RPM a 120 KM p/ HORA - A3 1.6- 1.8 asp - 1.8t 150 e 180.

Morcegao

Membro
Quanto a roda maior perda de força é normal, mas vai um duvida até que tamanho de roda seria ideial para um 150cv Automatico ??? quero tirar as 15" originais e colocar as 16" do 180cv ou uma 17" não mais do que isso!!
 

Andr3T

Membro
Até 18" você pode ir sem medo, acima disso já considere um cuidado redobrado com o carro, e ande o mais de boa possível. O @della tem um 150cv automático igual os nossos e pelo o que me lembre ele roda ou já rodou muito tempo com 19" sem problemas, ele sabe que o carro precisa de mais cuidados ao andar do que com rodas 16" OEM por exemplo.
 

Morcegao

Membro
eh pra andar de boa, apenas quando te os churras do A3 na rodrigo racing !!! kkkk


mas com a ajuda de vocês já me clareou as ideiais, por com uma roda um pouco mais e o carro uns 5cm mais baixo vou ter um pouco mais de estabilidade nas curvas :p
 

Markinhus

Novato
Vamos lá, pelo o que eu achei na internet depois de muita pesquisa (http://www.cars-data...tion-specs/2016) é que a redução de quinta marcha do teu carro é de 0,84:1, que na verdade nem é uma redução, pois nessa marcha o câmbio está aumentando a RPM final no eixo de saída. E sabemos também que a redução do diferencial do teu carro é de 4,24:1, e que você usa pneus 205/60R15. Com essas informações dá para saber, teoricamente, a sua velocidade de acordo com a RPM do motor.

3000RPM em 5ª marcha, A3 8L 125cv Manual:



Ou seja, com o motor girando a exatos 3000RPM em quinta marcha, o conjunto rodas/pneus estão girando a 842,31RPM. Agora vamos ao cálculo de velocidade com base na RPM de saída + conjunto pneu/roda.

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Cálculo do perímetro do pneu/roda 205/60R15:
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Diâmetro = (Tr * 25,4) + (Lp * (Pp / 100) * 2) = (15 * 25,4) + (205 * (60 / 100) * 2) = (381) + (205 * 0,60 * 2) = (381) + (246) = 627mm;
Perímetro = 2 * π * r = 2 * 3,1415 * (627 / 2) = 2 * 3,1415 * 313,5 = 1969,72mm = 196,972cm = 1,96972m;

E agora vem o cálculo final.

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Cálculo da velocidade final em função do perímetro do pneu e o RPM do mesmo.
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1969,72 * 842,31 = 1659114,8532mm/m (milimetros por minuto) * 60 = 99546891,192mm/h (milimetros por hora) / 1000 = 99546,891192m/m (metros por minuto) / 1000 = 99,546891192km/h (quilometros por hora).

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Ou seja, em teoria, a 3000rpm e quinta marcha, teu carro vai estar numa velocidade real de 99,54km/h, tirando uns 5% de erro do painel para menos, temos 94,56km/h. Se tirar 10%, que em alguns carros eu já vi isso, você tem em torno de 90km/h de velocidade no painel.


Perfeito calculo, mas o painel normalmente erra pra mais e nao para menos.... sendo assim... se a velovidade real dele calculada é 99... o painel deveria mostrar mais 5% ou 10% e nao menos..... tem coisa errada ai.
 
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