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[ALERTA!!!] defeito no módulo do ABS A3 SPB e VW

Iniciador do tópico #1
Revirando uns logs aqui, encontrei um que o @[member="Cfacioli"] gravou e me mandou. Esse é o único que aparece falha no módulo do ABS.

Pelo visto mesmo problema que o @[member="della"] teve e apareceu no carro do @[member="Douglaxx"]

Log:

Address 03: ABS Brakes (-----) Labels: 1K0-907-379-60EC1F.clb
Part No SW: 1K0 907 379 AE HW: 1K0 907 379 AE
Component: ESP MK60EC1 H35 0104
Revision: 00H35001
Coding: 144260120A2600FB281206E9501C0041B900
Shop #: WSC 06314 000 00000
VCID: 75EBFF0DDCDA171

1 Fault Found:
01314 - Engine Control Module
013 - Check DTC Memory - Intermittent

Freeze Frame:
Fault Status: 00101101
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 1
Reset counter: 112
Mileage: 72134 km
Time Indication: 0
Date: 2014.05.27
Time: 00:01:24

Freeze Frame:
Count: 16386
Count: 14
Count: 12800
Count: 8196
Count: 44032
Count: 0
Count: 0
Count: 2560

Site da Ross-Tech: http://wiki.ross-tech.com/wiki/index.php/01314

no erro 01314 tem dois itens:

O primeiro fala de falta de comunicação:

01314 - Engine Control Module: No Communications

Possible Causes
  • CAN-Databus Wiring/Connectors from/to Engine Control Module faulty
  • Fault(s) stored in Engine Control Module
  • Engine Control Module recently flashed or re-mapped

Possible Solutions
  • Check CAN-Databus Wiring/Connectors from/to Engine Control Module
  • Check Measuring Value Blocks (MVB)
  • Usually Measuring Value Blocks (MVB) 125+ show the current Communication Status

O segundo fala pra chegar a memória do DTC (Diagnostic Trouble Code), que é exatamente oq apareceu no meu log:

01314 - Engine Control Module: Check DTC Memory

Possible Causes
  • Fault(s) stored in Engine Control Module

Possible Solutions
  • Check Engine Control Module for Fault Codes

Special Notes
  • Engine Control Module stored a Code which influences other Control Modules Functionality.
  • To clear this Fault Code you will need to correct the Problem in the Engine Control Module first.

Aí as dúvidas:
  1. Como checo esse tal de DTC pelo VAG?
  2. Como assim checar a ECM (Engine Control Module) atrás de faltas? N foi isso que acabou de ser feito???
  3. Deu a entender que algum erro na ECM influenciou no mal funcionamento do Módulo do ABS (Engine Control Module stored a Code which influences other Control Modules Functionality)
  4. A palavra "intermitente" descrita no log não pode estar relacionada apenas a um mal contato, ao invés de invalidar o módulo todo?
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
#4
o que eu entendo desse log e que o modulo de ABS não conseguiu comunicar com a central apenas 1 vez (por isso o intermittent)


A parte de Check DTC memory quer dizer que deveria aparecer outros erros mas pelo que entendo esse foi o único erro, correto ?


edit: ja verificou a conexão do chicote na central ?
 
#5
Pessoal,

Decidi criar este tópico para concentrarmos as informações sobre um grave problema e que pelo visto está se tornando crônico nos sportback.
Tudo começa quando o painel de instrumentos do carro se transforma numa balada, são várias luzes piscando ou acesas (ASR aceso, simbolo de falha nos freios em vermelho piscando no CB, ABS aceso, simbolo de freio com uma exclamação - o mesmo do freio de mão - piscando em amarelo) em todos os mostradores, bip sonoro de alerta e mensagem dizendo "avaria no sistema de freios ou travões".

O que acontece?
O ESP é desativado e o ABS fica maluco, transfere a força de frenagem para a traseira do carro podendo causar descontrole.

Quando acontece?
Em freadas fortes (onde o ABS é exigido) ou em curvas/depressões onde o ESP atua (novamente o ABS é exigido, pois é ele é quem atua o ESP)

Este problema atinge outros VAG, no Brasil já tem relatos de Jettas e também audi S3, geralmente carros de ano de fabricação próximos a 2008. Me parece que já houve até recall no exterior (não confirmado) por conta disto, mas por aqui uma vida não tem valor nenhum e na terra da banana quem costuma pagar o pato são os macacos...

A intenção do tópico é servir de alerta aos usuários e donos de carros e também para buscarmos uma solução para o problema, advogados @[member="chedid"] @[member="Thomas"] @[member="Jordaum"] e especialistas em ABS são bem vindos...

Por aqui já somos 4 contemplados com esta surpresa eu, @[member="freddymamede"], @[member="Rodrigosalvini"] e @[member="Douglaxx"]

Link do Jetta Clube sobre o mesmo problema http://www.clubedojetta.com/t9198p50-modulo-abs-esp-luz-de-freio-de-mao

Peço aos moderas @[member="Cfacioli"] @[member="Rodinei"] para mover as mensagens referentes a este assunto do tópico do meu ex-carro e do @[member="freddymamede"] para cá para concentrarmos o assunto.
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
#6
caaaarraaaaaaaca... acabei de cotar o meu modulo ABS, fica quase 1500 dólar nos EUA... imaginam o custo desse negocio aqui..


Apesar de nunca ter esse problema e preocupante mesmo.

Se alguém precisar do código do modulo ABS dele e so passar o chassi que verifico.
 
#7
Uma dúvida @[member="della"], carro com suspensão original também apresentou esse problema?

Explico o pq da minha dúvida... Antes da era do ABS os carros usavam somente válvulas redutoras de fluxo para cortar a pressão do fluído indo para as rodas traseiras, afim de evitar o travamento das mesmas... Em carros maiores ou de carga (como a Saveiro, por exemplo) essa válvula tem um "sensor" mecânico que modula a pressão para o freio traseiro em função da carga/inclinação para frente e para trás da carroceria... Isso se deve ao fato de um carro com carga precisar de mais freio na traseira do que um carro sem carga... Existem MUITOS casos de Saveiros, Montanas, entre outros carros que têm essa válvula na traseira, que depois de rebaixados apresentavam o travamento inadvertido das rodas traseiras

Hoje em dia na era do ABS esse controle não é feito mais por uma simples válvula, mas sim pela central de controle do sistema de freios... TALVEZ o rebaixamento deixe algum sensor foram de parâmetro e faça com que o módulo entre nessa "doidera" que vocês relatam... Isso TALVEZ tb pode justificar pq algumas pessoas relatam problema ao passar por imperfeições na pista... Uma situação que faz com que a traseira "sente"...

Sei lá, estou só especulando... Pode ser que esteja viajando, afinal não conheço o sistema de freio do A3/Jetta... Mas é uma possibilidade com base em coisas que já vi em carros mais simples
 
#8
victorarrabal disse:
Uma dúvida @[member="della"], carro com suspensão original também apresentou esse problema?

Explico o pq da minha dúvida... Antes da era do ABS os carros usavam somente válvulas redutoras de fluxo para cortar a pressão do fluído indo para as rodas traseiras, afim de evitar o travamento das mesmas... Em carros maiores ou de carga (como a Saveiro, por exemplo) essa válvula tem um "sensor" mecânico que modula a pressão para o freio traseiro em função da carga/inclinação para frente e para trás da carroceria... Isso se deve ao fato de um carro com carga precisar de mais freio na traseira do que um carro sem carga... Existem MUITOS casos de Saveiros, Montanas, entre outros carros que têm essa válvula na traseira, que depois de rebaixados apresentavam o travamento inadvertido das rodas traseiras

Hoje em dia na era do ABS esse controle não é feito mais por uma simples válvula, mas sim pela central de controle do sistema de freios... TALVEZ o rebaixamento deixe algum sensor foram de parâmetro e faça com que o módulo entre nessa "doidera" que vocês relatam... Isso TALVEZ tb pode justificar pq algumas pessoas relatam problema ao passar por imperfeições na pista... Uma situação que faz com que a traseira "sente"...

Sei lá, estou só especulando... Pode ser que esteja viajando, afinal não conheço o sistema de freio do A3/Jetta... Mas é uma possibilidade com base em coisas que já vi em carros mais simples
Este defeito acontece tanto em carros OEM quanto com modificações, não há relação.
 
#9
@[member="freddymamede"] e @[member="Douglaxx"] vejam se conseguem um print do módulo do carro de vocês para traçarmos um paralelo, abaixo está o do meu ex carro:

Address 03: ABS Brakes (-----) Labels: 1K0-907-379-60EC1F.clb
Part No SW: 1K0 907 379 AE HW: 1K0 907 379 AE
Component: ESP MK60EC1 H35 0104
Revision: 00H35001
Coding: 144260120A2400FB280F06EB50210041B900
Shop #: WSC 06314 000 00000
VCID: 75EBFF0DDCDA171
 
#10
Segue

Address 03: ABS Brakes (-----) Labels: 1K0-907-379-60EC1F.clb
Part No SW: 1K0 907 379 AE HW: 1K0 907 379 AE
Component: ESP MK60EC1 H35 0104
Revision: 00H35001
Coding: 144260120A2400FE280C06EC501A0041B900
Shop #: WSC 06314 000 00000
VCID: 75EA56BEDC1620B0023

1 Fault Found
01130 - ABS Operation
008 - Implausible Signal - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00101000
Fault Priority: 1
Fault Frequency: 1
Reset counter: 188
Mileage: 47712 km
Time Indication: 0
Date: 2014.06.18
Time: 16:18:21

Freeze Frame:
Count: 4160
Count: 256
Count: 12800
Count: 125
Count: 48194
Count: 786
Count: 256
Count: 0
 
#11
della disse:
@[member="freddymamede"] e @[member="Douglaxx"] vejam se conseguem um print do módulo do carro de vocês para traçarmos um paralelo, abaixo está o do meu ex carro:

Address 03: ABS Brakes (-----) Labels: 1K0-907-379-60EC1F.clb
Part No SW: 1K0 907 379 AE HW: 1K0 907 379 AE
Component: ESP MK60EC1 H35 0104
Revision: 00H35001
Coding: 144260120A2400FB280F06EB50210041B900
Shop #: WSC 06314 000 00000
VCID: 75EBFF0DDCDA171
Douglaxx disse:
Segue

Address 03: ABS Brakes (-----) Labels: 1K0-907-379-60EC1F.clb
Part No SW: 1K0 907 379 AE HW: 1K0 907 379 AE
Component: ESP MK60EC1 H35 0104
Revision: 00H35001
Coding: 144260120A2400FE280C06EC501A0041B900
Shop #: WSC 06314 000 00000
VCID: 75EA56BEDC1620B0023
Embora claramente seja o mesmo módulo, o coding entre os dois carros está diferente.
 
Iniciador do tópico #13
Address 03: ABS Brakes (-----) Labels: 1K0-907-379-60EC1F.clb
Part No SW: 1K0 907 379 AE HW: 1K0 907 379 AE
Component: ESP MK60EC1 H35 0104
Revision: 00H35001
Coding: 144260120A2600FB281206E9501C0041B900
Shop #: WSC 06314 000 00000
VCID: 75EBFF0DDCDA171

E oq significa o coding diferente?

Erro do @[member="Douglaxx"] é o 01130, o meu é 01314
 
#14
@[member="della"]

Vi ha uns dias que vc disse aqui no fórum em algum lugar que o problema tb ocorre nos S3 8L.

É isso mesmo?

Se possível coloque aqui a fonte para podermos ter o histórico também.
 
Iniciador do tópico #15
mfractal disse:
caaaarraaaaaaaca... acabei de cotar o meu modulo ABS, fica quase 1500 dólar nos EUA... imaginam o custo desse negocio aqui..


Apesar de nunca ter esse problema e preocupante mesmo.

Se alguém precisar do código do modulo ABS dele e so passar o chassi que verifico.
n é esse?

http://www.ecstuning.com/ES318148/

O PN n é o msm, mas no clube do Jetta dizem que existem várias "atualizações" da mesma peça, cada uma com seu PN...
 
#16
della disse:
Esse tá bem cuidado, top!

Em tempo, resolveu a parada do módulo do ABS?

Recomendo dar uma lida aqui:
http://www.clubedojetta.com/t9198-modulo-abs-esp-luz-de-freio-de-mao?highlight=m%C3%B3dulo+do+abs
freddymamede disse:
Ia te mandar uma msg hoje sobre isso. O erro tinha sumido. Semana passada fiz o mesmo teste (curva fechada, rápido, sem pisar no freio) e as luzes se acenderam de novo...eu desligo e ligo o carro, as luzes se apagam, tudo volta ao normal e o Vag n registra nenhum tipo de erro...
della disse:
PQP, tirando que no meu caso a pane aconteceu numa freada forte e que no teu ocorre em curvas, o resto é igualzinho!
No link que postei acima os caras comentam que tb acontece em curvas... Obviamente deve ser por conta do controle de estabilidade atuando.
Tb já vi relatos sobre isso no audi forum, four rings e vortex.
freddymamede disse:
@[member="della"], olha os relatos. Parece que o meu é algo por aí msm. Só preciso que o vag acuse realmente algum erro antes de sair trocando peças...

"módulo GateWay"

"módulo Abs"

"Estou com um problema parecido, ao frear forte ou fazer alguma curva fechada o painel acusa erro do abs..."
della disse:
Tenta deixar o vag no carro, sai pra fazer uns testes e scaneia sem desligar a ignição, no momento que estiver com o alarme ativo, manja?
Na css que meu carro foi tb disseram que não tinha nenhum registro de falha armazenado, achei que era mentira, mas pode ser semelhante ao seu caso, pois depois da pancada o carro apagou, quando religuei não voltaram nenhuma das falhas...
Douglaxx disse:
@[member="freddymamede"]

tbm acontece comigo essas avarias no ABS quando passo em depressões mesmo em baixa velocidade e nesse sábado passei por uma situação bem parecida com o @[member="della"] , qdo pisei forte no freio ele veio a travar e jogar o carro pra esquerda em cima do guard rail e quase bati, o susto foi grande !!!

Vou começar a investigar a causa e no que puderem ajudar agradeço e desculpa usar seu tópico pra relatar mas como já estavam no assunto.....

Abs
freddymamede disse:
Imagina, Douglaxx, o espaço aqui é pra ser usado dessa forma mesmo.

Vc chegou a ler o tópico que o della postou? É importante: http://www.clubedojetta.com/login?redirect=%2Ft9198-topic

Estão falando até em entrar na justiça com pedido de recall, leia depois. Eu nunca cheguei a ter nada nos freios, mas parece que o problema é realmente o mesmo. Tem user lá no Clube do Jetta que inclusive relatou o mesmo que vc, luzes acendendo ao passar em depressões.

Abs,
Cfacioli disse:
Gente, esse problema eh sério!

Algum advogado para ajudar nisso? @[member="chedid"]???


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
della disse:
@[member="Douglaxx"] pelo visto você é mais um com problema no módulo do ABS, recomendo se cadastrar no Jetta Club, lá tem bem mais gente com este problema e mais informações.

Aqui fui o infeliz precursor do problema e graças ao meu relato e pesquisa a informação está se propagando e ajudará ao menos aos que frequentam o clube a se precaver contra este defeito.

Ao que tudo indica a causa desta falha é o módulo do ABS e a solução é trocar a peça, mas ainda não estamos certos.

O ponto é: Trata-se de um defeito de enorme gravidade, pois pode causar descontrole do veículo, lá no Jetta Clube tem outro usuário que também deu perda total no carro por conta deste problema.

Estou pensando seriamente em procurar meus direitos na justiça.
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
#18
freddymamede disse:
n é esse?

http://www.ecstuning.com/ES318148/

O PN n é o msm, mas no clube do Jetta dizem que existem várias "atualizações" da mesma peça, cada uma com seu PN...
vc ta certo freddy. eu cotei junto com a bomba hidráulica.

se for so essa parte a minha e essa : http://www.ecstuning.com/Search/SiteSearch/1K0907375AP/ES318152/

Deixarei o meu modulo aqui para referencia :


Código:
Address 03: ABS Brakes (-----) Labels: 1K0-907-379-60EC1F.clb
Part No SW: 1K0 907 379 AP HW: 1K0 907 379 AP
Component: ESP MK60EC1 H45 0107
Revision: 00H45001
Coding: 144260120A2700FC281206E9501A00413900
Shop #: WSC 06314 000 00000
VCID: 800FCC0713CDBF18A1C


No fault code found.
 
#19
@[member="freddymamede"]

Liguei na ccs SAGA daqui de Uberlândia

Codigo na Saga tem um MONTE, tem q levar o chassi para orçar:

1K0 907 375 AE não tem na loja (substituiu o 1K0 907 379 AE)

1K0 907 379 AE não tem mais para reposição (esse é o PN que vc me informou)

1K0 907 375 AN: R$ 5252,00

O que eu percebi é que tem VÁÁÁÁÁÁÁÁRIAS terminações, o que pode indicar melhorias que foram sendo feitas no tal módulo.
 
Iniciador do tópico #20
Cfacioli disse:
@[member="freddymamede"]

Liguei na ccs SAGA daqui de Uberlândia

Codigo na Saga tem um MONTE, tem q levar o chassi para orçar:

1K0 907 375 AE não tem na loja (substituiu o 1K0 907 379 AE)

1K0 907 379 AE não tem mais para reposição (esse é o PN que vc me informou)

1K0 907 375 AN: R$ 5252,00

O que eu percebi é que tem VÁÁÁÁÁÁÁÁRIAS terminações, o que pode indicar melhorias que foram sendo feitas no tal módulo.
Valeu. É exatamente isso que disseram no Clube do Jetta, que tem diversos PNs diferentes.

Comprar n CSS, sem chance. Comprar em desmanche e acertar o PN vai ser difícil...