roxo
Moderador
Meus Caros,
A muito não postava uma coisinha aqui para os senhores, bem, segue aqui os procedimentos para a limpeza do sistema e troca do liquido de arrefecimento. Aqui reúno o que achei de melhor e apliquei em meu argolas com sucesso... espero que gostem.
FERRAMENTAS
Para essa peleja vai ai uma chave Philips e um alicate para as abraçadeiras de mola, segue ai minha obra prima . esse alicate eu mesmo fiz, foi ate clonado por um amigo, mas me serve que é uma maravilha... aviso: tá patenteado :haha: :haha:
By fabioroxo at 2011-03-27
DRENAGEM DO LIQUIDO E DESMONTAGEM DO RESERVATÓRIO
Façam assim:
Antes de tudo dê o rolê com seu argolas até atingir a temperatura de trabalho (90 graus), isso faz a válvula termostática abrir e com isso você drena todo o liquido e desacenta a possível sujeira do sistema, é interessante que você ligue o ar quente, para que o liquido antigo rode no sistema de aquecimento também movendo impurezas... pare e deixe o carro desligado por cerca de 10 minutos.
AVISO:
CUIDADO COM ESSE PROCEDIMENTO, POIS ENVOLVE ALTAS TEMPERATURAS TANTO DOS COMPONENTES, QUANTO DO LIQUIDO, VC PODE SOFRER QUEIMADURAS SÉRIAS.....
1 - Abra o capô e abra a tampa do reservatório, tenha cuidado pois o liquido está muito quente e tem pressão ali ... abra devagar com auxilio de um pano grosso;
2 - De frete para o argolas você vai ter que abrir a torneira de dreno que fica no radiador na parte inferior esquerdo ... coloque um recipiente para aparar o liquido;
By fabioroxo at 2011-03-27
Olha a seta indicando onde a torneira de dreno fica
By fabioroxo at 2011-03-27
Olha a danada aqui, gire no sentido horário e puxe (procedimento para abrir) e tenha cuidado pois vai sair o liquido fervendo por ai .....
3 - Retire a abraçadeira (olha o alicate ai pintando ...) e a mangueira do resfriador do óleo, é a mangueira inferior .. conforme na foto
By fabioroxo at 2011-03-27
Olha ela ai .....
By fabioroxo at 2011-03-27
Aqui ela retirada ...
By fabioroxo at 2011-03-27
Aqui o recipiente vindo diretamente da Alemanha :haha: :haha: .. para essa finalidade ... reparem o liquido ai caindo...
4 - Espere o escorrimento de todo o liquido de arrefecimento antigo ...
DESMONTAGEM DO RESERVATÓRIO
1 - Para a retirada do reservatório você vai ter que retirar a mangueirinha do retorno e desligar as fichas do sensor de nível e da válvula do canister (deposito de carvão ativado)
By fabioroxo at 2011-03-27
2 - Agora retire os dois parafusos Philips indicados pela ponta desse dedos lindos ...
By fabioroxo at 2011-03-27
By fabioroxo at 2011-03-27
3 - Retire o reservatório e você vai ver, na parte inferior, outra mangueira com abraçadeira para ser retirada, vá com jeito que ela é meio chatinha mesmo ... mas ela não se manda não ...
By fabioroxo at 2011-03-27
4 - E pimba ... reservatório retirado .....
By fabioroxo at 2011-03-27
LIMPEZA DO RESERVATÓRIO DO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
Bem, quem aqui não se incomoda com o reservatório todo marrom devido ao ferrugem? fica um negocio tosco .. ai temos 2 opções: Você pode colocar outro reservatório (coisa de R$ 50,00) ou você pode fazer uma limpeza que melhora bem o seu aspecto. Eu optei pela segunda ... vamos lá....
* Reúna o seguinte material:
By fabioroxo at 2011-03-27
1 Frasco de Semorim (50 ml)
4 Colheres de sopa de sal grosso
10 ml de um Desengordurante (esse da foto é muito bom)
500 ml de agua fervendo
Um pouco de milho de pipoca
Fita adesiva e plástico
* Vamos jogar duro: :bravo:
Aqui veja como estava ANTES o danado .. bem sujinho:
By fabioroxo at 2011-03-27
By fabioroxo at 2011-03-27
1 - Antes pegue uma mangueira e com a boca do reservatório para baixo, coloque a mangueira dentro do reservatório para dar uma limpadinha e tirar o grosso, tipo resíduo de ferrugem e impurezas;
By fabioroxo at 2011-03-27
2 - Feche com o uso de fita adesiva e de plásticos, os orifícios da mangueirinha de retorno e da mangueira da parte inferior do reservatório...;
By fabioroxo at 2011-03-27
3 - Agora vamos fazer a primeira limpeza. Dentro do reservatório, já com os orifícios tampados, coloque:
2 (duas) colheres de sal grosso
10 ml do desengordurante
25 ml do semorim (meio frasco)
250 ml de agua fervendo
Um pouco do milho de pipoca
4 - Tampe o reservatório e chacoalhe bem .... esse processo você faz por uns 10 minutos, fazendo a mistura atingir toda a parte interna do reservatório, cuidado que o danado fica um pouco quente .. mas nada que você não desenrole .....
5 - Destampe e retire toda a mistura, junto com o milho, e lave com agua .. faça a mesma coisa que eu expliquei no começo com a mangueira e o reservatório de boca para baixo. Não destampe os orifícios das mangueiras;
6 - Faça a segunda lavagem com a seguinte mistura e repita o procedimento 04 (chacoalhar):
2 (duas) colheres de sal grosso
25 ml de semorim (outra metade do frasco)
250 ml de agua fervendo
Um pouco de milho de pipoca
7 - Faça o procedimento 05, porém, pode retirar os tampões do orifício das mangueira e deixe o reservatório secar, aproveite pra lavar a tampa com uma escovinha de dentes e detergente neutro .. pois ficam resíduos de sal por ali... tenha certeza de lavar bem para não ficar resíduo da mistura .... você pode usar agua e um pouco de detergente neutro no reservatório também....
Agora o reservatório depois:
By fabioroxo at 2011-03-27
By fabioroxo at 2011-03-27
By fabioroxo at 2011-03-27
Os resultados podem não ser tão satisfatórios .. isso depende muito do estado da peça .. eu gostei muito do resultado q obtive .... :valeu: :valeu:
MONTAGEM DOS COMPONENTES DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Bem amigos, como regra, é tudo na ordem inversa ... sempre devagar e revisando tudo que é montado, e as posições das abraçadeiras ... segue os passos:
* RESERVATÓRIO
1 - Coloque a mangueira da parte inferior do reservatório;
2 - Coloque o reservatório no local e fixe os 2 parafusos Philips;
3 - Ligue as fichas elétricas do sensor do nível do liquido de arrefecimento e da válvula do caniste (deposito de carvão ativado);
4 - Coloque a mangueirinha do retorno;
* SISTEMA
1 - Feche a torneira de dreno - aperte e gire no sentido anti-horário;
2 - Recoloque a mangueira inferior do resfriador de óleo;
- REVISE TODO TRABALHO FEITO
LIMPEZA DO SISTEMA
Bem, aqui vou descrever o procedimento mais viável e confiável que encontrei .. esse é que eu uso, e com os produtos que atendem as normas VW e Audi. O produto da Bardahl utilizado é recomendado para ficar por 07 (sete) dias no sistema, mas atente a uma coisa: Existe uma situação que deve ser levada em conta para se utilizar o Bardahl Radclean, tipo ele é um produto que remove as incrustações de ferrugem de todo o sistema de arrefecimento (mangueiras, bloco, bomba d agua, radiador, etc...) o que pode ocorrer é o vazamento em algum local devido à remoção da incrustação que tampava esse vazamento. Tipo, você ao usar o produto pode ter um vazamento no radiador ... porque havia uma incrustação tampando o furo e o produto tirou ... o que pode levar a você a fazer esse reparo. Mas eu penso assim, é melhor que eu saiba logo se tem algo de errado antes que isso me deixe na mão, fora que saberei realmente que meu carro está todo perfeito. Mas avalie se realmente tem a necessidade de se fazer esse procedimento com o Bardahl Radclean.
Outro ponto é a grande dúvida do TIPO DE ÁGUA a ser utilizada no sistema de arrefecimento (destilada, mineral, da torneira, deonizada, etc...) segue o que achei de melhor sobre o assunto:
Devemos entender por água o componente H²O.
A água que encontramos na torneira, tem diversos outro componentes como flúor e cloro é teóricamente ácida devido o cloro e há cidades que carregam em outros neutralizantes e a torna alcalina.
A água mineral também não é pura e muitas marcas são até radioativas e com PH diferenciados. Confira nas embalagens de água mineral.
A água sem sais minerais (desmineralizada ou deionizadas), é o melhor caminho porém ela sozinha irá se contaminar ficando alcalina ou ácida dependendo da quantidade de sais existentes nos dutos do motor.
O problema do uso de somente agua ou com a proporção errada do aditivo ou aditivos que não atendam a recomendação VW/Audi, é que o liquido pode ser tornar condutor de energia e provocar o efeito galvânico: se for ácida retira ferro e deposita em outros pontos ou fica em suspensão. Se for alcalina retira os não ferrosos, cobre, alumínio (o cobre da liga de alumínio) latão e deposita alhures nos dutos. Água ácida fura mais rápido o radiador de ar quente.
Então a água que deve ser usada nos carros é a “água deionizada” ou "desmineralizada" conhecida nas oficinas como “água de bateria”, pois a água de bateria possui características não corrossivas, ideal para o contato com as partes metálicas do motor usada com o aditivo que atenda a norma e nas proporções corretas, fazendo com que o liquido refrigerante mantenha PH 7 e promoverá este equilíbrio reduzindo a condutividade eletrica da água.
Se não quiser gastar ponha água filtrada por carvão-ativado ou use agua aparada de uma chuva para diminuir o cloro e adicione na proporção recomendada o aditivo, nunca use somente agua seja ela qual for.
Tomando esses cuidados, vc evitará 'buracos' na região da junta do cabeçote e problema com entupimento de dutos e mangueiras.
:grin: :grin: :grin:
PRODUTOS:
By fabioroxo at 2011-03-27
1 (um) Bardahl Radclean
5 (cinco) litros de agua destilada (agua de bateria)
1 - Coloque a agua destilada no reservatório a aguarde ela ir baixando sozinha, vai ter um momento que ela vai para de baixar, cerca de 4 litros de agua;
2 - Coloque todo vasinho do Bardahl Radclean (vai ficar uma agua azul);
3 - Tampe o reservatório e ligue o carro .. observe que a agua vai baixar, quando ela passar da marca mínimo, você desliga o carro, abre o reservatório e completa até a marca Max (borda da junção das duas metades do reservatório);
4 - Ligue o carro novamente, a coloque o regime do motor a 2000 giros. Fique observando o ponteiro da temperatura ela não deve passar dos 90 graus ... fique nessa rotação até acionar o eletro ventilador (ventoinha). Dica: coloque a comadre pra ficar olhando o acionamento do eletro ventilador enquanto você mantem o giro e observa o ponteiro da temperatura;
- Caso a temperatura suba a mais de 90graus sem o acionamento do eletro ventilador (ventoinha), desligue o carro e espere ele esfriar.. destampe o reservatório do liquido, veja o nível e complete com a agua destilada se necessário.... depois refaça o procedimento 04.
5 - Rode com o argola por 07 dias, de preferencia em trecho urbano, não faça viajem porque como disse acima, seu sistema pode apresentar algum vazamento ... imagine se isso acontecer você no meio da estrada ???? Vexame !!!! e sempre observando se tem algum vazamento ou o liquido esteja baixando ai vc completa com agua destilada.
COLOCAÇÃO OU TROCA DO FLUÍDO DE ARREFECIMENTO
Bem, aqui vou descrever o procedimento para a troca do fluído de arrefecimento e a proporção do aditivo. O aditivo que utilizo é o MaxFlu Organico Long Life fabricado pela motormax, esse aditivo atende a norma g12 e ele foi o único que encontrei que substitui plenamente o caríssimo G12.
OBS: CASO VC TENHA FEITO A LIMPEZA DO SISTEMA COM O BARDAHL RADCLEAN SIGA ESSES PASSOS ANTES DE COLOCAR A MISTURA DE ADITIVO:
1 - Drene do sistema a mistura do radclean conforme descrito no tópico ( DRENAGEM DO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO ) explicado no inicio do Diy.
2 - Reabasteça o sistema de arrefecimento colocando somente AGUA (utilize agua mineral pois vai ser um procedimento rápido), conforme descrito no tópico ( LIMPEZA DO SISTEMA ).
3 - Dê uma volta com o argolas e não se esqueça de acionar o ar quente por um período antes de desligar.
4 - Drene novamente essa agua, que serviu para uma limpeza da mistura do bardahl redclean do sistema, conforme o tópico ( DRENAGEM DO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO ) se você achar necessário, desmonte o reservatório do liquido e lave com agua e detergente neutro.
SE VC SOMENTE ESTÁ TROCANDO O LIQUIDO, SEM TER FEITO A LIMPEZA COM O REDCLEAN .. SIGA ESSES PROCEDIMENTOS:
PRODUTOS:
By fabioroxo at 2011-03-27
2 (dois) Litros - Aditivo MaxFlu Organico Log Life
3 (tres) litros de agua destilada (agua de batería)
1 - Em um recipiente (balde) faça a mistura da agua destilada e aditivo nas proporções conforme a necessidade de sua região seguindo a tabela:
By fabioroxo at 2011-03-27
2 - Coloque a mistura (aditivo + agua destilada) no reservatório e aguarde ela ir baixando sozinha, vai ter um momento que ela vai para de baixar, cerca de 4 litros da mistura.
3 - Tampe o reservatório e ligue o carro .. observe que o fluído vai baixar, quando ela passar da marca mínimo, você desliga o carro, abre o reservatório e completa até a marca Max (borda da junção das duas metades do reservatório).
4 - Ligue o carro novamente, a coloque o regime do motor a 2000 giros. Fique observando o ponteiro da temperatura ela não deve passar dos 90 graus ... fique nessa rotação até acionar o eletro ventilador (ventoinha). Dica: coloque a comadre pra ficar olhando o acionamento do eletro ventilador enquanto você mantem o giro e observa o ponteiro da temperatura.
- Caso a temperatura suba a mais de 90graus sem o acionamento do eletro ventilador (ventoinha), desligue o carro e espere ele esfriar.. destampe o reservatório do liquido, veja o nível e complete com o restante do fluído se necessário.... depois refaça o procedimento 04. Recomendo que após deixar o caro parado (de um dia para o outro) vc olheo o nivél do liquido e complete se necessário com a mistura que sobrou (essa vc guarda em uma garafa pet mesmo)
Pronto, com esses procedimentos tenho certeza q você terá um sistema de arrefecimento zerado e que não vai te dar dor de cabeça .. espero que tenham gostado .....
:joselito: :joselito:
:calor: :calor:
A muito não postava uma coisinha aqui para os senhores, bem, segue aqui os procedimentos para a limpeza do sistema e troca do liquido de arrefecimento. Aqui reúno o que achei de melhor e apliquei em meu argolas com sucesso... espero que gostem.
FERRAMENTAS
Para essa peleja vai ai uma chave Philips e um alicate para as abraçadeiras de mola, segue ai minha obra prima . esse alicate eu mesmo fiz, foi ate clonado por um amigo, mas me serve que é uma maravilha... aviso: tá patenteado :haha: :haha:
By fabioroxo at 2011-03-27
DRENAGEM DO LIQUIDO E DESMONTAGEM DO RESERVATÓRIO
Façam assim:
Antes de tudo dê o rolê com seu argolas até atingir a temperatura de trabalho (90 graus), isso faz a válvula termostática abrir e com isso você drena todo o liquido e desacenta a possível sujeira do sistema, é interessante que você ligue o ar quente, para que o liquido antigo rode no sistema de aquecimento também movendo impurezas... pare e deixe o carro desligado por cerca de 10 minutos.
AVISO:
CUIDADO COM ESSE PROCEDIMENTO, POIS ENVOLVE ALTAS TEMPERATURAS TANTO DOS COMPONENTES, QUANTO DO LIQUIDO, VC PODE SOFRER QUEIMADURAS SÉRIAS.....
1 - Abra o capô e abra a tampa do reservatório, tenha cuidado pois o liquido está muito quente e tem pressão ali ... abra devagar com auxilio de um pano grosso;
2 - De frete para o argolas você vai ter que abrir a torneira de dreno que fica no radiador na parte inferior esquerdo ... coloque um recipiente para aparar o liquido;
By fabioroxo at 2011-03-27
Olha a seta indicando onde a torneira de dreno fica
By fabioroxo at 2011-03-27
Olha a danada aqui, gire no sentido horário e puxe (procedimento para abrir) e tenha cuidado pois vai sair o liquido fervendo por ai .....
3 - Retire a abraçadeira (olha o alicate ai pintando ...) e a mangueira do resfriador do óleo, é a mangueira inferior .. conforme na foto
By fabioroxo at 2011-03-27
Olha ela ai .....
By fabioroxo at 2011-03-27
Aqui ela retirada ...
By fabioroxo at 2011-03-27
Aqui o recipiente vindo diretamente da Alemanha :haha: :haha: .. para essa finalidade ... reparem o liquido ai caindo...
4 - Espere o escorrimento de todo o liquido de arrefecimento antigo ...
DESMONTAGEM DO RESERVATÓRIO
1 - Para a retirada do reservatório você vai ter que retirar a mangueirinha do retorno e desligar as fichas do sensor de nível e da válvula do canister (deposito de carvão ativado)
By fabioroxo at 2011-03-27
2 - Agora retire os dois parafusos Philips indicados pela ponta desse dedos lindos ...
By fabioroxo at 2011-03-27
By fabioroxo at 2011-03-27
3 - Retire o reservatório e você vai ver, na parte inferior, outra mangueira com abraçadeira para ser retirada, vá com jeito que ela é meio chatinha mesmo ... mas ela não se manda não ...
By fabioroxo at 2011-03-27
4 - E pimba ... reservatório retirado .....
By fabioroxo at 2011-03-27
LIMPEZA DO RESERVATÓRIO DO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
Bem, quem aqui não se incomoda com o reservatório todo marrom devido ao ferrugem? fica um negocio tosco .. ai temos 2 opções: Você pode colocar outro reservatório (coisa de R$ 50,00) ou você pode fazer uma limpeza que melhora bem o seu aspecto. Eu optei pela segunda ... vamos lá....
* Reúna o seguinte material:
By fabioroxo at 2011-03-27
1 Frasco de Semorim (50 ml)
4 Colheres de sopa de sal grosso
10 ml de um Desengordurante (esse da foto é muito bom)
500 ml de agua fervendo
Um pouco de milho de pipoca
Fita adesiva e plástico
* Vamos jogar duro: :bravo:
Aqui veja como estava ANTES o danado .. bem sujinho:
By fabioroxo at 2011-03-27
By fabioroxo at 2011-03-27
1 - Antes pegue uma mangueira e com a boca do reservatório para baixo, coloque a mangueira dentro do reservatório para dar uma limpadinha e tirar o grosso, tipo resíduo de ferrugem e impurezas;
By fabioroxo at 2011-03-27
2 - Feche com o uso de fita adesiva e de plásticos, os orifícios da mangueirinha de retorno e da mangueira da parte inferior do reservatório...;
By fabioroxo at 2011-03-27
3 - Agora vamos fazer a primeira limpeza. Dentro do reservatório, já com os orifícios tampados, coloque:
2 (duas) colheres de sal grosso
10 ml do desengordurante
25 ml do semorim (meio frasco)
250 ml de agua fervendo
Um pouco do milho de pipoca
4 - Tampe o reservatório e chacoalhe bem .... esse processo você faz por uns 10 minutos, fazendo a mistura atingir toda a parte interna do reservatório, cuidado que o danado fica um pouco quente .. mas nada que você não desenrole .....
5 - Destampe e retire toda a mistura, junto com o milho, e lave com agua .. faça a mesma coisa que eu expliquei no começo com a mangueira e o reservatório de boca para baixo. Não destampe os orifícios das mangueiras;
6 - Faça a segunda lavagem com a seguinte mistura e repita o procedimento 04 (chacoalhar):
2 (duas) colheres de sal grosso
25 ml de semorim (outra metade do frasco)
250 ml de agua fervendo
Um pouco de milho de pipoca
7 - Faça o procedimento 05, porém, pode retirar os tampões do orifício das mangueira e deixe o reservatório secar, aproveite pra lavar a tampa com uma escovinha de dentes e detergente neutro .. pois ficam resíduos de sal por ali... tenha certeza de lavar bem para não ficar resíduo da mistura .... você pode usar agua e um pouco de detergente neutro no reservatório também....
Agora o reservatório depois:
By fabioroxo at 2011-03-27
By fabioroxo at 2011-03-27
By fabioroxo at 2011-03-27
Os resultados podem não ser tão satisfatórios .. isso depende muito do estado da peça .. eu gostei muito do resultado q obtive .... :valeu: :valeu:
MONTAGEM DOS COMPONENTES DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Bem amigos, como regra, é tudo na ordem inversa ... sempre devagar e revisando tudo que é montado, e as posições das abraçadeiras ... segue os passos:
* RESERVATÓRIO
1 - Coloque a mangueira da parte inferior do reservatório;
2 - Coloque o reservatório no local e fixe os 2 parafusos Philips;
3 - Ligue as fichas elétricas do sensor do nível do liquido de arrefecimento e da válvula do caniste (deposito de carvão ativado);
4 - Coloque a mangueirinha do retorno;
* SISTEMA
1 - Feche a torneira de dreno - aperte e gire no sentido anti-horário;
2 - Recoloque a mangueira inferior do resfriador de óleo;
- REVISE TODO TRABALHO FEITO
LIMPEZA DO SISTEMA
Bem, aqui vou descrever o procedimento mais viável e confiável que encontrei .. esse é que eu uso, e com os produtos que atendem as normas VW e Audi. O produto da Bardahl utilizado é recomendado para ficar por 07 (sete) dias no sistema, mas atente a uma coisa: Existe uma situação que deve ser levada em conta para se utilizar o Bardahl Radclean, tipo ele é um produto que remove as incrustações de ferrugem de todo o sistema de arrefecimento (mangueiras, bloco, bomba d agua, radiador, etc...) o que pode ocorrer é o vazamento em algum local devido à remoção da incrustação que tampava esse vazamento. Tipo, você ao usar o produto pode ter um vazamento no radiador ... porque havia uma incrustação tampando o furo e o produto tirou ... o que pode levar a você a fazer esse reparo. Mas eu penso assim, é melhor que eu saiba logo se tem algo de errado antes que isso me deixe na mão, fora que saberei realmente que meu carro está todo perfeito. Mas avalie se realmente tem a necessidade de se fazer esse procedimento com o Bardahl Radclean.
Outro ponto é a grande dúvida do TIPO DE ÁGUA a ser utilizada no sistema de arrefecimento (destilada, mineral, da torneira, deonizada, etc...) segue o que achei de melhor sobre o assunto:
Devemos entender por água o componente H²O.
A água que encontramos na torneira, tem diversos outro componentes como flúor e cloro é teóricamente ácida devido o cloro e há cidades que carregam em outros neutralizantes e a torna alcalina.
A água mineral também não é pura e muitas marcas são até radioativas e com PH diferenciados. Confira nas embalagens de água mineral.
A água sem sais minerais (desmineralizada ou deionizadas), é o melhor caminho porém ela sozinha irá se contaminar ficando alcalina ou ácida dependendo da quantidade de sais existentes nos dutos do motor.
O problema do uso de somente agua ou com a proporção errada do aditivo ou aditivos que não atendam a recomendação VW/Audi, é que o liquido pode ser tornar condutor de energia e provocar o efeito galvânico: se for ácida retira ferro e deposita em outros pontos ou fica em suspensão. Se for alcalina retira os não ferrosos, cobre, alumínio (o cobre da liga de alumínio) latão e deposita alhures nos dutos. Água ácida fura mais rápido o radiador de ar quente.
Então a água que deve ser usada nos carros é a “água deionizada” ou "desmineralizada" conhecida nas oficinas como “água de bateria”, pois a água de bateria possui características não corrossivas, ideal para o contato com as partes metálicas do motor usada com o aditivo que atenda a norma e nas proporções corretas, fazendo com que o liquido refrigerante mantenha PH 7 e promoverá este equilíbrio reduzindo a condutividade eletrica da água.
Se não quiser gastar ponha água filtrada por carvão-ativado ou use agua aparada de uma chuva para diminuir o cloro e adicione na proporção recomendada o aditivo, nunca use somente agua seja ela qual for.
Tomando esses cuidados, vc evitará 'buracos' na região da junta do cabeçote e problema com entupimento de dutos e mangueiras.
:grin: :grin: :grin:
PRODUTOS:
By fabioroxo at 2011-03-27
1 (um) Bardahl Radclean
5 (cinco) litros de agua destilada (agua de bateria)
1 - Coloque a agua destilada no reservatório a aguarde ela ir baixando sozinha, vai ter um momento que ela vai para de baixar, cerca de 4 litros de agua;
2 - Coloque todo vasinho do Bardahl Radclean (vai ficar uma agua azul);
3 - Tampe o reservatório e ligue o carro .. observe que a agua vai baixar, quando ela passar da marca mínimo, você desliga o carro, abre o reservatório e completa até a marca Max (borda da junção das duas metades do reservatório);
4 - Ligue o carro novamente, a coloque o regime do motor a 2000 giros. Fique observando o ponteiro da temperatura ela não deve passar dos 90 graus ... fique nessa rotação até acionar o eletro ventilador (ventoinha). Dica: coloque a comadre pra ficar olhando o acionamento do eletro ventilador enquanto você mantem o giro e observa o ponteiro da temperatura;
- Caso a temperatura suba a mais de 90graus sem o acionamento do eletro ventilador (ventoinha), desligue o carro e espere ele esfriar.. destampe o reservatório do liquido, veja o nível e complete com a agua destilada se necessário.... depois refaça o procedimento 04.
5 - Rode com o argola por 07 dias, de preferencia em trecho urbano, não faça viajem porque como disse acima, seu sistema pode apresentar algum vazamento ... imagine se isso acontecer você no meio da estrada ???? Vexame !!!! e sempre observando se tem algum vazamento ou o liquido esteja baixando ai vc completa com agua destilada.
COLOCAÇÃO OU TROCA DO FLUÍDO DE ARREFECIMENTO
Bem, aqui vou descrever o procedimento para a troca do fluído de arrefecimento e a proporção do aditivo. O aditivo que utilizo é o MaxFlu Organico Long Life fabricado pela motormax, esse aditivo atende a norma g12 e ele foi o único que encontrei que substitui plenamente o caríssimo G12.
OBS: CASO VC TENHA FEITO A LIMPEZA DO SISTEMA COM O BARDAHL RADCLEAN SIGA ESSES PASSOS ANTES DE COLOCAR A MISTURA DE ADITIVO:
1 - Drene do sistema a mistura do radclean conforme descrito no tópico ( DRENAGEM DO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO ) explicado no inicio do Diy.
2 - Reabasteça o sistema de arrefecimento colocando somente AGUA (utilize agua mineral pois vai ser um procedimento rápido), conforme descrito no tópico ( LIMPEZA DO SISTEMA ).
3 - Dê uma volta com o argolas e não se esqueça de acionar o ar quente por um período antes de desligar.
4 - Drene novamente essa agua, que serviu para uma limpeza da mistura do bardahl redclean do sistema, conforme o tópico ( DRENAGEM DO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO ) se você achar necessário, desmonte o reservatório do liquido e lave com agua e detergente neutro.
SE VC SOMENTE ESTÁ TROCANDO O LIQUIDO, SEM TER FEITO A LIMPEZA COM O REDCLEAN .. SIGA ESSES PROCEDIMENTOS:
PRODUTOS:
By fabioroxo at 2011-03-27
2 (dois) Litros - Aditivo MaxFlu Organico Log Life
3 (tres) litros de agua destilada (agua de batería)
1 - Em um recipiente (balde) faça a mistura da agua destilada e aditivo nas proporções conforme a necessidade de sua região seguindo a tabela:
By fabioroxo at 2011-03-27
2 - Coloque a mistura (aditivo + agua destilada) no reservatório e aguarde ela ir baixando sozinha, vai ter um momento que ela vai para de baixar, cerca de 4 litros da mistura.
3 - Tampe o reservatório e ligue o carro .. observe que o fluído vai baixar, quando ela passar da marca mínimo, você desliga o carro, abre o reservatório e completa até a marca Max (borda da junção das duas metades do reservatório).
4 - Ligue o carro novamente, a coloque o regime do motor a 2000 giros. Fique observando o ponteiro da temperatura ela não deve passar dos 90 graus ... fique nessa rotação até acionar o eletro ventilador (ventoinha). Dica: coloque a comadre pra ficar olhando o acionamento do eletro ventilador enquanto você mantem o giro e observa o ponteiro da temperatura.
- Caso a temperatura suba a mais de 90graus sem o acionamento do eletro ventilador (ventoinha), desligue o carro e espere ele esfriar.. destampe o reservatório do liquido, veja o nível e complete com o restante do fluído se necessário.... depois refaça o procedimento 04. Recomendo que após deixar o caro parado (de um dia para o outro) vc olheo o nivél do liquido e complete se necessário com a mistura que sobrou (essa vc guarda em uma garafa pet mesmo)
Pronto, com esses procedimentos tenho certeza q você terá um sistema de arrefecimento zerado e que não vai te dar dor de cabeça .. espero que tenham gostado .....
:joselito: :joselito:
:calor: :calor: