victorarrabal
Membro
O maior problema no uso do GNV é que os motores não foram feitos para ele... O GNV tem estequiometria, poder calorífico e uma série de outras propriedades físicas e químicas completamente diferentes dos combustível líquidos... Um motor para rodar bem no GNV precisaria primeiro de uma taxa de compressão quase igual a de motores Diesel (pelo menos 16:1), segundo que o GNV "queima mais quente" então ele exige mais do sistema de arrefecimento, das velas, das bobinas, etc (por isso é tão comum ver carro a GNV com problema de cabeçote ou então no sistema de arrefecimento, sendo que qnd ocorrem nesse segundo sistema a coisa mais comum de ser ver é o Zé Mexânico tirar a válvula termostática ou colocando uma cebolinha que arme a ventoinha mais cedo)... Para terminar, o GNV, por ser gasoso, não lubrifica as partes do motor e do sistema de alimentação que têm contato com ele, por isso, alguns componentes que geralmente seriam lubrificados pelo combustível líquido acabam falhando mais cedo no GNV (Por isso que alguns sistemistas dizem que é importante você rodar pelo menos uma vez for mês com o combustível líquido nos carros adaptados a GNV)
Claro que outro problema é a MO e a qualidade do kit instalado... Existem instaladores de GNV que não têm a menor idéia do que estão fazendo! Só sabem amontoar as peças do jeito que o fabricante fala e como os kit pré-5ª geração demandavam alguns ajustes para funcionar corretamente tá feita a receita perigosa... Sem contar kits de GNV de qualidade duvidosa que as vzs existem por ai...
Já os kits de 5ª geração que tem uma moderna unidade de controle, bicos individuais e tudo mais (se assemelhando muito com um sistema de injeção stand alone) esses sim são bons e preservam MUITO o motor, pois tendem a fazer o motor trabalhar nas melhores condições possíveis, mas é claro que o desempenho será afetado pelo fato de o motor não ter a taxa de compressão adequada... Outro porém é o custo de instalação de um kit desses...
Falando do A3 especificamente... EU não teria um A3 1.8 com GNV, primeiro por ser um motor multi-válvulas que tende a ter o torque em baixas rotações prejudicado, com o GNV vai ficar pior ainda... Segundo que é um carro que naturalmente requer atenção em sensores, atuadores e mangueiras, assim sendo o uso de GNV acelerará ainda mais o desgaste destes itens que demandarão ainda mais atenção... Ou seja, a economia do GNV pode acabar resultando em prejuízo devido à redução na vida útil dos componentes... Uma coisa é um Palio que tem uma concepção mais antiga e simples, outra é um A3 que mesmo já tendo certa idade têm um índice de eletrônica embarcada infinitamente superior...
Finalizo dizendo que mesmo em demais veículos eu acho que o GNV só compensa para quem roda MUITO, coisa de 1000km/semana... Abaixo disso eu não acho que compense o custo de instalação e manutenção não
Claro que outro problema é a MO e a qualidade do kit instalado... Existem instaladores de GNV que não têm a menor idéia do que estão fazendo! Só sabem amontoar as peças do jeito que o fabricante fala e como os kit pré-5ª geração demandavam alguns ajustes para funcionar corretamente tá feita a receita perigosa... Sem contar kits de GNV de qualidade duvidosa que as vzs existem por ai...
Já os kits de 5ª geração que tem uma moderna unidade de controle, bicos individuais e tudo mais (se assemelhando muito com um sistema de injeção stand alone) esses sim são bons e preservam MUITO o motor, pois tendem a fazer o motor trabalhar nas melhores condições possíveis, mas é claro que o desempenho será afetado pelo fato de o motor não ter a taxa de compressão adequada... Outro porém é o custo de instalação de um kit desses...
Falando do A3 especificamente... EU não teria um A3 1.8 com GNV, primeiro por ser um motor multi-válvulas que tende a ter o torque em baixas rotações prejudicado, com o GNV vai ficar pior ainda... Segundo que é um carro que naturalmente requer atenção em sensores, atuadores e mangueiras, assim sendo o uso de GNV acelerará ainda mais o desgaste destes itens que demandarão ainda mais atenção... Ou seja, a economia do GNV pode acabar resultando em prejuízo devido à redução na vida útil dos componentes... Uma coisa é um Palio que tem uma concepção mais antiga e simples, outra é um A3 que mesmo já tendo certa idade têm um índice de eletrônica embarcada infinitamente superior...
Finalizo dizendo que mesmo em demais veículos eu acho que o GNV só compensa para quem roda MUITO, coisa de 1000km/semana... Abaixo disso eu não acho que compense o custo de instalação e manutenção não