Óleo falsificado/Baixa qualidade - Prejuizo - ATENÇÃO

DrekTo

Novato
Pessoal, venho abrir esse tópico para servir de alerta a vocês, não somente proprietários de "audi", mas sim a todos. Vou expor o que aconteceu comigo nesse ultimo domingo dia 15/05/2016, o post é um louco longo mas é a unica forma de explicar o que houve..
Não irei citar o nome da loja cujo comprei o lubrificante, pois não tenho nenhum laudo em mãos, apenas informo que é uma grande loja, próximo a Telhanorte em Osasco.

Veiculo: Audi A3 Sportback 2011/2011 - 60.000 km rodados
Manutenção: Até os 40.000 Km na Sorana
Cuidados extras: Desde 0km com uso de Militek
Upgrades: Intake, DP. Software Original.

Na data de 02/04/2016 efetuei a troca de óleo, como de costume comprei 5 litros de Castrol Magnatec 5w40, filtro e etc e a troca foi feita em oficina. Todo óleo que troco, ou pego diretamente da Motul ou comprava no rei do óleo, nessa ultima troca da audi em especial no rei do óleo estava o valor de R$ 58,00 o litro do castrol, enquanto no outro local em osasco - SP encontrei o litro por R$ 35,00, uma diferença apenas de quase R$ 25,00 o litro, então sem duvidas, comprei e troquei na mesma data, adicionei apenas o Militek comprado no Rei do Óleo.

Aproximadamente a 3 semanas atrás, fui dar a partida na audi e senti a partida "pesada", como se fosse bateria indo embora, como não era sempre que esse peso na partida ocorria, resolvi esperar até a bateria enfraquecer um pouco mais, fora isso desde essa data, as vezes sentia o carro meio preso, amarrado e horas estava normal, imaginei que pudesse ser a gasolina "fodium" da vida e etc, visto que no VCDS nada de irregular era apresentado, e não havia indícios de qualquer outra coisa.

Como de costume, semanalmente costumo verificar nível de Óleo, água e qualquer coisa aparente que possa estar errado, minha ultima olhada nesses níveis foi dia 09/05, uma segunda-feira e estava Ok, apenas faltava meio litro de óleo. Passei no rei do óleo e mandei mais um militek de 250Ml pra dentro do motor, restando assim uma falta de 250Ml, ou seja, nada.

Vamos a tragédia...

Na data de 15/05/2016 rodei aproximadamente 100km o dia inteiro em diversas condições de condução e no final do dia, retornando para minha casa, andando a 50km/h e pouco mais de 1500 rpm o carro simplesmente "apagou" ao parar no semafaro, ao dar a partida, a situação era a mesma que dar a partida em um carro com a bateria arriando, partida muito pesada e não tinha força para virar o motor. Acionei o seguro e tudo ok, mas ai bateu a "luz", a bateria não poderia ter feito o carro morrer, somente se o alternador falhasse ( o que acusaria no painel ) e a bateria zerasse, liguei o som e tudo ok, tudo funcionada, abri o cofre e quando puxei a vareta o óleo, a mesma estava seca, limpei e medi novamente e novamente ela estava seca, simplesmente nao acreditei no que vi, o carro é muito bem cuidado, não queima óleo, nada de errado, como pode sumir 4 litros de óleo? Olhei embaixo para ver se o bujão do cárter não havia caído ou se havia algum sinal de vazamento e nada, tudo seco.

Trouxe o carro para casa, tentei virar o motor pela polia do virabrequim e realmente estava travado. Passei o VCDS e não havia nenhuma anomalia gravada.

Para onde foi o óleo?
Porque não acusou aviso no painel?
Porque não bateu tucho nem fez nenhum barulho anormal?

Enfim...

Hoje finalizamos a desmontagem e o que pudemos verificar foi:

* Muita limalha no cárter, MUITA mesmo..
* Bronzinas de biela intactas
* Óleo interno da bomba de óleo LIMPO
* 2 Bronzinas de mancal Intacta, 1 mais ou menos e a outra ( justamente a do lado da bomba de óleo ) arregaçada.
* Virabrequim intacto, necessitará apenas de um polimento, não sera preciso retifica ( Apenas marcas superficiais e azulado onde gerou o problema da bronzina )
* Todo o resto do motor intacto e sem nenhuma avaria

Minha conclusão: O inicio do defeito se iniciou a 3 semanas atrás, quando ocorreu a partida pesada, cujo foi confundida com um problema de bateria, exatamente 2 semanas após a troca do óleo "barato". Na ultima semana o óleo estava no nível, o que conclui que não foi a falta de óleo que começou a comer a bronzina e sim a falta de lubrificação do óleo ou deficiência do óleo. Como começou a danificar a bronzina, travando-a, gerou uma queda de performance e uma queima/evaporação excessiva de óleo, cujo já era um óleo ineficiente, o que fez sumir toda essa quantidade em 1 semana de uso, e com o baixíssimo nível e atrelado ao óleo ruim, ajudou a travar o motor.

Duvidas não resolvidas: Porque não acusou no painel nível de óleo baixo e porque não bateu tucho?

Conversando agora a noite com o Lucas, lembrei que tinha um resto do ultimo óleo colocado e para fechar a conversa, coloquei o óleo comprado no rei do óleo em um copo e o outro resto em outro copo, para começar, a cor deles já se mostrava diferente, o óleo antigo tinha uma tonalidade mais escura. Ao mergulhar o dedo e tirar, o óleo "bom" grudava no dedo, o outro escorria com mais facilidade, como se fosse um óleo totalmente diferente. A viscosidade é diferente, o óleo "bom" mostra-se mais grosso, mais pastoso, o outro é como se fosse uma mistura com óleo de maquina, bem mais fino, menos viscoso, para ter certeza pedi que outra pessoa fizesse o teste e me falasse o que reparou, e foi exatamente a mesma coisa.

Resultado?? Não tenho como voltar ate a loja para reclamar e comprovar 1 mês depois que comprei um óleo falsificado, adulterado ou sei la como posso chamar aquilo, simplesmente deveria ter me ligado que ninguém faz milagres com valores e vender um óleo de qualidade de R$ 58,00 por R$ 35,00 era algo impossível.

Para quem não usa Militek ou condicionador de metal, recomendo que passe a usar, mesmo sendo caro, em um imprevisto como o meu cujo possa vir a acontecer, ele pode salvar ou aliviar bem sua pele, no meu caso, analisando que o carro rodou em um único dia mais de 100km e em 5 dias aproximadamente 250km praticamente SEM óleo, tenho mais certeza que ele impediu um dano muito maior, se não uma perda definitiva de 80% dos componentes ( Vira, válvulas, comando, pistões etc... )

Fica a dica, evitar 100% não tem como, mas podemos prevenir analisando a situação antes de colocar qualquer coisa no carro.
 

ALBERTOLIMA

Membro
Que zica hein Andre pqp! Tenso mano

Acho que nao acusou nivel do oleo pq deve ter ficado alguma borra colada no medidor de nivel e assim sendo ele sempre acusava que tinha oleo, sobre bater tucho nao chegou a descarrregar total, pode tar ate com borra nos tuchou ja checou?

Uma coisa que eu to vendo bastante é Militec falsificado, tem de monte no mercado, eu prefiro pagar 80, 90 e saber que é original do que 50, 60 reais por ai!
Será que voce nao pos militec falso tbm?

Qual Castrol vc pos a norma vw 508.88 o de cor Verde ou o 502.00 o normal!?
Cara sempre usei Pentosin e sempre vou usar, nem a VW ta usando mais Castrol se não me engano.
 

DrekTo

Novato
Alberto Lima disse:
Que zica hein Andre pqp! Tenso mano

Acho que nao acusou nivel do oleo pq deve ter ficado alguma borra colada no medidor de nivel e assim sendo ele sempre acusava que tinha oleo, sobre bater tucho nao chegou a descarrregar total, pode tar ate com borra nos tuchou ja checou?

Uma coisa que eu to vendo bastante é Militec falsificado, tem de monte no mercado, eu prefiro pagar 80, 90 e saber que é original do que 50, 60 reais por ai!
Será que voce nao pos militec falso tbm?

Qual Castrol vc pos a norma vw 508.88 o de cor Verde ou o 502.00 o normal!?
Cara sempre usei Pentosin e sempre vou usar, nem a VW ta usando mais Castrol se não me engano.
E o que te garante que o que pagou 90 reais é original e nao é apenas óleo? Rs.. Militec original tem o lacre dentro meio roxo, coloracao amarela similar a de oleo e quando colocado na agua ele afunda igual pedra e se une... ele nao boia nem se parece com oleo quando colocado na agua, e por mais que colocasse militek falso, nao fundiria um motor nem faria o oleo sumir, simplesmente nao faria efeito... o uso do militek salvou a pele..

O carro é zero, inclusive de motor, nao tem borra em nenhum local, o oleo é trocado de 5 em 5 mil km sempre com militec, quando retiramos o carter, tirando as limalhas, ele estava limpo assim como todo o resto...me resta apenas montar e testar o sensor..

Sobre os tuchos, estao limpos, creio que o minimo de oleo que ficou no carter foi o suficiente pra suprir a parte de cima, mas mesmo assim era para descarregar, bater e etc...

O oleo é o 5w40 508.88 vw, verde, castrol é primeira linha, do castrol para o pentosin usado na audi muda apenas o rotulo e o valor, o fato é que nao foi a marca do oleo e sim o fato de ser um oleo adulterado, sanei minha duvida colocando um ao lado do outro hoje..

Joga no youtube essa busca " oleo castrol vs oleo bmw "

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
508.88 não é o óleo correto p esse motor! 502.00 e o correto. Você colocou o 508.88??

Sent from my XT1572 using Tapatalk
 

Tezotto

Membro
Cara, que Zica!!! Fazer motor de um carro com 60K é pra acabar...

Eu faria o seguinte, iria na loja que comprou o óleo supostamente falsificado e compraria um litro sem falar nada e mandaria fazer uma análise (porém acho difícil este óleo ser falsificado)

A Spotback tem sensor de nível e de pressão, os dois deveriam ter te alertado!!!

Certa vez a minha deu alerta de nível, completei o óleo e apagou na hora...
Em outra ocasião quando fiz a vistoria para transferência deixaram o sensor de pressão desconectado, ai ele ficou solto e acabou dando contato para o terra, meu painel parecia uma arvore de natal!!! rsrsrs

Na empresa que trabalho fazemos cilindros de embreagem para caminhões, certa vez tivemos problemas com uma frota inteira de ônibus em São Paulo (foi caso até de justiça) Nos frigir dos ovos chegamos a conclusão de que o fluido de freio utilizado era falsificado, isso foi comprovado pegando um litro do fluido do estoque da garagem de ônibus e levando para análise.
 

JulioRJ

Membro
p*** q merda... como saber q o oleo comprado no brasil é verdadeiro? imagina a quantidade de falsificações que vamos ter com dolar a R$ 4!
 

della

Membro
Quantos litros de óleo restavam no motor quando foi aberto, tem ideia?
Tem muitas perguntas sem resposta: Nenhum indício de óleo queimado? (checou o escape para ver se não há indícios de óleo queimado?) Nenhuma proteção do motor alarmou? Motor não rajou? Não acompanha a temperatura do óleo?
De fato há que se desconfiar da procedência do óleo pelo preço, mas na minha opinião tem muito mais dúvidas que respostas nesta história irmão!
Já vi casos de virar bronzina do virabrequim em EA888 mais de uma vez (duas vezes em Jettas para ser mais preciso) e não foi por falta de lubrificação, Engº da VW disse ser crônico e sujeito a garantia esse defeito!
Pena pelo acontecido...

Obs: Eu aproveitaria para forjar! :cool:
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Também acho muito estranho que nenhum dos sensores alertou. Nos temos 2 (!!) sensores de pressão e retorno de óleo, tem sensor de nível de óleo e nada.. Muito estranho mesmo.

Sent from my XT1572 using Tapatalk
 

ALBERTOLIMA

Membro
Eu só compro Militec em lojas confiaveis na minha opinião, MercadoCar ou Voli. Agora nesse mercado livre nao confio de jeito nenhum.
Vai saber também André, depende do que é composto esse militec falsificado, da quimica que tem nesse, isso eu to dizendo no caso do Militec ser falsificado, não estou dizendo que foi seu caso.
Voce ainda tem sobrando um restinho desse oleo? se não. seria legal voce voltar lá e comprar 1 litro e compra outro litro em outro lugar e comparar os dois oleos.
Se voce ja fez isso e viu a diferença é falso mesmo, tem que meter no pau essa loja fdp que vende isso. Imagina quantos consumidores essa loja pode ter lesado.

Agora na minha opiniao Castrol SLX Professional é uma coisa. já o Castrol EDGE é top, são outros 500. Eu não uso esse Castrol mais de jeito nenhum, prefiro mil vezes o importado Pentosin.
Realmente a norma que devia ser usada é a 502.00 ...508.00 são para motores 2014 em diante se não me engano. Mas isso não faria o motor ir pro saco também nao.

O meu SPB eu peguei a pouco tempo e pus um oleo meia boca da BR pra dar uma limpada mesmo com militec, vai fazer 2 mil km agora e ja vou tirar e por o Pentosin HC que esta guardadinho com mais um frasco de Militec :)

Realmente como a galera falou muito esquisito, nao apitou nada no painel, muito estranho, nao é possivel 2 sensores estarem defeituoso para nao acusar o erro.
 

G3ORG3

Membro
Que azar...

Eu não duvido que seja falsificado mas o ideal seria um teste mais a fundo, além do visual.

Tem alguns anúncios no ML que não dá pra acreditar, com preços de até 20% mais barato que na DISTRIBUIDORA ¬¬', isso sem contar as taxas, lucro...

Um exemplo é o Molykote A2, no ML encontra por até 25 reais! Bem mais barato que na distribuidora aqui em Curitiba, comprando no mínimo 20 unidades...

Depois desses relatos estou pendendo a usar o Militec..
 

DrekTo

Novato
mfractal disse:
508.88 não é o óleo correto p esse motor! 502.00 e o correto. Você colocou o 508.88??

Sent from my XT1572 using Tapatalk
Sempre usei o que vem simbulo da vw... que é verde... desde a audi preta... mas isso nao faria esse estrago em 1000km rodados... o X é que se pegar os 2 oleos, eles sao diferentes em grossura, escoamento..

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 

DrekTo

Novato
Tezotto disse:
Cara, que Zica!!! Fazer motor de um carro com 60K é pra acabar...

Eu faria o seguinte, iria na loja que comprou o óleo supostamente falsificado e compraria um litro sem falar nada e mandaria fazer uma análise (porém acho difícil este óleo ser falsificado)

A Spotback tem sensor de nível e de pressão, os dois deveriam ter te alertado!!!

Certa vez a minha deu alerta de nível, completei o óleo e apagou na hora...
Em outra ocasião quando fiz a vistoria para transferência deixaram o sensor de pressão desconectado, ai ele ficou solto e acabou dando contato para o terra, meu painel parecia uma arvore de natal!!! rsrsrs

Na empresa que trabalho fazemos cilindros de embreagem para caminhões, certa vez tivemos problemas com uma frota inteira de ônibus em São Paulo (foi caso até de justiça) Nos frigir dos ovos chegamos a conclusão de que o fluido de freio utilizado era falsificado, isso foi comprovado pegando um litro do fluido do estoque da garagem de ônibus e levando para análise.
Isso era uma suposicao ate ontem, quando lembrei que tinha um resto... as embalagens sao identicas, agora o oleo é bem diferente um do outro... ou é falsificacao o que tambem achava dificil ou algum problema de lote... nao sei..

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 

DrekTo

Novato
della disse:
Quantos litros de óleo restavam no motor quando foi aberto, tem ideia?
Tem muitas perguntas sem resposta: Nenhum indício de óleo queimado? (checou o escape para ver se não há indícios de óleo queimado?) Nenhuma proteção do motor alarmou? Motor não rajou? Não acompanha a temperatura do óleo?
De fato há que se desconfiar da procedência do óleo pelo preço, mas na minha opinião tem muito mais dúvidas que respostas nesta história irmão!
Já vi casos de virar bronzina do virabrequim em EA888 mais de uma vez (duas vezes em Jettas para ser mais preciso) e não foi por falta de lubrificação, Engº da VW disse ser crônico e sujeito a garantia esse defeito!
Pena pelo acontecido...

Obs: Eu aproveitaria para forjar! :cool:
Entao della...analisei todos esses fatos ate me ligar que tinha um resto do.oleo aqui em casa... comparei os 2 5w40 identicos e sao beeeem diferentes... mas respondendo as perguntas, nenhum indicio de oleo queimado, escapamento seco, pressurizacao seca, turbina seca, carter e partes inferiores secas, achei que eu havia comido.bola e nao vi o alerta de oleo, mas depois pelo vcds e girando a chave somente nada alarmou... o motor ficou simplesmente silencioso, nao rajou nem bateu tucho... simplesmente nada... creio que o resto de.oleo que tinha subiu...
A avaria da bronzina e inicio do travamento se teve ainda quando o oleo estava no nivel, creio que ele comeu a bronzina a um ponto que começou a elevar a temperatura e evaporar tudo, o vira esta azulado ao lado da bronzina problematica...
Nao acompanho temperatura de oleo andando na rua... normal... raramente alguem acompanharia...

Forjar nem ferrando..rs... primeiro pq se for fazer upgrade de turbina é no maximo uma k04 e depois pq foi apenas um polimento de vira de R$ 60,00, um jogo de bronzina de R$ 300 e a troca do tensor e corrente pelos atualizados... nada mais...rs... quando começa a futricar demais, elevar muito a potencia para uma coisa relativamente desnecessaria para uso no dia a dia, vc deixa de ter um carro confiavel, por melhor que seja montado... o desgaste vai ser muito prematuro e diversos outros pontos... nao rola...

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 

DrekTo

Novato
Alberto Lima disse:
Eu só compro Militec em lojas confiaveis na minha opinião, MercadoCar ou Voli. Agora nesse mercado livre nao confio de jeito nenhum.
Vai saber também André, depende do que é composto esse militec falsificado, da quimica que tem nesse, isso eu to dizendo no caso do Militec ser falsificado, não estou dizendo que foi seu caso.
Voce ainda tem sobrando um restinho desse oleo? se não. seria legal voce voltar lá e comprar 1 litro e compra outro litro em outro lugar e comparar os dois oleos.
Se voce ja fez isso e viu a diferença é falso mesmo, tem que meter no pau essa loja fdp que vende isso. Imagina quantos consumidores essa loja pode ter lesado.

Agora na minha opiniao Castrol SLX Professional é uma coisa. já o Castrol EDGE é top, são outros 500. Eu não uso esse Castrol mais de jeito nenhum, prefiro mil vezes o importado Pentosin.
Realmente a norma que devia ser usada é a 502.00 ...508.00 são para motores 2014 em diante se não me engano. Mas isso não faria o motor ir pro saco também nao.

O meu SPB eu peguei a pouco tempo e pus um oleo meia boca da BR pra dar uma limpada mesmo com militec, vai fazer 2 mil km agora e ja vou tirar e por o Pentosin HC que esta guardadinho com mais um frasco de Militec :)

Realmente como a galera falou muito esquisito, nao apitou nada no painel, muito estranho, nao é possivel 2 sensores estarem defeituoso para nao acusar o erro.
Entao... uso o edge... sempre usei... mano é muito diferente a viscoridade, escoamento... vou voltar la, comprar 1 litro e pedir nota e ver se é a mesma coisa... mas sao muito diferentes... qdo vc colar aqui te mostro..
Nao posso processar pq nao tenho mais nota e nem como provar nd... vou passar la hoje..

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 

DrekTo

Novato
George Amaral disse:
Que azar...

Eu não duvido que seja falsificado mas o ideal seria um teste mais a fundo, além do visual.

Tem alguns anúncios no ML que não dá pra acreditar, com preços de até 20% mais barato que na DISTRIBUIDORA ¬¬', isso sem contar as taxas, lucro...

Um exemplo é o Molykote A2, no ML encontra por até 25 reais! Bem mais barato que na distribuidora aqui em Curitiba, comprando no mínimo 20 unidades...

Depois desses relatos estou pendendo a usar o Militec..
Pode ser contrabando e etc... ou nao... vai saber... militec falam de falsificacao mas particularmente, nunca vi um falsificado... nem no youtube... mas por via das duvidas, antes de virar no motor, faço o teste da agua..

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
Acho que a melhor coisa é realmente comprar mais um litro na loja falsificada e mandar analisar (já usei os serviços da OilCheck, de MG, aqui em SP o SENAI do Ipiranga tem o serviço de análise de óleo)... Você pode entrar com reclamação na ANP, no Procon e acredito que até a própria Castrol vai querer ficar sabendo disso para entubar o cara...
 

DrekTo

Novato
victorarrabal disse:
Acho que a melhor coisa é realmente comprar mais um litro na loja falsificada e mandar analisar (já usei os serviços da OilCheck, de MG, aqui em SP o SENAI do Ipiranga tem o serviço de análise de óleo)... Você pode entrar com reclamação na ANP, no Procon e acredito que até a própria Castrol vai querer ficar sabendo disso para entubar o cara...
Victor... vou ver isso... te agradeço..

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
Bora trocar o oleo da minha que comprei em Osasco sinistro cara tem que ter um jeito de ferrar com essa loja imagina quantas pessoas não passaram por isso... Abraços
 

DrekTo

Novato
JulioRJ disse:
fala logo o nome da loja!
Nao posso, complicado falar o nome pois nao necessariamente foi ma fe da loja, pode ser N coisas... vou pedir para analisar e depois caio em cima.. Apenas digo que é uma loja grande, fica prox a telhanorte e ao shopping uniao...

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
 
Topo