Defeito Tensionador Corrente Comando Motor 2.0 TSI CCZA - Cuidado, risco de PT no Motor!

Borjão disse:
obrigado mais uma vez!

vou tentar ver depois.

pra adiantar, qual tensor devo comprar pra ficar livre dessa preocupação???
O código do novo tensionador é o 06K-109-467-K
Contudo concordo também com o mfractal, pois apesar deu eu não ter visto relatos com alguns mecânicos daqui sobre a quebra da corrente eu vi um video no Brasil onde recomendava a troca devido a possibilidade de quebra.

A questão aqui eh avaliar oq fazer. Se fizer uma manutenção dessa no carro, de mais de 3 pau, eh pra ficar com o carro mais uns 2 anos pelo menos.
O que eh um absurdo eh a Audi falar que nao tem nenhum intervalo de manutenção sendo que pode gerar uma falha catastrófica no motor.

Pra quem ja assistiu Clube da Luta, eh bem aquilo:

"Narrator: A new car built by my company leaves somewhere traveling at 60 mph. The rear differential locks up. The car crashes and burns with everyone trapped inside. Now, should we initiate a recall? Take the number of vehicles in the field, A, multiply by the probable rate of failure, B, multiply by the average out-of-court settlement, C. A times B times C equals X. If X is less than the cost of a recall, we don't do one.
Woman on plane: Are there a lot of these kinds of accidents?
Narrator: You wouldn't believe.
Woman on plane: Which car company do you work for?
Narrator: A major one."

Sent from my iPhone using Tapatalk

Senhores, mais um A4 com o mesmo problema apareceu hoje na oficina em que deixei o carro.
Só ressaltando que essa oficina é especializada em Audi aqui em Brasília.

Enviado de meu C6503 usando Tapatalk

Johnzaccardi disse:
Erasmo.

Consegue informação de ano fab/mod e quilometragem?

Nao rola uma ação na Audi nao?

Abs

John, vou fazer o seguinte, assim que tiver o tamanho do estrago, vou passar na oficina e levanto os dados dos veículos com o problema no tensionador. O mecânico está até abismado com a quantidade de Audi que está aparecendo com o mesmo problema.
Com certeza cabe uma ação judicial, contudo ela só tem força se for coletiva.

Enviado do meu Xperia Zq usando Tapatalk

Amigos, realmente o boletim técnico da Volks sobre o tensionador confere onde abrange os veículo de 2008 a 2013, já teve quatro A4 (2013, 2012, 2012 e 2011) e dois A3 (2010 e 2012) todos com tensionadores 06H.
Infelizmente tive o veredito hoje, e 8 válvulas de admissão se foram, a sorte que não chegou a danificar o pistão e nem as válvulas de escape, pois "apenas" empenou bem de leve as válvulas não chegando a quebrar.

Enviado do meu Xperia Zq usando Tapatalk

felipao

Membro
Poxa, afeta todos audi até 2013? Achei que era somente os 2009~2011 que batia o numero do motor com as imagens postadas no começo do tópico.

Qual a KM média que isso acontece? 60k? 80k? 100k?

Tenho um A3 Sport 2012 com 35k km e comprei desse último ano dos 8P justamente para não me preocupar com isso.

felipao disse:
Poxa, afeta todos audi até 2013? Achei que era somente os 2009~2011 que batia o numero do motor com as imagens postadas no começo do tópico.

Qual a KM média que isso acontece? 60k? 80k? 100k?

Tenho um A3 Sport 2012 com 35k km e comprei desse último ano dos 8P justamente para não me preocupar com isso.
Felipe, afeta todos até 2013 e não só constatei através de oficina mecânica, como eu vi um A3 2012 com o tensor antigo e com problema. Independente da numeração, seja CAEA, CAEB, CAWB, CCZA, CDNB, CDNC, etc.
Não há um padrão na quilometragem, é simplesmente aleatório, já vi com 30k, 55k, 70k, 90k (meu caso), 120k, etc. E não tem aviso, não vai acusar absolutamente nada na maioria dos casos, vc simplesmente vai dar a partida no motor e o tensor irá falhar, simples assim. No meu caso eu sai de um recuo na pista para entrar na expressa, não cheguei a 60km/h esticando de leve sem usar o KickDown pra vc ter uma idéia e o tensor falhou.
Não tem jeito, é preciso substituir impreterivelmente o mais breve possível se o seu ainda for o 06H. É aquele negócio, nós achamos sempre que dá pra postergar pois não aconteceu conosco até então, deve ser uma fatalidade, etc. Pensei que poderia prorrogar a troca e literalmente fiquei no prejuízo.
Afinal meu conserto saiu pelo seguinte preço: (onde eu importei as peças pois aqui cada válvula é R$160,00 com desconto de oficina, e na autorizada é R$290,00):

Mão de Obra (Oficina especializada Audi): R$1.500,00
Peças na EuropaParts.com (já com imposto e frete FedEx Priority): R$2.300,00

Fica a dica!

felipao

Membro
Muito obrigado pelas informações, vou verificar qual a versão do meu.
erasmo.monteiro disse:
Felipe, afeta todos até 2013 e não só constatei através de oficina mecânica, como eu vi um A3 2012 com o tensor antigo e com problema. Independente da numeração, seja CAEA, CAEB, CAWB, CCZA, CDNB, CDNC, etc.
Não há um padrão na quilometragem, é simplesmente aleatório, já vi com 30k, 55k, 70k, 90k (meu caso), 120k, etc. E não tem aviso, não vai acusar absolutamente nada na maioria dos casos, vc simplesmente vai dar a partida no motor e o tensor irá falhar, simples assim. No meu caso eu sai de um recuo na pista para entrar na expressa, não cheguei a 60km/h esticando de leve sem usar o KickDown pra vc ter uma idéia e o tensor falhou.
Não tem jeito, é preciso substituir impreterivelmente o mais breve possível se o seu ainda for o 06H. É aquele negócio, nós achamos sempre que dá pra postergar pois não aconteceu conosco até então, deve ser uma fatalidade, etc. Pensei que poderia prorrogar a troca e literalmente fiquei no prejuízo.
Afinal meu conserto saiu pelo seguinte preço: (onde eu importei as peças pois aqui cada válvula é R$160,00 com desconto de oficina, e na autorizada é R$290,00):

Mão de Obra (Oficina especializada Audi): R$1.500,00
Peças na EuropaParts.com (já com imposto e frete FedEx Priority): R$2.300,00

Fica a dica!

Fa Marcus

Novato
Boa Noite pessoal, preciso muito da ajuda de vcs!! Comprei recentemente um A3 1.8 Aspirado 2001, fiz uma revisão geral no carro, trocando,velas,bobina,bomba de combustível,cabos de velas,filtro óleo e etc.
Assim que peguei o carro na oficina andei cerca de 10 mntos e o carro morreu. O meu mecanico rastreou e nada foi encontrado. Aí passa cerca de 30 a 60 minutos o carro esfria e ele pega novamente, mas anda 5 mntos e morre!!
Um outro mecanico me disse que seria o sensor que fica no Tensor da corrente de comando ! Outro me disse que seria o MAF .. Então gostaria de uma opinião de vocês !! Obrigado

damiel

Membro
pelo tópico anotei o codigo do tensionador novo, 06K 109 467 K

alguém tem o código da corrente nova revisada para A3 2.0TFSI sport 2010 motor CCZA?

obrigado

* Vou fazer a preventiva!, já fiz do cambio, peguei o carro hoje 24-2-2016 com tudo trocadinho original, óleo pentosin FFL-2, etc..... ! SHOW :)

achei a peça da revisão NOVA do tensionador.. deve ajudar o pessoal... estou em busca do código da corrente.....

ANTIGA:
http://2.bp.blogspot.com/-ZFE-OeRx7QM/Ug-8-8pfZlI/AAAAAAAADZw/F4H8yqJl2PI/s1600/100_5733.JPG

NOVA:
http://4.bp.blogspot.com/-WQfPe-rQXE4/Ug-8pIIOlKI/AAAAAAAADZI/58iL3zCQ-uY/s1600/100_5727.JPG

as DUAS LADO A LADO:
http://1.bp.blogspot.com/-GUzoztaCnr4/Ug-9OCuUP4I/AAAAAAAADaI/k32ZcIRTkEk/s1600/100_5735.JPG

damiel disse:
pelo tópico anotei o codigo do tensionador novo, 06K 109 467 K

alguém tem o código da corrente nova revisada para A3 2.0TFSI sport 2010 motor CCZA?

obrigado

* Vou fazer a preventiva!, já fiz do cambio, peguei o carro hoje 24-2-2016 com tudo trocadinho original, óleo pentosin FFL-2, etc..... ! SHOW :)

achei a peça da revisão NOVA do tensionador.. deve ajudar o pessoal... estou em busca do código da corrente.....

ANTIGA:
http://2.bp.blogspot.com/-ZFE-OeRx7QM/Ug-8-8pfZlI/AAAAAAAADZw/F4H8yqJl2PI/s1600/100_5733.JPG

NOVA:
http://4.bp.blogspot.com/-WQfPe-rQXE4/Ug-8pIIOlKI/AAAAAAAADZI/58iL3zCQ-uY/s1600/100_5727.JPG

as DUAS LADO A LADO:
http://1.bp.blogspot.com/-GUzoztaCnr4/Ug-9OCuUP4I/AAAAAAAADaI/k32ZcIRTkEk/s1600/100_5735.JPG
Corrente Superior: 06K109158AD
Corrente Inferior: 06K109158A

André Dal Molin disse:
Caramba, li todo o tópico e fiquei abismado. A VW/Audi deveria fazer recall disso.
Nos EUA teve garantia estendida pois além de ser um país sério o número de TSI vendidos lá é infinitamente maior, pra eles lá Audi é Gol 1.0 :).
Aqui são poucas unidades, que deu pouca notoriedade, por isso tem que ser caso a caso, pois além de estar na garantia o que tem que ter todas as revisões na autorizada o que já diminui e muito o número de casos com respaldo. No ReclameAqui teve gente que gastou mais de R$ 15.000,00 na autorizada.
O jeito é previnir.

Putz. Que phoda hein Erasmo.
Que bom que nao foi "tao serio".

Eu queria fazer a preventiva mas cada um fala jma coisa. Tem quem fale que só precisa trocar o tensionador, outros que falam que tem que trocar TUDO, tensionador, correntes, apoios, tudo. E pra trocar tudo eh uma bela paulada.
O que a mecanica ai te falou sobre isso?
Os sites gringos (de venda eh claro) falam de trocar tudo.

Meu carro esta com 43k km e sempre que lembro disso fico noiado! rs

Abs e boa sorte.

Ah. Consegue disponibilizar o Boletin Tecnico pra gente?

Fim do ano passado perguntei na Audi se eles faziam a preventiva da troca de tensionadores e correntes e eles na maior cara de pau falaram "senhor, seu carro ej corrente e nao requer nenhum tipo de manutenção preventiva" e alegaram desconhecer qualquer caso de falha. Piada.

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Johnzaccardi disse:
Ah. Consegue disponibilizar o Boletin Tecnico pra gente?

Fim do ano passado perguntei na Audi se eles faziam a preventiva da troca de tensionadores e correntes e eles na maior cara de pau falaram "senhor, seu carro ej corrente e nao requer nenhum tipo de manutenção preventiva" e alegaram desconhecer qualquer caso de falha. Piada.

Eu pediria isso em escrito!!

Mas resumindo, as únicas 2 peças que é necessário trocar são o tensionador com design defeituoso e a corrente superior que estica além das tolerâncias permitidas. Quem fala que tem que trocar tudo são as lojas de peças rsrs.

Sent from my XT1572 using Tapatalk