, lembrem de olhar direitinho por trás do teto, onde ficam os lugares dos parafusos, não façam como eu :D
Pois bem, acho q terminei de falar tudo!
Esse tutorial meu eu fiz tentando falar todos os pontos, mas caso eu esqueça algum, ou falei meio difícil, me falem q vou editando até ficar perfeito o tutorial, de fácil entendimento,
 

Herom

Membro
Vinícius, essa pecinha por completo que tem esses pinos com marcação amarela e o encaixe dele e tal, são isso que freiam a persiana/cortina? Ajudam a sustentar o teto? Fazem parte do trilho? Qual a função delas?

As perguntas são porque domingo agora fui abrir o teto solar e deu uns estalos metálicos e logo em seguida o teto começou a fazer barulho, tanto aberto como fechado... Só passar em desníveis ou buracos que faz barulho como se tivesse algo solto no teto... E após isso minha persiana/cortina não para/trava mais no lugar original de antes, se empurrar ela entra todinha...

Ai abri o teto todo hoje e vi essa pecinha ai quebrada, fiquei em dúvida se ela faz sustentação de algo do teto ou freia a persiana/cortina no lugar original... Se ela pode ter influência nesse barulho de teto solto que está fazendo agora...

Fora isso o teto abre/fecha... sobe/desce... Tudo normal, só esses barulhos de algo solto no teto solar em passar em buracos e desníveis e a persiana/cortina que não para mais no lugar original, ou seja, se empurrar ela entra todinha lá para dentro do teto...

Poderia ver pra mim ou me falar qual a função dessa a pecinha quanto o pino que encaixa nela, essas que tem os detalhes amarelos... Vê se tem algum código/numeração nela, pois vou ter que comprar outra para colocar no lugar e ver se para o barulho de teto solto para...

Outra dúvida, sei que o vidro do teto e a persiana/cortina sai por cima de boa... Quanto ao teto solar, ele sai todo só se tirar o forro de teto?

Abraço e parabéns por mais um excelente DIY...
 

vingouz

Novato
Herom disse:
Vinícius, essa pecinha por completo que tem esses pinos com marcação amarela e o encaixe dele e tal, são isso que freiam a persiana/cortina? Ajudam a sustentar o teto? Fazem parte do trilho? Qual a função delas?

As perguntas são porque domingo agora fui abrir o teto solar e deu uns estalos metálicos e logo em seguida o teto começou a fazer barulho, tanto aberto como fechado... Só passar em desníveis ou buracos que faz barulho como se tivesse algo solto no teto... E após isso minha persiana/cortina não para/trava mais no lugar original de antes, se empurrar ela entra todinha...

Ai abri o teto todo hoje e vi essa pecinha ai quebrada, fiquei em dúvida se ela faz sustentação de algo do teto ou freia a persiana/cortina no lugar original... Se ela pode ter influência nesse barulho de teto solto que está fazendo agora...

Fora isso o teto abre/fecha... sobe/desce... Tudo normal, só esses barulhos de algo solto no teto solar em passar em buracos e desníveis e a persiana/cortina que não para mais no lugar original, ou seja, se empurrar ela entra todinha lá para dentro do teto...

Poderia ver pra mim ou me falar qual a função dessa a pecinha quanto o pino que encaixa nela, essas que tem os detalhes amarelos... Vê se tem algum código/numeração nela, pois vou ter que comprar outra para colocar no lugar e ver se para o barulho de teto solto para...

Outra dúvida, sei que o vidro do teto e a persiana/cortina sai por cima de boa... Quanto ao teto solar, ele sai todo só se tirar o forro de teto?

Abraço e parabéns por mais um excelente DIY...
cara essa pecinha amarela é o que segura,,,vai acompanhando na foto abaixo:

eu tentei fazer da forma mais simples possivel para nao ficar dificil de entender:
o pino é a seta verde, ela fica dentro das setas amarelas, aí puxa para cima o pino, q ela desencaixa e "levanta" para o forro passar na direção da seta azul, mas pode acontecer da parte da seta vermelha, q é o que segura tudo, ter "descolado" (que aconteceu comigo tambem) aí eu só colei com super bonder na hora de colocar tudo no lugar...com vc,,,pode ter acontecido as duas coisas, ou esse pino soltou dos dois lados, ou soltou a estrutura dos dois lados tambem,,,,EU ACHO!

mas estou pensando aqui comigo,,,, esse forro do teto solar, tem 4 "rodinhos" que mantem ele firme, sem folgas, sabe!?, pode ser (acho até dificil) vou ver se eu tirei alguma foto para te mostrar aqui...
olha aqui embaixo

são quatro "rodinhos"
eles que seguram ele no lugar, eles ficam um pouco presionados, é como se eles fossem "molas" q mantem no lugar, é so um parafusinho q segura cada um, mas acho dificil acontecer de 2 deles terem quebrado no seu,,,mas não impossivel :D

estou escrevendo e lendo sua mensagem,, agora vi q ele entra todo para dentro,, então é o pino mesmo

cara....eu tenho quase certeza q nao tem como retirar o teto solar sem retirar o forro inteiro, é muito grande a peça...eu nao falo com certeza pq vai que tem um ninja aí q ja retirou,,,mas pelo que vi,,,nao tem jeito nao cara...

eu ja montei tudo,,,mas eu nao lembro de ter visto codigo nenhum, mas acho dificil ter qeubrado cara,,,deve ter so desencaixado mesmo, e se tiver "quebrado" como o meu,,,é só colocar uma colinha q ele fica,,,pq essa parte q coloca cola, nao tem muito segredo e nao tem muita força nela,,,

por isso q acho q a sua nao está quebrada,, opinião minha!
 

Herom

Membro
Vinicius Soares disse:
cara essa pecinha amarela é o que segura,,,vai acompanhando na foto abaixo:

eu tentei fazer da forma mais simples possivel para nao ficar dificil de entender:
o pino é a seta verde, ela fica dentro das setas amarelas, aí puxa para cima o pino, q ela desencaixa e "levanta" para o forro passar na direção da seta azul, mas pode acontecer da parte da seta vermelha, q é o que segura tudo, ter "descolado" (que aconteceu comigo tambem) aí eu só colei com super bonder na hora de colocar tudo no lugar...com vc,,,pode ter acontecido as duas coisas, ou esse pino soltou dos dois lados, ou soltou a estrutura dos dois lados tambem,,,,EU ACHO!

mas estou pensando aqui comigo,,,, esse forro do teto solar, tem 4 "rodinhos" que mantem ele firme, sem folgas, sabe!?, pode ser (acho até dificil) vou ver se eu tirei alguma foto para te mostrar aqui...
olha aqui embaixo

são quatro "rodinhos"
eles que seguram ele no lugar, eles ficam um pouco presionados, é como se eles fossem "molas" q mantem no lugar, é so um parafusinho q segura cada um, mas acho dificil acontecer de 2 deles terem quebrado no seu,,,mas não impossivel :D

estou escrevendo e lendo sua mensagem,, agora vi q ele entra todo para dentro,, então é o pino mesmo

cara....eu tenho quase certeza q nao tem como retirar o teto solar sem retirar o forro inteiro, é muito grande a peça...eu nao falo com certeza pq vai que tem um ninja aí q ja retirou,,,mas pelo que vi,,,nao tem jeito nao cara...

eu ja montei tudo,,,mas eu nao lembro de ter visto codigo nenhum, mas acho dificil ter qeubrado cara,,,deve ter so desencaixado mesmo, e se tiver "quebrado" como o meu,,,é só colocar uma colinha q ele fica,,,pq essa parte q coloca cola, nao tem muito segredo e nao tem muita força nela,,,

por isso q acho q a sua nao está quebrada,, opinião minha!

Tranquilo Vinicius?

Então, olhei o teto e realmente achei uma peça solta... Ao colocar o teto na posição levantada, achei essa pecinha da seta vermelha que você marcou, achei apenas ela solta, era a do lado do carona, vou tirar o vidro do teto solar e a persiana/cortina e colar também... Ai já aproveito e vejo se foi só ela mesmo e se a outra está bem presa...

Aparentemente os 4 "rodinhos" estão no lugar, dei uma olhada com o teto levantado e fechei a cortina, mas quando for colar a pecinha confiro tudo e se está tudo bem preso no lugar...

Hoje dando uma futricada, percebi que a persiana/cortina meio que voltou a travar quando tá lá no finalzinho, quase entrando todo dentro do teto, acho que por ter soltado apenas de um lado, ainda freia um pouquinho, não forcei nem to mexendo para não quebrar nada, nem soltar.... Acho que quando tirar e colocar essa pecinha novamente da seta vermelha que você mencionou volta tudo ao normal...

Porque olhando a peça, realmente ela não tinha aspecto de nada quebrado nem marcas e tal, pensei justamente isso, ter desencaixado ou descolado de algum lugar....

Suas fotos já tinham ajudado demais no DIY, agora com a explicação, ajudou muitoooo, hehehe...

Valeu Vinicius!

Grande abraço...
 
Mesmo que você não faça o serviço de passar o tecido, o interessante mesmo é isso, de pelo menos tirar e por de volta no lugar o teto, pelo fato de que, você com mais tempo vc não acaba danificando os encaixes. Já presenciei nas tapeçaria que os cara vão arrancando (claro que eles tem uma determinada experiencia) de uma unica vez, eles precisam ser rápidos, não da para ficar alisando, mas com isso acaba quebrando de repente alguns encaixe que inicialmente não dá para se observar e futuramente já não tem muito o que se fazer!!!

Grande tópico
 

vingouz

Novato
Herom disse:
Tranquilo Vinicius?

Então, olhei o teto e realmente achei uma peça solta... Ao colocar o teto na posição levantada, achei essa pecinha da seta vermelha que você marcou, achei apenas ela solta, era a do lado do carona, vou tirar o vidro do teto solar e a persiana/cortina e colar também... Ai já aproveito e vejo se foi só ela mesmo e se a outra está bem presa...

Aparentemente os 4 "rodinhos" estão no lugar, dei uma olhada com o teto levantado e fechei a cortina, mas quando for colar a pecinha confiro tudo e se está tudo bem preso no lugar...

Hoje dando uma futricada, percebi que a persiana/cortina meio que voltou a travar quando tá lá no finalzinho, quase entrando todo dentro do teto, acho que por ter soltado apenas de um lado, ainda freia um pouquinho, não forcei nem to mexendo para não quebrar nada, nem soltar.... Acho que quando tirar e colocar essa pecinha novamente da seta vermelha que você mencionou volta tudo ao normal...

Porque olhando a peça, realmente ela não tinha aspecto de nada quebrado nem marcas e tal, pensei justamente isso, ter desencaixado ou descolado de algum lugar....

Suas fotos já tinham ajudado demais no DIY, agora com a explicação, ajudou muitoooo, hehehe...

Valeu Vinicius!

Grande abraço...
fico feliz em ter ajudado! o legal é um ir ajudando o outro ne cara!!!
depois me fala o que deu no final, só para eu saber como resolveu!

Ricardo Santos disse:
Mesmo que você não faça o serviço de passar o tecido, o interessante mesmo é isso, de pelo menos tirar e por de volta no lugar o teto, pelo fato de que, você com mais tempo vc não acaba danificando os encaixes. Já presenciei nas tapeçaria que os cara vão arrancando (claro que eles tem uma determinada experiencia) de uma unica vez, eles precisam ser rápidos, não da para ficar alisando, mas com isso acaba quebrando de repente alguns encaixe que inicialmente não dá para se observar e futuramente já não tem muito o que se fazer!!!

Grande tópico
é isso mesmo,, eles nao tem tempo de ficar com muita coisinha com os carros,,,e audi é um carro dificil de ver,,entãoooo logicamente q eles desmontam muitos palios e gols do que audis,,,por isso meu medo de qeubrar,,,fora q gosto de eu mesmo fazer para eu saber onde q vai cada pecinha!! é bom caso de alguma coisa no futuro,, sei la ne...mas obrigado!!
 

roxo

Moderador
Meu Caro,

parabéns pela peleja ... temos mesmo que difundir essa ideia de fazermos nossos serviços e colocarmos aqui para os demais ...
 

vingouz

Novato
ⓡⓞⓧⓞ disse:
Meu Caro,

parabéns pela peleja ... temos mesmo que difundir essa ideia de fazermos nossos serviços e colocarmos aqui para os demais ...
Valeu meu caro!!!
Ja aprendi muito aqui,, o que faço,, eu compartilho para ajudar outros tantos também ne!!!
 

Cfacioli

Membros VIP
Agora foi minha vez!

e8a8esap.jpg


5a4ataha.jpg


upede3ut.jpg


abu7e8aq.jpg


ehava3a7.jpg


ezu7asy2.jpg


3u9ygy8u.jpg


yme4a3a9.jpg





Sent from my iPhone using Tapatalk 2
 

Cfacioli

Membros VIP
Vinicius Soares disse:
Aí sim heim!! VC teve q retirar a moldura de baixo da porta?

Enviado de meu GT-N7000 usando Tapatalk
Entao, eu quis tirar a moldura central fora do carro, vou pintar ela pq a tinta original eh uma porcaria e soh de encostar ela risca. Aí pra tirar ela tem q tirar o cinto, e pra ter acesso ao lugar q ele vai preso tem q tirar isso aí

Cara, o meu eh 2 portas e tive q tirar as colunas do porta malas tb. Pqp, q dificuldade do caramba!!!


Agora vou gastar uns dias limpando pra dps escolher o tecido e colar. Como eh maldita aquela cola!!!



Vamos q vamos!!


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
 

Cfacioli

Membros VIP
To pensando no tipo de tecido q vou usar, ainda nao fui na loja escolher.

Eu tava olhando uma capa de serviços q eu tenho de colocar no banco, de courvin, e pensei em fazer o teto c isso.

Sera q ficaria bom? Pensei q ia combinar c resto dos acabamentos, q sao pretos, e o couro do carro. Mas tb pode ficar igual fusca e opala... Hahajaj


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
 
Topo