[AJUDA] Mistério... Motor Aquecendo

JulioRJ disse:
rsrs

rapaz vc pode me chamar de maluco, mas se vc nao trocou o radiador ainda, experimenta lava ele

pode ser tanto com um solupan da vida como sabão comum, só nao usa alta pressão
Iuri disse:
pelo que vi ele comentar ele ja sacou fora o radiador e fizeram o teste/limpeza..e esta OK
To Falando que é VOCÊ que não está lendo @[member="JulioRJ"]!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 

JulioRJ

Membro
tem q medir a altura desse cabeçote. ele PODE estar rebaixado. se for isso é normal esquentar mesmo. faz muito calor na sua cidade?
 

Iuri

Membro
JulioRJ disse:
tem q medir a altura desse cabeçote. ele PODE estar rebaixado. se for isso é normal esquentar mesmo. faz muito calor na sua cidade?
Mas não pode esquentar a ponto de ferver..quer dizer..até pode ne..
Mas eu acho que o sistema daria conta mesmo com um cabeçote rebaixado..ou ta tão rebaixado que não da conta e ferve toda hora?aí é muito azarado..kk

O certo é tirar e levar na retífica mesmo..pelo menos pra conferir tudo
 

Feijó

Novato
Bom eu já tive civic 98 com cabeçote taxado, e era um belo tapa, e vários outros up's pra projeto aspirado e rodei um tempo com central oem. E bom, nunca alterou temperatura, ele apenas chegava na temperatura de trabalho um pouco mais cedo que o normal, mas não aquecia e nem trabalhava 1 grau se quer mais quente. A ventoinha trabalhava da mesma forma como de costume, só se andasse forte mt tempo que ela ficava mais tempo acionada, mas andando normal no dia dia, ela funcionava normal como original. E nunca se quer tive problemas com arrefecimento.
Sei que são carros bem diferentes, mas apenas relatando a título de ajuda. Agora, se já mexeram nesse cabeçote, se plainaram de forma errada deixando ele empenado, pode ser sim que esteja ocasionando esse aquecimento misterioso.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

JulioRJ

Membro
@[member="Feijó"] depende tb..., tem cara q olha receita de carro de pista e taxa em 13, 14:1 com comando original ai esquenta mesmo...

se nao for cabeçote tem q revisar essas mangueiras ai, tem q ver se está tudo onde deveria estar, se está passando nos lugares certos, tem o radiador de oleo, umas flanges do ar quente q adoram quebrar... pena q nao tem esquema pra isso, tem q ser um cara com experiencia no motor ou ir olhando outro.

se nao tem alguma entupida ou muito oxidada.

quando vc testou perdeu agua de novo?
 

Feijó

Novato
JulioRJ disse:
@[member="Feijó"] depende tb..., tem cara q olha receita de carro de pista e taxa em 13, 14:1 com comando original ai esquenta mesmo...

se nao for cabeçote tem q revisar essas mangueiras ai, tem q ver se está tudo onde deveria estar, se está passando nos lugares certos, tem o radiador de oleo, umas flanges do ar quente q adoram quebrar... pena q nao tem esquema pra isso, tem q ser um cara com experiencia no motor ou ir olhando outro.

se nao tem alguma entupida ou muito oxidada.

quando vc testou perdeu agua de novo?
Ahh sim, nesse caso realmente trabalha mais quente que o normal. O meu caso foi todo montado com cuidado e usando juntas anti térmicas, tudo pra ajudar a dissipar calor da melhor forma. Anyway, concordo, tem que ver toda a parte do arrefecimento, pente fino mesmo, se já viu e testou tudo e está ok, com certeza é problema no cabeçote.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
JulioRJ disse:
@[member="Feijó"] depende tb..., tem cara q olha receita de carro de pista e taxa em 13, 14:1 com comando original ai esquenta mesmo...

se nao for cabeçote tem q revisar essas mangueiras ai, tem q ver se está tudo onde deveria estar, se está passando nos lugares certos, tem o radiador de oleo, umas flanges do ar quente q adoram quebrar... pena q nao tem esquema pra isso, tem q ser um cara com experiencia no motor ou ir olhando outro.

se nao tem alguma entupida ou muito oxidada.

quando vc testou perdeu agua de novo?
@[member="Iuri"]
@[member="Feijó"]


Nem sei se o meu cabeçote já foi rebaixado, mas acredito que nao!
Tenho o carro vai fazer 5 anos, só agora começou esse aquecimento fora do normal.

O problema é esse @[member="JulioRJ"], meu mecânico não tem tanta experiência com Audi.
Pelos teste que fez não achou nenhum vazamento ou entupimento. Por isso ta acusando o cabeçote.

Quando eu andei com o carro ficou normal, não superaqueceu, no painel ficou 90º, não perdeu agua, nem nada!
e mesmo depois da limpeza com produto não apareceu vazamento. Só a ventoinha que ficava ligada muuuuito tempo.

Meu mecânico me falou agora a tarde que antes de trocar a flange do radiador, ele viu que no encaixe da mangueira estava marejando um pouco de agua ai foi lá e apertou a braçadeira.
Depois andou bastante no carro também, e ele não passava dos 90º. Mas quando ele parou o carro na esquina da oficina, a flange quebrou! deu tipo um estouro.
ele achou até que era a tampa do reservatório.

Agora não sei se quebrou pq estava velha e ressecada e com o aperto da braçadeira piorou, ou se tinha algum tipo de pressão, por isso o estouro.
Por outro lado, estava pensando que se fosse pressão, deveria ser algo abaixo de 1.2 bar, senão a primeira coisa a abrir seria a tampa do reservatório. CORRETO?

(Como eu disse, a Flange ja foi trocada e, segundo ele, o problema continua)
 

ALBERTOLIMA

Membro
Matheus já foi trocada a bomba dagua? o sensor do radiador tambem foi? aquele tripolar?

Creio que estourou a flange por questao realmente de pressão e a flange ja devia tar desgastada e foi a primeira coisa a abrir o bico
Eu ainda teimava em trocar a tampa do reservatorio, nem que seje pra uma chinesa qualquer , custa nada tentar!
 

Iuri

Membro
Aproveitando o tópico..Pq acho que de tanto eu comentar aqui meu carro ta apresentando sintoma de VT aberta


Quando pego estrada..temperatura vai lá embaixo...na cidade..temperatura lá encima..já que vai fica válvula aberta e não vai segura líquido frio pelo lado de fora ..mantendo a água correr toda hora e com isso fica tudo na mesma temperatura

Quando a/c ligado.. Temperatura fica sempre a 80/70 no climatronic..

Entao isso deve ser VT aberta ne

E pra troca..só oem mesmo ou da pra ser paralela?alguém tem o número para o turbo 150 2000?
 

Feijó

Novato
Iuri disse:
Aproveitando o tópico..Pq acho que de tanto eu comentar aqui meu carro ta apresentando sintoma de VT aberta


Quando pego estrada..temperatura vai lá embaixo...na cidade..temperatura lá encima..já que vai fica válvula aberta e não vai segura líquido frio pelo lado de fora ..mantendo a água correr toda hora e com isso fica tudo na mesma temperatura

Quando a/c ligado.. Temperatura fica sempre a 80/70 no climatronic..

Entao isso deve ser VT aberta ne

E pra troca..só oem mesmo ou da pra ser paralela?alguém tem o número para o turbo 150 2000?
Isso é bem típico de VT travada aberta sim. Já tive 2 outros carros com o mesmo sintoma e ambos eram VT travadas abertas.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Baixando temperatura demais é 99% de chance de ser a VT, pode substituir que resolve, já troquei 2 no meu por esse mesmo motivo e resolveu. Compre marca boa, a loja diglio auto parts vende uma marca francesa que não lembro agora muito parecida com a original.

Ao criador do topico, recomendo fazer algum esquema para forçar a circulação de água no seu motor pra ter certeza que não tem nada trancado, suspeito que a circulação de agua pelo radiador esta prejudicada não sei por qual motivo, bolha de ar pode ficar tranquilo que o projeto do motor já automaticamente se livra delas depois de alguns ciclos de aquecimento, sugiro tentar alimentar uma manguera de agua do radiador direto com água da torneira que vem com pressão para forçar a circulação por dentro do bloco, deixe a agua escorrer para fora e fique sempre com a mangueira alimentando agua enquanto estiver com o motor ligado, a temperatura não deve subir muito (remova a termostatica) e vá fazendo a medição de temperatura externa com um termometro a laser para checar se não tem discrepancia muito grande entre as temperaturas de vários pontos do cabeçote e bloco. Por exemplo o cabeçote deve ter a temperatura parecida em toda a sua extensão, se por acaso em algum ponto voce notar que esta muito mais quente pode ser que ali esteja com algum problema de circulação. Mas mesmo assim se a circulação estivesse boa entre o motor e radiador o carro nao ferveria pois o calor se dissiparia pelo metal até chegar na parte refrigerada.

O que faz ferver é basicamente é falta de pressão no sistema (por vazamentos, tampa...) ou má circulação (por bolha, bomba dagua falha, entupimento grande, válvula termostática). acho dificil o cabeçote estar sendo o causador, mesmo com cabeçote rebaixado passa longe de ferver o motor se o sistema de arrefecimento funcionar corretamente, ele é super dimensionado justamente para aguentar todos os tipos de uso do carro em diversas regioes e climas, além de evitar que qualquer micro falha tipo um pequeno entupimento vá fazer com que gere um problema no carro e depois viralize como sendo um problema cronico do veículo, até a má qualidade do combustivel vai fazer o motor aquecer mais por detonação e o usuário nem sentirá efeito na temperatura pois o sistema dá conta de manter dentro da temperatura ideal de funcionamento.


edit: sugiro que ponha uma outra mangueira na saida fria do radiador a eleve ela (acima do nivel do motor) para manter a agua dentro do motor alta, pois se deixar somente desconectada a agua não vai preencher todas as galerias internas de passagem.
 

JulioRJ

Membro
tem alguma mangueira inchada? pode tentar trocar esse radiador ou testar ele novamente. se nao melhorar vc vende o antigo, que estaria bom.
 
Topo