[ DIY ] - Forro do Teto (troca, material, tecnica)

roxo

Moderador
Meus caros,

Segue um Diy que editei do forum http://www.comunidadetuning.com.br para troca do tecido do teto, foi feito em um astra 95 mas pode ser utilizado em qualquer carro.

O cara que executou o serviço trabalhava com o pai em uma fabrica de bancos esportivos, e como as colas de contato em aerosol são muito caras ele desenvolveu essa forma.

Material :suicidio:

material.jpg


1-Uma lata de 250ml de cola de contato (cola de sapateiro)

2-Tecido para o teto: :help:

- Eu tinha comentado, em um outro topico, que tinha achado aqui em minha cidade o raro tecido do interior do A3, bem, segue a foto do danado e afirmo que comparando com o original do meu carro, a3-2000, ele é identico em tonalidade inclusive com a espuma.

dsc04986.jpg

By fabioroxo at 2010-07-28

dsc04985n.jpg

By fabioroxo at 2010-07-28

:puto: GALERA PEÇO DESCULPAS, HOJE VI QUE POSTEI O TECIDO ERRADO PARA O A3, ACHEI AQUI EM MINHA CIDADE... :puto:

3-Tubo de Cola Branca

4-Lixa 800 de madeira

5-Pincel, não pode ser muito macio senão no começo vc vai desperdiça material.

MÃO NA MASSA :tunts: :tunts:

- O PROBLEMA
Teto no stilo tenda arabe ....

01.jpg


02.jpg


A DESMONTAGEM

Bem senhores aqui eu quiz economizar no DY uma vez que a desmontagem do forro do A3 não é tão complicado como muitos dizem, no elsawin é bem detalhado, porem, tava vendo aqui que vai dar um trabalhoooooooo tirar todas telas do elsa e postar aqui, isso fica pra frente a depender da necessidade da galera :p :p :p

No mais adcionei esse video sobre o quebra sol ... contribuição do Jordão:

Segue o video de como tirar a presilha do quebra sol, depois de ver o video é extremamente ridículo tirar tal peça, mas antes eu apanhei muito e não descobri como tirava aquilo.. ehheh O resto é muito fácil. Quem quiser um trabalho profissa, no ebay e na ECS vedem as ferramentas para desmontar o interior do A3/Golf.

http://www.youtube.com/watch?v=YA3cgCIRS5M

[]s,
Jordão

O FORRO E A PREPARAÇÃO

(esse forro é do Astra)

25.jpg


Esse é dos nossos A3:

forroa3.jpg

By fabioroxo at 2010-07-16

for2y.jpg

By fabioroxo at 2010-07-16


Todos os residuos de espuma, que vira uma meleca, devem ser tirados com uma escova ... não pode ficar nada ... Depois deve de passar uma lixa de madeira 800 para tirar um pouco das imperfeições.

26.jpg


Aqui vc vai passar uma camada de cola Branca

27.jpg


Aqui em todo teto, espere secar muito bem até ficar transparente.

28.jpg


Agora vamos utilizar a cola de contato, a famosa cola de sapateiro.. Para quem axar o cheiro forte use mascara, ou pelo menos não inale pela boca senão vc vai fica doidão e abandonar o serviço... :vomito: :vomito:

29.jpg


30.jpg


Cola de contato Funciona assim ... vc tem que passar com um pincel uma camada muito fina, mas não muito, ela tem que ser boa mas não ao ponto de atravesar o tecido.

Vc terá que passar dos dois lados no tecido (parte da espuma) e no teto, seguindo o comprimento da peça por sessões de tamanho de mais ou menos um palmo da mão.

Espere as partes secarem agora vai depender do calor, ventilação, o segredo de saber a hora certa de juntar as partes é quando a cola para de grudar teste isso colocanso a mão e veja se não esta grudenta.
Na hora de junta vá sem pressa devagar para não colar errado e mantenha sempre esticado o tecido.

MONTAGEM

É só seguir a ordem inversa da desmontagem :parede: :parede:

RESULTADOS :rofl: :rofl: :rofl:

45.jpg


22.jpg


46.jpg


54.jpg



DICAS

1- Aproveite para dar aquela lavada nas peças plasticas

2 - Faça a forração das colunas dianteiras para ficar tudo uniforme e bonito no acabamento

3 - Não tenha pressa ... reserve aquela cerpa e jogue duro ao som de AC/DC

4 - Apesar das pressilhas da Audi serem de metal .. :yahoo: :yahoo: tenha cuidado na retirada das peças e no forro que pode se quebrar com certa facilidade

Agora é só aproveitar e desculpe pelos erros rapaziada :pipoca:

CREDITOS

Agradeço aqui ao membro JEFFAKE do forum citado...
 

Jordaum

Aro 99
Bom tópico roxo! parabéns!

Pena eu não ter achado as fotos de qndo desmontei o A3.. :(

A textura desse tecido que vc postou não parece com o que tinha no meu A3 (180 03).. Deve ser pela foto..

[]s,
Jordão
 

roxo

Moderador
Jordaum disse:
Bom tópico roxo! parabéns!

Pena eu não ter achado as fotos de qndo desmontei o A3.. :(

A textura desse tecido que vc postou não parece com o que tinha no meu A3 (180 03).. Deve ser pela foto..

[]s,
Jordão

Meu Caro Jordaum,

Obrigado a intenção minha é postar esses pés de cobra que tem por ai a respeito do A3, se prepare para o proximo diy que to elaborando ... vai abalar esse forum... :malzae: :malzae:

No mais a respeito do tecido realmente eu tirei uma foto bem proximo, vou colocar outra depois, mas a tonalidade e textura do danado é igualzinha no meu a3-2000.

Tamos ai
 

RafaPR

Consultor Técnico
O tecido é diferente dos mais modernos.

O meu 2001 é completamente diferente desse aí, heheh.

Mas bom tópico, um belo tutorial!

Só que eu não arrisco fazer em casa, minha mão não é muito boa pra essas coisas. Com certeza eu ia acabar colocando cola demais ou de menos...
 

ItsoJ

Novato
cara... já trabalhei consideravelmente com forrações, cola e tals.
Queria saber exatamente qual a função da cola branca.
 

roxo

Moderador
ItsoJ disse:
cara... já trabalhei consideravelmente com forrações, cola e tals.
Queria saber exatamente qual a função da cola branca.

Meu caro,

Tava também pensando sobre isso e de 2 tem 1 ....

1 - Criar uma base para a cola de contato

2 - Criar um tipo de impermeabilização

Cheguei nestas 2 concluões mas nao sei ao certo se estou correto ... e já que vc trabalhou com colas e tal ... poderia contribuir com mais alguma coisa no topico ? :valeu: :valeu:
 

Jordaum

Aro 99
Completando o que o roxo disse, vale lembrar que o tecido original tem um espuma laranja que mesmo depois de retirada fica grudenta e pegajosa. Essa coloca da espuma original pode atrapalhar a cola de sapateiro, ou ainda dificultar o serviço (espalhar melhor a cola de sapateiro).

Achei uma boa ideia essa da cola branca, não conhecia. Acho que a chance de fixar o tecido assim é muito maior.

Sobre a cola, nada de usar aquela 3M spray (acho que no. 76), pois ela não segura nada. A melhor cola pra esse tipo de serviço é da marca Amazonas (lata verde).

[]s,
Jordão
 

ItsoJ

Novato
roxo disse:
ItsoJ disse:
cara... já trabalhei consideravelmente com forrações, cola e tals.
Queria saber exatamente qual a função da cola branca.

Meu caro,

Tava também pensando sobre isso e de 2 tem 1 ....

1 - Criar uma base para a cola de contato

2 - Criar um tipo de impermeabilização

Cheguei nestas 2 concluões mas nao sei ao certo se estou correto ... e já que vc trabalhou com colas e tal ... poderia contribuir com mais alguma coisa no topico ? :valeu: :valeu:

Bem, analisando os comentários e a minha experiência, realmente deve ser pq mesmo depois de lixar a parte rígida do forro, fica um pó da espuma que dificulta espalhar a cola de sapateiro, e ainda prejudica o contato. Então a cola branca serviria pq é mais fácil de espalhar, e funciona como uma base... Acho q é isso. Se realmente a parte rígida for mto sensível, tb pode servir como impermeabilização, pq alguns materiais, em contato com a cola de sapateiro, podem até derreter (isopor, por exemplo)

Qdo alguém fizer, favor postar os resultados!

o meu ainda não tá precisando dessa manutenção, mas qdo precisar, o tópico já ajudou mto!

abraços!
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Que beleza o complemento de informação e experiencias ... isso sim que é forum rsrsrsrssr ...

No mais o Jordão falou uma coisa que deve ser levado mesmo em conta é a retirada da "meleca laranja" que negocio chato rapaz !!!!!!

O companheiro ItsoJ vem somar muito com seu conhecimento em tapecaria .... valeu meu caro !!!!!
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Hoje resolvi colocar a maão na massa e desmontar o interior do meu ... é uma trabalheira mesmo ... mas dá um prazer vc desmontar e verificar o que tem com seu carro ... vou estender o trabalho até o final da semana pois vou aproveitar e lavar o carpete ... to na desmonatgem geral .. e teho que demorar mesmo pq o sol aqui na Bahia tá de férias ... fquei triste ao perceber que terei que tirar o forro traseiro das laterais, ali sim é um trabalhão, pq elas descolam do forro e pra colar novamente dá um certo trabalho ...

Toda ajuda é bem vinda de quem já fez essa desmonatagem ..
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Tá ai o resultado da peleja .....

A bagunça ... detalhe para o fooro ja pronto :eek:k: :eek:k:

dsc04987l.jpg



dsc04989v.jpg



O argolas depenado !!!!!

dsc04990k.jpg



dsc04991.jpg



dsc04996u.jpg



dsc04992r.jpg




A ferramenta que ajuda e muito :cool: :cool:

dsc04999p.jpg



Quem pode me dizer pra que serve ?????? :parede: :parede:

dsc04994j.jpg



Resultado :yahoo: :yahoo: :yahoo: :valeu: :valeu:

dsc05017b.jpg



dsc05006k.jpg





Aqui um pouquinho de minha vida ... :hehehe: :hehehe: :hehehe: Detalhe na garagem ....

dsc05015.jpg
 

roxo

Moderador
Meus Caros....

Rrsrsrsrssrsrrs... ja pensou nisso .... mas pra quem nao entendeu .. eu sou policial e essa é a viatura da cidade onde trabalho ... meu chodo tb !!!!
 

Jordaum

Aro 99
Bom, eu ia falar mal do serviço, mas agora que vi que vc é policial, desisti.. aehuheau

brincadeira! Também já fiz esse trampo no meu EX A3, só quem fez sabe como é um serviço trabalhoso, mas muito prazeroso!

Parabéns Roxo, parece que ficou top o serviço!

[]s,
Jordão
 

chedid

Administrador
roxo disse:
Meus Caros....

Rrsrsrsrssrsrrs... ja pensou nisso .... mas pra quem nao entendeu .. eu sou policial e essa é a viatura da cidade onde trabalho ... meu chodo tb !!!!

inhoooooooooooooooo inhooooooooo hehehe to brincando viu??? hehehe foi mal
 

roxo

Moderador
Meus caros,

JOrdão - TRanquilo nobre pode criticar, elogiar o que for .... pode dizer o que pensa mesmo sem problemas

Chedid - Sem estress ... nao fique milidrando alias aqui eu considero todos como amigos e preciso muito da ajuda de vcs e espero poder ajudar .. nao tem do que se desculpar nao companheiro

Rafapr - Eu queria mesmo saber que conector é esse .. o meu tá desligado ..

Eu espero que meu trabaho sirva de insentivo aqueles que tem vontade de meter a chave no carro e desmonatr tudo .. acreditem ... é muito prazeroso mesmo ... vc realmente faz do seu jeito e o melhor é que vc economiza e muito seu $$$$ e por tabela valoriza o serviço feito por Bons profisionais e aprende a verificar o valor justo para esses trabalhos ...

Tamos ai !!!!!
 

Carlinho

Consultor Técnico
E meu carro também começou a soltar o forro agora... :chora2:

Já estava até prevendo isso...
Tenho dois primos de 9 e 11 anos que são muito grudados a mim, e sempre que podem andam no meu carro.
Da última vez, quando olho no retrovisor vejo o de 11 brincando, passando a mão no forro. :puto: :aahhh:
Dei um berro com ele na hora que chega o bicho ficou triste, tadinho...
Criança é fogo, mas nem dá pra brigar, ele não sabe dessas coisas. Depois eu até fiquei com mó peso na conciência... :sorry:

Vou esperar o tecido soltar mais pra poder refazer o forro, enquanto isso já vou procurar o tecido, pra ver se acho algum parecido por aqui em Brasília...
 
Topo