Primeiramente quero parabenizar todos os membros da comunidade Audi A3 por terem adquirido um veículo de grande qualidade conforto e tecnologia , características da engenharia alemã em termos de tradição em produzir veículos com excelência.
O que me motivou a escrever este artigo para os amigos que fazem parte da comunidade foi uma situação inusitada que eu passei e por pouco não gastei uma quantidade de dinheiro expressiva em um serviço de manutenção simples que qualquer pessoa pode fazer sem custos adicionais , ou melhor apenas 0,60 Centavos , e economizar aproximadamente 1.000 Reais em peças .
Vou contar o fato , o ar condicionado refrigerado do meu A3 deixou de esfriar , e eu fiquei com a cabeça quente querendo saber o motivo , razão e circunstância para tal situação , foi aí que entrei em contato com uma dessas empresas especializadas em ar condicionado automotivo e expliquei a situação , o atendente me disse que certamente era o gás e precisaria dar uma recarga e tudo voltaria ao normal , custaria em torno de 80 Reais , até aí tudo bem , porém ao chegar na empresa especializada em ar o amigão me informou que tinha um problema elétrico e que não teria como resolver e que possivelmente o compressor de ar estaria danificado e teria que ser trocado , 1.000 reais a brincadeira , fora a mão de obra , foi aí que eu disse que iria pesquisar e retornei até minha casa para analisar a questão. ensativo:
Com os conhecimentos básicos de eletrônica comecei a pensar comigo , se os controles eletrônicos de temperatura estão funcionando , porém o compressor não , dever ser um problema de alimentação , o que eu fiz foi fazer o rastreamento da carga de alimentação com um multímetro e conclui que não havia alimentação elétrica no compressor , por alguma razão.
Resolvi abrir a caixa de fusíveis principal e testar um a um dos fusíveis com o multímetro , todos estavam com continuidade. Depois fui para a caixa auxiliar que fica em cima da bateria e para minha surpresa , um deles estava Chamuscado. Bingo ! Substitui este fusível e tudo voltou ao normal. :uhuu:
É algo simples , porém muitos se aproveitam da falta de conhecimento dos propietários de carros e cobram valores absurdos , neste caso era um problema de fusível .
Obs.: Caso o seu carro apresente tais sintomas e não resolva a substituição do fusível , procure pessoal técnico especializado. :help:
Ferramentas necessárias : Multímetro para fazer teste de continuidade.
Peças : Fusível de 30 A - custa 060 centavos na Auto Peças. (Tenha sempre pelo menos um de reserva).
Segue abaixo o passo a passo que elaborei para ajudar os colegas de fórum caso se deparem com tal situação :
1°) Tenha a ferramenta para fazer os testes (multímetro para fazer teste de continuidade do fusível)
2°) Adquira o Fusível a ser substituído comprado na auto peças.
3°) Retire a tampa da Bateria
4°) Abra a caixa de fusíveis que fica em cima da bateria e proceda a identificação do fusível danificado. (PARTE IMPORTANTE).
(Obs. Não substitua por valor menor , pois pode causar danos irreversíveis ao sistema elétrico. Leve o fusível queimado até a auto peças e peça um de igual Amperagem. ).
Como a foto mostra abaixo , o primeiro da esquerda para direita está chamuscado , onde eu procedi a substituição e a refrigeração do ar voltou a funcionar uma vez que o compressor entrou em atividade. :yess:
Espero ter ajudado os colegas que passaram pela mesma situação e recomendo caso tenha dúvidas quanto ao procedimento procure técnicos especializado de confiança.
Obs.: Não me responsabilizo pelo uso indevido das informações contidas no tutorial.
O que me motivou a escrever este artigo para os amigos que fazem parte da comunidade foi uma situação inusitada que eu passei e por pouco não gastei uma quantidade de dinheiro expressiva em um serviço de manutenção simples que qualquer pessoa pode fazer sem custos adicionais , ou melhor apenas 0,60 Centavos , e economizar aproximadamente 1.000 Reais em peças .
Vou contar o fato , o ar condicionado refrigerado do meu A3 deixou de esfriar , e eu fiquei com a cabeça quente querendo saber o motivo , razão e circunstância para tal situação , foi aí que entrei em contato com uma dessas empresas especializadas em ar condicionado automotivo e expliquei a situação , o atendente me disse que certamente era o gás e precisaria dar uma recarga e tudo voltaria ao normal , custaria em torno de 80 Reais , até aí tudo bem , porém ao chegar na empresa especializada em ar o amigão me informou que tinha um problema elétrico e que não teria como resolver e que possivelmente o compressor de ar estaria danificado e teria que ser trocado , 1.000 reais a brincadeira , fora a mão de obra , foi aí que eu disse que iria pesquisar e retornei até minha casa para analisar a questão. ensativo:
Com os conhecimentos básicos de eletrônica comecei a pensar comigo , se os controles eletrônicos de temperatura estão funcionando , porém o compressor não , dever ser um problema de alimentação , o que eu fiz foi fazer o rastreamento da carga de alimentação com um multímetro e conclui que não havia alimentação elétrica no compressor , por alguma razão.
Resolvi abrir a caixa de fusíveis principal e testar um a um dos fusíveis com o multímetro , todos estavam com continuidade. Depois fui para a caixa auxiliar que fica em cima da bateria e para minha surpresa , um deles estava Chamuscado. Bingo ! Substitui este fusível e tudo voltou ao normal. :uhuu:
É algo simples , porém muitos se aproveitam da falta de conhecimento dos propietários de carros e cobram valores absurdos , neste caso era um problema de fusível .
Obs.: Caso o seu carro apresente tais sintomas e não resolva a substituição do fusível , procure pessoal técnico especializado. :help:
Ferramentas necessárias : Multímetro para fazer teste de continuidade.
Peças : Fusível de 30 A - custa 060 centavos na Auto Peças. (Tenha sempre pelo menos um de reserva).
Segue abaixo o passo a passo que elaborei para ajudar os colegas de fórum caso se deparem com tal situação :
1°) Tenha a ferramenta para fazer os testes (multímetro para fazer teste de continuidade do fusível)
2°) Adquira o Fusível a ser substituído comprado na auto peças.
3°) Retire a tampa da Bateria
4°) Abra a caixa de fusíveis que fica em cima da bateria e proceda a identificação do fusível danificado. (PARTE IMPORTANTE).
(Obs. Não substitua por valor menor , pois pode causar danos irreversíveis ao sistema elétrico. Leve o fusível queimado até a auto peças e peça um de igual Amperagem. ).
Como a foto mostra abaixo , o primeiro da esquerda para direita está chamuscado , onde eu procedi a substituição e a refrigeração do ar voltou a funcionar uma vez que o compressor entrou em atividade. :yess:
Espero ter ajudado os colegas que passaram pela mesma situação e recomendo caso tenha dúvidas quanto ao procedimento procure técnicos especializado de confiança.
Obs.: Não me responsabilizo pelo uso indevido das informações contidas no tutorial.