A3 com GNV

O maior problema no uso do GNV é que os motores não foram feitos para ele... O GNV tem estequiometria, poder calorífico e uma série de outras propriedades físicas e químicas completamente diferentes dos combustível líquidos... Um motor para rodar bem no GNV precisaria primeiro de uma taxa de compressão quase igual a de motores Diesel (pelo menos 16:1), segundo que o GNV "queima mais quente" então ele exige mais do sistema de arrefecimento, das velas, das bobinas, etc (por isso é tão comum ver carro a GNV com problema de cabeçote ou então no sistema de arrefecimento, sendo que qnd ocorrem nesse segundo sistema a coisa mais comum de ser ver é o Zé Mexânico tirar a válvula termostática ou colocando uma cebolinha que arme a ventoinha mais cedo)... Para terminar, o GNV, por ser gasoso, não lubrifica as partes do motor e do sistema de alimentação que têm contato com ele, por isso, alguns componentes que geralmente seriam lubrificados pelo combustível líquido acabam falhando mais cedo no GNV (Por isso que alguns sistemistas dizem que é importante você rodar pelo menos uma vez for mês com o combustível líquido nos carros adaptados a GNV)

Claro que outro problema é a MO e a qualidade do kit instalado... Existem instaladores de GNV que não têm a menor idéia do que estão fazendo! Só sabem amontoar as peças do jeito que o fabricante fala e como os kit pré-5ª geração demandavam alguns ajustes para funcionar corretamente tá feita a receita perigosa... Sem contar kits de GNV de qualidade duvidosa que as vzs existem por ai...

Já os kits de 5ª geração que tem uma moderna unidade de controle, bicos individuais e tudo mais (se assemelhando muito com um sistema de injeção stand alone) esses sim são bons e preservam MUITO o motor, pois tendem a fazer o motor trabalhar nas melhores condições possíveis, mas é claro que o desempenho será afetado pelo fato de o motor não ter a taxa de compressão adequada... Outro porém é o custo de instalação de um kit desses...

Falando do A3 especificamente... EU não teria um A3 1.8 com GNV, primeiro por ser um motor multi-válvulas que tende a ter o torque em baixas rotações prejudicado, com o GNV vai ficar pior ainda... Segundo que é um carro que naturalmente requer atenção em sensores, atuadores e mangueiras, assim sendo o uso de GNV acelerará ainda mais o desgaste destes itens que demandarão ainda mais atenção... Ou seja, a economia do GNV pode acabar resultando em prejuízo devido à redução na vida útil dos componentes... Uma coisa é um Palio que tem uma concepção mais antiga e simples, outra é um A3 que mesmo já tendo certa idade têm um índice de eletrônica embarcada infinitamente superior...

Finalizo dizendo que mesmo em demais veículos eu acho que o GNV só compensa para quem roda MUITO, coisa de 1000km/semana... Abaixo disso eu não acho que compense o custo de instalação e manutenção não
 

diego4100

Membro
Alessio disse:
Ou seja, em 2 anos economiza 10 mil de combustível e gasta 12 para fazer o motor inteiro !
Exato!

No Omega 4.1 a gás que eu tinha uma vez deu um back fire (atraso na queima), resultado: Mangueira da borboleta R$ 150,00, Caixa do filtro do ar: R$ 400, MAF BOSCH R$ 1000,00, atuador de marcha lenta BOSCH: R$ 600,00. Baita economia! Arranquei aquela porcaria assim que as peças chegaram e o carro pode se locomover até a oficina.

Carro pra GNV é o Santanão 2.0 ou o Omega/Vectra 2.2. A manutenção é tão barata que quem tem um Audi daria risada ao olhar um orçamento de oficina.
Me lembro uma vez que paguei R$ 5,00 em um sensor da pressão do óleo pro meu AP 1.8.
O cara tem que ser muito bom pra quebrar um AP, mesmo com GNV. Meu Polo AP rodou desde os 90.000km no GNV, vendi com 205.000km usando óleo 5w40 sintético e não baixando quase nada entre as trocas, sem falar na embreagem original de fábrica em perfeito estado! No começo era uma vantagem enorme, o m³ do GNV custava coisa de R$ 0,40, enquanto a gasolina custava R$ 2,30. Dose era levar pau de todos 1.0 da cidade, na Gasolina andava do lado! hahaha.

Aqui em Floripa o GNV está R$ 1,99 e a gasolina R$ 2,40, nem mais em Santanão ta compensando colocar GNV. Um Kit de 5ª geração ultrapassa os R$ 6.000,00 hoje em dia.
 

Felipe_A3

Novato
GNV pode ser otimo, pra mim foi.
Usei kit de 5 geracao numa Ranger, pra trabalhar, em 3 anos rodei 140.000 km e zero de problema, absolutamente otimo.
Mesmo assim, no meu A3 eu nao instalaria, ele nao e veiculo de trabalho tao pouco tem a mecanica rustica de uma Ranger.
GNV é otimo, mas so pra trabalhar.
 

jefersong

Membro
Como o amigo ai em cima falou GNV é muito bom para quem vai trabalhar com o carro, para economizar mais só serve para os carros antigos que ainda tinham distribuidor e coletor de ferro fundido esses novos de plastico não aguentão eles tem uma valvula de alivio de pressão que estoram direto ( um exemplo quem nunca vi uma kombi destas com motor a agua estorando na rua ) ai os engenheiros feitos nas coxas inventaram uma valvula de metal para subistituir a original bem mais resistente mais o que acontece varias vezes o acelerador eletronico para de funcionar , E com distribuidor vc tem está opção pois vc adiantava o ponto dele e ele funcionava que era uma maravilha, tive uns 10 carros a gás mais todos com motor AP ou a ar funcionava que era uma maravilha e outra as pessoas colocam gas e não querem nunca mais usar gasolina, tem que fazer todas as viradas do carro na gasolina para poder lubrificar as valvulas mais nen isto as pessoas querem fazer. Ou seja se hoje eu tivesse um carro com o velho e bom motor AP eu nteria um gás mais Audi não rola se quiser acreditar é com vc eu me considero que tenho bastante experiencia com GNV.

Abs..
 
O bom de usar gnv no carro é que além de ficar fraco pra carai, de bônus você ganha o ressecamento das mangueiras e aí o que você "economizou" vai pro ralo em dobro hahahahha


Sent from my iPhone 5 powered by Apple
 

Reinaldo.a3

Membro
Gente.....Siena Tetrafuel é absurdamente economico.

O pai da minha namorada tem um desses.

O carro saiu de fabrica com o GNV e entao nao tem gambis, botoeszinhos nem NADA.

A central eletronica do carro faz tudo.

Com R$23,00 se nao me engano ele roda 400KM !!!!!

KIT gas num A3 ? ....eu tb to fora dessa! haha

Abcs,
Reinaldo
 

MDCRUZ

Membro
e-cilada-bino.jpg
 

lipexlipe

Novato
eu acho que é um assunto a se pensar..
meu pai tem uma LandRoover montada no famoso kit G5 (pagou quase 5 mil no KIT), simplesmente parece original do carro..
ela é 2.5 v6 ou é v8
passamos no dinamo pra ver, o carro no GNV perdeu cerca de 2 cavalos comparado ao original...
na boa, custa caro o kit, se vc tira a tampa do motor e for meio leigo, so olhando o motor vc nao acha nenhuma mangueira, gambiara, simplesmente nada..
so percebe que tem gnv quando abre o porta malas..
em relação a economia, digamos que meu pai gasta em torno de 25 reais pra encher e roda cerca de 300 km..
ela na gasolina faz 6 andando no suave, se pisar cai pra 4 sem choro..

meu irmao tem uma grand cherokke limite, motorzinho v8 4.7, faz na gasolina 4, andando de boa faz QUASE 6..
ele colocou um kit convencional, realmente a economia é absurda, so que vira e mexi ele tem que encosta pra trocar um sensor aqui, uma coisinha ali..
acho que se fosse optar (no extremo do extremo) optaria em gastar mais colocando o novo kit (g5), pelo menos se for pra fazer "besteira", que faça direito..

tenho uma 1.8 aspirada BLINDADA, uso pra trabalhar (subida e lombada em quase todo o trecho de 14km), enchi o tanque e estou tirando a media ainda..
ela ta marcando 10,4.. acredito que esteja me sacaniando, e fazendo uma media olhando no marcador de combustivel, acho que esta fazendo em torno de 8..
nao penso em colocar GNV, mais se um dia acontecesse, pagaria 5 conto tranquilo devido a ter 2 carros com 2 kit em casa e ver a diferença tremenda de cada um..
 
jefersong disse:
Esse dois carros não tem nada mais que um kit de 5° geração instalado.
O Astra que saia com GNV "de fábrica" realmente era só um kit de 5ª Geração... Agora o Siena tetrafuel não, tanto que é o próprio bico injetor que pulsa gás... A central do carro faz de tudo para manter a potência, inclusive injetando gasolina ao invés de gás em momentos que se precisa de mais potência... Enfim, é o único carro nacional que chega mais perto de ter sido desenvolvido totalmente para este combustível... E de quebra os bicos desses tetrafuel são ótimo para preparação, eu usava um jogo deles no meu ex-Voyage... Eles são IWP mas tem 100 lbh de vazão @ 3 bar, no meu carro eles em 70% da capacidade alimentaram 302 cavalos na roda medidos na Dynojet e com lenta lisa lisa
 

johnlenon

Novato
Valeu galera, tem muitos que entendem do assunto e estão me ajudando na questão, como também tem muitos que nunca usaram e nem sabe o que é GNV, são os famosos "Maria vai com as outras", ouviram falar e passam pra frente afirmando sem saber a verdade.

Obrigado mesmo galera, pode ir postando mais que quiser...
 

Guegué

Novato
johnlenon disse:
Valeu galera, tem muitos que entendem do assunto e estão me ajudando na questão, como também tem muitos que nunca usaram e nem sabe o que é GNV, são os famosos "Maria vai com as outras", ouviram falar e passam pra frente afirmando sem saber a verdade.

Obrigado mesmo galera, pode ir postando mais que quiser...
Nossa qnt rebeldia fera

y7ynutyq.jpg
 

Alessio

Novato
Não entendemos nada? leu todos os posts? amigão compra um Uno sporting 1.0 e por GNV, será melhor para vc, pq duro não pode ter audi com GNV, vai quebrar e vai largar no canto !

Land Rover de GNV? só pode ser zueira? cara me tem grana para comprar e acha caro a gasolina? hahahahahahaha
 
Topo