Defeito Tensionador Corrente Comando Motor 2.0 TSI CCZA - Cuidado, risco de PT no Motor!

Bruno_mgá

Novato
Pessoal, esse tópico tem como função a alertar a galera sobre um problema ´´bobo`` que se não detectado a tempo pode ocasionar praticamente um PT no motor e custar R$ 10 - 20mil o conserto.

Alguns motores Audi / Vw 2.0 TFSI (que vieram no A3 após 2009) com código CCZ pode apresentar defeito no Tensionador da corrente de comando, onde assim a corrente passa a trabalhar folgada (e o motor começa a apresentar um barulho / ruído estranho). Com o tempo pode ocorrer da corrente ´´pular o dente`` do comando e assim o pistão atropela as válvulas e a desgraça esta feita.

Esse defeito é sério e não é lenda, eu Pessoalmente já vi 3 casos aqui na concessionária (e olha que moro no interior, onde não temos tantos carros assim rodando). Dois dos carros eram A3 2009/2010 na casa de 130mil km. O outro eu não lembro o ano, e parece que estava próximo de 100mil km.

Pelo que consta, o problema foi resolvido a partir dos motores de código CCZ_070127 (porém, não sabemos exatamente a data desta alteração). Meu carro é 2011/12 (produzido no mês 06 ou 07-2011) e o código já é CCZ203300


Segue o vídeo explicando e mostrando o problema:

http://youtu.be/9x7bQ_8X6aI

Segue post´s retirados do clubedojetta:

- O problema com o esticador, que por sua vez somado ao desgaste natural da corrente e das rodas dentadas resultando no ruído, trazem junto alguns erros que podem ser verificados no VCDS, um possível erro é ligado ao sensor de detonação e outro a posição do eixo de comando.

- Outro ponto interessante é que segundo a Volkswagen, motores CCZ_ com numeração a partir de 070127 tiveram o esticador otimizado, ressalto que dos chassis TSI que eu conheço, fabricados entre 26/09/2011 e 31/10/2012, tem as respectivas numerações de motor: de 181526 a 322100, sendo assim estes veículos que eu conheço os chassis estariam “vacinados”.

Imagem da ITP 2025206/4 em inglês:

20252064.jpg



Imagem da ITP 2025206/3:




20252063.jpg



Neste vídeo da para ter uma noção do barulho no motor Tfsi

http://youtu.be/i0oVe0pksAs
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
vale notar que não adianta trocar apenas o tencionador, tem que trocar a corrente também (cod atualizado 06K109158AA). Corrente com codigo antigo estica e causa o problema em conjunto com o tencionador
 

guiguigui

Membro
Mas @[member="mfractal"], na descrição diz FSI e no vídeo e na imagem é dito TSI e EA888. Não seria trocado?

O FSI não foi até 2009/2010 e depois virou TSI?

Até onde sei o meu mesmo sendo FSI é o EA113, então provavelmente já estaria trocada essa peça não?
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
guiguigui disse:
Mas @[member="mfractal"], na descrição diz FSI e no vídeo e na imagem é dito TSI e EA888. Não seria trocado?

O FSI não foi até 2009/2010 e depois virou TSI?

Até onde sei o meu mesmo sendo FSI é o EA113, então provavelmente já estaria trocada essa peça não?
o problema descrito é problema dos tsi. fsi nem tem corrente, mas correia dentada amigão
 
Já fiz uma reparação desta ... Porém foi identificado de começo .. O tensor ferra tudo .. A VW AUDI . Já fez o recall desta peca.. Para ter ideia foi trocada 3 vezes . então este veiculo foi premiado com uma das pecas que depois de uma certa milha ele cansa . http://www.a3clube.com/topic/8409-resolvendo-problema-crônico-motor-tfsi/?p=160402

E um problema crônico de engenharia da peça ... Agora para remover o motor atropelar válvula a coisa foi seria... Comando variável não danificou ... ???

Como @[member="mfractal"] disse não se resolve só trocando o tensor ..

O proprietário deixo a desejar ai. O barulho que emite e muito insano ..

Gosto deste motor da VW é muito easy de trabalhar :D
 

Bruno_mgá

Novato
Ricardo_Marinho disse:
Já fiz uma reparação desta ... Porém foi identificado de começo .. O tensor ferra tudo .. A VW AUDI . Já fez o recall desta peca.. Para ter ideia foi trocada 3 vezes . então este veiculo foi premiado com uma das pecas que depois de uma certa milha ele cansa . http://www.a3clube.com/topic/8409-resolvendo-problema-crônico-motor-tfsi/?p=160402

E um problema crônico de engenharia da peça ... Agora para remover o motor atropelar válvula a coisa foi seria... Comando variável não danificou ... ???

Como @[member="mfractal"] disse não se resolve só trocando o tensor ..

O proprietário deixo a desejar ai. O barulho que emite e muito insano ..

Gosto deste motor da VW é muito easy de trabalhar :D

O colega aqui da cidade que teve esse problema a duas semanas disse não não ouviu nenhum ruído, porém o carro avisou um bom tempo acendendo a luz do EPC no painel. No VCDS acusava erro sensor rotação e um outro lá (não lembro, mas acho q era no comando de válvulas).
O caso dele foi tão grave que condenou até o cabeçote...
 
Mfractal, quanto fica o valor de todas as peças de reposição, pois o meu é 2010 mas o número do motor é abaixo de 07 então to achando melhor prevenir e trocar antes que de m.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Flavio Almeida disse:
Mfractal, quanto fica o valor de todas as peças de reposição, pois o meu é 2010 mas o número do motor é abaixo de 07 então to achando melhor prevenir e trocar antes que de m.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk


Flavio, o pacote completo fica em torno de 3500R$.
 
Até que não fica tão caro as peças, o problema é encontrar mão de obra descente aqui em Curitiba. O negócio é comprar um torquímetro e mãos à obra.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Flavio Almeida disse:
Até que não fica tão caro as peças, o problema é encontrar mão de obra descente aqui em Curitiba. O negócio é comprar um torquímetro e mãos à obra.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
.....
 
A sim agradeço mas acho que primeiro vou retirar aquela tampinha que mostra na foto e olhar o tencionados, comprei meu carro na audi, vai que por um milagre eles já trocaram pelo tencionados revisado. Não custa olhar.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
 
Boa tarde galera

Meu carro deu exatamente este problema afetando válvulas e pistão .gostaria de saber se alguém tem os códigos do pistão válvulas,corrente de comando e juntas do cabeçote.

Forte abraco
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
francisco sales disse:
Boa tarde galera

Meu carro deu exatamente este problema afetando válvulas e pistão .gostaria de saber se alguém tem os códigos do pistão válvulas,corrente de comando e juntas do cabeçote.

Forte abraco
Tenho todos os códigos. me passa o chassi por MP para confirmar. Abs.
 
Topo