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Troca Da correia Dentada Audi A3 1.8 20v Turbo / Aspirado - Literatura Técnica

#21
Estou desmontando o Cabeçote do meu audi em casa também 1.8 asp vou postar as fotos, minha unica duvida ainda é na montagem e sincronia da correia dentada isso ta me tirando horas de pesquisa
 
#22
Lucas David disse:
Estou desmontando o Cabeçote do meu audi em casa também 1.8 asp vou postar as fotos, minha unica duvida ainda é na montagem e sincronia da correia dentada isso ta me tirando horas de pesquisa
Qual sua dúvida mais especificamente, dependendo posso ajudar...
 
Iniciador do tópico #23
Lucas David disse:
Estou desmontando o Cabeçote do meu audi em casa também 1.8 asp vou postar as fotos, minha unica duvida ainda é na montagem e sincronia da correia dentada isso ta me tirando horas de pesquisa
Boa tarde Amigo, ja tirei o cabeçote do meu carro tbm em casa msm, levei na retifica ele deram uma geral dele verificado sede de válvula banho químico e deu um passe na fase tbm, ficou TOP montei em casa como meu pai .. so lembrando sempre Substitua os parafusos do cabeçote use junta Original e aplique o torque recomendado e super importante.

para colocar o motor no monto e fácil, assista esse do Tiozinho aqui, o cara explica super bem msm sendo inglês rs.. olhando da pra enter muito bem

https://www.youtube.com/watch?v=pfDoRbLwMqw

qualquer duvida so perguntar blz .. um abraço
 
Iniciador do tópico #26
E isso ai fiz como "victorarrabal" disse.. calça o carte com uma madeira em baixo, para pegar um maior areia e não vim a danificar o mesmo.
depois com macaco Jacarezinho vai subindo as pouco ate folgar o coxim do motor depois e so soltar os para fusos..
tive mais trabalho para soltar o suporte do motor, pois fica bem apertado la.. mais levantando mais o motor vc consegue solar ele, tem que fazer uma manobra para ele sair rs.

Lembrando sempre faça com calma e sem pressa para não quebrar nada, na hora de montar respeite o troque nos parafusos que vai no coxim do motor, nao aperte de mais pois pode espanar a rosca ok. Fica a Dica.

um abraço ..
 
#27
Daniel Meza disse:
E isso ai fiz como "victorarrabal" disse.. calça o carte com uma madeira em baixo, para pegar um maior areia e não vim a danificar o mesmo.
depois com macaco Jacarezinho vai subindo as pouco ate folgar o coxim do motor depois e so soltar os para fusos..
tive mais trabalho para soltar o suporte do motor, pois fica bem apertado la.. mais levantando mais o motor vc consegue solar ele, tem que fazer uma manobra para ele sair rs.

Lembrando sempre faça com calma e sem pressa para não quebrar nada, na hora de montar respeite o troque nos parafusos que vai no coxim do motor, nao aperte de mais pois pode espanar a rosca ok. Fica a Dica.

um abraço ..
Boa, vou comprar um chave de torque, só não achei um aqui na city.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
 
Iniciador do tópico #28
Alberio disse:
Boa, vou comprar um chave de torque, só não achei um aqui na city.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Olha compro minhas Ferramentas tudo no site : http://www.lojadomecanico.com.br/index.asp

la sempre tem ferramentas com preço bem acessível, compre meu Torquímetro linha "L" com estalo da Marca: GEDORE
e Muito Bom ele, tem preço e custo beneficio ótimo. RS 176,00

segue link do modelo: Capacidade N.m 30 - 160 : http://www.lojadomecanico.com.br/produto/2506/1/21/torquimetro-flex---o---click-30---160-nm-com-encaixe-de-12-pol-gedore-4556-l120

O Ideal e um quimômetro de 10 a 120 N.m mais na época não achei dai tive que comprar 2 um de baixo torque e esse da gedore, pq os parafusos dos mancais do motor vão 10Nm cada então com esse torquímetro não consegue dar torque baixo.

Outra ferramentas necessária:

Chave Especial para Parafusos do Cabeçote - RAVEN-111006 R$39,97

Ferramenta para Comprimir o Tensionador das Correntes do Cabeçote do Motor VW - RAVEN-R201002 - R$63,68


Chave Para Aperto Angular - R$ 56,00

--------------------------------------------------------------------

Depois com a literatura técnica e só seguir o procedimento e respeitar o torque dos parafusos blz.

Mais antes de começar a fazer o serviço sugiro que ja tenha essa ferramentas especiais para fazer o trampo TOP evitar problema ,

Valeu um abraço ..






R$39,97
 
#29
Daniel Meza disse:
Olha compro minhas Ferramentas tudo no site : http://www.lojadomecanico.com.br/index.asp

la sempre tem ferramentas com preço bem acessível, compre meu Torquímetro linha "L" com estalo da Marca: GEDORE
e Muito Bom ele, tem preço e custo beneficio ótimo. RS 176,00

segue link do modelo: Capacidade N.m 30 - 160 : http://www.lojadomecanico.com.br/produto/2506/1/21/torquimetro-flex---o---click-30---160-nm-com-encaixe-de-12-pol-gedore-4556-l120

O Ideal e um quimômetro de 10 a 120 N.m mais na época não achei dai tive que comprar 2 um de baixo torque e esse da gedore, pq os parafusos dos mancais do motor vão 10Nm cada então com esse torquímetro não consegue dar torque baixo.

Outra ferramentas necessária:

Chave Especial para Parafusos do Cabeçote - RAVEN-111006 R$39,97

Ferramenta para Comprimir o Tensionador das Correntes do Cabeçote do Motor VW - RAVEN-R201002 - R$63,68
Chave Para Aperto Angular - R$ 56,00

--------------------------------------------------------------------

Depois com a literatura técnica e só seguir o procedimento e respeitar o torque dos parafusos blz.

Mais antes de começar a fazer o serviço sugiro que ja tenha essa ferramentas especiais para fazer o trampo TOP evitar problema ,

Valeu um abraço ..



R$39,97
Agora sim, não falta mais nada, o que os mecânicos cobra para trocar a correia da para comprar todas as ferramentas e garantir um trampo descente. Muito obrigado.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
 
Iniciador do tópico #30
Alberio disse:
Agora sim, não falta mais nada, o que os mecânicos cobra para trocar a correia da para comprar todas as ferramentas e garantir um trampo descente. Muito obrigado.

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Com certeza, sem falar que vc fazendo trabalho vc faz com cuidado e zelo pelo seu carro ja alguns mecânicos fazem de qualquer jeito e na pressa, tento a literatura técnica na mão e as ferramentas da para fazer serviço bem TOP.. mais assim e pra quem gosta da graxa kkkkkkkkk :p
bom como eu curto o trampo sou suspeito para falar ..
Antes de fazer esse trampo fui comprando as ferramentas, pq ferramenta nunca e de mais sem falar que serve para varios outros trampo tbm .

depois fui comprando as Peças q ia precisar trocar , tipo Junta do cabeçote, junta do coletor admissão e Escape válvula termostática etc..
fiz uma lista e fui comprando todas as peças as pouco, depois foi so desmontar tudo, ah uma dica compre saquinho transparente e vai colocando os parafusos dentro escrevendo nos sacos parafusos da tampa de válvula admissão etc.. assim separa cada saquinho com seus parafusos na hora de montar fica fácil e não perde nada, forrei o porta malas e guardei tudo la.
outra dica tire bastante fotos, vai ajudar depois se tiver duvidadas de como montar.

Se surgir alguma duvida ai , so perguntar no que eu puder ajudar, Estou a disposição.
um abraço ...
 
#31
Valeu Daniel,

Concerteza estas dicas são ouro, falta 10k para trocar a correia, mas vou trocar kit de embreagem tbm, e válvula termostática e outras coisinhas, vou fazer como vc falou, comprar aos poucos e separar um fim de semana para o trampo, tbm me amarro em mexer no carro, axo que estou na profissão errada hehe.

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Iniciador do tópico #32
Alberio disse:
Valeu Daniel,

Concerteza estas dicas são ouro, falta 10k para trocar a correia, mas vou trocar kit de embreagem tbm, e válvula termostática e outras coisinhas, vou fazer como vc falou, comprar aos poucos e separar um fim de semana para o trampo, tbm me amarro em mexer no carro, axo que estou na profissão errada hehe.

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E nois Alberto, se precisar estamos ai ..

Nem me fala trabalho com Ti, mais curto de mais mecânica.. estou na profissão errada tbm kkkk

um forte abraço, ate mais
 
#33
Pessoal, o motor do A3 1.8T nao precisa de nenhuma ferramenta especial? para travar o comando e o virabrequim como a maioria dos carros ? Nao achei ninguem falando sobre nesse post. E usado apenas as marcas de referencia para deixar o motor no ponto? valeu
 
#34
Danylo Souza Madrigar disse:
Pessoal, o motor do A3 1.8T nao precisa de nenhuma ferramenta especial? para travar o comando e o virabrequim como a maioria dos carros ? Nao achei ninguem falando sobre nesse post. E usado apenas as marcas de referencia para deixar o motor no ponto? valeu
Os demais motores geralmente usam ferramentas para manter o enquadramento entre os comandos e não entre o comando e o virabrequim... Como no 20V o sincronismo dos comandos é por corrente não precisa de ferramenta nenhuma... Mesmo no Elsa as referências são só as marcações... Se quiser ser exato pode usar relógio comparador ou uma chave de fenda no furo da 1ª vela...
 
#36
victorarrabal disse:
Voltando aqui para dar um "feedback", no final do ano me aventurei à trocar a correia dentada em casa e me fodi bastante UHAuHAuhUAhuHAuhUAHuA

Tomei como referência dois vídeos disponíveis no Youtube da Revista "O Mecânico" que demonstram a desmontagem do motor do A3 (Tem por aqui também). Além das informações do ETKA (iguais às do tópico)... Mas aaaaaaaaaaaaah se fosse fácil como eles dizem UAHuAHuhUAhUAHuHUAhuAHu Na desmontagem o grande problema é o suporte do coxim (que prende o motor à longarina direita) ele é MUITO grande e não tem espaço para colocar ferramenta para soltar os parafusos e muito menos para tirar ele de lá... Mas dps de tirar tudo (tensores, correia e bomba d'água) consegui remover ele... Ai partindo para a montagem a novela foi outra! Primeiro seguindo o procedimento do manual de colocar tudo (tensores e tals) e por a correia deixando a polia do comando por último... Sem sucesso! Depois tentei deixar a bomba d'água por último sem sucesso também... Perdi a tarde toda nisso e depois de perder a paciência deixei a correia um pouco de lado e fui instalar a termostática e bocal novos (faz parte do kit de revisão)...

A correia sem querer entrar de jeito nenhum UHAUhAUhuAHuHUA


Ai decidi recorrer a internet para ver formas alternativas de montar a correia e achei esse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=pfDoRbLwMqw

Ele mostra que dá para montar a correia sem o tensor hidráulico e deixar para por o tensor hidráulico depois... Segui essa linha e deu certo, exceto pela fato de eu ter feito as coisas com mta pressa pelo fato de já ser tarde, ou seja, DEU MERDA UHAUhUAhuAHuHUAhUAHu Não sei se compensei folga pro lado errado ou se no processo pulou dente da correia, mas qnd terminei de montar e fui confirmar o PMS a merda estava um dente fora... Só que isso só "apareceu" depois de dar duas voltar no motor com tudo montado! Graças a Deus que esse motor não é taxado, pq essa merda dessa diferença podia ter me amassado uma válvula uHAUhUAHuHAUhUAHuHAU Nem preciso falar que explodi de raiva, ainda mais pq já era quase 22h... Ai recolhi minhas ferramentas e voltei para casa pq já não tinha mais cabeça pra continuar...

Retornei aos trabalhos de cabeça mais fria e depois de ver o vídeo acima com mais cuidado... Desmontei tudo mais uma vez e marcando tudo direitinho, compensando as folgas pro lado certo e prendendo o rolo para instalar o tensor hidráulico finalmente consegui colocar a correia dentada direito!!!



Porém na hora de montar tive um segundo parto que foi reinstalar o suporte do coxim com tudo no lugar! Xinguei MUITO os engenheiros da Audi! O caminho mais fácil para ele entrar é impedido por um tubo do sistema do ar condicionado, com isso tem que entrar com o suporte por baixo do carro, levantar beeem o motor e ir manobrando ele até chegar na posição... Isso é MTO chato UAHuHAUhUAHuHAUhUAHuA Mas no final deu certo, consegui montar tudo... Como precisa tirar parte da pressurização para ter acesso às polias aproveitei para passar silicone numa parte lá que usa uma conexão bizarra com o-ring ao invés de mangueira abraçadeira e já apertei beeem todas as abraçadeiras tb (queria na verdade ter trocado as abraçadeiras por outro tipo, mas faltou $)...

Enfim... Quem for fazer em casa tenha paciência...
 
#37
Amigo, eu resolvi trocar a correia dentada do meu carro, é um 2002 aspirado 20V. Eu segui certinho as marcas identificadas no carro e ao ligar o motor funciona descompassado. deve ter pulado 1 dente.
Se pular 1 dente a válvula pode empenar ?
Tem outra forma de se certificar de que o carro está no ponto correto sem seguir as marcações ?

Uma informação importante para quem for desmontar é necessário estar preparado com as ferramentas necessárias conforme vou listar abaixo:

CHAVE PHILIPS, JOGO DE CHAVES SEXTAVADA OU ESTRIADA COM EXTENSOR E SOQUETE COM OS NÚMEROS 10,12,13,16,18 E 19. CHAVE ALLEN Nº 5,6,7 E 8 de preferencia de marcas boas pois o ultimo mecânico que apertou a polia do alternador quase me fez espanar uma chave gedore que comprei por estar extremamente apertada.
Como já disseram anteriormente é necessário um macaco para levantar o motor utilizando como apoio toco de madeira apoiando o carter.
 
Iniciador do tópico #38
RICARDO NACARATE DA COSTA disse:
Amigo, eu resolvi trocar a correia dentada do meu carro, é um 2002 aspirado 20V. Eu segui certinho as marcas identificadas no carro e ao ligar o motor funciona descompassado. deve ter pulado 1 dente.
Se pular 1 dente a válvula pode empenar ?
Tem outra forma de se certificar de que o carro está no ponto correto sem seguir as marcações ?

Uma informação importante para quem for desmontar é necessário estar preparado com as ferramentas necessárias conforme vou listar abaixo:

CHAVE PHILIPS, JOGO DE CHAVES SEXTAVADA OU ESTRIADA COM EXTENSOR E SOQUETE COM OS NÚMEROS 10,12,13,16,18 E 19. CHAVE ALLEN Nº 5,6,7 E 8 de preferencia de marcas boas pois o ultimo mecânico que apertou a polia do alternador quase me fez espanar uma chave gedore que comprei por estar extremamente apertada.
Como já disseram anteriormente é necessário um macaco para levantar o motor utilizando como apoio toco de madeira apoiando o carter.
Ricardo boa tarde amigo,

Cara muito cuidado desse processo ! embora a troca seja relativamente simples igual do gol e motores 8v que não necessita ferramentas especias.
porem tem que tomar cuidado se vc deixar o motor fora do ponto e ligar , pode empenar as 20v dai vc vai ter um dor de cabeça hehe e vai gastar uns 4 mil para arrumar a brincadeira, então muito cuidado.

Olha no vídeo mostra certinho a troca, porem o motor esta fora do carro, fazendo no carro fica mais complicado por causa do espaço e necessários fazer algumas manobras para deixar o motor na posição certa para tirar o suporte do motor e deixar apoiado por baixo com macaco, quando fizera a troca e necessário da 2x voltas completas no motor manualmente com chave em sentindo horário, feito isso confira o ponto do motor novamente, na polia do virabrequim e na polia do comando, apos essa 2 voltas manual no motor as marcas devem estar batendo certinha. sem não tiver não ligue o carro de madeira alguma ...
isso pode detonar seu motor...
como vc falo que carro ligou, porem funciona irregular deve estar uns 2 dentes fora ou mais .. pq 1 dente fora o carro ate funciona aparentemente normal mais fica fraco consome mais combustível etc..

Conselho amigo, se não se sentir confiante em realizar esse serviço, não faça ! peça para um profissional fazer para vc deve gastar de 300,00 a 350 de mão de obra, porem sai bem mais barato do que pagar para fazer o cabeçote todo ok.

um abraço ...
 
#39
Alô, galera! Apesar de eu gostar de mecânica e ter intenção de "botar a mão na massa" não tenho estrutura pra fazer isso, nem as ferramentas, e mesmo que tivesse não poderia, pois moro em apartamento e as normas do condomínio proíbem reparos mecânicos.
Alguém aqui sabe de alguma oficina de confiança e preço justo para fazer esse serviço em Sorocaba!? O meu é um A3 1.8 aspirado.
Desde já agradeço.
 
#40
pessoal, as fotos do passo a passo na estao abrindo, alguem poderia me enviar caso ainda tenham? meu mecanico disse q nunca trocou correia desse carro eu falei pra ele que é igual do aspirado mas ele esta receioso, com o passo a passo , pode ser que ele tope fazer, abraço