Bruno_mgá
Novato
Pessoal, esse tópico tem como função a alertar a galera sobre um problema ´´bobo`` que se não detectado a tempo pode ocasionar praticamente um PT no motor e custar R$ 10 - 20mil o conserto.
Alguns motores Audi / Vw 2.0 TFSI (que vieram no A3 após 2009) com código CCZ pode apresentar defeito no Tensionador da corrente de comando, onde assim a corrente passa a trabalhar folgada (e o motor começa a apresentar um barulho / ruído estranho). Com o tempo pode ocorrer da corrente ´´pular o dente`` do comando e assim o pistão atropela as válvulas e a desgraça esta feita.
Esse defeito é sério e não é lenda, eu Pessoalmente já vi 3 casos aqui na concessionária (e olha que moro no interior, onde não temos tantos carros assim rodando). Dois dos carros eram A3 2009/2010 na casa de 130mil km. O outro eu não lembro o ano, e parece que estava próximo de 100mil km.
Pelo que consta, o problema foi resolvido a partir dos motores de código CCZ_070127 (porém, não sabemos exatamente a data desta alteração). Meu carro é 2011/12 (produzido no mês 06 ou 07-2011) e o código já é CCZ203300
Segue o vídeo explicando e mostrando o problema:
http://youtu.be/9x7bQ_8X6aI
Segue post´s retirados do clubedojetta:
- O problema com o esticador, que por sua vez somado ao desgaste natural da corrente e das rodas dentadas resultando no ruído, trazem junto alguns erros que podem ser verificados no VCDS, um possível erro é ligado ao sensor de detonação e outro a posição do eixo de comando.
- Outro ponto interessante é que segundo a Volkswagen, motores CCZ_ com numeração a partir de 070127 tiveram o esticador otimizado, ressalto que dos chassis TSI que eu conheço, fabricados entre 26/09/2011 e 31/10/2012, tem as respectivas numerações de motor: de 181526 a 322100, sendo assim estes veículos que eu conheço os chassis estariam “vacinados”.
Imagem da ITP 2025206/4 em inglês:
Imagem da ITP 2025206/3:
Neste vídeo da para ter uma noção do barulho no motor Tfsi
http://youtu.be/i0oVe0pksAs
Alguns motores Audi / Vw 2.0 TFSI (que vieram no A3 após 2009) com código CCZ pode apresentar defeito no Tensionador da corrente de comando, onde assim a corrente passa a trabalhar folgada (e o motor começa a apresentar um barulho / ruído estranho). Com o tempo pode ocorrer da corrente ´´pular o dente`` do comando e assim o pistão atropela as válvulas e a desgraça esta feita.
Esse defeito é sério e não é lenda, eu Pessoalmente já vi 3 casos aqui na concessionária (e olha que moro no interior, onde não temos tantos carros assim rodando). Dois dos carros eram A3 2009/2010 na casa de 130mil km. O outro eu não lembro o ano, e parece que estava próximo de 100mil km.
Pelo que consta, o problema foi resolvido a partir dos motores de código CCZ_070127 (porém, não sabemos exatamente a data desta alteração). Meu carro é 2011/12 (produzido no mês 06 ou 07-2011) e o código já é CCZ203300
Segue o vídeo explicando e mostrando o problema:
http://youtu.be/9x7bQ_8X6aI
Segue post´s retirados do clubedojetta:
- O problema com o esticador, que por sua vez somado ao desgaste natural da corrente e das rodas dentadas resultando no ruído, trazem junto alguns erros que podem ser verificados no VCDS, um possível erro é ligado ao sensor de detonação e outro a posição do eixo de comando.
- Outro ponto interessante é que segundo a Volkswagen, motores CCZ_ com numeração a partir de 070127 tiveram o esticador otimizado, ressalto que dos chassis TSI que eu conheço, fabricados entre 26/09/2011 e 31/10/2012, tem as respectivas numerações de motor: de 181526 a 322100, sendo assim estes veículos que eu conheço os chassis estariam “vacinados”.
Imagem da ITP 2025206/4 em inglês:
Imagem da ITP 2025206/3:
Neste vídeo da para ter uma noção do barulho no motor Tfsi
http://youtu.be/i0oVe0pksAs