Consertando Teto Solar - Em construção

IgorUchoa

Membro
Pessoal, meu teto solar esta estalando mto na hora de abrir e as vezes travando, assim parei de abrir ele passando a deixar somente o bonezinho.

Então desmontei ele hoje e tirei as peças que estão fazendo o barulho, descobri que uma delas perdeu uma borracha branca q serve com um apoio da peça que desliza para dentro do teto, vou postar algumas fotos e partir dai vamos tentar uma solução.

1. Para manutenção no teto é preciso colocar o teto no modo BONÉ ( aquela abinha levantada apenas) Assim se puxa o acabamento de plastico preto que fica rente ao vidro ( ele esconde 3 parafusos de cada lado ) este parafuso são estriados fica 3 de cada lado ( esquerdo/ direito ) .

Visualizar anexo 215

2. Aqui encotrei a peça que esta com problema, ela perdeu uma borracha branca que serve de apoio ao correr no trilho.

Visualizar anexo 216

3. Peça fora do teto já com destaque na borracha branca que esta faltando ( e não achei dentro do teto perdida :( . ) Estou pensado em ir numa loja de vende peças de fugão de cozinha mesmo e fazer uma parecida.

Visualizar anexo 217

Aqui a peça no trilho , no meu caso é o lado ESQUERDO motorista.

Visualizar anexo 218

4. Estas fotos mostra no meu caso a peça que esta fazendo ESTALO no TETO E TRAVANDO ele, por faltar a BORRACHA branca que faz um apoio ao correr o teto.

Busco tb apos resolver o problema da borracha, poder descobrir a posição exata da peça no trilho, pois já verifiquei que esta peça alem de guiar o vidro para dentro ao abrir o teto, é um suporte para uma peça de ferro que fica sustentado ao vc colocar no modo BONÉ.

5. Tb estou precisando de uma peça que é um guia do forro no teto solar:

Visualizar anexo 219

Bom pessoal a ideia é dividir o meu problema e mostrar um pouco como desmonta o tetor solar com fotos um pouco detalhadas. Se alguem tiver a peça que preciso ou ideia de arrumar vou agradecer.
 

Anexos

  • 2013-01-27 16.41.35.jpg
    2013-01-27 16.41.35.jpg
    89.2 KB · Visualizações: 601
  • 2013-01-27 16.41.355.jpg
    2013-01-27 16.41.355.jpg
    107.6 KB · Visualizações: 564
  • ANEXO 1.jpg
    ANEXO 1.jpg
    89.5 KB · Visualizações: 558
  • 2013-01-27 16.57.40.jpg
    2013-01-27 16.57.40.jpg
    93.5 KB · Visualizações: 514
  • forro teto.JPG
    forro teto.JPG
    58 KB · Visualizações: 443

IgorUchoa

Membro
Pessoal tirei as peças dos dois lado que destaco na foto que tem a borracha,assim o tempo passou a funcionar normal, parece q nem faz falta estas peças,mas ( PARECE ), pois reparei que quando fechado o teto, ele n fica perfeitamente nivelado o vidro com a lata na parte traseira dele, estou com medo de pegar agua, fora que aquela peça de lata q fica sustentado ele fica solta la dentro passando o som de peça solta ao andar.
 

della

Membro
Cara estou com o mesmo problema, essas peças são as guias que levam e trazem a persiana quando o teto é movimentado, fora isto a peça de trás que está solta e balançando fazendo uma barulheira danada é a pingadeira, que também tem umas guias que sofrem desgaste... A troca de todas essas peças com a mão de obra fica em R$ 650,00 aqui em SP, facadinha boa...

Quanto ao desnivelamento do vidro, vc tem que ajustar isso, aqueles parafusos que vc soltou para remover o vidro também são responsáveis por este ajuste, vai ter que soltá-los e ir testando o ajuste pouco a pouco antes de dar o aperto final...
 

IgorUchoa

Membro
Cara estou com o mesmo problema, essas peças são as guias que levam e trazem a persiana quando o teto é movimentado, fora isto a peça de trás que está solta e balançando fazendo uma barulheira danada é a pingadeira, que também tem umas guias que sofrem desgaste... A troca de todas essas peças com a mão de obra fica em R$ 650,00 aqui em SP, facadinha boa...

Quanto ao desnivelamento do vidro, vc tem que ajustar isso, aqueles parafusos que vc soltou para remover o vidro também são responsáveis por este ajuste, vai ter que soltá-los e ir testando o ajuste pouco a pouco antes de dar o aperto final...
Boa della, vou nivelar o teto então pelo aperto do vidro se ficar perfeito esto pensado seriamente em tirar fora a PINGADEIRA , pois no golf modelo novo nem existe isso. DEpois q eu tirei estas peças de GUIA o teto funciona normal, acho que é até uma peça a menos para arrastar e forçar a maquina de vidro ou então vou colocar um batente na pingadeira assim ela fica solta mas não bate internamente fazendo barulho.
 

della

Membro
Boa della, vou nivelar o teto então pelo aperto do vidro se ficar perfeito esto pensado seriamente em tirar fora a PINGADEIRA , pois no golf modelo novo nem existe isso. DEpois q eu tirei estas peças de GUIA o teto funciona normal, acho que é até uma peça a menos para arrastar e forçar a maquina de vidro ou então vou colocar um batente na pingadeira assim ela fica solta mas não bate internamente fazendo barulho.

Legal, estou para desmontar o meu teto tb e tentar alguma solução "home made" aquela bateção da pingadeira tá me enlouquecendo...
O meu tb tirei as guias e de fato elas não fazem falta, a única função delas é segurar a persiana e não deixar que vc empurre ela totalmente para trás... O meu tb enroscava com elas soltas alí, tirei as duas e já era...

Depois posta aí se comseguir alguma coisa para resolver o lance da pingadeira, vou fazer o mesmo assim que sobrar um tempo, mulecada em férias, não parei um fds em casa desde dezembro...
 

IgorUchoa

Membro
Legal, estou para desmontar o meu teto tb e tentar alguma solução "home made" aquela bateção da pingadeira tá me enlouquecendo...
O meu tb tirei as guias e de fato elas não fazem falta, a única função delas é segurar a persiana e não deixar que vc empurre ela totalmente para trás... O meu tb enroscava com elas soltas alí, tirei as duas e já era...

Depois posta aí se comseguir alguma coisa para resolver o lance da pingadeira, vou fazer o mesmo assim que sobrar um tempo, mulecada em férias, não parei um fds em casa desde dezembro...

Pois é, ainda vou tentar arrumar a borracha branca da foto ou algo parecido com ela, para tentar montar novamente e não ficar com a conciciencia pesada q meu A3 tem um teto diferente, apesar do que, agora q descobri que esta guia só ta me enchendo o sako e o teto fica mais bonito sem pingadeira pq parece mais aberto no modo bonezinho.
Os carro de hj em dia quase não tem isso, o novo golf, o pegeout 307, o jetta tb acho e não tem.
Pigadeira serve para que ?? não deixar a agua do teto escorrer para dentro quando no modo BONEZINHO ?? Fora que se eu achar a borracha de sustentar o guia no trilho, acho q não vou saber em qual posição exata fica a PINGADEIRA nela, sem ver outro audi para eu fazer igual, e cada teste é uma dor no coração, pq vai errado ai da aquele estali de ferro da PINGADEIRA batendo no teto de ferro por dentro. noossaaa... fico doido, parece q vai quebrar tudo.
To tentado ligar para carbel em BELO HORIZONTE e ver se tem lá esta borracha, olhei na VW se ra igual do golf, chama borracha guia mas pelo sistema da VW não parece ser o MESMO e borracha na concessionaria custa 26 reais, para eu não ter certeza.
 

IgorUchoa

Membro
Pois é, ainda vou tentar arrumar a borracha branca da foto ou algo parecido com ela, para tentar montar novamente e não ficar com a conciciencia pesada q meu A3 tem um teto diferente, apesar do que, agora q descobri que esta guia só ta me enchendo o sako e o teto fica mais bonito sem pingadeira pq parece mais aberto no modo bonezinho.
Os carro de hj em dia quase não tem isso, o novo golf, o pegeout 307, o jetta tb acho e não tem.
Pigadeira serve para que ?? não deixar a agua do teto escorrer para dentro quando no modo BONEZINHO ?? Fora que se eu achar a borracha de sustentar o guia no trilho, acho q não vou saber em qual posição exata fica a PINGADEIRA nela, sem ver outro audi para eu fazer igual, e cada teste é uma dor no coração, pq vai errado ai da aquele estali de ferro da PINGADEIRA batendo no teto de ferro por dentro. noossaaa... fico doido, parece q vai quebrar tudo.
To tentado ligar para carbel em BELO HORIZONTE e ver se tem lá esta borracha, olhei na VW se ra igual do golf, chama borracha guia mas pelo sistema da VW não parece ser o MESMO e borracha na concessionaria custa 26 reais, para eu não ter certeza.

DElla, acabei de achar esta site sobre teto solar : tem a foto de um audi a3 que parece estar sem a pigandeira da uma olhada.

http://www.fatosomeacessorios.com.br/fotos.html
 

della

Membro
DElla, acabei de achar esta site sobre teto solar : tem a foto de um audi a3 que parece estar sem a pigandeira da uma olhada.

http://www.fatosomea...m.br/fotos.html

Uchôa,

Foi neste lugar mesmo que eu fui ver o problema do meu teto, oficina muito boa por sinal...
O teto do A3 desta foto não é original, certeza!
Veja que a persiana é diferente das nossas e também que tem uma guarnição de borracha no buraco do teto visto por cima, coisa que os nossos tb não têm...

Já ví mesmo outros tetos que não usam a pingadeira, na verdade como o próprio nome diz ela serve para evitar que alguma água entre por alí com o teto levantado... Se bem que quem usa o teto levantado em dia de chuva? hehehe!
Penso que ela só é mesmo útil se vc deixar o carro estacionado com o teto levantado e cair uma chuva, vai evitar que respingue pra dentro do carro.

Experimenta ligar lá e ver se eles vendem as peças e quanto custa...
 

IgorUchoa

Membro
Ok, vou verificar, fiz uma cotação e parece q a borracha q eu preciso eles chamam de " SABONETEIRA " que é a da foto.
Cara estou mto tentado a arrancar os trilhos (como ja fiz provisoriamente ) e a pingadeira, acho o teto mais bonito e mais espaçado do teto, ow então isolar as pontinhas internas da pingadeira para não dar barulho batendo enquanto anda.

Podemos até esta errado, mas que BOBEIRA este trilho COMPLEXO assim, ´que a audi foi criar só para segurar uma pingadeira.

VALOR DA MINHA COTAÇÃO EM UMA LOJA DE OUTRA CIDADE QUE FIZ VIA E-MAIL MSM:

SABONETEIRA ( BORRACHA BRANCA DA FOTO ) R$ 50,00
Arraste da PERSIANA : R$ 90,00 REAAAAAAISSS.

Minha persiana esta correndo trankilo, nem vou comprar o arraste agora não, to pensado só na SABONETEIRA.
QUE DUVIDA CRUEL.
 

IgorUchoa

Membro
Então pessoal, n tive tempo ainda de isolar meu teto, nem as pontas da pingadeira,
na verdade, nem tempo de andar no carro estou tendo muito, mas o pouco que andei reparei que nem bateu a peça, vou analisando e posto em breve.

OBS: mesmo sem esta peça ( guais com saboneteira ) minha persiana esta voltando normalmente ao abrir todo o teto e fechar, sem perder ela para dentro do teto de lata.
 

della

Membro
Então pessoal, n tive tempo ainda de isolar meu teto, nem as pontas da pingadeira,
na verdade, nem tempo de andar no carro estou tendo muito, mas o pouco que andei reparei que nem bateu a peça, vou analisando e posto em breve.

OBS: mesmo sem esta peça ( guais com saboneteira ) minha persiana esta voltando normalmente ao abrir todo o teto e fechar, sem perder ela para dentro do teto de lata.
É isso mesmo, a persiana corre normalmente, a única coisa que dá para notar é que ela perde o "stop", se continuar empurrando ela entra inteira no forro e não pára no lugar que antes parava...

Cara, andei observando os carros que não têm a pingadeira como os nossos e é o seguinte, nesses carros existe uma espécie de bandeijinha que fica no lugar da pingadeira, só que mais baixa, paralela ao teto e não levanta como a pingadeira...

Problema: Se tirar a pingadeira a água que entra no vãozinho que existe entre a borracha e a chapa do teto vai pingar no forro e aí já era...

Ou seja, a pingadeira tem função sim, pois quanto o teto está fechado ela tem a função de coletar a água que entra naquele vão... não dá pra deixar sem ela!
 

IgorUchoa

Membro
É isso mesmo, a persiana corre normalmente, a única coisa que dá para notar é que ela perde o "stop", se continuar empurrando ela entra inteira no forro e não pára no lugar que antes parava...

Cara, andei observando os carros que não têm a pingadeira como os nossos e é o seguinte, nesses carros existe uma espécie de bandeijinha que fica no lugar da pingadeira, só que mais baixa, paralela ao teto e não levanta como a pingadeira...

Problema: Se tirar a pingadeira a água que entra no vãozinho que existe entre a borracha e a chapa do teto vai pingar no forro e aí já era...

Ou seja, a pingadeira tem função sim, pois quanto o teto está fechado ela tem a função de coletar a água que entra naquele vão... não dá pra deixar sem ela!
Correto meu amigo, tb descobri isso, existe uma bandeijinha nos tetos, como no novo golf, apos analisar muito o GOLF do meu amigo, colocar a cabeça por dentro ficar igual doido na rua analisando, vi que ela faz falta.
E o pior, descobri que se não isolar as pontas desta pingadeira com borracha ou algo do tipo, vai ficar um BARULHO insuportavel no teto, fui pegar uma rua irregular hj, parecia escola de samba fiquei até desesperado, fechei o teto todo normal :(

Bom DUVIDAS .

1. Será q se colocar BORRACHA para isolar a ponta ela não vai agarrar e dar resistencia correndo no trilho agarrando ao abrir o teto ?? Pensei na espuma, mas como prender ela ??

2. Será que se verificarmos mais um pouco a gente não consegue colocar o do novo GOLF a bandeijinha bonitinha lá ??

3. O certo é deixar ORIGINAL mesmo, estou só pensado neste monte de coisa, ( sem GAMBIARRA EXAGERADA ) pois sei que isso vai acontecer com muitos amigos e ai já vamos ter resolvido.

Vou ver se posto mais fotos desta pingadeira.

Abraço
 

Northon

Membro
Pessoal, meu teto quando está no modo boné fica fazendo MUITO ruído, de coisa solta... Alguma dica de onde reapertar, etc?
valeu!
 

IgorUchoa

Membro
Pessoal, meu teto quando está no modo boné fica fazendo MUITO ruído, de coisa solta... Alguma dica de onde reapertar, etc?
valeu!
Oi camarada creio que seja a calha, uma lata que fica na parte de tras do bone, vc deve pegar na mao e bater ele se for, vai ter q tirar o vidro do teto para chegar nela e ver o defeito, olha as foto ai em cima que deve te ajudar.
 

masc75

Novato
Amigos, preciso de ajuda! Quebrei aquela pecinha que prende a pingadeira, na parte de cima, onde faz a articulação, alguém sabe se consigo comprar só a pingadeira? Me ajudem! Em BSb não consigo.
 

IgorUchoa

Membro
Amigos, preciso de ajuda! Quebrei aquela pecinha que prende a pingadeira, na parte de cima, onde faz a articulação, alguém sabe se consigo comprar só a pingadeira? Me ajudem! Em BSb não consigo.


Complicado camarada, tem ver se alguem do CLUB tem, tira uma foto e posta para ficar mais claro, em ultimo caso elimina ela enquanto vc não arruma.. vlw
 

Andrefis

Membro
Será que o teto do S3 é o mesmo do A3? O meu qnd fica em modo "boné" faz barulho de algo solto.
Também estou precisando dar uma limpada e lubrificada, ele corre pesado.
 

CHIERICATTI

Novato
@Uchôa não consigo ver as imagens, o meu teto está travando e o motor já foi testado e está 100% mais continua garrando e o técnico disse que pode ser alguma coisa no trilho..
 
Topo