[ DIY ] - Forro do Teto (troca, material, tecnica)

marioaoliva

Moderador
algum colega ja desmontou a persiana ali do teto solar. preciso tirar uma duvida. ja montei e desmontei a minha por causa do tecido. agora estou querendo saber um detalhe...

alguem?

é sobre os parafusos que prendem a persina no trilho. depois que troquei o tecido os parafusos nao tem tamando suficiente pra entrar e segurar a persiana...achei estranho, nao sei se sou eu que nao to fazendo certo.

att
Gabriel, eu mexi esses dias na minha, os suportes vão por cima da persiana e o meu eu coloquei de boa... Vc virou o tecido na parte de cima da persiana? Oem não tem tecido em cima... Avsss
 

gabrielm

Novato
Gabriel, eu mexi esses dias na minha, os suportes vão por cima da persiana e o meu eu coloquei de boa... Vc virou o tecido na parte de cima da persiana? Oem não tem tecido em cima... Avsss

nao tem tecido ali aonde tem os buraquinhos pro parafuso? aqueles 4. o cara colou o tecido ali sim. em toda essa borda que fica pra cima...meldeuls..rssss

sabe que tem tipo um (nao leva a malz pois vou falar bem leigo) tem um quadradinho de metal, tipo uma polca. quadrada. isso vai embaixo daquele buraquinho por onde passa o parafuso ali no suporte do trilho? entendeu?

tipo fica o tilho, esse metal quadrado e a persiana? assim? pq parece que nao o parafuso nao tem tamanho pra chegar e atravessar essa porca e entrar na persiana...

valeu meu velho....


edit: ou meu problema todo é o tecido que tem ali nessa borda?
 

marioaoliva

Moderador
Seu problema é o tecido na borda... Na parte de cima o tecido só vira na frente mesmo, nas laterais tem q cortar rente a borda...
 

djleob

Membro
Terminei o meu hoje :D :D :D.

Foi sofrido desmontar, mas montar foi um pouco mais fácil! hehehhe,,,, Se não tivesse teto solar, acho q teria sido bem mais fácil.
O forro ficou pouca coisa mais claro que o original, mas ao menos nao tá parecendo um teto de circo! hahahaha...
Agradeco à todos os posts e DIY que encontrei até hj no A3 Clube.
Tiro uma foto durante o dia e postarei aqui.
Obg à todos !
 

jardel

Novato
galera, tenho um A3 2004 1.8T. O forro dele é um creme/bege furadinho. Alguém sabe onde posso conseguir o tecido original ou o mais próximo do original?

uma loja boa que venda pela internet. Aguardo.

aproveitando o post, quanto de tecido eu precisaria para fazer todo o teto e as colunas? 3m x 1.40m dá?

obrigado.
 

roxo

Moderador
schons disse:
@ⓡⓞⓧⓞ qual é o pdf que vc estava usando como "ferrramenta" no seu notebook? valeeu!
Meu Caro,

Ali é o ElsaWin .. é um programa com os manuais de serviço de nossos argolas ... procura na net que tu acha ...
 

ivanpedro

Novato
Boa tarde, esse final de semana eu desmontei o forro para trocar o tecido e tive um certo trabalho desnecessariamente, vou descrever aqui para outros não terem o mesmo trabalho.
Usei uma técnica, a qual um amigo que trabalhou na Tapeçaria Alemão indicou. Para fazer a base do forro usar tinta látex(com baixo odor), usei a cola da 3M e o tecido usei na cor preto.
O forro é montado da seguinte forma por a audi, forro de espuma ou algum material desse gênero depois vem uma camada de fibra de vidro e um tipo de tecido em algodão e em cima disso tudo vai o tecido do forro colado nesse algodão.
No forro eu tive um grande trabalho trabalho pois removi todo o tecido que estava descolado, mais a cola e esse algodão que fica entre a fibra e o tecido depois passei o latex, esperei secar e colei o tecido.
Na cortina do teto solar eu apenas tirei o tecido caido e a cola que ficou grupado nesse algodão e passei a tinta latex, esperei secar e colei, muito mais fácil e rápido.

Mas tenho uma duvida, é assim o forro oem espuma, fibra, algodão,cola e tecido?
 

sarinvx

Membro
Galera... estou com a semana livre e resolvi fazer por conta essa bagaça.

Só uma dúvida... Vou fazer as portas também. Vocês colocam espuma na lateral das portas também ? Que tipo de espuma devo comprar, existe alguma "densidade" diferente, tanto pras portas quanto para o teto ???

Valeu...
 
Boa tarde pessoal, sou novo aqui no grupo, então desculpem se estou perguntando coisas ja ditas, enfim... Tenho um audi A3 2002 tiptronic 180cv blindado com 46mil kms, realmente novo, porém o forro do teto começou a descolar, e nas tapeçarias por aqui fica muito cariboca arrumar, então decidi fazer eu mesmo. Sou de São Paulo capital, alguém sabe aonde posso comprar o tecido? O tecido ja vem com espuma? Após retirar o forro, uma camada de cola branca até secar, depois coloco o tecido por cima, e por cima do mesmo passo com pincel macio a cola de sapateiro? So isso? Desculpem a ignorância.
Obrigado a todos
 

Cfacioli

Membros VIP
andrepinhooo07 disse:
Boa tarde pessoal, sou novo aqui no grupo, então desculpem se estou perguntando coisas ja ditas, enfim... Tenho um audi A3 2002 tiptronic 180cv blindado com 46mil kms, realmente novo, porém o forro do teto começou a descolar, e nas tapeçarias por aqui fica muito cariboca arrumar, então decidi fazer eu mesmo. Sou de São Paulo capital, alguém sabe aonde posso comprar o tecido? O tecido ja vem com espuma? Após retirar o forro, uma camada de cola branca até secar, depois coloco o tecido por cima, e por cima do mesmo passo com pincel macio a cola de sapateiro? So isso? Desculpem a ignorância.
Obrigado a todos
Amigo, tem essas informações aqui no fórum. Olha a dica q postei esses dias:

http://www.a3clube.com/index.php?/topic/8433-%5BINDICA%C3%87%C3%83O%5D-Tecido-teto-A3-ORIGINAL


Na area de DIY tem um material explicando como se faz a troca, alem de varios outros posts.


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
 
Boa noite amigos, então, desmontei hoje o interior do meu a3, porém, por ser blindado, foram feitas milhões de adaptações para todas as peças aparafusadas no teto (quebra sol, lâmpadas e etc) o que torna muito mais difícil, ele tem uma placa de reforço por todas as colunas de 20mm, e um manto a prova de balas pelo teto inteiro, é vem mais complicado, mas nada impossível. Quem tiver blindado, só fique atento na hora de desmontar, para achar o lugar correto das adaptações. Só uma dica galera (não tenho como colocar fotos infelizmente, pois estou pelo cel)
Abraços
 
Galera por favor, ja desmontei e fiz todo o procedimento, mas não sei quando o forro esta bom pra receber o tecido... Estou passando tinner com uma escova, mas parece que não esta bom ainda... Como deve ficar para ficar pronto para receber o tecido? Qual melhor modo de arrancar toda a cola antiga? Obrigado
 

roxo

Moderador
Meu caro, tem que tirar toda a cola... Uma dica e aplicar uma demão de tinta látex,deixar secar bem e depois aplicar a nova cola ...
 

LEOBSB

Novato
Pessoal, também troquei o forro do A3 com Teto Solar.
O resultado ficou bom.
Acabei perdendo uma das quatro guias da persiana do teto solar.
Caso alguém tenha uma sobrando me avisa.
http://www.ebay.com/itm/VW-Passat-Sunroof-repair-kit-2002-to-2013-4B0877165-/181455087024?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item2a3f90e5b0&vxp=mtr
Part number da Guia: 4B0877165
Pesquisei em tapeçarias e o preço ficou em torno de 350 a 400 reais.
Realmente o trabalho é grande, mas se você tiver um tempo livre e as ferramentas irá conseguir economizar.
Segue material que eu utilizei:
- Gasolina, para retirar por completo a cola "abençoada" que ficou do Tecido OEM.
- Cola branca para “impermeabilizar” e deixar a superfície bem lisa.
- Tecido para a nova forração. O primeiro tecido que comprei não deu certo, pois ele era relativamente fino e não era tão elástico. Na primeira tentativa passei um pouco na dose da cola que atravessou o tecido e o manchou. Tive que comprar outro tecido mais elástico para fazer o acabamento dos pegadores de mão e que tivesse uma espuma mais espessa para que a cola não atravessasse.
- Colas, da marca Amazonas, uma lata pequena usada para pincelar todo o forro e uma lata em spray para ir passando por etapas no tecido.
Esse material ficou na casa dos 200 reais (incluindo o tecido que deu errado).

Como eu não estava com pressa fui fazendo por etapas e rodei algumas semanas sem o forro.
Em um dia qualquer eu joguei água para lavar o carro como de costume e no dia seguinte a surpresa: uns papéis que estavam no banco de trás estavam todos molhados.
Então fui entender que existem calhas internas que drenam a água que infiltra ao redor do vidro do teto solar.
Para quem não conhece são quatro drenos, dois (dianteiros) que descem nas colunas do para-brisa e dois (traseiros) que correm nas colunas na altura do banco traseiro, caindo na frente da roda traseira.
Os meus dois drenos traseiros estavam entupidos.
Peguei um "passa fios" e consegui desentupir os drenos.
Com certeza esse serviço não seria feito na tapeçaria e a cada lavagem ou chuva o teto iria ficar ensopado e em pouco tempo o tecido estaria caindo novamente.
Enviarei as fotos...
Valeu.
 
Topo