Ajuda para decidir qual carro devo comprar - A3, S3 ou VW TSI

halanedson

Aro 12
Bom dia pessoal!


Eu fiz meu cadastro aqui hoje e dediquei pelo menos duas horas lendo os tópicos e o que já li me ajudou bastante.

Assim como muitos brasileiros, eu sempre tive vontade de ter um Audi. Passo tempo procurando, olhando, lendo, etc. Hoje, estou próximo a poder comprar um segundo carro. Mas estou em dúvida do que comprar.

Meus objetivos: Quero ter um carro preparado. Quero um carro que me sirva para o dia a dia, para viagens, que seja confiável na preparação (para não me deixar na mão na estrada), e que sirva tbm para brincar um pouco num eventual Track Day ou um dia de folia num autódromo. Na verdade a intenção não é tanto o competir, mas o prazer de pilotar. Nunca participei de um Track Day e nem fui pilotar num autôdromo, mas o que me atraí mesmo é o autôdromo. Quero um carro em que eu gaste no máximo 100.000 mil contando o carro + preparação profissional.

Carros que penso:

1. S3 - Tenho um amigo aqui da cidade que me ofereceu o S3 dele, ano 2000, original, fez embreagem agora, por R$ 50.000,00. Está bem bonito o carro, mas achei caro demais. Enfim.... Um S3 por ter DNA esportivo, 4x4 e já ter visto no Youtube muitas preparações gringas bem feitas me deixa animado. É um carro bem legal. Minha dificuldade é achar um em bom estado (depois que decidir realmente qual o modelo a comprar vou pedir nova ajuda para achar um carro em excelente estado). O menor preço do carro me possibilitaria preparar algo mais pesado (tipo uns 450 cv).

2. A3 Sportback 2009 para frente - Penso tbm num Sportback 2009 para cima. É um carro que me atrai muito tbm no visual interno e externo. Além disso, me traria algumas vantagens em relação ao S3 como espaço de mala, 4 portas e alguns mimos a mais de conforto, e creio que mais facilidade de arrumar peças em relação ao S3. Perde em câmbio (manual seria mais interessante para mim), no 4x4 e consequentemente no prazer em pilotar numa pista (o 4x4 faz curvas com muito mais propriedade). Vi uma preparação APR na NascarChips em que elevam a potência do carro para mais ou menos 360 cv e prometeram que não dá problema nenhum. Me cobram em torno de 18.000 mil de preparação. Nisto não inclui freios e nem suspensão. Freios disseram que não precisa. Suspensão creio que molas H&R seriam suficientes para minhas intenções.

3. Jetta TSI - O Jetta, além dos pontos positivos em relação ao A3, me traz mais espaço de mala (eu tenho filho pequeno e preciso de espaço. Me viro bem no A3. No S3 complicado. No Jetta é maravilha em espaço) e tenho a possibilidade de comprar um modelo mais novo (2012 por exemplo). Ele perde demais em dirigibilidade por sair muito de traseira e suspensão que tende a ser mais mole. Tbm tenho medo de manutenção deste motor na rede VW. Preparação Nascar igual A3.

4. Fusca TSI - Creio que o fusca me trás todos os prós do A3, mas carece de espaço (assim como o S3) e o preço é muito alto. Não quero comprar 0 Km e os usados estão super valorizados (quase preço de 0 KM). Mas, ainda é uma possibilidade. Preparação Nascar igual A3.

5. BMW 135i - Outra possibilidade fora o mundo Audi/VW é a BMW 135i que é fera tbm, mas acho que fica atrás dos Audis/VWs em preparação. Tbm é cara e acho que manutenção seja um pouco mais salgada. Achei uma que parece em bom estado por 110.000,00 mil original. Achei outra por 115.000,00 mil já preparada na Nascar com 450cv. A BMW é tração traseira. Diversão garantida (ao contrário do S3 que por ser 4x4 tem eficiência garantida).


Emfim, estou perdidaço no que fazer. Peço que os amigos me ajudem a decidir. Ponderem comigo os prós e os contras e as possibilidades. Me ajudem mesmo, pois não sei o que fazer. Agradeço desde de já....

Abração a todos!
 

fatcho

Membro
eu excluiria da lista a bmw, fusca e o jetta (já andei com o fusca e o jetta e acho caro demais para oq entrega, fusca enche 1,3 no turbo)
ja entre os 2 vai depender da sua necessidade
achu q o SPB para mim sairia na frente... pois na verdade ainda não se sabe muito em preparação para este modelo e se os A3 8L chegam a 400 ~ 500 cv o SPB deve ser igual se não mais... sem falar nos opcionais que vc teria para mexer nele no CB e personalização das luzes traseiras e vidros e um monte de coisa...

o S3 não eh 100% 4x4 ele eh 4x2 e quando necessita como numa arrancada ele traciona também na traseira mas a 100 km/h ele eh 4x2

minha humilde opiniao
 

freple

Membro
na verdade vc não está c/ mto foco....pois os carros divergem d+...S3, 135i?!?!? São proposta absurdamente opostas....já dirigiu, ou andou em algum desses carros?!?!?

se vc tem verba vai na 135i e investe +10mil no "kit padaria" pra rodar com 430hp
 

della

Membro
Para preparação como se deve eu iria de A3 8L Turbo... Essa base já está bem consolidada no mundo da preparação, quase qualquer um consegue tirar bons CVS dele com um investimento razoavelmente baixo... e acha peças muito facilmente.
Outra opção seria o 8P, mas esse ainda está engatinhando no mundo dos UPS, nem todos preparadores têm a manha ainda e o buraco é mai$ um baixo... Mas o bicho é brabo!

Na verdade todos os carros que vc falou aí são bacanas e dão ótimos projetos.

Eu tenho a opinião particular que o S3 8L é mais mito do que esportividade, sinceramente... já toquei S OEM e preparado (quando cogitei comprar um) e não vi grandes vantagens em relação a um A3 preparado, me arrisco a dizer que um A3 turbo com chip anda junto de S3 OEM por conta de ser mais "magrinho"... O carro é TOP e lindíssimo, mas esse eu manteria só pra desfilar....

É bem mais pesado que um A3 por conta da tração e boa parte deles (já por conta da idade) apresentam um ou outro rolinho na tração, dá pra resolver, mas traz incomodação afinal quase nenhum mecânico manja desse riscado, vai dispender muito envolvimento do dono se der pau nisso e como o @fatcho já falou, não é 4X4 fulltime, tem muita gente que se engana com isso...
 

della

Membro
@della
na reta é um lastro q se carrega, mas nem nas curvas vc viu diferença em relação ao A3?!?!
Então @freple, não tive oportunidade de andar em modo soviético em curvas, minha experiência com o S foi mais urbana... A arrancada do quattro é um tesão, mas em curva lembro apenas de ter andado mais forte com o Patrick na ponte joão dias SNME, e o bicho realmente endireitou a curva, mas a velocidade não era essa coca toda...
Tenho curiosidade de saber como o S se comporta na "piRta" acima de 160, porém nessa faixa de velocidade a tração se for OEM está desligada... Ou seja, a vantagem acabou e virou "peso morto". Pode me xingar, mas meu carro de coilover e rodão dispensa tração... (Até rimou kkkk).

Me tira uma dúvida, vc que tem um S OEM, em que faixa de velocidade o quattro está ativo?
Ouvi dizer que acima de 80 ele já está 4X2, procede?
 

halanedson

Aro 12
Desculpem a ignorância, mas o A3 8L Turbo é o S3 e o A3 8P é o Sportback 2.0 TSI DSG?

Outra pergunta: Vc diz que é possível ter um SPB 2.0 T com o câmbio DSG mais forte que o S3? Pergunto porque como disse, já vi no Youtube sobre carros de 400 até 700 cv no S3. Para dizer a verdade, meu encanto maior seria o A3 Sportback de 2009 ou 2010 para frente 2.0 T com o DSG. Ele me encanta em tudo. Se fosse possível deixar este carro com uns 400 cv, mesmo que forjando seria o ideal para mim, apesar de achar que ele com 360cv já faria minha alegria.

A última pergunta (para o momento), vc acha que o SPB DSG seria divertido em retas e curvas, para brincar umas voltas num autódromo? Lembrando que o uso principal é o dia a dia, mas quero participar de um Track Day (não me importa ganhar ou perde. Só não quero fazer feio) e autódromo as vezes. Tipo umas 4 vezes ao ano. kkkkkkkkk
 

gabrielm

Novato
complicado...

tambem gostaria de estar neste dilema! :leia:

primeiro acho que tu tem que definir o que tu gosta...sedan ou hatch. ou uma quase perua (8p sportback).

e os s3 8p, ja pensou?

entre esses escolheria o fusca. fiz um teste nele esses tempos...carro anda bem, faz curva bem, tem muito estilo....e é um mini porsche...
 

halanedson

Aro 12
complicado...

tambem gostaria de estar neste dilema! :leia:

primeiro acho que tu tem que definir o que tu gosta...sedan ou hatch. ou uma quase perua (8p sportback).

e os s3 8p, ja pensou?

entre esses escolheria o fusca. fiz um teste nele esses tempos...carro anda bem, faz curva bem, tem muito estilo....e é um mini porsche...

Pois é. O A3 SPB é grande mesmo. Eu prefiro carro hatch. Por isso, o Jetta não me agrada muito. O Fusca teria o problema do preço. Para comprar só tenho acha na faixa de 105.000 mil (com todos os opcionais) usado. Acho muito caro para um fusca. Verdade seja dito, só andei mesmo no S3 2000. Gostei do carro, mas minha experiência com carros turbo é bem limitada (tenho um Peugeot 308 THP preparado com 230cv). Portanto, qualquer coisa mais forte me impressiona.

A BMW é cupé. Me agrada bastante, mas não tanto quando um A3 SPB. O A3 seria mais usual para mim pelas 4 portas (tenho filho de 2 meses).

Qual a diferença entre S3 8P e o S3 2000 que eu citei? Não entendo ainda essas nomeclaturas.
 

freple

Membro
@della
....não faço idéia de como mensurar/ sentir qdo o quattro está ativo em retas....

mas em curvas....ahhh isso eu ja testei bastante...heheheh....comprei ele pra fazer curva!!!

Nesse último FDS passei nas curvinhas ao lado do pacaembu....estava garoando e na penúltima perna daquelas curvinhas (sentido higienópolis)....a inclinação do pavimento t joga pra fora da rua.... mas mesmo assim eu forcei a barra na curva....ele saiu pela tangente, ou seja, eu entraria de cara na casa de alguém...rsrs....porém, no milésimo de segundo seguinte ele consertou, alinhou o carro na posição exata q eu estava com o volante e eu concluí a curva c/ a sensação q nunca mais terei um carro q não tenha tração quattro!!!

Pro meu estilo KAMIKAZE de direção....foi a melhor compra q já fiz na vida!!!

na reta monto um treikilimei no voya 82 único dono do meu tio!!!
 

halanedson

Aro 12
Deixa ver se eu entendi. Então A3 8L é A3 mesmo. S3 8L é S3 fabricado entre 1996 e 2006. E assim sucessivamente? É isso?
 

Guegué

Novato
2. A3 Sportback 2009 para frente - Penso tbm num Sportback 2009 para cima. É um carro que me atrai muito tbm no visual interno e externo. Além disso, me traria algumas vantagens em relação ao S3 como espaço de mala, 4 portas e alguns mimos a mais de conforto, e creio que mais facilidade de arrumar peças em relação ao S3. Perde em câmbio (manual seria mais interessante para mim), no 4x4 e consequentemente no prazer em pilotar numa pista (o 4x4 faz curvas com muito mais propriedade). Vi uma preparação APR na NascarChips em que elevam a potência do carro para mais ou menos 360 cv e prometeram que não dá problema nenhum. Me cobram em torno de 18.000 mil de preparação. Nisto não inclui freios e nem suspensão. Freios disseram que não precisa. Suspensão creio que molas H&R seriam suficientes para minhas intenções.

Nao Precisa acreditar em promessas também ahahahahhahaha

se vc tem bala, abraça bm 135 , se tem menos, pega uma Sportback ja q quer por na pista....Jetta pra pista é muito nave sei la, pra mim n combina.

Agora se nao se importa, compra um Civic, um corolla, um cruze pra usar no dia a dia e manda uma S3 ou mesmo um A3 pra patifaria. Assim n precisa se importar com carro e oficina e vc vai ter muitos momentos de alegria.
 

Lars

Membro
Bixo, é o seguinte, como falaram, defina seu objetivo. Eu tenho sportback e tbm tenho filhos e o carro me atende perfeitamente, acho sensacional e isso pq sai de um marea turbo com 400 cv de roda. Vc mencionou que espaço para vc é importante por ter filho e ao mesmo tempo foi contraditorio ao dizer que spb é grande e pelo mesmo motivo tbm descartou o jetta. Se vc tem 100k pra investir em um carro, um que certamente eu iria atras é a BMW 335i, 6cc biturbo, 306 cv originais q com um "tapa" vai pra 420 cv, e tem espaço e conforto de sobra pra andar com a patroa e filho.
 

Andrefis

Membro
É o que o @freple disse: S3 é pra curva e uma saída rápida. Quanto ao Haldex acho que ele só traciona a traseira quando a dianteira está na eminência de destracionar independente da velocidade. Estou a quase 6 meses com o meu e ainda não cheguei no limite dele em curvas em alta velocidade, mas aos poucos agente vai sentindo. Uma vez, fazendo um balão meti a 3ª, estava a mais ou menos 3.000 rpm, afundei o pé de repente o carro quis sair de frente, daí na eminência de destracionar a dianteira ele distribuiu a força para as rodas traseiras, o carro grudou no chão e fez a curva sobre trilhos. Nesta época ainda não tinha trocado o módulo do ABS que estava bichado, ou seja, sem nenhum controle de segurança ligado.
Quanto a curvas, mesmo o A3 com suspensão esportiva, ou seja, baixo, acho não fará curvas com o S3, pois o mesmo por ter peso atrás, tem uma distribuição de peso melhor, com o centro de massa mais próximo do centro do carro o que favorece bastante em curvas.
O A4, a partir de 2009, tem o chassis desenvolvido para que o centro de massa dele seja no centro do carro, isto é, o material do chassis na frente é mais leve, se eu não me engano é de alumínio. Nunca andei, mas dizem que ele tem uma estabilidade muito boa.

Eu só comprei o S3 pq em casa minha esposa tem um Tracker, um carro 4 portas e com bom espaço. Hoje eu trocaria fácil o S3 numa BMW 135i, só falta dindin... :risada:
 

MarceloA3T

Membro
Focarei em Performance... descontando os itens porta malas, conforto ou valores eu iria nessa ordem:

BMW 135i com certeza estaria em 1º lugar 6 Cilindros, tração traseira, Turbo... mexendo muito pouco (remapeamento, filtro, escape completo) e gastando uns 10 mil vc tem 440 cv com o carro praticamente original. Não há necessidade de trocar quase nada, visto que ela já tem Freios grandes (dianteiros e traseiros), ja vem com uma turbina boa, tem um bom cambio etc, resumindo ela já é um bom carro esportivo. Ja vi andando em pista e ja paramos pra analisar de perto.

Incluiria S3 8P .... já que está cogitando a BM na casa dos 115, porque não o S3 acima de 2009 que tb acha na casa dos 110 K ... Mesma coisa, já tem freios, uma turbina um pouco maior do que o Sportback comum, suspensão mais rígida, tração controlada por Haldex 4x4. Não precisa gastar muito e já dá pra se divertir em um TD.

Depois A3 Sportback 2009+ seria a terceira opção a frente claro de Fusca, Jetta ETC. O Sportback já tem uma suspensão boa, pouco mais rígida que Jetta.

S3 8L muito bom carro. Preparado forte para pista e gastando muito $ dá pra fazer um bom carro para Track Day. Vai chegar facil somando o carro + preparação na casa dos 90 K

A3 8L seria a opção mais em conta. Gasta se uns 30 a 40 mil em cima e vc terá um bom carro para se divertir.
 
Topo