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Troca Da correia Dentada Audi A3 1.8 20v Turbo / Aspirado - Literatura Técnica

Iniciador do tópico #1
Passo a Passo Da Troca Da correia Dentada Audi A3 1.8 20v Turbo / Aspirado
Literatura Técnica
Importante: Fazer a troca da correia dentro do prazo de 50,000 a 60,000 Km no Maximo, ou quando jugar Necessário ok, Lembrando que nas Regiões que tenha muito Minério essa troca deve ocorrer mais cedo. Assim como verificar os desgastes das polia comando virabrequim etc..
















 
Iniciador do tópico #3
Depois vou fazer um video, klaiton te mostrando alguns dicas .. Por acaso meu carro esta desmontado rsrs.. No feriado tirei o cabeçote fora para trocar a junta, dai ja aproveitei levei na retifica para dar aquele talento, to esperando voltar para montar ..

Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk
 
#4
Daniel Meza disse:
Depois vou fazer um video, klaiton te mostrando alguns dicas .. Por acaso meu carro esta desmontado rsrs.. No feriado tirei o cabeçote fora para trocar a junta, dai ja aproveitei levei na retifica para dar aquele talento, to esperando voltar para montar ..

Enviado de meu LG-E977 usando Tapatalk
Tu quem arruma o seu? Comprei um kit de ferramentas, chegou semana passada, não paro de "brincar" hahahaha falta comprar torquimetro e 4 cavaletes, depois parto para grua e suporte de motor kkk quando fico mexendo no meu, a hora passa que nem vejo, é igual cuidar de um filho :D
 
Iniciador do tópico #6
Klaiton Frank disse:
Tu quem arruma o seu? Comprei um kit de ferramentas, chegou semana passada, não paro de "brincar" hahahaha falta comprar torquimetro e 4 cavaletes, depois parto para grua e suporte de motor kkk quando fico mexendo no meu, a hora passa que nem vejo, é igual cuidar de um filho :D
E meus que faço reparo no meu audera rs.. uma que faço serviço direto respeitando a manual e literatura técnica.. como ditado diz, quer bem feito faça vc mesmo !
só levo no mecânico para fazer serviço pesado que precisa de elevador etc.. tipo troca da embreagem essa coisa.
Comprei meu segundo torquímetro semana passada, agora tem 1 de baixo torque 1.4 a 20kg e outro de 30 a 150Nm, sempre que posso vou investindo em mais ferramentas, assim da pra fazer o trabalho de boa, Primeira vez que faço troca da Junta do cabeçote, ja to aproveitando e dando uma geral do carro , trocando abraçadeira etc..
vou gravar um video hj pra vc ver , um abraço ate mais..
Ah e verdd a hora passa que nem vejo tbm kkkkkkk minha namorada fica loka comigo ! Mais sou apaixonado por carro motores e mecânica esta no sangue kkkkk nao tem jeito ...
 
#7
Daniel Meza disse:
E meus que faço reparo no meu audera rs.. uma que faço serviço direto respeitando a manual e literatura técnica.. como ditado diz, quer bem feito faça vc mesmo !
só levo no mecânico para fazer serviço pesado que precisa de elevador etc.. tipo troca da embreagem essa coisa.
Comprei meu segundo torquímetro semana passada, agora tem 1 de baixo torque 1.4 a 20kg e outro de 30 a 150Nm, sempre que posso vou investindo em mais ferramentas, assim da pra fazer o trabalho de boa, Primeira vez que faço troca da Junta do cabeçote, ja to aproveitando e dando uma geral do carro , trocando abraçadeira etc..
vou gravar um video hj pra vc ver , um abraço ate mais..
Ah e verdd a hora passa que nem vejo tbm kkkkkkk minha namorada fica loka comigo ! Mais sou apaixonado por carro motores e mecânica esta no sangue kkkkk nao tem jeito ...
Poxa, que massa, não sou o unico louco ahuhaeuhaue
E este torquimetro de baixo kg, é os de bicicleta ne? chega a ser o dobro do normal em Nm... Tava vendo as tabelas de torque aqui e fui procurar o torquimetro para 10Nm 15Nm, e achei este de Bike, era 800 reais, quando o de uso mais conhecido na mecanica é 300 a 400, mas o torquimetro vou comprar só depois de comprar a minha central de trava, que deve ocorrer no próximo mês, pq pedir para a patroa abaixar o pino antes de sair ta virando briga ja kkkkk
 
#8
Eu tb sou adepto do DYI... Até hj meu carro só foi pra oficina pra fazer a primeira troca de óleo comigo pq ainda não tinha as ferramentas e a troca da embreagem... Ah sim e também a montagem dos pneus... Restante eu fiz tudo, inclusive a troca das buchas da suspensão (bandeja, estabilizadora e eixo traseiro), troca dos amortecedores e kits, troca de termostática... Agora aos 120mil km é hora da correia
 
#9
victorarrabal disse:
Eu tb sou adepto do DYI... Até hj meu carro só foi pra oficina pra fazer a primeira troca de óleo comigo pq ainda não tinha as ferramentas e a troca da embreagem... Ah sim e também a montagem dos pneus... Restante eu fiz tudo, inclusive a troca das buchas da suspensão (bandeja, estabilizadora e eixo traseiro), troca dos amortecedores e kits, troca de termostática... Agora aos 120mil km é hora da correia
Boa Victor! Eu tb é só o pesado, como voce trocou as buchas da suspensão em casa? tens prensa? tava pensando em comprar o kit ja pronto e só tirar uma e por outra...
 
#11
Daniel Meza
Klaiton Frank
victorarrabal
Robson Corrêa
--------------------

Salve galera..

Meu carro está fazendo um barulho de grilo, tipo correia, um barulho curto/rápido, tipo "krii"

As situações que ocorre o barulho são:

- Quando bato a chave e o carro liga faz "kri" rapidinho quando o motor começa a funcionar, depois não faz mais.
- Quando vou arrancar, as vezes também faz o "kri", quando forço a embreagem na primeira marcha, tipo sem acelerar muito, usando torque.
- Quando viro o volante até o final manobrando(sem querer, é claro) e acelerando, o "kri" é mais alto e perceptível.

Pensei que fosse a correia dentada, duvido muito que o antigo dono tenha trocado, o carro tá com 200.000km deveria ser trocada com 180.000km pelos cálculos.

Me ajudem amigos, digam o que acham que seja. Dicas de como saber oq é realmente, se tem como saber se a correia está velha.

Como confiro se a turbina está boa? será que pode ser a turbina?

Ainda não comprei o VAG, tem problemas que o VAG não detecta?

Fico no aguardo, grato!

(Audi A3 1.8T 180cv 2P 2001)
 
#12
Klaiton Frank disse:
Boa Victor! Eu tb é só o pesado, como voce trocou as buchas da suspensão em casa? tens prensa? tava pensando em comprar o kit ja pronto e só tirar uma e por outra...
Cara não tenho prensa e uma facilitaria absurdamente hahahahaha precisa de uma morsa ou um sargento (grampo C) e no caso eu tenho o segundo... E uns soquetes, com isso vc tira as originais da bieleta e a menor da bandeja... E tudo eu achei tutorial na internet pelo youtube (só acha em inglês), tentei fazer em português mas acabou a batera da câmera no dia... A que dá mais trabalho pra entrar é a grande da bandeja que precisar estar MTO bem alinhada e usar e abusar na graxa grafitada... Pra sair a mais difícil é a do eixo traseiro e vale mencionar que o eixo traseiro entra tensionado então precisa de duas pessoas pra voltar ele no lugar, um alavanca ele pra posição e outro coloca o parafuso...

Pra tirar a bucha grande da bandeja e do eixo traseiro usei essa "ferramenta":
http://youtu.be/qhrY7clDIGE

Usei 3 medidas de serra-copo, depois vejo ao certo quais... as indicadas pra bucha de bandeja e uma maior pro eixo traseiro (ai a maior da bandeja vira a menor do eixo traseiro)

Esse mostra como tira as buchas menor da bandeja e das bieletas
http://youtu.be/_UnZChqbgKU

Pra montar usar a msm ferramenta...

Aqui mostra um POV de um mecânico tirando o eixo traseiro e dá pra tirar uma idéia dai... Vale mencionar que li na internet gente que tira a bucha do eixo traseira com serra e porrada, mas com o carro somente sobre cavaletes eu não arriscaria
http://youtu.be/bR9KctR6dBk

Dá pra ter uma vaga idéia de como é kkkk
 
#13
st0ck, difícil dizer seu problema... pode ser mtas coisas, inclusive coisas diferentes...

Sobre o VAG ele só lê coisas relacionadas a sensores, ou seja, coisas eletro-eletrônicas... Porém existem partes mecânicas q são monitoradas por sensores mas tem bastante coisa q pode dar problema e não acusar no VAG
 
#15
st0ck disse:
Daniel Meza
Klaiton Frank
victorarrabal
Robson Corrêa
--------------------

Salve galera..

Meu carro está fazendo um barulho de grilo, tipo correia, um barulho curto/rápido, tipo "krii"

As situações que ocorre o barulho são:

- Quando bato a chave e o carro liga faz "kri" rapidinho quando o motor começa a funcionar, depois não faz mais.
- Quando vou arrancar, as vezes também faz o "kri", quando forço a embreagem na primeira marcha, tipo sem acelerar muito, usando torque.
- Quando viro o volante até o final manobrando(sem querer, é claro) e acelerando, o "kri" é mais alto e perceptível.

Pensei que fosse a correia dentada, duvido muito que o antigo dono tenha trocado, o carro tá com 200.000km deveria ser trocada com 180.000km pelos cálculos.

Me ajudem amigos, digam o que acham que seja. Dicas de como saber oq é realmente, se tem como saber se a correia está velha.

Como confiro se a turbina está boa? será que pode ser a turbina?

Ainda não comprei o VAG, tem problemas que o VAG não detecta?

Fico no aguardo, grato!

(Audi A3 1.8T 180cv 2P 2001)
Ja experimentou passar um desengripante, silicone spray ou uma vela na poly v?
As vezes resolve por um tempo, a minha sempre que lavo o motor, utilizo silicone ou desengripante para nao "grilar", mais como forma preventiva pois é nova, e esta bem tensionada, caso nao resolva desconfie do tensionador...
Em geral barulhos mecanicos são "n" coisas, tenta gravar, por mais simples que seja, talvez possamos ajudar melhor...
 
#16
victorarrabal, obrigado pela resposta cara, vou comprar o VAG essa semana tenho até medo do que vai aparecer lá! hehehe
Klaiton Frank, obrigado também cara pela resposta, vou gravar sim um video tentando fazer o barulho de alguma forma, vou passar um WD40 tambem pra ver se sai o barulho depois.. vou abrir um tópico com fotos do meu motor pra galera analisar, não sei se está original, se foi mexido, se falta algo, dai a galera me ajuda..

logo eu coloco um video aqui nesse topico.. abraço!
 
#17
Voltando aqui para dar um "feedback", no final do ano me aventurei à trocar a correia dentada em casa e me fodi bastante UHAuHAuhUAhuHAuhUAHuA

Tomei como referência dois vídeos disponíveis no Youtube da Revista "O Mecânico" que demonstram a desmontagem do motor do A3 (Tem por aqui também). Além das informações do ETKA (iguais às do tópico)... Mas aaaaaaaaaaaaah se fosse fácil como eles dizem UAHuAHuhUAhUAHuHUAhuAHu Na desmontagem o grande problema é o suporte do coxim (que prende o motor à longarina direita) ele é MUITO grande e não tem espaço para colocar ferramenta para soltar os parafusos e muito menos para tirar ele de lá... Mas dps de tirar tudo (tensores, correia e bomba d'água) consegui remover ele... Ai partindo para a montagem a novela foi outra! Primeiro seguindo o procedimento do manual de colocar tudo (tensores e tals) e por a correia deixando a polia do comando por último... Sem sucesso! Depois tentei deixar a bomba d'água por último sem sucesso também... Perdi a tarde toda nisso e depois de perder a paciência deixei a correia um pouco de lado e fui instalar a termostática e bocal novos (faz parte do kit de revisão)...

A correia sem querer entrar de jeito nenhum UHAUhAUhuAHuHUA


Ai decidi recorrer a internet para ver formas alternativas de montar a correia e achei esse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=pfDoRbLwMqw

Ele mostra que dá para montar a correia sem o tensor hidráulico e deixar para por o tensor hidráulico depois... Segui essa linha e deu certo, exceto pela fato de eu ter feito as coisas com mta pressa pelo fato de já ser tarde, ou seja, DEU MERDA UHAUhUAhuAHuHUAhUAHu Não sei se compensei folga pro lado errado ou se no processo pulou dente da correia, mas qnd terminei de montar e fui confirmar o PMS a merda estava um dente fora... Só que isso só "apareceu" depois de dar duas voltar no motor com tudo montado! Graças a Deus que esse motor não é taxado, pq essa merda dessa diferença podia ter me amassado uma válvula uHAUhUAHuHAUhUAHuHAU Nem preciso falar que explodi de raiva, ainda mais pq já era quase 22h... Ai recolhi minhas ferramentas e voltei para casa pq já não tinha mais cabeça pra continuar...

Retornei aos trabalhos de cabeça mais fria e depois de ver o vídeo acima com mais cuidado... Desmontei tudo mais uma vez e marcando tudo direitinho, compensando as folgas pro lado certo e prendendo o rolo para instalar o tensor hidráulico finalmente consegui colocar a correia dentada direito!!!



Porém na hora de montar tive um segundo parto que foi reinstalar o suporte do coxim com tudo no lugar! Xinguei MUITO os engenheiros da Audi! O caminho mais fácil para ele entrar é impedido por um tubo do sistema do ar condicionado, com isso tem que entrar com o suporte por baixo do carro, levantar beeem o motor e ir manobrando ele até chegar na posição... Isso é MTO chato UAHuHAUhUAHuHAUhUAHuA Mas no final deu certo, consegui montar tudo... Como precisa tirar parte da pressurização para ter acesso às polias aproveitei para passar silicone numa parte lá que usa uma conexão bizarra com o-ring ao invés de mangueira abraçadeira e já apertei beeem todas as abraçadeiras tb (queria na verdade ter trocado as abraçadeiras por outro tipo, mas faltou $)...

Enfim... Quem for fazer em casa tenha paciência...
 
#19
victorarrabal disse:
Voltando aqui para dar um "feedback", no final do ano me aventurei à trocar a correia dentada em casa e me fodi bastante UHAuHAuhUAhuHAuhUAHuA

Tomei como referência dois vídeos disponíveis no Youtube da Revista "O Mecânico" que demonstram a desmontagem do motor do A3 (Tem por aqui também). Além das informações do ETKA (iguais às do tópico)... Mas aaaaaaaaaaaaah se fosse fácil como eles dizem UAHuAHuhUAhUAHuHUAhuAHu Na desmontagem o grande problema é o suporte do coxim (que prende o motor à longarina direita) ele é MUITO grande e não tem espaço para colocar ferramenta para soltar os parafusos e muito menos para tirar ele de lá... Mas dps de tirar tudo (tensores, correia e bomba d'água) consegui remover ele... Ai partindo para a montagem a novela foi outra! Primeiro seguindo o procedimento do manual de colocar tudo (tensores e tals) e por a correia deixando a polia do comando por último... Sem sucesso! Depois tentei deixar a bomba d'água por último sem sucesso também... Perdi a tarde toda nisso e depois de perder a paciência deixei a correia um pouco de lado e fui instalar a termostática e bocal novos (faz parte do kit de revisão)...

A correia sem querer entrar de jeito nenhum UHAUhAUhuAHuHUA


Ai decidi recorrer a internet para ver formas alternativas de montar a correia e achei esse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=pfDoRbLwMqw

Ele mostra que dá para montar a correia sem o tensor hidráulico e deixar para por o tensor hidráulico depois... Segui essa linha e deu certo, exceto pela fato de eu ter feito as coisas com mta pressa pelo fato de já ser tarde, ou seja, DEU MERDA UHAUhUAhuAHuHUAhUAHu Não sei se compensei folga pro lado errado ou se no processo pulou dente da correia, mas qnd terminei de montar e fui confirmar o PMS a merda estava um dente fora... Só que isso só "apareceu" depois de dar duas voltar no motor com tudo montado! Graças a Deus que esse motor não é taxado, pq essa merda dessa diferença podia ter me amassado uma válvula uHAUhUAHuHAUhUAHuHAU Nem preciso falar que explodi de raiva, ainda mais pq já era quase 22h... Ai recolhi minhas ferramentas e voltei para casa pq já não tinha mais cabeça pra continuar...

Retornei aos trabalhos de cabeça mais fria e depois de ver o vídeo acima com mais cuidado... Desmontei tudo mais uma vez e marcando tudo direitinho, compensando as folgas pro lado certo e prendendo o rolo para instalar o tensor hidráulico finalmente consegui colocar a correia dentada direito!!!



Porém na hora de montar tive um segundo parto que foi reinstalar o suporte do coxim com tudo no lugar! Xinguei MUITO os engenheiros da Audi! O caminho mais fácil para ele entrar é impedido por um tubo do sistema do ar condicionado, com isso tem que entrar com o suporte por baixo do carro, levantar beeem o motor e ir manobrando ele até chegar na posição... Isso é MTO chato UAHuHAUhUAHuHAUhUAHuA Mas no final deu certo, consegui montar tudo... Como precisa tirar parte da pressurização para ter acesso às polias aproveitei para passar silicone numa parte lá que usa uma conexão bizarra com o-ring ao invés de mangueira abraçadeira e já apertei beeem todas as abraçadeiras tb (queria na verdade ter trocado as abraçadeiras por outro tipo, mas faltou $)...

Enfim... Quem for fazer em casa tenha paciência...
Santa Paciencia!

Ainda bem que paguei para trocar a minha pela primeira vez, mas o teu feed ja vai ajudar muito,
macaqueou o motor do carro para tirar o suporte? a correia não sai sem tirar ele? :S
Não entendi muito bem essa parte do suporte entrar por baixo do carro, levantar bem o motor... etc...
 
#20
Klaiton Frank disse:
Santa Paciencia!

Ainda bem que paguei para trocar a minha pela primeira vez, mas o teu feed ja vai ajudar muito,
macaqueou o motor do carro para tirar o suporte? a correia não sai sem tirar ele? :S
Não entendi muito bem essa parte do suporte entrar por baixo do carro, levantar bem o motor... etc...
A correia não entra sem tirar o suporte do coxim não... Até dá pra só soltar ele e deixar entre o motor e a longarina para não precisar por de novo, mas ele come muito espaço e acaba atrapalhando...

Levantar bem o motor é com o macaco mesmo... e colocar o suporte por baixo é, ao invés de colocar ele pelo cofre, você entra em baixo do carro e vai passar ele por lá... Tem coisas que escritas ficam mto abstratas, só vendo no carro entender kkkk