temperatura no climatronic diferente do painel

ademar5

Membro
bom pessoal, depois que tive que retirar a valvula termostatica comecei a verificar a temperatura pelo climatronic e percebi que no meu carro essas temperaturas nao coincidem.
90cº no painel e 95/98cº no climatronic.
voces ja fizeram esta comparacao?
vlw

DIEDE

Moderador
Já fiz sim e é assim mesmo.
O mostrador do painel tem uma espécie de "compensador" de variação de temperatura.
No meu carro por exemplo, mesmo que a temperatura baixe 5..10ºC (visto pelo Climatronic) no painel continua 90ºC. Só a partir dos 78ºC que o ponteiro vira um milimetrozinho à esquerda (como se fosse 89ºC).
Do mesmo modo, lá pelos 97..98ºC também marca apenas 90ºC.

ademar5

Membro
Rodei duas semanas sem a valvula, mas ja coloquei uma nova. Se ela o carro fica muito frio se pegar uma rodovia. E no transito ele fica quente sem o ar, mas com ar ligado ele fica msm no transito ele fica abaixo de 90c

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

marcotmt

Novato
é fria meeesmo! motor tem uma temperatura ideal de trabalho, para isto que existe a termostatica, e o painel nunca marca a temperatura correta, ele "mente" pro condutor, normalmente o carro anda acima dos 90ºC, mas o ponteiro não passa disso, vou conectar o OBD no carro hoje e dar uma volta, ai mando uma foto da comparação da temperatura... do painel e do modulo.

Andr3T

Membro
Não precisa, só entrar no canal 49 do modo de diagnóstico do Climatronic ®. Ele mostra o valor real e atual do sensor.
Eu tenho um vídeo no YouTube onde mostro como entrar nesse modo de diagnóstico.

http://www.youtube.com/watch?v=N6sAcCvbjX0

DiogoTobias

Novato
André Dal Molin disse:
Basta ler o post.
Eu li e nao tem nada explicando.

Se tiver algum video ou imagem eu nao consigo ver pq é bloqueado aqui no trabalho.

Eu vi q vc comentou que tem um video que mostra, mas nao tem link, nao aparece nd pra mim.

DIEDE

Moderador
@[member="DiogoTobias"],

Aperta o botão de recirculação de ar e a seta pra cima (Não ao mesmo tempo, mas rapidamente um e depois o outro).
Aparecerá 1C no LCD do Climatronic.
Use os botões do controle de temperatura pra ir pro canal 49.
Uma vez nele, aperta recirculação novamente.
Mostrará a temperatura do líquido de arrefecimento.

DiogoTobias

Novato
DIEDE disse:
@[member="DiogoTobias"],

Aperta o botão de recirculação de ar e a seta pra cima (Não ao mesmo tempo, mas rapidamente um e depois o outro).
Aparecerá 1C no LCD do Climatronic.
Use os botões do controle de temperatura pra ir pro canal 49.
Uma vez nele, aperta recirculação novamente.
Mostrará a temperatura do líquido de arrefecimento.
Valeu mesmo. É bloqueado aqui nao consigo ver as fotos e videos que postam, e em casa eu mal tenho tempo de entrar no pc.

Ajudou bastante! Vou testar quando sair do trabalho!

O meu a temperatura do carro é meio doida, tem hora que o ponteiro ta la no 60 e derrepente sobe pro 90 e daqui a pouco volta pro 60. Doidao!

No VAG-COM nao acusa erro nenhum, sera problema no sensor de temperatura ?

ademar5

Membro
DiogoTobias disse:
Valeu mesmo. É bloqueado aqui nao consigo ver as fotos e videos que postam, e em casa eu mal tenho tempo de entrar no pc.

Ajudou bastante! Vou testar quando sair do trabalho!

O meu a temperatura do carro é meio doida, tem hora que o ponteiro ta la no 60 e derrepente sobe pro 90 e daqui a pouco volta pro 60. Doidao!

No VAG-COM nao acusa erro nenhum, sera problema no sensor de temperatura ?
geralmente quando o marcador nao ficar no meio pode ser sensor de temperatura ou seu carro estar sem a valvula termostatica.
quando estar sem a termo com o carro andado e se for a noite a temperatura nao passa nem de 65cº

DiogoTobias

Novato
Fiz o teste e com o ponteiro em 90°C o Climatronic marcava 95°C

Então acho que esta normal...

Quando ele ficar parado no 60° mesmo com o carro já ligado a um tempo vou testar. Pode ser mal contato no sensor. Alguém sabe onde fica o sensor de temperatura?

ademar5 disse:
geralmente quando o marcador nao ficar no meio pode ser sensor de temperatura ou seu carro estar sem a valvula termostatica.
quando estar sem a termo com o carro andado e se for a noite a temperatura nao passa nem de 65cº

ademar5

Membro
No painel nao sai de 90 mas ele dispara a ventuinha a 101/103 no climatronic.
O de vcs tambem faz assim?

ademar5

Membro

Andrefis

Membro
Esse é o segundo estágio Ademar.
Um dia desses comparei a leitura pelo climatronic e pelo vag, há uma diferença de uns 5º na leitura. Pelo Vag os valores são menores...

Andr3T

Membro
ademar5 disse:

Teu carro está com problema no primeiro estágio da ventoinha, por isso ele está chegando a essa temperatura e só está armando o segundo estágio (o segundo estágio arma nessa temperatura mesmo, 101 graus mais ou menos).
O primeiro estágio é mais comum de dar problema por conta de uma resistência que é responsável por derrubar a tensão que chega a ventoinha fazendo ela girar em menor velocidade. No segundo estágio a ventoinha é ligada direto na alimentação, eliminando a problemática resistência.

Se o teu problema for MESMO na resistência, é só trocar ela ou a própria ventoinha. Porém pode ser o relé que controla a ventoinha, esse relé fica numa caixa de relés embaixo da bateria. O acesso a essa caixa é feito por baixo do carro, você retira o protetor de carter e tem acesso a eles.

Andrefis disse:
Esse é o segundo estágio Ademar.
Um dia desses comparei a leitura pelo climatronic e pelo vag, há uma diferença de uns 5º na leitura. Pelo Vag os valores são menores...
Qual canal você entrou no Climatronic?

ademar5

Membro
entao dispara com 101 no climatronic mas no painel se mantem em 90. muito grande a difereca.
ai quando dispara a ventuinha ele cai pra 97/98 isso com o carro parado.