A3 1.8t 2014 mensagem "Eletrônica do carro falha. Antes de sair colocar em P e chamar o serviço."

Judi Pena

Novato
Boa tarde amigos. Meu veículo Audi 1.8 Cabriolet 2015 acusou a mensagem de falha eletrônica e percebi q o start stop parou de atuar. No meu caso o problema era a bateria que estava no fim de sua vida útil. Troquei a bateria do veículo e a mensagem sumiu. Problema solucionado. Coloquei uma Bateira Moura EFB de 72 Ah que custa por volta de 800,00. Simulei a bateria correta no site da Moura. Fiquem ligados, oferecerão baterias mais baratas (300,00 ou 400,00), mas não serão as baterias ideiais para o Audi que possui start stop.

Opa, então.

descobri hoje mesmo qual foi o problema no meu carro.

Primeiro, pelo que percebi esse alerta é um tanto geral para a área elétrica, tanto que nem tem o significado de sua simbologia no manual do proprietário.

No meu caso que apareceu somente por uns 4 minutos e nunca mais apareceu foi o seguinte:

Passei o scanner hoje (VCDS) e acusou o erro "B1162 - signal implausible" no "selector level park position lock switch" que traduzindo é "interruptor seletor de posição de estacionamento" ou seja, o erro foi no freio de mão ou na alavanca (ali, onde muda para a posição P R N D), por algum motivo, o sensor deu erro no sinal e apareceu esse alerta.

No meu caso, limpei o erro no VCDS (scanner) e verifiquei novamente para ver se o erro ainda estava presente, sumiu.
Afim de garantir, desliguei o scanner, andei com o carro, movimentei todas as posições da alavanca (marcha Ré, D N P e manual), passei o scanner novamente e o erro não voltou a aparecer.

No meu caso, foi um erro eventual, ou seja, não esta presente no meu carro. foi apenas momentâneo por alguma coisa que devo ter feito errado.

Para ajuda-los vou deixar minhas pesquisas aqui:

Pelo que vi esse erro é bem amplo, podendo ser:

- bateria,

- alavanca do cambio (ali onde se pega na manopla para por na posição P R N D) - no meu caso foi apenas um sensor, graças a Deus, mas mesmo sendo problema na própria alavanca, pode ser só um sensor mal encaixado ou até mesmo problema na própria alavanca, que não é inacessível não.

- chave

- combustível (embora nestes casos aparece a luz amarela do motor ou a EPC)

DICA: A melhor coisa é ir em um lugar que trabalhe com audi e pedir para passar um scanner completo no carro, la irá apresentar o erro que voce viu, data hora km.

Após apresentado o erro, se, de cara ja der para saber o que e der pra resolver diretamente, ótimo, senão:

escreve no google o nome do erro, ex.: B1162 e mais a palavra VCDS. Ex: B1162 VCDS

Em erros mais conhecidos aparecerá o que significa, o que geralmente acarreta aquele erro e possíveis soluções.

OBS: o alerta da mecatrônica (cambio) é uma engrenagem, esses alertas tem no manual, vale a pena dar uma lida, alguns são de transmissão aquecida, outros são para para o carro em virtude da transmissão, edct. Como esse carro tem um forte histórico em relação ao cambio DSG vale a pena conhecer essas simbologias do manual, que são simples, para caso apareça você não se apavorar a toa, ou deixar de tomar a atitude correta com o seu cambio, deixando de salva-lo por besteira.

OBS2: ou coloca comum ou coloca Podium. No minimo alternar 1 tanque podium 2 comum. Aditivada jamais. 15 pessoas já me confirmaram isso.

espero ter ajudado.

vamos trocar mais conhecimento. Nesse tipo de carro, com tanta eletrônica é importante.

abç.
No meu A3 1.4t o erro foi esse também, foi limpado o erro e parece que resolveu. Tomara que seja somente isso!!