A3 180 - comparativo K04-01 OBX Review

overspeed

Comerciante
Novos exemplos saidos do forno:

A3 180 2005 com 65.000Km
Turbina K04-01 OBX
inlet SAMCO
Downpipe 3" decat
K&N inbox

pressão de 1,5Bar caindo pra 1,2bar :

obs: temperatura na admissão chega a absurdos 115°C (ambiente a 23°C) e terá que ser revista esta parte.

Experimentamos abrir a caixa de filtro de ar pra ver o qto a caixa é restritiva:

A temperatura diminuiu para 98°C

A pressão final aumentou para 1,350Bar e de pico chegou a 1,550 (limite para entrar em proteção)

PS: A queda alí nos 5.400RPM acontece porque é aonde o ar chega a mais de 60°C e começa a ter correção negativa de ponto por temperatura (começa a cair o ponto)...a mistura foi propositalmente deixada rica acima dos 5.800 para proteção do motor.

mesmo assim um intercooler é FUNDAMENTAL e IMPRESCINDÍVEL nestes casos...

Aproveitando, fiz o log de temperatura de um original e a temperatura de admissão é de cerca de 65 a 70°C...após chipado com a caixa de filtro de ar aberta chegou a temperatura a 85~87°C

Cfacioli

Membros VIP
@overspeed

Entao o parecer eh que definitivamente pode-se crer que a caixa q eh restritiva e não o filtro. Pq esse tinha o kn inbox e qndo abriu a caixa ganhou mais de 10 cvs.

Sent from my iPhone using Tapatalk 2

overspeed

Comerciante
Ah sim...o que restringe é a caixa de ar e não o filtro em sí, por isso o cônico da ganhos mesmo captando eventualmente ar mais quente do cofre

overspeed

Comerciante
Isso, DP de 3" pronto (importado)... o escape provavelmente iria fazer a curva ser mais plana ali a partir dos 5.000 (palpite, não tenho dados concretos)

Esse mesmo carro com inlet de silicone chines "sem marca" fechava o inlet qdo acelerava...então a receita hoje indicada é :

K04-01 OBX
Inlet de procedência (Samco, Autobahm, forge, etc)
downpipe 3" com decat
filtro esportivo (quem não quiser nada de ronco vai de InBox mesmo, quem quiser um mais barato e um pouco mais vai de cônico grande)
bicos 42lbs

O que falta definir é o intercooler... com o original chega a 115°C, com o bombado lateral igual do Max chega a 90 (vá lá 99°C com ele forçando de marcha longa e giro alto)...talvez o caminho seja um frontal mesmo...mas teria que ser um que tenha pouca perda de carga pra que a pobre limão tenha forças pra empurrar pressão ainda.

Pra quem não quer andar de final até da pra usar o original ou o bombado pois o ar aquece mesmo é a partir de umas 5.500 RPM..dai dispara dos 60°C pra mais de 80 até uns 6.500 e até os 115°C nos 7.200 (cortava a 7.400)

prisco

Novato
O carro é meu. Pensa num cara contente..
Esperava 250cv chutando alto e levei pelo menos mais 10 pra casa, mesmo com acerto conservador quanto a lambda e ponto.
Mérito do @overspeed que é fera e me ajudou muito até chegar nesse resultado.
Já viajei 500km depois do acerto tudo maravilha!! Para andar na cidade/estrada no dia dia não tem nada com custo benefício melhor, divertido.
Agora se quiser melhorar é pensar num frontal pq o bambado não resolve muita coisa.
Ahh, gasola aditivada ipiranga.

Herom

Membro
A respeito dos filtros esportivos, tem os filtros da INFLOW cônicos... Não fazendo propaganda mas na "DUBSTORE" estão com preço bom, são bem mais em conta que os K&N cônico e vejo muitos falando bem dos INFLOW para quem não quer gastar muito com os K&N...

Herom

Membro
Over, mas apenas colocando o dosador de 4 bar nos 180cv já fica de boa ou é melhor mesmo colocar os bicos de 42lbs?

overspeed

Comerciante
Over, mas apenas colocando o dosador de 4 bar nos 180cv já fica de boa ou é melhor mesmo colocar os bicos de 42lbs?

dosador 4bar + bicos do 180 alimentam uns 260cv no limite e vão requerer uma bomba que sustente 1,2~1,3Litros por minuto na pressão de trabalho (uns 5,5bar) não sei se a original aguenta (acho que naum)

@overspeed Se colocar um intake com um intercooler bombado essa temperatura não daria uma queda.

Do Max que usa essa configuração chega a 99°C na rua de marcha alta (no dina ficava em 85~88°C)... obvio que o problema é o giro...até uns 6.000 ainda é bem aceitável... depois disso que perde a eficiência...em marcha alta segurando acima disso no corte é que as coisas esquentam...

carlbizz

Novato
Véio,

Essa temperatura absurda não pode ser caso de back pressure, visto que o auto citado tem DP de 3 morrendo num escape OEM?
Penso que pode estar havendo dificuldade na saída dos gases e por consequência uma piora na "limpeza" da câmara de combustão.

O carro do Max por exemplo segue receita parecida e embora tivesse problemas com temperatura não chegava lá tão alto.

Outra duvida é se um motor muito carbonizado poderia produzir esse efeito, pode?

[]s irmão

ademar5

Membro
O carro é meu. Pensa num cara contente..
Esperava 250cv chutando alto e levei pelo menos mais 10 pra casa, mesmo com acerto conservador quanto a lambda e ponto.
Mérito do @overspeed que é fera e me ajudou muito até chegar nesse resultado.
Já viajei 500km depois do acerto tudo maravilha!! Para andar na cidade/estrada no dia dia não tem nada com custo benefício melhor, divertido.
Agora se quiser melhorar é pensar num frontal pq o bambado não resolve muita coisa.
Ahh, gasola aditivada ipiranga.
parabens!!! deve estar mesmo muito bom seu carro. fico feliz por vc.e parabens pro over, tambem!!!

overspeed

Comerciante
Véio,

Essa temperatura absurda não pode ser caso de back pressure, visto que o auto citado tem DP de 3 morrendo num escape OEM?
Penso que pode estar havendo dificuldade na saída dos gases e por consequência uma piora na "limpeza" da câmara de combustão.

O carro do Max por exemplo segue receita parecida e embora tivesse problemas com temperatura não chegava lá tão alto.

Outra duvida é se um motor muito carbonizado poderia produzir esse efeito, pode?

[]s irmão

Opa, não meu amigo... essa é a temperatura do ar na admissão... é fruto da compressão e do intercooler original... o escape num é problema, tanto que com caixa aberta deu 270cv... o problema é a temperatura mesmo...

overspeed

Comerciante
SURPRESA !!!!

No chipday RJ 2013 eu fiz o Golf 150 do Bruno Salles... carro com todos os upgrades possiveis:

intercooler SPA
Pancake eliminator
inlet
downpipe 3"
Escape 3"
bomba (não lembro)
bicos deka 60lbs no alcool
Overbooster ligado e funcionando com pico de 24psi caindo pra 18psi (1,6bar de pico com pressão estabilizada de 1,2Bar)

resultado INCRIVEL, e no qual nem eu acreditava (no dia eu disse a ele que no bundinamometro era mais de 270cv pois andava igual a minha marea):

9459903820_096eee29bd_b.jpg

https://www.youtube.com/watch?v=hDnuN8bP7QY&feature=youtube_gdata_player

prisco

Novato
SURPRESA !!!!

No chipday RJ 2013 eu fiz o Golf 150 do Bruno Salles... carro com todos os upgrades possiveis:

intercooler SPA
Pancake eliminator
inlet
downpipe 3"
Escape 3"
bomba (não lembro)
bicos deka 60lbs no alcool
Overbooster ligado e funcionando com pico de 24psi caindo pra 18psi (1,6bar de pico com pressão estabilizada de 1,2Bar)

resultado INCRIVEL, e no qual nem eu acreditava (no dia eu disse a ele que no bundinamometro era mais de 270cv pois andava igual a minha marea):

9459903820_096eee29bd_b.jpg

https://www.youtube.com/watch?v=hDnuN8bP7QY&feature=youtube_gdata_player

Temperatura com o bombado ficou em quanto over? Pancake vc acha uma restrição considerável?

Ahhhh alcool como te gosto.. Kkkkkk

overspeed

Comerciante
Retificando informações do dono:

"coletor de escape godspeed
intercooler godspeed

alcool (deka 60lb)

k04 (nao é borg) OBX

DP + escape de 3" do ebay! aquele todo de inox, igual ao que o miami rio vende, ou seja, ebay!

CAI Neuspeed + filtro K&N de 3"

todas as mangueiras e inlets de silicone samco

e acerto de um tal de overspeed! :D hehehehe"

Os logs ficaram no laptop do dono (Bruno Salles) não me lembro ao certo a temperatura, mas acho que final de terceira (onde testamos) chegava a uns 65°C... o problema é ver a qto chega na estrada de 4ª e 5ª que fica mais tempo acelerando e gera mais calor...