Pessoal, venho abrir esse tópico para servir de alerta a vocês, não somente proprietários de "audi", mas sim a todos. Vou expor o que aconteceu comigo nesse ultimo domingo dia 15/05/2016, o post é um louco longo mas é a unica forma de explicar o que houve..
Não irei citar o nome da loja cujo comprei o lubrificante, pois não tenho nenhum laudo em mãos, apenas informo que é uma grande loja, próximo a Telhanorte em Osasco.
Veiculo: Audi A3 Sportback 2011/2011 - 60.000 km rodados
Manutenção: Até os 40.000 Km na Sorana
Cuidados extras: Desde 0km com uso de Militek
Upgrades: Intake, DP. Software Original.
Na data de 02/04/2016 efetuei a troca de óleo, como de costume comprei 5 litros de Castrol Magnatec 5w40, filtro e etc e a troca foi feita em oficina. Todo óleo que troco, ou pego diretamente da Motul ou comprava no rei do óleo, nessa ultima troca da audi em especial no rei do óleo estava o valor de R$ 58,00 o litro do castrol, enquanto no outro local em osasco - SP encontrei o litro por R$ 35,00, uma diferença apenas de quase R$ 25,00 o litro, então sem duvidas, comprei e troquei na mesma data, adicionei apenas o Militek comprado no Rei do Óleo.
Aproximadamente a 3 semanas atrás, fui dar a partida na audi e senti a partida "pesada", como se fosse bateria indo embora, como não era sempre que esse peso na partida ocorria, resolvi esperar até a bateria enfraquecer um pouco mais, fora isso desde essa data, as vezes sentia o carro meio preso, amarrado e horas estava normal, imaginei que pudesse ser a gasolina "fodium" da vida e etc, visto que no VCDS nada de irregular era apresentado, e não havia indícios de qualquer outra coisa.
Como de costume, semanalmente costumo verificar nível de Óleo, água e qualquer coisa aparente que possa estar errado, minha ultima olhada nesses níveis foi dia 09/05, uma segunda-feira e estava Ok, apenas faltava meio litro de óleo. Passei no rei do óleo e mandei mais um militek de 250Ml pra dentro do motor, restando assim uma falta de 250Ml, ou seja, nada.
Vamos a tragédia...
Na data de 15/05/2016 rodei aproximadamente 100km o dia inteiro em diversas condições de condução e no final do dia, retornando para minha casa, andando a 50km/h e pouco mais de 1500 rpm o carro simplesmente "apagou" ao parar no semafaro, ao dar a partida, a situação era a mesma que dar a partida em um carro com a bateria arriando, partida muito pesada e não tinha força para virar o motor. Acionei o seguro e tudo ok, mas ai bateu a "luz", a bateria não poderia ter feito o carro morrer, somente se o alternador falhasse ( o que acusaria no painel ) e a bateria zerasse, liguei o som e tudo ok, tudo funcionada, abri o cofre e quando puxei a vareta o óleo, a mesma estava seca, limpei e medi novamente e novamente ela estava seca, simplesmente nao acreditei no que vi, o carro é muito bem cuidado, não queima óleo, nada de errado, como pode sumir 4 litros de óleo? Olhei embaixo para ver se o bujão do cárter não havia caído ou se havia algum sinal de vazamento e nada, tudo seco.
Trouxe o carro para casa, tentei virar o motor pela polia do virabrequim e realmente estava travado. Passei o VCDS e não havia nenhuma anomalia gravada.
Para onde foi o óleo?
Porque não acusou aviso no painel?
Porque não bateu tucho nem fez nenhum barulho anormal?
Enfim...
Hoje finalizamos a desmontagem e o que pudemos verificar foi:
* Muita limalha no cárter, MUITA mesmo..
* Bronzinas de biela intactas
* Óleo interno da bomba de óleo LIMPO
* 2 Bronzinas de mancal Intacta, 1 mais ou menos e a outra ( justamente a do lado da bomba de óleo ) arregaçada.
* Virabrequim intacto, necessitará apenas de um polimento, não sera preciso retifica ( Apenas marcas superficiais e azulado onde gerou o problema da bronzina )
* Todo o resto do motor intacto e sem nenhuma avaria
Minha conclusão: O inicio do defeito se iniciou a 3 semanas atrás, quando ocorreu a partida pesada, cujo foi confundida com um problema de bateria, exatamente 2 semanas após a troca do óleo "barato". Na ultima semana o óleo estava no nível, o que conclui que não foi a falta de óleo que começou a comer a bronzina e sim a falta de lubrificação do óleo ou deficiência do óleo. Como começou a danificar a bronzina, travando-a, gerou uma queda de performance e uma queima/evaporação excessiva de óleo, cujo já era um óleo ineficiente, o que fez sumir toda essa quantidade em 1 semana de uso, e com o baixíssimo nível e atrelado ao óleo ruim, ajudou a travar o motor.
Duvidas não resolvidas: Porque não acusou no painel nível de óleo baixo e porque não bateu tucho?
Conversando agora a noite com o Lucas, lembrei que tinha um resto do ultimo óleo colocado e para fechar a conversa, coloquei o óleo comprado no rei do óleo em um copo e o outro resto em outro copo, para começar, a cor deles já se mostrava diferente, o óleo antigo tinha uma tonalidade mais escura. Ao mergulhar o dedo e tirar, o óleo "bom" grudava no dedo, o outro escorria com mais facilidade, como se fosse um óleo totalmente diferente. A viscosidade é diferente, o óleo "bom" mostra-se mais grosso, mais pastoso, o outro é como se fosse uma mistura com óleo de maquina, bem mais fino, menos viscoso, para ter certeza pedi que outra pessoa fizesse o teste e me falasse o que reparou, e foi exatamente a mesma coisa.
Resultado?? Não tenho como voltar ate a loja para reclamar e comprovar 1 mês depois que comprei um óleo falsificado, adulterado ou sei la como posso chamar aquilo, simplesmente deveria ter me ligado que ninguém faz milagres com valores e vender um óleo de qualidade de R$ 58,00 por R$ 35,00 era algo impossível.
Para quem não usa Militek ou condicionador de metal, recomendo que passe a usar, mesmo sendo caro, em um imprevisto como o meu cujo possa vir a acontecer, ele pode salvar ou aliviar bem sua pele, no meu caso, analisando que o carro rodou em um único dia mais de 100km e em 5 dias aproximadamente 250km praticamente SEM óleo, tenho mais certeza que ele impediu um dano muito maior, se não uma perda definitiva de 80% dos componentes ( Vira, válvulas, comando, pistões etc... )
Fica a dica, evitar 100% não tem como, mas podemos prevenir analisando a situação antes de colocar qualquer coisa no carro.
Não irei citar o nome da loja cujo comprei o lubrificante, pois não tenho nenhum laudo em mãos, apenas informo que é uma grande loja, próximo a Telhanorte em Osasco.
Veiculo: Audi A3 Sportback 2011/2011 - 60.000 km rodados
Manutenção: Até os 40.000 Km na Sorana
Cuidados extras: Desde 0km com uso de Militek
Upgrades: Intake, DP. Software Original.
Na data de 02/04/2016 efetuei a troca de óleo, como de costume comprei 5 litros de Castrol Magnatec 5w40, filtro e etc e a troca foi feita em oficina. Todo óleo que troco, ou pego diretamente da Motul ou comprava no rei do óleo, nessa ultima troca da audi em especial no rei do óleo estava o valor de R$ 58,00 o litro do castrol, enquanto no outro local em osasco - SP encontrei o litro por R$ 35,00, uma diferença apenas de quase R$ 25,00 o litro, então sem duvidas, comprei e troquei na mesma data, adicionei apenas o Militek comprado no Rei do Óleo.
Aproximadamente a 3 semanas atrás, fui dar a partida na audi e senti a partida "pesada", como se fosse bateria indo embora, como não era sempre que esse peso na partida ocorria, resolvi esperar até a bateria enfraquecer um pouco mais, fora isso desde essa data, as vezes sentia o carro meio preso, amarrado e horas estava normal, imaginei que pudesse ser a gasolina "fodium" da vida e etc, visto que no VCDS nada de irregular era apresentado, e não havia indícios de qualquer outra coisa.
Como de costume, semanalmente costumo verificar nível de Óleo, água e qualquer coisa aparente que possa estar errado, minha ultima olhada nesses níveis foi dia 09/05, uma segunda-feira e estava Ok, apenas faltava meio litro de óleo. Passei no rei do óleo e mandei mais um militek de 250Ml pra dentro do motor, restando assim uma falta de 250Ml, ou seja, nada.
Vamos a tragédia...
Na data de 15/05/2016 rodei aproximadamente 100km o dia inteiro em diversas condições de condução e no final do dia, retornando para minha casa, andando a 50km/h e pouco mais de 1500 rpm o carro simplesmente "apagou" ao parar no semafaro, ao dar a partida, a situação era a mesma que dar a partida em um carro com a bateria arriando, partida muito pesada e não tinha força para virar o motor. Acionei o seguro e tudo ok, mas ai bateu a "luz", a bateria não poderia ter feito o carro morrer, somente se o alternador falhasse ( o que acusaria no painel ) e a bateria zerasse, liguei o som e tudo ok, tudo funcionada, abri o cofre e quando puxei a vareta o óleo, a mesma estava seca, limpei e medi novamente e novamente ela estava seca, simplesmente nao acreditei no que vi, o carro é muito bem cuidado, não queima óleo, nada de errado, como pode sumir 4 litros de óleo? Olhei embaixo para ver se o bujão do cárter não havia caído ou se havia algum sinal de vazamento e nada, tudo seco.
Trouxe o carro para casa, tentei virar o motor pela polia do virabrequim e realmente estava travado. Passei o VCDS e não havia nenhuma anomalia gravada.
Para onde foi o óleo?
Porque não acusou aviso no painel?
Porque não bateu tucho nem fez nenhum barulho anormal?
Enfim...
Hoje finalizamos a desmontagem e o que pudemos verificar foi:
* Muita limalha no cárter, MUITA mesmo..
* Bronzinas de biela intactas
* Óleo interno da bomba de óleo LIMPO
* 2 Bronzinas de mancal Intacta, 1 mais ou menos e a outra ( justamente a do lado da bomba de óleo ) arregaçada.
* Virabrequim intacto, necessitará apenas de um polimento, não sera preciso retifica ( Apenas marcas superficiais e azulado onde gerou o problema da bronzina )
* Todo o resto do motor intacto e sem nenhuma avaria
Minha conclusão: O inicio do defeito se iniciou a 3 semanas atrás, quando ocorreu a partida pesada, cujo foi confundida com um problema de bateria, exatamente 2 semanas após a troca do óleo "barato". Na ultima semana o óleo estava no nível, o que conclui que não foi a falta de óleo que começou a comer a bronzina e sim a falta de lubrificação do óleo ou deficiência do óleo. Como começou a danificar a bronzina, travando-a, gerou uma queda de performance e uma queima/evaporação excessiva de óleo, cujo já era um óleo ineficiente, o que fez sumir toda essa quantidade em 1 semana de uso, e com o baixíssimo nível e atrelado ao óleo ruim, ajudou a travar o motor.
Duvidas não resolvidas: Porque não acusou no painel nível de óleo baixo e porque não bateu tucho?
Conversando agora a noite com o Lucas, lembrei que tinha um resto do ultimo óleo colocado e para fechar a conversa, coloquei o óleo comprado no rei do óleo em um copo e o outro resto em outro copo, para começar, a cor deles já se mostrava diferente, o óleo antigo tinha uma tonalidade mais escura. Ao mergulhar o dedo e tirar, o óleo "bom" grudava no dedo, o outro escorria com mais facilidade, como se fosse um óleo totalmente diferente. A viscosidade é diferente, o óleo "bom" mostra-se mais grosso, mais pastoso, o outro é como se fosse uma mistura com óleo de maquina, bem mais fino, menos viscoso, para ter certeza pedi que outra pessoa fizesse o teste e me falasse o que reparou, e foi exatamente a mesma coisa.
Resultado?? Não tenho como voltar ate a loja para reclamar e comprovar 1 mês depois que comprei um óleo falsificado, adulterado ou sei la como posso chamar aquilo, simplesmente deveria ter me ligado que ninguém faz milagres com valores e vender um óleo de qualidade de R$ 58,00 por R$ 35,00 era algo impossível.
Para quem não usa Militek ou condicionador de metal, recomendo que passe a usar, mesmo sendo caro, em um imprevisto como o meu cujo possa vir a acontecer, ele pode salvar ou aliviar bem sua pele, no meu caso, analisando que o carro rodou em um único dia mais de 100km e em 5 dias aproximadamente 250km praticamente SEM óleo, tenho mais certeza que ele impediu um dano muito maior, se não uma perda definitiva de 80% dos componentes ( Vira, válvulas, comando, pistões etc... )
Fica a dica, evitar 100% não tem como, mas podemos prevenir analisando a situação antes de colocar qualquer coisa no carro.