Ae pessoal, segue um texto mto interessante sobre nossos carros turbinados, que eu entendo de suma importância.
Essa dica de aguardar ao ligar ou desligar o motor, eu já seguia, mesmo sem nunca ter visto nada específico pro Audi A3, pq lembro dos tempos que meu pai tinha D20 turbo de fábrica, e tinha um adesivão no parabrisa dizendo para aguardar 30 segundos em marcha lenta ao ligar ou desligar o motor, exatamente para preservar a turbina =D
vi em alguns foruns de caminhonetes que existe até um sistema eletrônico para instalar no carro, que depois de vc desligar, o motor ainda fica ligado mais uns 30 segundos, podendo regular pra mais ou menos.
boa leitura!
Cuidados especiais com sua turbina
Aqui estão algumas dicas de cuidados para o bom funcionamento de sua turbina.
1- Ao ligar o veículo, espere alguns segundos antes de acelerar (em torno de 50 segundos).
Este é o tempo suficiente para subir óleo para o motor e para a turbina e manter o sistema lubrificado e não ocorrer riscos nos mancais da turbina.
2- Após começar a andar com o veículo espere o motor atingir a temperatura normal de funcionamento do mesmo. O conjunto precisa estar em temperatura normal de trabalho para ser exigido todo seu potencial. Com o aquecimento do sistema o óleo atinge o ponto de viscosidade ideal para o trabalho e o restante do conjunto agradece.
3- Para motores turbo é muito importante utilizar os óleos recomendados pelos fabricante de seu veículo. Dependendo da utilização você pode usar óleos minerais ou sintéticos. Respeite sempre os prazos de troca dos mesmo. O óleo é um ítem importante na conservação de seu motor. Existem várias tendências sobre utilização de óleos minerais e sintéticos. Procure informar-se com gente do ramo especializado, que sempre darão opções corretas.
Se estiver utilizando óleo mineral e mudar para sintético, faça a limpeza do sistema com produtos especiais indicados. E essa informação é válida para o contrário. Se houver a necessidade de completar o sistema, utilize SEMPRE óleos da mesma marca já usada.
As maiores causas de "borra" no motor são:
A- Utilizar óleos de marcas diferentes
B- Utilizar óleos de baixa qualidade
C- Misturar óleo mineral com sintético ou vice-versa.
D- Utilizar combustíveis de baixa qualidade
E- Troca fora de prazo dos lubrificantes
F- Completar o óleo com produto diferente da marca já utilizada
4- A cada troca de óleo troque o filtro de óleo e de ar. Motores turbo necessitam sempre de cuidados especiais e quando for troca óleo, troque o filtro de ar também pois o ar entra especialmente em motores turbo em alta velocidade e com isso o filtro de ar suja mais que os motores aspirados normais.
5- Faça manutenção a limpeza de seu intercooler de tempos em tempos.
6- Faça á limpeza do duto de lubrificação da turbina. Esse é o maior fator de quebra das turbinas. Quando inicia-se "borra" ela se concentra inicialmente no duto de lubrificação da mesma e prejudicando a lubrificação da turbina. Se necessário troque-o. Para o bem de sua turbina.
7-Nunca utilize lubrificantes de baixa qualidade e fora das especificações "TURBO".
Lubrificantes com especificações para motores turbo são projetados para trabalhar em altas temperaturas ( acima de motores aspirados). Com temperaturas elevadas os lubrificantes convencionais perdem a viscosidade e perdem a capacidade de proteger seu motor e sua turbina. Óleos multiviscosos são os ideais, pois mantém a viscosidade em várias temperaturas utilizadas. Com estes produtos devido á esse atributos eles chegam mais rapidamente ao sistema.
8- Nunca deixe mecânicos que não conhecem motores turbo efetuar serviços no mesmo.
A construção de um motor turbo é diferente do motor aspirado. Várias peças do motor turbo são produtos feito com especificações especiais, para trabalharem em limites extremos de performance.
Existem váris ítens diferentes em carros com motores turbo:
Embreagem, bronzinas, lubrificantes, pistões, velas, bobinas, anéis entre outros.
9 - Evite á lavagem de seu motor em postos ou lava rápidos. A lavagem "com motor" é extremamente prejudicial aos diversos componentes eletrônicos existentes no mesmo. Prejudicial tanto á motores turbo ou aspirado. Existem outras maneiras de deixa-lo limpo. A água é inimiga de seu motor.
10 - Nunca desligue e ligue o motor imediatamente, tenha tempos de espera como rituais para ligar e desligar seu veículo. Na hora de desligar, deixe o carroparado sem acelerar uns 45 segundos, depois desligue seu motor.
Seguindo essa regras, junto com outros cuidados normais, seu motor e turbina irão ter uma vida útil prolongada.
fonte: http://www.auttohaus.com/turbina.html
Essa dica de aguardar ao ligar ou desligar o motor, eu já seguia, mesmo sem nunca ter visto nada específico pro Audi A3, pq lembro dos tempos que meu pai tinha D20 turbo de fábrica, e tinha um adesivão no parabrisa dizendo para aguardar 30 segundos em marcha lenta ao ligar ou desligar o motor, exatamente para preservar a turbina =D
vi em alguns foruns de caminhonetes que existe até um sistema eletrônico para instalar no carro, que depois de vc desligar, o motor ainda fica ligado mais uns 30 segundos, podendo regular pra mais ou menos.
boa leitura!
Cuidados especiais com sua turbina
Aqui estão algumas dicas de cuidados para o bom funcionamento de sua turbina.
1- Ao ligar o veículo, espere alguns segundos antes de acelerar (em torno de 50 segundos).
Este é o tempo suficiente para subir óleo para o motor e para a turbina e manter o sistema lubrificado e não ocorrer riscos nos mancais da turbina.
2- Após começar a andar com o veículo espere o motor atingir a temperatura normal de funcionamento do mesmo. O conjunto precisa estar em temperatura normal de trabalho para ser exigido todo seu potencial. Com o aquecimento do sistema o óleo atinge o ponto de viscosidade ideal para o trabalho e o restante do conjunto agradece.
3- Para motores turbo é muito importante utilizar os óleos recomendados pelos fabricante de seu veículo. Dependendo da utilização você pode usar óleos minerais ou sintéticos. Respeite sempre os prazos de troca dos mesmo. O óleo é um ítem importante na conservação de seu motor. Existem várias tendências sobre utilização de óleos minerais e sintéticos. Procure informar-se com gente do ramo especializado, que sempre darão opções corretas.
Se estiver utilizando óleo mineral e mudar para sintético, faça a limpeza do sistema com produtos especiais indicados. E essa informação é válida para o contrário. Se houver a necessidade de completar o sistema, utilize SEMPRE óleos da mesma marca já usada.
As maiores causas de "borra" no motor são:
A- Utilizar óleos de marcas diferentes
B- Utilizar óleos de baixa qualidade
C- Misturar óleo mineral com sintético ou vice-versa.
D- Utilizar combustíveis de baixa qualidade
E- Troca fora de prazo dos lubrificantes
F- Completar o óleo com produto diferente da marca já utilizada
4- A cada troca de óleo troque o filtro de óleo e de ar. Motores turbo necessitam sempre de cuidados especiais e quando for troca óleo, troque o filtro de ar também pois o ar entra especialmente em motores turbo em alta velocidade e com isso o filtro de ar suja mais que os motores aspirados normais.
5- Faça manutenção a limpeza de seu intercooler de tempos em tempos.
6- Faça á limpeza do duto de lubrificação da turbina. Esse é o maior fator de quebra das turbinas. Quando inicia-se "borra" ela se concentra inicialmente no duto de lubrificação da mesma e prejudicando a lubrificação da turbina. Se necessário troque-o. Para o bem de sua turbina.
7-Nunca utilize lubrificantes de baixa qualidade e fora das especificações "TURBO".
Lubrificantes com especificações para motores turbo são projetados para trabalhar em altas temperaturas ( acima de motores aspirados). Com temperaturas elevadas os lubrificantes convencionais perdem a viscosidade e perdem a capacidade de proteger seu motor e sua turbina. Óleos multiviscosos são os ideais, pois mantém a viscosidade em várias temperaturas utilizadas. Com estes produtos devido á esse atributos eles chegam mais rapidamente ao sistema.
8- Nunca deixe mecânicos que não conhecem motores turbo efetuar serviços no mesmo.
A construção de um motor turbo é diferente do motor aspirado. Várias peças do motor turbo são produtos feito com especificações especiais, para trabalharem em limites extremos de performance.
Existem váris ítens diferentes em carros com motores turbo:
Embreagem, bronzinas, lubrificantes, pistões, velas, bobinas, anéis entre outros.
9 - Evite á lavagem de seu motor em postos ou lava rápidos. A lavagem "com motor" é extremamente prejudicial aos diversos componentes eletrônicos existentes no mesmo. Prejudicial tanto á motores turbo ou aspirado. Existem outras maneiras de deixa-lo limpo. A água é inimiga de seu motor.
10 - Nunca desligue e ligue o motor imediatamente, tenha tempos de espera como rituais para ligar e desligar seu veículo. Na hora de desligar, deixe o carroparado sem acelerar uns 45 segundos, depois desligue seu motor.
Seguindo essa regras, junto com outros cuidados normais, seu motor e turbina irão ter uma vida útil prolongada.
fonte: http://www.auttohaus.com/turbina.html