[DIY] ARREFECIMENTO - Troca do Liquido e Limpeza do Sistema

roxo

Moderador
Meus Caros,

A muito não postava uma coisinha aqui para os senhores, bem, segue aqui os procedimentos para a limpeza do sistema e troca do liquido de arrefecimento. Aqui reúno o que achei de melhor e apliquei em meu argolas com sucesso... espero que gostem.

FERRAMENTAS

Para essa peleja vai ai uma chave Philips e um alicate para as abraçadeiras de mola, segue ai minha obra prima . esse alicate eu mesmo fiz, foi ate clonado por um amigo, mas me serve que é uma maravilha... aviso: tá patenteado :haha: :haha:

dsc05855.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27


DRENAGEM DO LIQUIDO E DESMONTAGEM DO RESERVATÓRIO

Façam assim:

Antes de tudo dê o rolê com seu argolas até atingir a temperatura de trabalho (90 graus), isso faz a válvula termostática abrir e com isso você drena todo o liquido e desacenta a possível sujeira do sistema, é interessante que você ligue o ar quente, para que o liquido antigo rode no sistema de aquecimento também movendo impurezas... pare e deixe o carro desligado por cerca de 10 minutos.

AVISO:

CUIDADO COM ESSE PROCEDIMENTO, POIS ENVOLVE ALTAS TEMPERATURAS TANTO DOS COMPONENTES, QUANTO DO LIQUIDO, VC PODE SOFRER QUEIMADURAS SÉRIAS.....

1 - Abra o capô e abra a tampa do reservatório, tenha cuidado pois o liquido está muito quente e tem pressão ali ... abra devagar com auxilio de um pano grosso;

2 - De frete para o argolas você vai ter que abrir a torneira de dreno que fica no radiador na parte inferior esquerdo ... coloque um recipiente para aparar o liquido;

dsc05818i.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

Olha a seta indicando onde a torneira de dreno fica

dsc05819a.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

Olha a danada aqui, gire no sentido horário e puxe (procedimento para abrir) e tenha cuidado pois vai sair o liquido fervendo por ai .....

3 - Retire a abraçadeira (olha o alicate ai pintando ...) e a mangueira do resfriador do óleo, é a mangueira inferior .. conforme na foto

dsc05816a.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

Olha ela ai .....

dsc05821gc.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

Aqui ela retirada ...

dsc05820o.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

Aqui o recipiente vindo diretamente da Alemanha :haha: :haha: .. para essa finalidade ... reparem o liquido ai caindo...

4 - Espere o escorrimento de todo o liquido de arrefecimento antigo ...


DESMONTAGEM DO RESERVATÓRIO

1 - Para a retirada do reservatório você vai ter que retirar a mangueirinha do retorno e desligar as fichas do sensor de nível e da válvula do canister (deposito de carvão ativado)

dsc05823v.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

2 - Agora retire os dois parafusos Philips indicados pela ponta desse dedos lindos ... :cool:

dsc05817o.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

dsc05824b.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

3 - Retire o reservatório e você vai ver, na parte inferior, outra mangueira com abraçadeira para ser retirada, vá com jeito que ela é meio chatinha mesmo ... mas ela não se manda não ...

dsc05826p.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

4 - E pimba ... reservatório retirado .....

dsc05827p.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27


LIMPEZA DO RESERVATÓRIO DO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO

Bem, quem aqui não se incomoda com o reservatório todo marrom devido ao ferrugem? fica um negocio tosco .. ai temos 2 opções: Você pode colocar outro reservatório (coisa de R$ 50,00) ou você pode fazer uma limpeza que melhora bem o seu aspecto. Eu optei pela segunda ... vamos lá....

* Reúna o seguinte material:

dsc05847w.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

1 Frasco de Semorim (50 ml)
4 Colheres de sopa de sal grosso
10 ml de um Desengordurante (esse da foto é muito bom)
500 ml de agua fervendo
Um pouco de milho de pipoca
Fita adesiva e plástico

* Vamos jogar duro: :bravo:

Aqui veja como estava ANTES o danado .. bem sujinho:

dsc05844a.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

dsc05846e.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

1 - Antes pegue uma mangueira e com a boca do reservatório para baixo, coloque a mangueira dentro do reservatório para dar uma limpadinha e tirar o grosso, tipo resíduo de ferrugem e impurezas;

dsc05848w.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

2 - Feche com o uso de fita adesiva e de plásticos, os orifícios da mangueirinha de retorno e da mangueira da parte inferior do reservatório...;

dsc05849q.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

3 - Agora vamos fazer a primeira limpeza. Dentro do reservatório, já com os orifícios tampados, coloque:

2 (duas) colheres de sal grosso
10 ml do desengordurante
25 ml do semorim (meio frasco)
250 ml de agua fervendo
Um pouco do milho de pipoca

4 - Tampe o reservatório e chacoalhe bem .... esse processo você faz por uns 10 minutos, fazendo a mistura atingir toda a parte interna do reservatório, cuidado que o danado fica um pouco quente .. mas nada que você não desenrole .....

5 - Destampe e retire toda a mistura, junto com o milho, e lave com agua .. faça a mesma coisa que eu expliquei no começo com a mangueira e o reservatório de boca para baixo. Não destampe os orifícios das mangueiras;

6 - Faça a segunda lavagem com a seguinte mistura e repita o procedimento 04 (chacoalhar):

2 (duas) colheres de sal grosso
25 ml de semorim (outra metade do frasco)
250 ml de agua fervendo
Um pouco de milho de pipoca

7 - Faça o procedimento 05, porém, pode retirar os tampões do orifício das mangueira e deixe o reservatório secar, aproveite pra lavar a tampa com uma escovinha de dentes e detergente neutro .. pois ficam resíduos de sal por ali... tenha certeza de lavar bem para não ficar resíduo da mistura .... você pode usar agua e um pouco de detergente neutro no reservatório também....

Agora o reservatório depois:

dsc05853i.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

dsc05852s.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

dsc05851i.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

Os resultados podem não ser tão satisfatórios .. isso depende muito do estado da peça .. eu gostei muito do resultado q obtive .... :valeu: :valeu:


MONTAGEM DOS COMPONENTES DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Bem amigos, como regra, é tudo na ordem inversa ... sempre devagar e revisando tudo que é montado, e as posições das abraçadeiras ... segue os passos:

* RESERVATÓRIO

1 - Coloque a mangueira da parte inferior do reservatório;

2 - Coloque o reservatório no local e fixe os 2 parafusos Philips;

3 - Ligue as fichas elétricas do sensor do nível do liquido de arrefecimento e da válvula do caniste (deposito de carvão ativado);

4 - Coloque a mangueirinha do retorno;

* SISTEMA

1 - Feche a torneira de dreno - aperte e gire no sentido anti-horário;

2 - Recoloque a mangueira inferior do resfriador de óleo;

- REVISE TODO TRABALHO FEITO


LIMPEZA DO SISTEMA

Bem, aqui vou descrever o procedimento mais viável e confiável que encontrei .. esse é que eu uso, e com os produtos que atendem as normas VW e Audi. O produto da Bardahl utilizado é recomendado para ficar por 07 (sete) dias no sistema, mas atente a uma coisa: Existe uma situação que deve ser levada em conta para se utilizar o Bardahl Radclean, tipo ele é um produto que remove as incrustações de ferrugem de todo o sistema de arrefecimento (mangueiras, bloco, bomba d agua, radiador, etc...) o que pode ocorrer é o vazamento em algum local devido à remoção da incrustação que tampava esse vazamento. Tipo, você ao usar o produto pode ter um vazamento no radiador ... porque havia uma incrustação tampando o furo e o produto tirou ... o que pode levar a você a fazer esse reparo. Mas eu penso assim, é melhor que eu saiba logo se tem algo de errado antes que isso me deixe na mão, fora que saberei realmente que meu carro está todo perfeito. Mas avalie se realmente tem a necessidade de se fazer esse procedimento com o Bardahl Radclean.

Outro ponto é a grande dúvida do TIPO DE ÁGUA a ser utilizada no sistema de arrefecimento (destilada, mineral, da torneira, deonizada, etc...) segue o que achei de melhor sobre o assunto:

Devemos entender por água o componente H²O.

A água que encontramos na torneira, tem diversos outro componentes como flúor e cloro é teóricamente ácida devido o cloro e há cidades que carregam em outros neutralizantes e a torna alcalina.

A água mineral também não é pura e muitas marcas são até radioativas e com PH diferenciados. Confira nas embalagens de água mineral.

A água sem sais minerais (desmineralizada ou deionizadas), é o melhor caminho porém ela sozinha irá se contaminar ficando alcalina ou ácida dependendo da quantidade de sais existentes nos dutos do motor.

O problema do uso de somente agua ou com a proporção errada do aditivo ou aditivos que não atendam a recomendação VW/Audi, é que o liquido pode ser tornar condutor de energia e provocar o efeito galvânico: se for ácida retira ferro e deposita em outros pontos ou fica em suspensão. Se for alcalina retira os não ferrosos, cobre, alumínio (o cobre da liga de alumínio) latão e deposita alhures nos dutos. Água ácida fura mais rápido o radiador de ar quente.

Então a água que deve ser usada nos carros é a “água deionizada” ou "desmineralizada" conhecida nas oficinas como “água de bateria”, pois a água de bateria possui características não corrossivas, ideal para o contato com as partes metálicas do motor usada com o aditivo que atenda a norma e nas proporções corretas, fazendo com que o liquido refrigerante mantenha PH 7 e promoverá este equilíbrio reduzindo a condutividade eletrica da água.

Se não quiser gastar ponha água filtrada por carvão-ativado ou use agua aparada de uma chuva para diminuir o cloro e adicione na proporção recomendada o aditivo, nunca use somente agua seja ela qual for.

Tomando esses cuidados, vc evitará 'buracos' na região da junta do cabeçote e problema com entupimento de dutos e mangueiras.

:grin: :grin: :grin:


PRODUTOS:

dsc05854z.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27


1 (um) Bardahl Radclean
5 (cinco) litros de agua destilada (agua de bateria)

1 - Coloque a agua destilada no reservatório a aguarde ela ir baixando sozinha, vai ter um momento que ela vai para de baixar, cerca de 4 litros de agua;

2 - Coloque todo vasinho do Bardahl Radclean (vai ficar uma agua azul);

3 - Tampe o reservatório e ligue o carro .. observe que a agua vai baixar, quando ela passar da marca mínimo, você desliga o carro, abre o reservatório e completa até a marca Max (borda da junção das duas metades do reservatório);

4 - Ligue o carro novamente, a coloque o regime do motor a 2000 giros. Fique observando o ponteiro da temperatura ela não deve passar dos 90 graus ... fique nessa rotação até acionar o eletro ventilador (ventoinha). Dica: coloque a comadre pra ficar olhando o acionamento do eletro ventilador enquanto você mantem o giro e observa o ponteiro da temperatura;

- Caso a temperatura suba a mais de 90graus sem o acionamento do eletro ventilador (ventoinha), desligue o carro e espere ele esfriar.. destampe o reservatório do liquido, veja o nível e complete com a agua destilada se necessário.... depois refaça o procedimento 04.

5 - Rode com o argola por 07 dias, de preferencia em trecho urbano, não faça viajem porque como disse acima, seu sistema pode apresentar algum vazamento ... imagine se isso acontecer você no meio da estrada ???? Vexame !!!! e sempre observando se tem algum vazamento ou o liquido esteja baixando ai vc completa com agua destilada.


COLOCAÇÃO OU TROCA DO FLUÍDO DE ARREFECIMENTO

Bem, aqui vou descrever o procedimento para a troca do fluído de arrefecimento e a proporção do aditivo. O aditivo que utilizo é o MaxFlu Organico Long Life fabricado pela motormax, esse aditivo atende a norma g12 e ele foi o único que encontrei que substitui plenamente o caríssimo G12.

OBS: CASO VC TENHA FEITO A LIMPEZA DO SISTEMA COM O BARDAHL RADCLEAN SIGA ESSES PASSOS ANTES DE COLOCAR A MISTURA DE ADITIVO:

1 - Drene do sistema a mistura do radclean conforme descrito no tópico ( DRENAGEM DO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO ) explicado no inicio do Diy.

2 - Reabasteça o sistema de arrefecimento colocando somente AGUA (utilize agua mineral pois vai ser um procedimento rápido), conforme descrito no tópico ( LIMPEZA DO SISTEMA ).

3 - Dê uma volta com o argolas e não se esqueça de acionar o ar quente por um período antes de desligar.

4 - Drene novamente essa agua, que serviu para uma limpeza da mistura do bardahl redclean do sistema, conforme o tópico ( DRENAGEM DO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO ) se você achar necessário, desmonte o reservatório do liquido e lave com agua e detergente neutro.



SE VC SOMENTE ESTÁ TROCANDO O LIQUIDO, SEM TER FEITO A LIMPEZA COM O REDCLEAN .. SIGA ESSES PROCEDIMENTOS:

PRODUTOS:

dsc05854z.jpg

By fabioroxo at 2011-03-27

2 (dois) Litros - Aditivo MaxFlu Organico Log Life
3 (tres) litros de agua destilada (agua de batería)

1 - Em um recipiente (balde) faça a mistura da agua destilada e aditivo nas proporções conforme a necessidade de sua região seguindo a tabela:

misturaaditivo.png

By fabioroxo at 2011-03-27

2 - Coloque a mistura (aditivo + agua destilada) no reservatório e aguarde ela ir baixando sozinha, vai ter um momento que ela vai para de baixar, cerca de 4 litros da mistura.

3 - Tampe o reservatório e ligue o carro .. observe que o fluído vai baixar, quando ela passar da marca mínimo, você desliga o carro, abre o reservatório e completa até a marca Max (borda da junção das duas metades do reservatório).

4 - Ligue o carro novamente, a coloque o regime do motor a 2000 giros. Fique observando o ponteiro da temperatura ela não deve passar dos 90 graus ... fique nessa rotação até acionar o eletro ventilador (ventoinha). Dica: coloque a comadre pra ficar olhando o acionamento do eletro ventilador enquanto você mantem o giro e observa o ponteiro da temperatura.

- Caso a temperatura suba a mais de 90graus sem o acionamento do eletro ventilador (ventoinha), desligue o carro e espere ele esfriar.. destampe o reservatório do liquido, veja o nível e complete com o restante do fluído se necessário.... depois refaça o procedimento 04. Recomendo que após deixar o caro parado (de um dia para o outro) vc olheo o nivél do liquido e complete se necessário com a mistura que sobrou (essa vc guarda em uma garafa pet mesmo)


Pronto, com esses procedimentos tenho certeza q você terá um sistema de arrefecimento zerado e que não vai te dar dor de cabeça .. espero que tenham gostado ..... :cool: :cool:

:joselito: :joselito:

:calor: :calor:
 

JulioLock

Novato
vlwww Roxo, muito bem explicado, vc esta se saindo o Rei dos DIY aqui no forum heheh.
vou fazer no meu, ta com aquela agua barrenta zuada.
Flw
 

Tang

Membro
Estou com um duvida, procurei em todos os lugares, ate sites gringos e nao consegui uma resposta clara.

De tanto remover e voltar o reservatorio de expansao, a mangueira inferior ficou frouxa e eu tive que colocar uma abracadeira de aco, mesmo assim esta um pouco ruim e fica vazando depois de uma viagem de 90 km por exemplo (estava pouco acima do nivel maximo). Eu vou resolver isso trocando a borracha ou verificando e reapertando a tal abracadeira.

A duvida eh a seguinte. Apos rodar um trecho com o carro na temperatura ideal e nao estando com a quantidade de fluido correto no radiador (+ agua que fluido), qual o volume normal da agua no reservatorio de expansao assim que voces desligam o carro??? Alguem ja reparou nisso?

O meu esta ficando bem acima do nivel maximo depois de viagem ou de rodar alguns km com o motor na temperatura de funcionamento (90 graus), mas depois quando esfria ele volta ao normal, marcando no nivel maximo do reservatorio. Queria saber se isso eh normal ou esta normal, pois sei que a agua expande conforme chega mais proximo ao ponto de ebulicao, mas nao sei dizer se o nivel que esta atingindo esta correto. Eu sou noiado e ja pensei que poderia estar com um vazamento de ar do cilindro pro sistema de agua, porem nao tenho fumaca branca e nao tem agua no oleo, nem oleo na agua (tive problema de oleo na agua mas era o radiador de oleo estourado, troquei e zerou).

Detalhes, a termostatica aparentemente esta abrindo normalmente, a bomba dagua esta normal (rotor esta firme, eu verifiquei qdo troquei o o'ring da termostatica), sistema nao passa dos 90 graus, eletroventiladores funcionando, bomba auxiliar (eletrica) funcionando. A unica coisa eh o pequeno vazamento na mangueira inferior do reservatorio e a quantidade inferior de fluido de arrefecimento (vou trocar pelo ethilenoglicol em breve, soh quero resolver os vazamentos pra nao perder o fluido tao precisoso e caro ...rs).

Se alguem puder, quando rodar um tempo com o carro e parar, abre o caput e da uma verificada no nivel da agua no reservatorio, se ele ficar uns 2 ou 3 dedos pra cima da marca maxima (meio/divisoria do reservatorio), o meu esta normal ...rs
Caso contrario vou ter que investigar mais isso.

abs
 

roxo

Moderador
Tang disse:
Estou com um duvida, procurei em todos os lugares, ate sites gringos e nao consegui uma resposta clara.

De tanto remover e voltar o reservatorio de expansao, a mangueira inferior ficou frouxa e eu tive que colocar uma abracadeira de aco, mesmo assim esta um pouco ruim e fica vazando depois de uma viagem de 90 km por exemplo (estava pouco acima do nivel maximo). Eu vou resolver isso trocando a borracha ou verificando e reapertando a tal abracadeira.

A duvida eh a seguinte. Apos rodar um trecho com o carro na temperatura ideal e nao estando com a quantidade de fluido correto no radiador (+ agua que fluido), qual o volume normal da agua no reservatorio de expansao assim que voces desligam o carro??? Alguem ja reparou nisso?

O meu esta ficando bem acima do nivel maximo depois de viagem ou de rodar alguns km com o motor na temperatura de funcionamento (90 graus), mas depois quando esfria ele volta ao normal, marcando no nivel maximo do reservatorio. Queria saber se isso eh normal ou esta normal, pois sei que a agua expande conforme chega mais proximo ao ponto de ebulicao, mas nao sei dizer se o nivel que esta atingindo esta correto. Eu sou noiado e ja pensei que poderia estar com um vazamento de ar do cilindro pro sistema de agua, porem nao tenho fumaca branca e nao tem agua no oleo, nem oleo na agua (tive problema de oleo na agua mas era o radiador de oleo estourado, troquei e zerou).

Detalhes, a termostatica aparentemente esta abrindo normalmente, a bomba dagua esta normal (rotor esta firme, eu verifiquei qdo troquei o o'ring da termostatica), sistema nao passa dos 90 graus, eletroventiladores funcionando, bomba auxiliar (eletrica) funcionando. A unica coisa eh o pequeno vazamento na mangueira inferior do reservatorio e a quantidade inferior de fluido de arrefecimento (vou trocar pelo ethilenoglicol em breve, soh quero resolver os vazamentos pra nao perder o fluido tao precisoso e caro ...rs).

Se alguem puder, quando rodar um tempo com o carro e parar, abre o caput e da uma verificada no nivel da agua no reservatorio, se ele ficar uns 2 ou 3 dedos pra cima da marca maxima (meio/divisoria do reservatorio), o meu esta normal ...rs
Caso contrario vou ter que investigar mais isso.

abs

Meu Caro,

Normal esse fenômeno .. pode ficar tranquilo ... o nível fica acima mesmo e ao tempo que vai resfriando ele volta a marca regulamentar ...
 

DrekTo

Novato
Fala pessoal!

Quem tem gráfico de dino dos 8P remap? Posta ae, queria ver como fica a curva.

Pederia até ser feito um tópico de dynochart com as especificações q o carro tava.



Abraço

da uma pesquisada na area dos 8p.... tem muitos graficos la... creio que te ajudara....

abs
Teria alguma coisa relacionada a calor retrair e frio contrair??

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2
 

sarinvx

Membro
Meu amigo limpa o reservatório do Punto dele, enche de água e coloca umas 5 gotas de detergente (de lavar louça) junto.
dntknw.gif.pagespeed.ce.mowZrWAsXV.gif


Edit : nos carros que tive antes, limpava o reservatório e colocava água só, nada mais. Nunca tive problemas...
 

Giba SR

Novato
Muito bem explicado Roxo, parabéns.
Eu aconselho usar água desmineralizada ao invés de destilada, e aditivo original da VW, AUDI, o G13, a grande maioria das marcas de líquidos de arrefecimento não contém a quantidade correta aditivos necessários.
 

leovida

Novato
E como faz quando tem ar no sistema? Depois que aquece bem (andando forte) e eu desligo a agua fica borbulhando no reservatório. É normal ou tem ar no sistema?!
 

raphaelbc

Membro
Fui mecher no meu agora pra olhar a termostática e deu ar no sistema to tomando um coro pra tirar o ar, ajuda ai de como fazer.
 
ola amigo raphael bc tive o mesmo problema de ar no sistema com a minha audi porem retirei de uma forma muito facil,colouei o carro em funcionamento sem acelerar,quando ele comecou a subir a temperatura retirei a mangueira que fic acima do reservatorio e com a ponta dos dedos fui tampando e soltando o buraco da mangueira ate o carro atingir a temperatura de rodagem ai a valvula termostatica abriu,lembrando que ate este acontecimento eu continuei com aquele mesmo processo de tampar segurar um pouco tampado e soltar o buraco da mangueira ate voltar um pouco de agua,lembrando que a agua vai tar um pouco quente entao aconselho usar um pano grosso para isso.
espero poder ter te ajudado,no meu este procedimento da muito certo
 

leovida

Novato
jonathanmiranda disse:
ola amigo raphael bc tive o mesmo problema de ar no sistema com a minha audi porem retirei de uma forma muito facil,colouei o carro em funcionamento sem acelerar,quando ele comecou a subir a temperatura retirei a mangueira que fic acima do reservatorio e com a ponta dos dedos fui tampando e soltando o buraco da mangueira ate o carro atingir a temperatura de rodagem ai a valvula termostatica abriu,lembrando que ate este acontecimento eu continuei com aquele mesmo processo de tampar segurar um pouco tampado e soltar o buraco da mangueira ate voltar um pouco de agua,lembrando que a agua vai tar um pouco quente entao aconselho usar um pano grosso para isso.
espero poder ter te ajudado,no meu este procedimento da muito certo
Valeu! Vou tentar fazer isso no meu! Abs..
 
Num tem nenhuma "torneira" ou tampão no topo do radiador? Se tiver dá para fazer por ela... Senão, pode deixar o carro ligado com a tampa do reservatório aberta, como a termostática abre antes de a água atingir a temperatura de ebulição ela vai expelir o ar sem ferver...
 

leovida

Novato
victorarrabal disse:
Num tem nenhuma "torneira" ou tampão no topo do radiador? Se tiver dá para fazer por ela... Senão, pode deixar o carro ligado com a tampa do reservatório aberta, como a termostática abre antes de a água atingir a temperatura de ebulição ela vai expelir o ar sem ferver...
Não tem nenhum sangrador no topo do radiador... vou tentar fazer pela mangueira do topo do reservatório, se não funcionar deixarei a tampa aberta. Obrigado pela dica..
 

L@ginh@

Novato
leovida disse:
Não tem nenhum sangrador no topo do radiador... vou tentar fazer pela mangueira do topo do reservatório, se não funcionar deixarei a tampa aberta. Obrigado pela dica..

Amigão,abrindo o capô ou seja de frente para o A3 2000 a válvula fica na parte inferior direita do radiador,eu devo girar para que lado então para depois puxar e abrir?
 

JulioRJ

Membro
Pra tirar o ar, funciona o motor até abrir a válvula com a tampa do reservatório ou a mangueira de retorno do reservatório aberta (vai completando devagar pra não faltar água)



leovida disse:
E como faz quando tem ar no sistema? Depois que aquece bem (andando forte) e eu desligo a agua fica borbulhando no reservatório. É normal ou tem ar no sistema?!
Isso pode ser um monte de coisas: falta de aditivo, bomba d'agua, radiador, junta queimada... está perdendo água? Tenta virar o motor com a tampa aberta pra ver se está fugindo compressão do motor.

Desconecta a mangueira de retorno pra ver se a água está circulando bem.

Aditivo tem que ser na proporção certinha, se colocar pouco ou nenhum, borbulha mesmo. Principalmente se botar o motor pra girar.
 
Topo