A3 dando dor de cabeça, vale a pena continuar com o carro?

JulioRJ

Membro
uheusheuhsuhe virou o topico das lamentações!

e o meu, que colocaram um parafuso de FERRO (em vez de por um de aço) que segura o coxim do motor e quebrou dentro do bloco, também quebrou um pedaço da outra rosca (tirou uma orelha do bloco) ?

Por pura sorte meu mecanico conseguiu sacar o parafuso e agora estamos vendo como dar aperto no pedaço do bloco que saiu.


Agora imagina se esse motor cai no chão em plena curva?

Felipe, com certeza ele apertou demais... a junta velha saiu toda mordida?
 

Felipe_C.

Membro
A junta velha derreteu, literalmente, saiu aos pedaços, hahaha.
Rapaz, que zica, quebrou o bloco? Oo
Estamos feitos de mecânico, o legal é que eu nem vou voltar lá, estou dando um jeito (improvisado com um aspirador de pó, haha) de sugar o óleo de onde tá a vela pra não sair a fumaça branca quando eu ligar o carro e vou abrir a tampa de válvula pra ver o que rolou, aparentemente é só naquela junta que vai nos "círculos" que passam o buraco da vela, porque a junta das pontas em si não aparentam vazamento, anyway, silicone de alta temperatura em todos os pontos de vazamento e vamos ver no que dá.
 

Felipe_C.

Membro
Esse é um pedaço da junta antiga, em pé, visto que o normal é ela ser uma borrachinha molenga, tava crítico a situação. :p
kWAkBjz.jpg
 

JulioRJ

Membro
Então, tenho quase certeza de que ele apertou demais! Tem que apertar de leve... ainda não achei o aperto certo mas com uma chavinha pequena é o suficiente. Se achar coloca aqui pq também vou trocar a minha...

Como conseguiu tirar o parafuso e o outro ainda tem alguma rosca, ele vai tentar colocar uma porca quadrada de aço pra pegar por trás do bloco onde está faltando.

Se não der, vai ter que tirar o bloco, encher com solda e abrir rosca.

Nesse caso vou aproveitar pra tirar 1,2mm do cabeçote, já que a gasolina hoje em dia tem muito alcool e aceita mais taxa...
 

Felipe_C.

Membro
Eu tenho uma catraquinha aqui que estala quando chega no ponto de aperto (deve ser defeito dela, mas pelo menos não me deixa espanar a rosca, haha)
Não é um torquímetro mas já ajuda.
 

DIEDE

Moderador
O mecânico precisa apertar com o torque certo.
Veja este post do @ⓡⓞⓧⓞ:

http://www.a3clube.com/topic/6146-recomenda%C3%A7%C3%A3o-juntas-cabe%C3%A7ote-e-tampa-de-v%C3%A1lvula/#entry122639:

"Apertar os parafusos da cabeça do motor na sequência indicada do seguinte modo:
1. Apertar com chave dinamométrica com 40 Nm.
2. Rodar mais 90° (1/4 de volta) com a chave rígida.
3. Rodar mais 90° (1/4 de volta) com a chave rígida."

@Felipe_C,
Na DiglioAutoParts eu paguei se não engano R$190, já com o selante. Victor Reinz, OEM.
 

Felipe_C.

Membro
Aí que tá @[member="DIEDE"], o infeliz que fez a troca da junta pra mim não passou vedante nenhum, colocou a junta e já montou, por isso fiquei meio cabreiro, agora fui tirar a vela e vi que não adiantou de porr* nenhuma (está cheio de óleo nas velas) e provavelmente o infeliz ferrou com a junta "central" (dos buracos da vela).
 

JulioRJ

Membro
DIEDE disse:
O mecânico precisa apertar com o torque certo.
Veja este post do @ⓡⓞⓧⓞ:

http://www.a3clube.com/topic/6146-recomendação-juntas-cabeçote-e-tampa-de-válvula/#entry122639:

"Apertar os parafusos da cabeça do motor na sequência indicada do seguinte modo:
1. Apertar com chave dinamométrica com 40 Nm.
2. Rodar mais 90° (1/4 de volta) com a chave rígida.
3. Rodar mais 90° (1/4 de volta) com a chave rígida."


@Felipe_C,
Na DiglioAutoParts eu paguei se não engano R$190, já com o selante. Victor Reinz, OEM.
Isso é parafuso do cabeçote...

Achei aqui, o aperto dos parafusos da tampa é 2kg ou 10n, começando pelos de dentro para fora em X
 

DIEDE

Moderador
Opa... tens razão, @[member="JulioRJ"]. Falei besteira.
Esse post to Roxo é do cabeçote.

Da tampa são 10 N.m de aperto mesmo, da forma que você mencionou.
 

DIEDE

Moderador
Felipe_C. disse:
Aí que tá @[member="DIEDE"], o infeliz que fez a troca da junta pra mim não passou vedante nenhum, colocou a junta e já montou, por isso fiquei meio cabreiro, agora fui tirar a vela e vi que não adiantou de porr* nenhuma (está cheio de óleo nas velas) e provavelmente o infeliz ferrou com a junta "central" (dos buracos da vela).
Quando eu estava cotando o valor da Junta, o pessoal do setor de pecas da Audi jurava de pés juntos que não ia selante nenhum.
Se formos olhar neste documento aqui: http://www.jasperengines.com/pdf/Audi18LOilLeaksTB.pdf, os blocos citados são só AEB, ATW, AWM, AMB, ATC, AWP, AMU e BEA. (O meu é AGU).
De qualquer forma, preferi colocar o selante por desencargo.
Troquei em casa, e tá 100%, faz uns 2 meses já... :hehehe2:
 

JulioRJ

Membro
Prosseguindo com a lamentação...


Meu problema foi solucionado, o mecanico sacou o parafuso e colocou parafusos novos de aço no lugar.

O terceiro que havia arrancado uma "orelha" do bloco levou uma porca (também de aço) atrás do bloco pra dar aperto e o mecânico deu uma aperto legal, nada que chegasse a espanar mas apertou bem mesmo, o cara é forte... rsrs

Final das contas foi isso:

- velas e cabo de velas
- bobina
- juntas da tampa
- bomba e boia de combustivel
- 3 parafusos
- 4 pastilhas
+ M.O

deu 1.800

servicos anteriores que eu tinha feito: embreagem 1000, painel 700, suspensão 500

Juntando tudo, desde que peguei o carro já gastei R$ 4.000 e ainda vai: aditivo radiador, polimento, som, insulfilm, buchas traseiras, reformar as rodas e outras coisas que não lembro agora kkkkkkk

E o mais legal nisso tudo? Nunca na minha vida eu já havia gasto uma grana dessas num carro sem reclamar, pelo contrário, estou feliz demais, esse carro merece um trato.


O bom é que pude dar uma olhada no estado da correia, bomba e esticadores, tudo sem folga e novos, pelo menos isso o dono anterior trocou!
 

Felipe_C.

Membro
Lamentações everywhere, hahaha.
Ontem eu encontrei com um dono de outro audi aqui na cidade, lamentamos muito os gastos de ambos, mas vender o carro nem pensar.
Estou pensando em descolar um torquímetro pra não ficar só na base da veia do braço estufar, rs.
Tem ideia de algum decente de fácil aprendizado? Queria um bem simplezinho mesmo pra eu me aventurar mais quando for depender de mecânico.
 

Felipe_C.

Membro
Ah, ontem tirei a junta de tampa de válvula, passei o silicone de alta temperatura nos pontos críticos, dei umas voltas, o carro dormiu na minha garagem. Nada de óleo no chão. Tirei todas as velas hoje e nada de óleo nas velas, "ACHO" que sanei o problema (aspas e capslock pra não criar expectativa), vou retirar as velas novamente na sexta pra dar um veredito final, mas se vazou por causa da falta de selante eu vou rodar a baiana (ui) naquela oficina xexelenta, rs.
 

DIEDE

Moderador
@[member="Felipe_C."]
Meu pai tem um torquímetro que custou se não me engno R$80 uns bons anos atrás. No Mercado Livre você acha vários.

PS: Rodar a baiana foi foda... rsrsrs. :risada: :risada: :risada: :risada:
 

Felipe_C.

Membro
Rapaz, R$80 eu comprava com força, só tô achando 200 pila pra cima, rs.
Dia 19 to indo no rio e dou uma chegada lá no leroy merlin e vejo se descolo um lá, afinal, lá vende de tudo mesmo.
 

JulioRJ

Membro
Lembrando que em feira livre sempre tem aquele cara das ferramentas, normalmente vende torquimetro de baixo custo.

Não são precisos, mas para apertar tampas, acabamentos, etc servem muito bem...
 

Felipe_C.

Membro
Feira livre? isso não existe por aqui, haha.
Ultima vez que comprei algo em um evento só funcionou uma vez (um multímetro) e nunca mais, acho que era descartável, tive que comprar outro com certa urgência. :s
 
Eu uso um torquimetro de vareta q comprei por R$30... É aqueles q enverga e tem uma escala, num é preciso, mas serve bem para apertar componentes menos importantes (ou seja, jamais apertaria um cabeçote com ele, embora já tenha feito isso num dos meus Ex-Voyages hehehe)... Ja fiz trampos de suspensão e coxins nos meus Fiestas e não tive problema...
 
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