[ALERTA!!!] defeito no módulo do ABS A3 SPB e VW

Doc Fraga

Novato
CURIOSIDADES EM RELACAO AO PROBLEMA NO MEU CARRO.

MESMO DESLIGANDO O CT O PROBLEMA APARECE.

ELE APARECE EM CURVAS DE BAIXA ONDE EXIST ALGUM DESNIVEL, ONDULACAO, E EM CURVAS DE ALTA ONDE O CONTROLE ATUA.

APARECE AINDA EM FREADAS FORTES,

HJ FIZ O TESTE E O CARRO RODA MESMO NA PISTA, PERIGOSO,

TO FICANDO PUTO.

della

Membro
Doc Fraga disse:
CURIOSIDADES EM RELACAO AO PROBLEMA NO MEU CARRO.

MESMO DESLIGANDO O CT O PROBLEMA APARECE.

ELE APARECE EM CURVAS DE BAIXA ONDE EXIST ALGUM DESNIVEL, ONDULACAO, E EM CURVAS DE ALTA ONDE O CONTROLE ATUA.

APARECE AINDA EM FREADAS FORTES,

HJ FIZ O TESTE E O CARRO RODA MESMO NA PISTA, PERIGOSO,

TO FICANDO PUTO.
Não adianta desligar somente o ASR, precisa desativar também o ESP para que o módulo não atue.
Perigoso isto, eu que o diga...
6LSbogi.jpg

WfIhTjG.jpg

MarceloA3T

Membro
Quando o erro aparece o carro chega a rodar na reta se pisar no freio com força ? O meu nunca apareceu nenhum erro no ABS, Se aparecer para ficar livre dessa travada nos freios o ideal é desligar o ASR e o ESP é isso ?

@[member="Marcelo H."], no meu carro: 80% da vezes, qdo frea na reta o abs funciona e n acontece nada. 20% as luzes acendem, mas o abs funciona normalmente. se vc precisar do abs de novo (sem desligar a ignição e ligar de volta), ele n vai funcionar (acho q foi esse o problema do @[member="della"], que precisou dar uma freada brusca momentos antes e tudo funcionou). Se desligar o carro e ligar de volta, tudo volta ao normal.

O maior problema esta em curvas. Frear na curva a uma velocidade razoável, acende. Fazer curva a uma velocidade razoávelse frear, onde o controle de estabilidade precise entrar, acende tb...

taviaum

Novato
Foi constatado esse problema em algum ano específico, como o caso da mecatrônica que tem maior incidência entre 2009 e 2010?

della

Membro
Marcelo H. disse:
Quando o erro aparece o carro chega a rodar na reta se pisar no freio com força ? O meu nunca apareceu nenhum erro no ABS, Se aparecer para ficar livre dessa travada nos freios o ideal é desligar o ASR e o ESP é isso ?
O meu aconteceu na reta. Se o freio entrar em emergência a recomendação é parar com cuidado, usando os freios de leve e desligar e religar a ignição para prosseguir. Desativar ASR/ESP serve para inibir o módulo do ABS e uma vez inibido é claro que não ocorrerão falhas, mas o carro fica sem assistência evidentemente...

leandrinho disse:
orra della que tenso mano
Nem me fala!

merotti disse:
E esse carro ta rodando em São Carlos, segundo o sinesp
Sim, o novo dono inclusive participa aqui do fórum.

taviaum disse:
Foi constatado esse problema em algum ano específico, como o caso da mecatrônica que tem maior incidência entre 2009 e 2010?
Todos os A3 Sportback relacionados a este defeito são ano de fabricação 2008, modelo 2009.
Mas parece que tem um 2011 aí pra cima com falha, mas não sei se é a mesma...
Essa da mecatrônica é lenda e já caiu faz tempo, tem carros 2009, 2010 e 2011 que deram problemas na meca, creio que o ano de maior incidência aqui no fórum é 2011.

diego4100

Membro
Acho que, apertando uma vez só, desliga o controle de tração, apertando e segurando novamente, desliga o ESP. Pelo menos na 330 é assim.

della

Membro
Doc Fraga disse:
Não entendi.

Como desativo tanto o ESP quanto ASR ?

Só tem uma tecla escrito ASR no painel.
Aperta a tecla ASR e mantém pressionada por uns segundos que irá aparecer a indicação ESP desativado no CB.

Doc Fraga

Novato
Exatamente isso que fiz dela, inclusive aparece no painel ESP DESATIVADO E ACENDE A LUZ COM O CARRO DERRAPANDO NO PAINEL. MESMO ASSIM, AS LUZES ASCENDERAM E OS CREIOS FALAHARAM. DISSO QUE FALEI, MESMO TUDO DESATIVADO, O PROBLEMA OCORRE.

della

Membro
Doc Fraga disse:
Exatamente isso que fiz dela, inclusive aparece no painel ESP DESATIVADO E ACENDE A LUZ COM O CARRO DERRAPANDO NO PAINEL. MESMO ASSIM, AS LUZES ASCENDERAM E OS CREIOS FALAHARAM. DISSO QUE FALEI, MESMO TUDO DESATIVADO, O PROBLEMA OCORRE.
Putz tem certeza que ficou uma mensagem escrita em amarelo no CB com os dizeres "ESP desactivado", bem lá no alto na primeira linha do CB?
O Rodrigo Salvini tinha feito o teste e disse que nesta condição os freios não falhavam...
Vale a pena outro tb fazer o teste, @[member="freddymamede"] faz um teste aí e dá um parecer.

Doc Fraga

Novato
della disse:
Putz tem certeza que ficou uma mensagem escrita em amarelo no CB com os dizeres "ESP desactivado", bem lá no alto na primeira linha do CB?
O Rodrigo Salvini tinha feito o teste e disse que nesta condição os freios não falhavam...
Vale a pena outro tb fazer o teste, @[member="freddymamede"] faz um teste aí e dá um parecer.
a mensagem aparece mostrando a desativacao, e logo desaparece (não fica fixa nao), e na cor branca, caracteristica do painel,em conjunto a luz do carrinho em amarelo derrapando, e mesmo assim a arvore de natal dispara.

Doc Fraga

Novato
diego4100 disse:
Acho que, apertando uma vez só, desliga o controle de tração, apertando e segurando novamente, desliga o ESP. Pelo menos na 330 é assim.
apertar uma vez apenas, nada acontece no meu, ao menos nada acende e nada apaga.

Doc Fraga

Novato
Marcelo H. disse:
cara, pode ter certeza que se a arvore de natal acender, e for uma frenagem de emergencia, ferrou tá.

o meu carro, chamo ele no freio e a traseira sai para a esquerda.

della

Membro
Doc Fraga disse:
a mensagem aparece mostrando a desativacao, e logo desaparece (não fica fixa nao), e na cor branca, caracteristica do painel,em conjunto a luz do carrinho em amarelo derrapando, e mesmo assim a arvore de natal dispara.
Então o ESP não está desativado, apenas o ASR, acredito que você está confundindo, vou tentar resumir:

Apertando a tecla ASR e soltando em seguida aparece uma mensagem escrita em branco no CB com os dizeres "ASR desactivado" e logo após a mensagem some, o CB continua mostrando tudo normalmente e fica aceso o símbolo de controle de tração aceso em amarelo no cluster da esquerda.

Apertando a tecla ASR e mantendo pressionada por um tempo primeiramente desativa o ASR (aparece a mesma mensagem) e a seguir desativa tb o controle de estabilidade "ESP", fica uma mensagem em amarelo no alto do CB "ESP desactivado"